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 MENSAGEM
 De:  Clube Automóvel da Guarda
 Data/Hora:  28-08-2009 às 00:08
 Assunto:  Rali Cidade da Guarda 2009
 Mensagem:
 
Caros Amigos:

De acordo com o prometido, aqui estão mais algumas informações sobre a 5ª edição do Rali Cidade da Guarda:

Conforme noticiámos anteriormente, este ano não haverá etapa nocturna.
Como tal, as verificações administrativas e técnicas serão bastante mais tarde.
Terão início às 22 horas terminando às 23:30, num horário que foi submetido à aprovação da FPAK sob a forma de aditamento.
Solicitamos a todos que estejam a partir dessa hora para não haver atrasos.

No preço da inscrição estão incluídas duas refeições, o almoço de sábado no Hotel Turismo da Covilhã e o jantar de distribuição de prémios, no Hotel Vanguarda.

Relativamente ao percurso de estrada, teremos duas secções muito competitivas.

A primeira, com um total de 203,7 Km, inclui 10 provas de regularidade, com um total de 127,89Km, e com uma enorme percentagem de itinerário novo.
Esta secção levará os concorrentes até um merecido repouso durante o almoço na cidade da Covilhã.

A segunda secção, inclui 7 provas de regularidade, é inteiramente nova, e totaliza 105,19Km, sendo 59,27 os km. das especiais.
De referir que a última especial, termina já dentro da Cidade, o que por certo será muito interessante de seguir pelo público.

Todo o traçado escolhido pelo Clube Automóvel da Guarda, é de uma beleza paisagística fantástica, ( assim o tempo ajude...), e em termos competitivos irá por certo fazer as delícias dos participantes.
Os pisos estão em muito bom estado, e, como tal estão reunidos todos os ingredientes para que o Rali disputado na Cidade mais alta de Portugal, tenha todo o sucesso que as anteriores edições alcançaram.

Ficamos à V. espera.

Bem hajam!


 Respostas relacionadas:
  Ivo Tavares - 25-09-2009 às 14:13
 Ó Miguel só de Zingarelho.............. hahahahahaha :D

Deve ser um 'bug' informático diz ao Paulo Almeida que ele resolve )

Um abraço
  Miguel Fernandes - 25-09-2009 às 13:45
 Carissimos
Alguém me pode explicar, sff como poderemos visualizar as fotos do CC.
É que cada vez que clico no link, vou sempre dar à pág. inicial.

Saudações clássicas,
Miguel Fernandes
  Ivo Tavares - 24-09-2009 às 14:01
 Participei no 5º Rally da Guarda integrado nos 'Extras' com o A112 LX.
Gostei de todo o Rally, que até estava a correr bastante bem sem enganos nem enjoos e com um gozo do caraças proporcionado não só pelo carrito que para meu espanto nem perdia muito tempo nas subidas ao contrário do que eu pensava, e com o super entusiasmo do Rafa, a quem tenho de pedir desculpa porque é a 2ª vez de seguida que fica 'apeado' comigo. A culpa desta vez foi do cabo da bobine que pura e simplesmente se queimou todo. Cá para mim foi do esforço que o coitadinho do carrinho andou sujeito, então na Terra foi a loucura :D gozei que nem um doido.
Mas depois o carro 'olhou' para mim e disse: 'Óh, óh já chega, é já aqui k me deito........'

E pronto foi pena mas enquanto andei gostei :D

Resta dar os Parabéns à organização, aos vencedores, aos participantes e em especial ao P. Marques e ao J. Martins.

Obrigado ao TOFA pela boleia para casa e até uma próxima.

Um abraço
  Jose Familiar - 22-09-2009 às 20:15
 (Cont.)
Ainda acerca da primeira passagem pelo troço do “areão/tuvenan/gravilha”, onde penalizámos 29 segundos (como anteriormente o Carlos Ramos referiu e agradeço-lhe desde já o elogio, mas olhe que isso de um conduzir melhor que o outro não é assim que funciona), isso deveu-se mais a erro de contagem do aparelho que propriamente à suposta perigosidade da PEC e passo a (tentar) explicar: quando arrancámos para aquela rampa de uns 15% de declive em cima daquele paralelo “cabeçudo”, o Golf não tinha “grip” nenhum e o “pêndulo” puxava lá para trás levantando a frente, ficando o carro a patinar armado em parvo, e eu numa de anjinho (mea culpa) lá fui com a sonda da caixa (nas Astúrias a roda de trás passava a vida “no ar”, martelando todas as distâncias, daí a opção por esta sonda), pelo que o erro já estava feito com o patinar constante das rodas fomos ficando cada vez mais atrasados, mesmo compensando com um adiantamento de 50 mts (precisava de 200?!)
Pelo que na segunda passagem pelo mesmo troço, passei para a sonda da roda (as curvas eram tão lentas que ela não saía do chão) e “voilá”, 8 segundos (7+0+1=8) no troço e a segunda melhor marca do pelotão (a primeira foi 5 segundos divididos pelo estratosfericos Grosso em BMW e o Cipriano no Audi Quattro) mesmo com o empecilho de uma Pick Up autóctone, o que para um carro de ir à missa não me parece mauzinho de todo.
Acresce que arrancámos sempre à nossa hora…

O resto foi numa de passeio até à Guarda e tive pena de ter sido anulada a PEC 17 que nos correu muito bem, tendo “adivinhado” a figura do Cemitério, em que não fomos surpreendidos pelo controle final… mas não contou.

No final de contas, 4º lugar da geral, 2º do Grupo H e primeiro da classe H11, primeiro do Troféu Golf GTi e primeiro do Team EURORENTLEI (eu que costumo ser o 5ª ajuda), não foi nada mau, mesmo nada… penso eu de que… para além de ter sido mais um passo importante para o entrosamento e definição de tarefas dentro da “lata”, nesta nossa aprendizagem destas coisas das regularidades.

E agora vamos lá ao RPH na recentemente recuperada Giulia Super, esperando não ir nadar fora de pé…

Bjs e abraços
JF
  Jose Familiar - 22-09-2009 às 20:14
 Rali da Guarda 2009

Caríssimos,

Segue uma descrição de um dia bem passado, naquele que considero ser o melhor Rali da Guarda em que participei (e estive presente nas ultimas 3 edições).

Em primeiríssimo lugar, um agradecimento à “Organização e sua Equipa” que pôs na estrada um rali com ritmo, em estradas com (algumas) dificuldades para os motoristas e navegação atenta (que obrigava a cuidados redobrados aos navegadores), coisas que ditarão sempre diferenças nas pautas, logo a começar pela diferença de equipamentos (leia-se, automóveis) presentes em compita.

Em segundo lugar, um agradecimento ao Hugo, pelo belíssimo trabalho que fez (também facilitado pela entrega atempada dos Road Books e cartas de controle), mais a mais para quem disputava apenas a sua 6ª prova, e posso-vos afiançar que a coisa não é por acaso (sim eu sei porque vou lá dentro), o Hugo está sempre calmo, não se engana nas contas e já me consegue ir transmitindo de forma consistente se estou a atrasar/adiantar (antes dos 10 metros), ou seja, está a transformar o manancial (oceânico) de informação da ENSbQ (Escola de Navegadores de Sacavém by Queiroz) em conhecimento prático, com natural reflexo nas classificações (já tinha tido a oportunidade de verificar isto mesmo no Rainha Santa e nas Astúrias).
Tal como o nosso DD previra, temos homem.

Em terceiro (todos empatados) aos companheiros e amigos que em regularidade connosco privaram este fim-de-semana, com natural destaque para a tripla vencedora, Pedro Jerónimo/Carlos Hipólito/Porsche 911 2.7RS 1973 (um dia quando eu for grande, se Deus quiser, hei-de ter uma “carripana” destas) e a todos os que a seguir se classificaram (ou não, né Ti Queiroz?!) e mais a todos os vencedores & vencidos, segundos e terceiros de todas as classes, grupos, teams… e os quartos, quintos, sextos, sétimos and so on.

A nossa prova propriamente dita.
A prova foi (muito bem) “recebida” pelo equipamento de que dispúnhamos, sem dúvida um carro muito eficaz para os RR (se alguém quiser, tenho um 1.6 de 1982 para vender por 3.999,99€, passe a publicidade, tss tss), tendo começado pela ligação Lisboa - Guarda com partida às 19:00h de Lisboa, com CHP na Azambuja às 19:30 (para apanhar o pendura) e CHC na Guarda pelas 22:00h já devidamente “lanchados” pelo caminho com sopa e uma bela de uma sandes de panado (que no sábado de manhã ainda andava pelo estômago a nadar de costas).
Entretanto chegados à Guarda verificámos directo e em “team work”, eu fui aferir enquanto o Hugo foi tratar das contas (um escritório fica sempre melhor arrumadinho de véspera).
No sábado lá fomos nós para o troço (mais) emblemático deste rali, desta vez disputado de dia. Fiquei algo surpreendido pela classificação nesta 1ª PEC (2º da geral com 1 ponto), uma vez que o Terra trip dava-nos algumas (pequenas) diferenças, pelo que tínhamos de andar a compensar e na 2ª PEC à conta disso mesmo (e alguma distracção com a ultima figura que custou 4 pts) fizemos 6 pts no total.
Zuca truca, vai a manhã correndo ao ritmo de põe CAL, tira CAL, e as diferenças ora vai ó p’ra lá ora agora é ó p’ra cá, às páginas tantas (fartos de inventar, maçariquice é o que é) optámos por fazer a prova com o CAL da aferição menos 1 ponto, o que nos obrigava às benditas compensações, mas pronto, lá fomos indo até ao almoço onde estávamos em 4ºs da Geral e à frente do Troféu Golf GTi.
Ainda de manhã, tirando aquela “descidita” com o piso ainda molhado e com “nhanha” em que o “macho” ganhava alma própria quando se travava (ou não?!) a coisa só apimentou nas PECs de Manteigas, onde de tudo nos aconteceu, desde cruzarmos com ciclistas, motoqueiros BMW Ingleses (teimosos com’um c@b#ão, não saíam da frente por nenhum, arre) camionetas a descer, autocarros a subir, Daweoo Matiz amarelo do tipo 7pts (de tarde), rebanhos pela estrada, Espanhóis de VW Golf de olhos (muito) abertos do tipo SUPER OSCAR e ainda, na parte da manhã, parar em plena PEC para dar o meu precioso “bidão” de óleo ao Zé Grosso já de tarde uma Pick Up 4x2 (deviam andar na palhaçada) no celebrizado troço do “areão”, fez-nos atrasar 200mts até que lá se “encolheu” e nos deu passagem um pouco de tudo nos foi acontecendo, mas como diz o povo, “ao menino e borracho, põe Deus a mão por baixo” (eu e o Hugo somos meninos, logo vantagem dobrada, pois claro), tivemos a recompensa/reflexo na pauta final do Rali.

(Cont.)
  Susana Cordeiro - 21-09-2009 às 20:13
 Olá a todos, cá estou eu vivinha da silva para vos fazer um relato do rali da Guarda.Em 1º lugar parabéns aos vencedores! Á equipa do Ferodo um grande FRA esta foi merecida!
É aqui que me surge de imediato uma questão:
Mais uma vez é um não federado que ganha este rali, o que faz com que o troféu valha o que vale e portanto a verdade desportiva seja relativa, atendendo a este pequeno grande aspecto. Bom, mas parece que existem uns iluminados que vão interditar a participação a não federados no próximo ano! Para mim confesso que é igualzinho, só vou onde posso ir e só para me divertir. Se me perguntarem se concordo com esta decisão nos ralis que fazem parte do troféu, eu digo que sim, mas agora questiono, então como vão suportar as organizações custear ralis para 15 ou 20 inscritos? Deixo aqui a questão .
Bom quanto ao nosso rali, estava a correr lindamente, quando no fim da 8ª Pec e em 1º lugar, como podem verificar pela analise das tabelas, a burra arreou com um problema de diferencial, ou será semi eixo, ou a merd….dos rolamentos??? Bom certo é que ficamos apeados em plena serra a poucos km de Vide consolando o nosso ego afirmando ainda bem que foi aqui e não no PH. Quanto ao rali, esteve como sempre bem e refiro como excepção o famoso troço em gravilha na pec 5 que tinha efectivamente algum perigo, mas como diziam alguns, cada um anda o que pode e o que sabe. Neste troço houve 2 passagens e na 2º passagem onde eu era já espectadora, houve quem arranca-se 30” antes do tempo e assim resolvesse o problema, portanto não havendo controlos nos 1ªs 500 m este foi parcialmente resolvido, embora com pouco desportivismo.
Mais uma vez não pode deixar de me ocorre aquela velha discussão dos problemas de segurança. Estes ralis têm ou não de ser em troço fechado? Os carros tem ou não que ter todos os dispositivos de segurança? Quanto custa??? É comportável? Vale mais 2 ou três com segurança ou 10 ou 11 como fazemos na actualidade?
Voltando à nossa prova, após a nossa desistência, incorporamos a equipe Eurorentlei numa viagem pela serra conduzidos por Sir Queiroz que já tinha desistido na 4ª Pec , também ele muito bem classificado. Aqui confesso que após o primeiro km de andamento aumentei e muito a minha admiração pelas suas navegadoras e como eu entendi a D. Rosa…mas foi uma tarde de companheirismo e risota.
Bom agora vou voltar para a lavagem da loiça, antes que chegue a censura e não me deixe publicar o que penso.
Até ao PH e aguardo os vossos comentários

  António Ramos - 21-09-2009 às 00:10
 Volto a antena, para agradecer publicamente a todas as equipas que integraram o CASTELO BRANCO CLASSIC TEAM, nomeadamente, às equipas espanholas que contribuiram para o 3º lugar alcançado (Angel Monteagudo / Adolfo Gonzalez, Pepe de la Parte / Lourdes de Juan e José António Diaz / Francisco Diaz).

À equipa Rafael Cosin / Armando Herrera endereço-lhes um abraço de solidariedade, pois ambos fomos vítimas de precalços que nos impediram de contribuir para um melhor resultado do Team! Espero que tenham feito uma boa viagem de regresso a Madrid.

Na altura da N/ desistência (ambos na PEC - 9), a classificação após a PEC - 8 era a seguinte: a equipa António Ramos / J. P. Martinho estava em 6º lugar, Pepe de la Parte / Lourdes de Juan eram 8º's, Angel Monteagudo / Adolfo Gonzalez ocupavam o 9º lugar e Rafael Cosin / Armando Herrera eram 10º's, ou seja, um magnífico resultado de conjunto!

Não posso também deixar de realçar as vitórias de Angel Monteagudo / Adolfo Gonzalez no Grupo F / Classe 5, de Vítor Morais / Luciano Carvalho na Classe 7 e também o 2º lugar de Pepe de la Parte e Lourdes de Juan na Classe 9. Parabéns!

Por último, cumpre-me também agradecer as simpáticas e empenhadas participações das equipas António Silva / Pedro Braz no Porsche 912 e de Filipe Madeira / José Ribeiro no bonito Ford Escort 'RS 2000' integrados no Castelo Branco Classic Team.

Muito, muito obrigado a TODOS por terem aceite o repto de terem integrado este Team Luso-Espanhol! Foi pena não termos tido mais tempo para proporcionar o convívio entre as equipas que constituiram o CASTELO BRANCO CLASSIC TEAM.

Espero que nas 24 HORAS DE PORTUGAL tenhamos oportunidade de reeditar este interessante projecto.

Um abraço para todos.
  António Ramos - 20-09-2009 às 19:09
 CONTINUAÇÃO:

Na minha modesta opinião, não deveria ser uma PEC com estas características a decidir o Rali!!!...

Houve também outra zona, a descida a meio da PEC 4, presumo, de Valhelhas, que estando molhada e extremamente escorregadia deveria ter tido uma média ligeiramente mais baixa: também toda a gente leva penalização por atraso!...

Agora imaginem que o piso estava molhado durante todo o trajecto do Rali?!...

Volto a frizar que os aspectos de segurança para bem dos concorrentes e Organização deverão constituir uma preocupação permanente!

Dou outro exemplo: fui assistir ao final da última PEC do Rali junto ao Cemitério da Guarda e o que achei é que também a segurança naquela zona não foi devidamente acautelada pela Organização: carros a entrarem e a saírem do estacionamento do cemitério quando estavam concorrentes a passar..., um automóvel (FIAT TIPO), chegou a meter pela zona estreita onde os concorrentes entravam no Parque de Estacionamento do Cemitério, numa altura em que se aproximava o BMW 320! Foi o público que estava naquele local que alertou os 2 carros para a para a situação, pois os elementos da Organização estavam mais interessados em verificar o desenrolar do Rallye no topo do parque de estacionamento! E, depois, para o pouco público que ocorreu ao local, o figurino escolhido decepcionou-os, pois não houve o espectáculo que todos esperavam, com automóveis a fazer chiar pneus, derrapagens, piões...

Sobre a parte final da derradeira PEC, o que ouvi mais por parte dos concorrentes foi: 'não percebi nada disto!'
O CAG tem todas as condições, inclusivé, as naturais (orografia do terreno e estradas), para fazer o melhor Rali do TNRR! Assim, haja sensibilidade e bom senso por parte da Organização!

Seria bom, que de quando em vez, participassem nestes Rali's como pilotos, navegadores..., ou outras funções noutras Organizações!... Acho que tal experiência dar-lhes-ia uma percepção diferente dos Rali's de Regularidade, de forma a prevenirem situações desgradáveis no futuro! Aliás, já que abordei esta questão, não posso deixar de felicitar e referir, que gostei de ver o Carlos Cruz da DEMOPORTO, na função de navegador do Camilo Figueiredo!...

Parece que terá havido outras questões polémicas, como erros de parciais nos road-book's, uma PEC que por esse motivo foi anulada e que outras situações análogas, não foram sujeitas ao mesmo critério, mas, sobre esses aspectos como já não estava em prova não irei abordar!

Não posso deixar um voto de incentivo claro e inequívoco ao CAG para que em 2010 faça melhor do que em 2009 e que corrija os erros de estratégia ocorridos este ano. Acho que o parecer de um consultor experiente, ponderado e equilibrado na concepção e organização de Rali's de Regularidade seria uma mais valia para o CAG!
  António Ramos - 20-09-2009 às 18:46
 Caros Amigos,

Concluído que está o 5º Rali Cidade da Guarda, importa fazer uma análise / reflexão sobre o mesmo.

Durante o último ano, não deixei de referir para tudo e para todos, na minha modesta opinião, que a 4ª edição do Rali Cidade da Guarda / 2008, tinha sido o melhor Rallye do TNRR desse ano. Afirmei-o com convicção baseado na análise que fiz do Rallye, nas vertentes desportiva e social, e não no 8º lugar final conseguido, tendo perdido o 5º lugar no último controlo do Rallye, por um erro grosseiro nas contas!...

Relativamente à 5ª edição do Rali Cidade da Guarda, perdoem-me os Amigos do CAG, mas não poderei proceder à mesma análise em sentido positivo na realização do mesmo! E é pena, porque, em minha opinião, o Rali poderia ter sido magnífico! Bastaria, para isso, ter feito 2 ou 3 coisas de maneira diferente!...

Desde já quero alertar que o que vou referir na minha análise, nada tem a ver com a N/ posição na classificação, pois já verifiquei que após a PEC-8, altura da N/ desistência, estávamos em 6º lugar, a 2 pontos do 5º, a 3 do 4º e a 6 do 3º!!!...

A minha primeira observação vai para o Programa do Rali. Deveras que era mais interessante o figurino levado a efeito nas anteriores edições, com uma etapa nocturna na 6ª feira e o resto do Rali no sábado. Tal facto, tornava-o menos cansativo para as equipas do que concentrá-lo todo no sábado, com saída para o 1º às 8 horas! Por outro lado, critique-se ou não, gostasse-se ou não, privaram o público da Guarda de uma 'clássica'! Estou-me a referir, como é óbvio, ao labirinto do INTERMARCHÉ! Os Rali's vivem também da assistência do público e tal facto é extramamente importante para eventuais patrocinadores, apoios institucionais, etc.. Mas, provavelmente, o que levou o CAG a alterar o Programa do Rali foram questões de natureza orçamental! É que assim, livraram-se da despesa de mais uma refeição para os concorrentes, organização..., já que o preço da inscrição foi o mesmo dos outros Rali's!...

O traçado do Rali foi muito bem escolhido: sinuoso, estradas quase sempre com bom piso, belas paisagens (quando dava tempo para apreciar), mantendo o mesmo alguns dos 'clássicos' troços que são a imagem deste Rali, introduzindo alguns outros interessantes e outros nem tanto!...

Até à N/ desistência - motor partido - provocado por excesso de rotação do motor em 3 ou 4 situações em que o carro perdeu, na totalidade, tracção, na 'famigerada' PEC-5! É verdade que o motor não estava equipado com limitador de rotação, mas também é verdade que caso o CAG não tivesse levado a efeito aquela PEC no formato (opção estratégica) que escolheu, muito provavelmente teríamos chegado ao fim e com motor para mais Rali's!

Nos Rali's de Regularidade realizados em estrada aberta, presumo, que a principal preocupação das Organizações serão os aspectos relacionados com a segurança, algo com que o CAG parece não se ter preocupado neste Rali!...

Por outro lado, acho que o objectivo na displina de regularidade histórica, é passar em determinado local a uma hora exacta, traduzida, em horas, minutos e segundos. Não será com toda a certeza o de ter como meta verificar quem penaliza menos! Daí que se tivesse sido eu a tomar a decisão estratégica de média para a PEC-5, teria pegado no meu automóvel do dia a dia, desligava-lhe o controle de estabilidade e tracção e, andando o mais rápido que pudesse, tentaria cumprir a PEC a uma determinada média, sendo que fosse possível passar nos controles a 0 (zero). Seria assim que eu teria determinado a média adequada para aquela PEC, no percurso de areia. Se me desse 45 km/h seria essa a média escolhida, se fosse 42 km/h seria essa, etc..

Agora o que se passou na PEC-5 foi um acto de muito mau gosto da Organização. Desde logo o de ter imposto uma média de 50 kms/hora e depois ter colocado o relações c/ os concorrentes no início da PEC a dizer-lhes: atenção que isto é complicado... há que ir com atenção e cuidado, etc.. Enfim, simplesmente caricato, uma vez que havia uma média a cumprir!

A opção da Organização por uma média de 50 kms/hora na PEC-5 não foi responsável, é em minha opinião muito criticável e colocou em perigo os concorrentes, a sua segurança e a de eventuais terceiros!...

Tenho de confessar que arrisquei um pouco acima do q.b. na PEC-5! Fiz 30 pontos! A minha principal referência era o J. Familiar em carro idêntico e que considero conduzir melhor do que eu! Ao verificar que fez apenas menos 1 segundo do que eu e que os outros GTi ficaram a anos luz, até achei que nos teríamos saído muito bem! É claro que melhor saíram-se os grandes pilotos que com carros de tracção traseira fizeram tempos canhão, casos do Rui Pereira, Paulo Grosso, Paulo Marques, Camilo Figueiredo!... Mas, sublinhe-se, que tendo consciência de quanto arriscou na 1ª passagem nesta PEC, o Rui Pereira, não tendo arriscado tanto na 2ª passagem, à tarde, perdeu aí o Rali!...



  Miguel Fernandes - 20-09-2009 às 18:10
 Caros amigos,
Em primeiro parabéns à equipa vencedora Pedro Jerónimo e Carlos Hipólito.
Em segundo, vou tentar descrevermos a nossa prova.
Tinha como objectivo principal criar rodagem nas artes da navegação, pois já não passava pelo banco do lado direito à mais de um ano, em 2º aproveitei para convidar o meu amigo de infância João Neto para tentar pôr-lhe o bichinho dos RR no corpo. Objectivos penso que atingidos.
Como sempre o Rali da Guarda tem estradas muito boas e com excelentes paisagens, infelizmente o troço de alcatrão extremente sujo de areia veio a tornar-se decisivo na classificação final.
Assumido por mim e pelo João, depois de observarmos o perigo deste troço, decidimos simplesmente fazê-lo a passear, informando o 'Relações com os Concorrentes' atempadamente da nossa decisão. Na minha opinião este tipo de troços devem ser evitados a todo o custo, pois além do perigo tornam-se demasiado ivos e desvirtuam a realidade desportiva da prova.
Para ajudar ainda mais, a organização decide anular o último troço, após algumas reclamações por a distância de um parcial estar errado????? Pelo que pude apurar e detectar não foi só aquele parcial que estava errado, havia mais. Mas só aquele troço é que foi anulado!!!!! Na minha opinião não havia necessidade pois a distância do totalizador estava correcta, tal como nos outros enganos. E além disso a maioria dos concorrentes cumpriram. Esquisito não acham????
Julgo que o Clube Automóvel da Guarda não tinha necessidade destas situações, e em anos anteriores demonstrou uma qualidade superior quer em termos de estradas, quer em termos organizativos.

Espero que este tipo de situações sejam evitadas pelas organizações no futuro, principalmente no que diz respeito à segurança, como também deviam de preocupar-se mais com as verificações técnicas dos carros a fim de se evitar que as classificações nas classes sejam desvirtuadas.

Saudações clássicas
Miguel Fernandes
  Ivo Tavares - 18-09-2009 às 13:10
 Meus caros ases do volante e einsteins dos números boa viagem até à Guarda. )
  JARAMA - 17-09-2009 às 07:25
 OLA A TUDOS:

Con grande pena nao posso percorrer o grande rali da Guarda, efeito do I CLASICA DE CÁCERES.
Desejo a tudos un grande succeso na prova.

SAUDOS CLASSICOS
LUIS FRANCO.
  António Ramos - 16-09-2009 às 17:37
 Eis a previsão climatérica do Instituto de Meteorologia para sábado, dia 19 de Setembro:

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, diminuindo gradualmente de frequência a partir do
início da manhã.
Vento moderado (15 a 30 km/h) de noroeste.
Neblina ou nevoeiro matinal.

Sublinhe-se que a temperatura mínima na cidade da Guarda tem rondado os 6º/7º e a máxima os 14º/15º!

Aliado à chuva é provável que em algumas zonas de maior altitude possamos apanhar nevoeiro!

Eu próprio tive ontem a oportunidade de sentir o frio da Guarda. Tive de me deslocar à Guarda ao final da tarde para tratar de um assunto particular ( mensagem para 'os maus línguas': não fui fazer reconhecimentos, nem treinar!...), e, quando lá cheguei em mangas de camisa senti frio! Alerto, portanto que será conveniente levar alguns agasalhos que, provavelmente, ainda andarão pelas gavetas lá de casa!

Constata-se também para sábado a possibilidade de aguaceiros, pelo que tratem de levar os pneus de chuva e os respectivos cobertores de aquecimento!... Não esquecer também de verificar o estado das escovas do limpa pára-brisas!

Tudo isto apimenta, e de que maneira, ainda mais a coisa!

Pelo meu lado, o GOLF GTI, amanhã, ainda terá de ir montar umas pastilhas de travão FERODO RACING (chegaram hoje de Itália!) - as que lá tenho (de origem) dão apenas para 6/7 travagens mais fortes e depois vai-se embora o travão, trocar as escovas do limpa pára-brisas, verificar níveis...

Ou seja, preparemo-nos!...
  rui lima - 16-09-2009 às 14:09
 bom, a paragem de verao foi propicio a grandes mexidas nas equipas

esperemos que no fim de semana o sao pedro seja amigo e permita tempo seco

não so para eu descansar , mas tambem para subir a serra e ver a comitiva a passar

Boa Sorte para todos e se nao for mais ate sexta ou sabado

para mim ja entrei em contagem decrescente

ate ja
  António Ramos - 16-09-2009 às 13:00
 Eis a constituição definitiva do CASTELO BRANCO CLASSIC TEAM para o 5º Rali Cidade da Guarda:

- António Ramos / João Paulo Martinho - VW GOLF GTI (P)
- José de la Parte / Lourdes de Juán - BMW 2002 TURBO (E)
- Filipe Madeira / J. Ribeiro - FORD ESCORT MKI 'RS 2000' (P)
- José António Diaz / Francisco Diaz - VW GOLF GTI (E)
- António Lopes da Silva / Pedro Braz - PORSCHE 912 (P)
- Angél Monteagudo / Adolfo Gonzalez - BMW 1602 (E)
- Vítor Morais / Luciano Carvalho - DATSUN 1200 (P)
- Rafael Cosin / Armando Herrera - ALFA ROMEO 2000 GTV (E)

Este Team tenta manter acesa a luz que iluminou o lançamento da Challenge Ibérica de Rallyes de Regularidade.

O objectivo primordial do mesmo é fomentar o convivio, o diálogo, a colaboração, a partilha de conhecimentos e experiências entre os aficionados dos Rallyes de Regularidade Histórica de ambos os lados da fronteira.

E, é claro, que os elementos deste Team na estrada irão dar o seu melhor neste Rallye, para com desportivismo e fair-play alcançar o melhor resultado possível!
  José Segarra Marques - 16-09-2009 às 09:40
 Já repararam que vagou um lugar no podium?

É que os meus pessoais Amigos Carlos e Marcos Kremers não podem vir à Guarda.

Esperemos que possam ir às 24 Horas, pois considero a presença deles imprescindível.

Até 6ª e boa viagem para todos.

José Segarra Marques
  Ivo Tavares - 15-09-2009 às 12:57
 Eu também vou nos extras :P com muita tranquilidade :D
  Almeida - 15-09-2009 às 12:49
 Agora a pedido do JG aqui fica a comunicação da constituição da equipa Eurorentlei Rally Historic.

João Mexia Leitão Nuno Sales Machado Porsche 911
João Queiroz Pipa Queiroz BMW 2002 Tii
José Grosso João Sismeiro BMW 2002 Tii
Jose Familiar Hugo Soares VW Golf GTI
João Mira Gomes Vasco Jorge Datsun 240 Z
  António Ramos - 15-09-2009 às 12:45
 Caro Miguel Jerónimo,

Para que não haja mal entendidos, refiro-lhe que da minha parte e quero presumir que da parte de todos os outros concorrentes, não vejo qualquer problema em que participe no 5º Rali Cidade da Guarda! Bem pelo contrário!... Ainda bem que tomou a iniciativa e aceitou as regras do jogo!...

Eu só levantei a questão do 205 GTi porque, ao contrário de outros bólides que ainda que posteriores a 1983 (data de registo) tiveram a sua génese antes de 1983, no caso do 205 GTi ele só começou a ser comercializado em 1984, o que dá muito nas vistas relativamente ao que está regulamentado pela FPAK para o TNRR e que poderia abrir um precedente, difícil de solucionar no futuro próximo!...

Estou-me a lembrar de um proprietário de um Porsche 911 3.2 Carrera de 1984 que gostaria muito de participar com o seu bólide nestes Rallyes, mas, como as regras impõem a elegibilidade dos bólides para estas provas até 1983, só os 911 SC (fabricados exactamente até 1983) é que poderão ser admitidos!

E, como este, há provavelmente, muitos outros casos!

Terá de equacionar a aquisição de um bólide alternativo ao 1750 GTV para estes Rallyes, com data de registo até 31 de Dezembro de 1983. Pense nisso!

Saudações desportivas e até sexta-feira na Guarda. Votos de uma boa viagem.

António Ramos
  António Ramos - 15-09-2009 às 10:15
 Caro Segarra Marques,

Exactamente!... São também esses os dados que tenho! A primeira edição do 205 GTi teve o início de produção em 1984 e o motor 1.6 debitava 105 cv. Em 1986 é lançado no mercado a versão 1.9 com uma potência de 128 cv! Sei tudo isto porque o 205 GTi é um automóvel que sempre gostei, mas, por enquanto, não é elegível para Rallyes de Regularidade.

Ouvi dizer ou li em qualquer lado que a data limite de 31 de Dezembro de 1983 será para manter até 2013, pasando a fasquia para os 30 anos, o que aliás concordo!...

Portanto, modelos como o 205 GTi, o GOLF II GTi, ESCORT RS TURBO..., só em 2014 é que muito provavelmente serão admitidos nesta disciplina do desporto automóvel.

Nos últimos tempos, tem-se assistido a uma corrida à compra de bólides do final da década de 70, início da década de 80! Eu próprio entrei na onda! Primeiro com o XR3 que acabei por vender porque estava demasiado bom para este tipo de provas e, mais tarde aderi à moda do GOLF GTi (e, não estou arrependido), mas antes de adquirir o GOLF GTi tentei marcar a diferença, adquirindo um carro menos comum, mas tal não foi possível!...

Tentei adquirir um ESCORT RS 1600i de 1983 - 115 cv (modelo raro), mas o preço de 7.500 € fez-me desistir (o carro estava muito bom e acho que o carro ainda permanece nas mesmas mãos)! Entretanto há cerca de 3 meses apareceu um à venda por 5.000 €! Tentei também adquirir um OPEL KADETT GT/E de 1983 (1.8 = 115 cv), mas não consegui chegar a acordo!... O carro permanece à venda em Castelo Branco!... Sublinhe-se que este modelo não foi comercializado em Portugal, mas, tem a vantagem da carroçaria ser exactamente igual à do 1.2 e 1.3 de 2 portas, dos quais ainda há muitos exemplares em Portugal.

Mas há muitos outros modelos com pedigree desportivo até 1983. Por exemplo, o ESCORT XR3i iniciou a produção também em 1983!... E muitos outros haverá! É uma questão de pesquisar!

Isto tudo para referir que para além do GOLF GTI MKI existem outros bólides elegíveis para o TNRR - Classe H, que ainda não tivémos o prazer de ver marcar presença nos Rallyes de Regularidade!...

Os potenciais candidatos à compra de automóveis com o propósito de participarem em Rallyes do TNRR pensem nisto! Eu pensei!...
  Miguel Jeronimo - 15-09-2009 às 10:02
 Bom dia

Tem todos razão! este carro e de 1989, e só iremos como 'convidados' e sem contar para a classificação e troféu... mas só se ninguem vir qualquer impedimento. Nos passados ralis lembro-me de ver por lá alguns pré classicos e foi só por isso, aliado claro ao facto de ter partido o meu alfa no rainha santa, que me lembrei que poderia alinhar no 205.
  José Segarra Marques - 14-09-2009 às 22:58
 Ramos

Penso que tens razão mas só se te estás a referir ao 205 GTI 1.6, porque o 1.9 só começou a ser produzido em 1986.

Saudações desportivas

José Segarra Marques
  António Ramos - 14-09-2009 às 22:23
 Estrear um Peugeot 205 GTi num Rallye de Regularidade Histórica do TNRR regulamentado pela FPAK?!!!...

Se não me engano e salvo prova em contrário, o Peugeot 205 GTi não começou só a ser produzido e comercializado em 1984???!!!
  Miguel Jeronimo - 14-09-2009 às 21:46
 espero que tenham recebido a nossa tardia inscrição... estamos em pulgas de testar o nosso 205 Gti. a todos
  Miguel Fernandes - 14-09-2009 às 21:07
 Apesar de já sabermos de algumas inscrições, e já que as mesmas encerraram à 3 dias, que tal a publicação da lista definitiva, e já agora se não der muito trabalho o regulamento definitivo.

Saudações Clássicas
Miguel Fernandes
  Almeida - 14-09-2009 às 20:57
 Uma vez que o trofeu de Teams não é oficial, informa-se que esta classificação será apurada tendo em conta as pontuações dos 3 melhores classificados de cada Team

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  RUI ALVES - 13-09-2009 às 11:50
 Olá Companheiros, Amigos e Tertúlianos,

Bom… e … depois de algumas mudanças de camisola (sem comunicarem ao Colégio de Camelos mas sujeitos à respectiva a ser aplicada na próxima tertúlia), e ainda sem ter falado com todos, penso que a constituição do Ferodo Queimado deverá ser mais ou menos a seguinte:

Rui Pereira/Filipe Menezes- Opel 1904SR
Paulo Marques/João Martins-BMW1600
Camilo Figueiredo/Carlos Cruz-Ford Escort RS
Ivo Tavares/Rafael Serrano- Autobianchi A112
J.Neto/Miguel Fernandes-Toyota Corolla
Paulo Grosso/Susana Cordeiro- Ford Escort RS 2000
João Vieira Borges/Suzana Borges- BMW 635 CSi
António Figueiredo/Jorge Silva - VW Golf GTI
João de brito/João Botequilha -VW Golf GTI

Aquele valent’abraço
Rui Alves
Camelo-Mor

Ps-Se alguém quiser “mudar de camisola” está sujeito ao pagamento de uma coima no valor mínimo de … uma grade de mines… ... ... ... por cada elemento da equipa...!!!
  Clube Automóvel da Guarda - 12-09-2009 às 22:14
 Nova actualização às 22:07 de Sábado:

António Figueiredo/Jorge Silva - VW Golf GTI

João de brito/João Botequilha -VW Golf GTI


Bom fim de semana para todos!


  António Ramos - 12-09-2009 às 16:47
 Eu, infelizmente, não estou de malas aviadas para Itália, mas, ainda assim anúncio a constituição provisória do CASTELO BRANCO CLASSIC TEAM:

- António Ramos / João Paulo Martinho - VW GOLF GTi
- José de la Parte / Lourdes de Juán - BMW 2002 Turbo
- Filipe Madeira / José Ribeiro - FORD ESCORT 'RS 2000'

Estamos ainda a 'negociar' a inclusão de mais algumas equipas no N/ Team. O objectivo é termos pelo menos 5 equipas no mesmo! Logo que haja novidades, entraremos em antena!

E já que se falou de Itália, aproveito a ocasião para desejar ao João Rodriques e António Caldeira uma magnífica representação nacional no Rallye Mundial FIVA, traduzida num bom resultado! Vamos a isso, 'rapazes'!...
  Almeida - 12-09-2009 às 15:00
 Já de malas feitas para Itália o 'patrão' do Team AUTOMOTRIZ comunicou-me a constiuição do Team para o Rali da Guarda

Ana Mexia – Magda Ferreira
Sinel Martins – Francisco Ferreira
José Luis Nunes – Segarra Marques
Jorge Diniz – Tiago Caio
Borges da Costa - Fifé
  Clube Automóvel da Guarda - 11-09-2009 às 19:17
 Actualização às 19:12

O navegador de Victor Borges da Costa, ( já constante da lista )será Filipe Fernandes (Fifé ) em Porsche 911 Targa
  Clube Automóvel da Guarda - 11-09-2009 às 19:05
 Actualização às 19:00

Joaquim Abreu/José António - Peugeot 205 T 16
  Clube Automóvel da Guarda - 11-09-2009 às 18:56
 Actualização às 18:50

Álvaro Tavares/Rui Tavares - Datsun 1200
  Clube Automóvel da Guarda - 11-09-2009 às 18:50
 Actualização às 18:44

João Vieira Borges/Suzana Borges - BMW 635 CSi

  Clube Automóvel da Guarda - 11-09-2009 às 18:06
 Actualização às 17:59

José Grosso/João Sismeiro - BMW 2002tii

Continuaremos a divulgar aqui todas as inscrições que forem recebidas por mail/fax, até às 20:00 horas.
Depois, só amanhã haverá actualizações.

  Clube Automóvel da Guarda - 11-09-2009 às 16:34
 Actualização da lista de inscritos às 16:22

José L.Nunes/J.Segarra Marques-Alfa Romeo 2000 GTV

Pedro Jerónimo/Carlos Hipólito - Porsche 911 Carrera RS

J.Neto/Miguel Fernandes-Toyota Corolla

Rafael Cosin/Armando Herrera- Alfa Romeo 2000 GTV

Paulo Grosso/Susana Cordeiro- Ford Escort RS 2000

José de La Parte/Lourdes Ruiz - BMW 2002 Turbo

Albertino Guedes da Costa/Rui Oliveira - Toyota Starlet

Nuno Navalho/Miguel Alexandre Vinhas- BMW 320

AngelLimeres/Adolfo Gonzales - BMW 1602

Filipe Freitas/Nuno Ferreira- BMW 2002


E continuamos a aguardar...

  Clube Automóvel da Guarda - 11-09-2009 às 14:52
 Caros Amigos:

Lamentamos o sucedido com as inscrições enviadas por mail, e que não chegaram à nossa mão.
É de facto um problema que nunca se nos colocou, e ao qual somos totalmente alheios.
A lista que figura neste forum, era aquela que dispunhamos esta madrugada.
Mais logo faremos a actualização aqui mesmo, pelo que recomendamos que consultem este Forum.
Claro que não deixaremos ninguém de fora, no nosso próprio interesse, como podem calcular.

Até breve!
  José Segarra Marques - 11-09-2009 às 12:50
 A nossa situação é idêntica.

Também não figuramos na lista de inscritos:

José Luís Nunes/José Segarra Marques
Alfa Romeo 2000 GTV
Quarto Twin para as noites de 6ª feira e sábado.

Cumprimentos

José Segarra Marques
  Carlos Hipólito - 11-09-2009 às 11:43
 Bom Dia,

Acabei de consultar a lista de inscritos e estranhei não ver a nossa inscrição, já que a mesma foi enviada por 'e-mail' em 13 de Agosto p.p. para o endereço indicado no Boletim de Inscrição ou seja 'clube.auto.guarda@gmail.com'.

Vou reenviar, mas agradeço que considerem este 'post' como uma inscrição da equipa:

PEDRO JERÓNIMO - CARLOS HIPÓLITO
Porsche 911 Carrera RS (1973)
Cilindrada - 2.687 cc
Matrícula - AF-28-17

Agradecemos de reserva de 2 quartos 'single' para as noites de sexta e sábado.

Obrigado
CH
  António Ramos - 11-09-2009 às 09:44
 Muito obrigado ao CAG por nos ter proporcionado este 'avance informativo' sobre a quilometragem das PEC's e, a Lista de Inscritos para o 5º Rali Cidade da Guarda.

Parece-me que ainda faltarão, nesta Lista de Inscritos provisória, muitas equipas 'habitués' neste tipo de provas! Por outro lado, parece-me estranho que não apareçam na mesma, os espanhóis José de la Parte (BMW 2002 Turbo) e Rafael Cosin!

Aguardemos por mais desenvolvimentos.
  Clube Automóvel da Guarda - 11-09-2009 às 02:42
 Ora cá estamos de novo, pois havia ainda os seguintes Fax's:

Sinel Martins/Francisco Fonseca - BMW 2002
Filipe Madeira/José Ribeiro - Ford Escort RS
João Mira Gomes/Vasco Jorge- Datsun 240Z
Ana Mexia Leitão/Magda Ferreira- VW Golf GTI
João Mexia Leitão/Nuno Machado- Porsche 911


Bem hajam.
  Clube Automóvel da Guarda - 11-09-2009 às 01:29
 Caros Amigos:

Mais algumas informações acerca da 1ª secção:

Distâncias das P.Regularidade:

PRA 1- 5,48 Km
PRA 2- 12,51Km
PRA 3 - 15,25 Km
PRA 4 - 4,33 Km
PRA 5 - 9,45 Km
PRA 6 -14,38 Km
PRA 7 - 19,71 Km
PRA 8 - 21,80 Km
PRA 9 - 7,43 Km
PRA 10- 17,55 Km

Total 127,89 Km

2ª Secção

PRA 11- 11,94 Km
PRA 12 - 14,69 Km
PRA 13 - 9,45 Km
PRA 14 - 10,2 Km
PRA 15 - 6,58 Km
PRA 16 - 2,75 Km
PRA 17 - 3,66 Km

Total 59,27 Km


Lista de inscritos actual, por ordem de chegada:

Cipriano Antunes/Vicente Antunes - Audi Quattro
Jorge Dinis/Tiago Caio -Porsche 911SC
Jose Antonio Diaz/Francisco Diaz- VW Golf GTI
José Familiar/Hugo Soares- VW Golf GTI
Rui Pereira/Filipe Menezes- Opel 1904SR
Bruno Miguel Silva/Ricardo Silva-Toyota Corolla
Fernando Nunes/Sandra Nunes-Fiat 124ST
João Queiroz/Pipa Queiroz-BMW 2002
António Ferreira/Rui Barbosa- Datsun 1200
António Ramos/João Martinho - VW Golf GTI
Vitor Borges Costa/NN- Porsche 911 Targa
Paulo Marques/João Martins-BMW1600
Rui Salgado/Luis Godinho- Fiat 124 ST
António L.Silva/Pedro Braz- Porsche 912
Paulo Marques/João Pires- MGB GT
Camilo Figueiredo/Carlos Cruz-Ford Escort RS
Vitor Morais/Luciano Carvalho- Datsun 1200
Ivo Tavares/Rafael Serrano- Autobianchi A112


E por hoje é tudo.

Lembramos que as inscrições encerram no próximo sábado.

Cumprimentos a todos!
  António Ramos - 10-09-2009 às 14:20
 Caros Amigos,

Acabei de enviar, por mail, a inscrição da equipa: António Ramos / João Paulo Martinho / VW GOLF GTi de 1979.

Hola Pepe!... Me alegro mucho que viengas al Rali Cidade de Guarda y que hagas parte de nuestro Team! És un honor tener a Lourdes y a ti con nosotros en este Rali! Estoy cierto que nos bamos a divertir!

Reforço junto do CAG o pedido que já foi anteriormente feito por outros 'foristas'! Realmente, vai sendo tempo do CAG aqui colocar uma lista de inscritos provisória, para fazermos um ponto de situação e, quiçás, motivar outras equipas, em dúvida, a inscreverem-se!
  José Segarra Marques - 09-09-2009 às 23:13
 Caro Pepe

Será un placer estar novamente juntos, en más un rallye contigo y con Lurdes.
Buen viaje hasta Guarda.
Por cierto que nos vamos a divertir.
Abrazo
José Segarra Marques
  R1190 - 09-09-2009 às 21:28
 Caro Joao y caros amigos portugueses:

Me alegra ver de vuelta a tu bonito 2002. El nuestro, tras una larga temporada en el dique seco, también estará de vuelta en Guarda. Ya estamos deseando ver las sorpresas que encierra el rally de este año. Estamos seguros de que no saldremos decepcionados. Con éste ya son tres años yendo a Guarda y cada vez nos gusta más.

Un saludo a todos y hasta la semana que viene: Pepe de la Parte.
  João Queiroz - 08-09-2009 às 10:43
 Bom dia,

A inscriçãozinha já seguiu.

Para variar, vamos com a terceira viatura para a terceira prova do TNRR. Já estava com pena de ver o 2002 parado há tanto tempo.

Isto, mesmo sem ter levado a revisão grande (será mesmo restauro?) que se impõe depois de uma 'vida' tão preenchida e agitada.

Mas o que interessa mesmo é que nos possamos divertir, depois deste longo interregno.

Aguardam-se mais novidades quanto às inscrições (por parte dos concorrentes) e informações sobre a prova (do lado dos organizadores, que também podem ir colocando a lista provisória).

Saudações desportivas
  Ivo Tavares - 07-09-2009 às 15:12
 Ora boas

ó Paulo é melhor levares capacete........mais que não seja porque nunca se sabe onde há despedidas de solteiro e casamentos............ :P

Então e quem vai quem vai???
  Álvaro Tavares - 03-09-2009 às 22:25
 Caros Amigos da Guarda,

Uma lista de quem já está inscrito ajudava para confirmarmos se as inscrições que enviámos foram de facto recebidas...
1 abraço
Álvaro Tavares
  75america - 03-09-2009 às 18:21
 É necessário capacete?
Abraço
Paulo Marques
  Clube Automóvel da Guarda - 03-09-2009 às 17:32
 Quando faltam aproximadamente 15 dias para o rali Cidade da Guarda, e quando a lista de inscritos começa a crescer, vimos trazer a este Forum, mais algumas informações relativas à Prova.

Assim, vamos hoje indicar alguns horários relativos à 1ª Secção:

Partida da Guarda para o 1º concorrente às 8:00

PEC1- Serra da Borja às 8:13

PEC2- Benespera às 8:23

PEC3-Alto de Famalicão às 8:53

PEC4-Valhelhas às 9:15

PEC5-Sameiro às 9:37

PEC6-Manteigas às 10:12

PEC7-Manteigas 2 às 10:33

PEC8-Alto de Loriga às 11:07

PEC9- Guarda Rios às 11:40

PEC10-Unhais da Serra às 11:58

Covilhã - Final da 1ª Secção às 13:00


Muito em breve aqui terão mais algumas informações acerca do Rali Cidade da Guarda 2009.

Bem hajam.