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Autobianchi A112 LX
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MENSAGEM |
De: |
PAULO JORGE GROSSO |
Data/Hora: |
29/01/2009 às 21:58 |
Assunto: |
RALLYE VERDE PINO 2009 |
Mensagem: |
Rallye Verde Pino com novo formato.
O Nucleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML), organiza nos dias 29,30 e 31 de Maio, mais uma edição do Verde Pino, agora num formato inovador, aberto a viaturas sem qualquer limitação de idade. Provas a disputar em Circuitos, Rampas e Kartódromos. Mais informações brevemente.
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Respostas
relacionadas: |
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João Queiroz - 23/06/2009 às 17:10 |
Boa tarde,
Assumindo que já gastei o meu latim sobre segurança e afins, pedindo, aliás, desculpa por ter insistido tanto na tecla, deixo, para reflexão, alguns números relacionados com o peso atribuído nas pontuações à variável regularidade. Para o efeito refiz as contas dos 10 primeiros, retirando a penalização aplicada ao José Grosso, apenas porque me dá jeito para as conclusões, ao fazer as comparações entre carros mais novos e mais velhos e pilotos a apostarem mais ou menos na regularidade.
Nesta circunstância (artificial), o resultado oficial sofre alteração do 4º lugar, inclusive, para baixo.
Para a denominada “fórmula regularidade” apliquei aos tempos totais um coeficiente de 0,3 pontos por segundo gasto, idêntico ao utilizado no Portugal Histórico. Para a chamada “fórmula velocidade” apliquei 1 ponto a cada segundo gasto. Vejamos então o que é que se alterava:
Na “fórmula regularidade” os quatro primeiros não sofrem alterações, mas o Paulo Grosso subiria dois lugares (de 7º para 5º, nesta classificação “alterada”) e o Miguel Marques subiria um, com o Nuno Azevedo a perder essas duas posições.
Na “fórmula velocidade” é que a “porca” podia torcer o rabo, logo nos primeiros lugares. Com efeito, com esta fórmula, haveria troca dos dois primeiros lugares (por dois pontos)! A partir daí o José Grosso cairia para 5º, por troca com o Nuno Azevedo, ficando o resto na mesma.
É evidente que num caso (“fórmula regularidade”) a penalização (50 pontos) atribuída ao José Grosso seria muito mais penalizadora e, no outro, teria menos consequências, permitindo-lhe ficar em 8º. Todos os outros factores permanecendo imutáveis.
Perante estas alterações que, porventura, serão replicadas na restante classificação, estou convencido que a organização saberá aplicar a fórmula que melhor defenda os interesses (da prova e da maioria dos concorrentes) em presença. E, talvez, os concorrentes se queiram pronunciar sobre o que é mais interessante.
Saudações desportivas
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Jose Familiar - 19/06/2009 às 21:35 |
Boa tarde,
Jorge Dinis escreveu: 'Eu vou aguardar 2010 para, com o carro de 'ir à missa' voltar a fazer aquilo que mais gosto: conviver e conduzir. O Rali Verde Pino permitiu-me isso.'
Alto lá, que 'carro de ir à missa' (em 1983) levei eu, com pneus radiais de estrada Toyo CF1 montados em jante 13' modelo 'Tarântula', e isto sim, é um carro de ir à missa. O carro que tu levaste, é o carro de 'ir a Vilamoura', que é um conceito bem diferente do de 'ir à missa' ou mesmo do carro de ir a 'casamentos e baptizados', que era o caso do Leon do Nelson só não andaste com os cabelos ao vento porque não quiseste, mas é seguro que o AC andou sempre a 'bombar' (chegavas às PEC sempre impecável e de camisa 'LehrenKraus' engomada).
Uma característica comum a todos estes carrinhos, era de que andavam 'benzinho', embora continue a achar que o carro indicado para esta prova (e cheguei a sugerir isso ao Zé Grosso) era o 335d... que mesmo a 'gasoil' nem precisava de ser 'chipado' para nos dar uma monumental avia dela.
Abraço JF
P.S.: Para o ano estou a pensar em ir de Ford Cortina GT de 1966... com roll bar e tudo...
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João Queiroz - 19/06/2009 às 19:24 |
quote: 'ao permitir a muitos candidatos a 'pilotos' de o serem durante dois dias, sem licenças, sem homologações, sem controlos e com os nossos veículos.'
Meu caro Jorge Dinis,
É mesmo por isto que eu me preocupei. E me continuo a preocupar, ainda que, pode-se dizer, 'não tens nada a ver com isso, vai lá para o teu cantinho das regularidades e cala-te'.
Mas, com estes anos todos próximo dos carros (a primeira licença já conta 35 anos), não podia e não posso deixar de lançar o aviso: cuidado com os cocktails explosivos que certas situações provocam.
Feito o aviso, resta-me ir para o tal cantinho deixando só umas sugestões: quem goste destas coisas de muita adrenalina, porque não começar por umas escolas de condução desportiva (até porque isso beneficiará a segurança rodoviária, tema que, profissionalmente, alguns sabem interessar-me), passando depois para uns track days (e já vai havendo bastantes), ambas situações em que o perigo (sempre presente nos desportos motorizados) é bastante atenuado.
Depois, para quem ficar 'agarrado', penso que há que participar, seja em que provas for, com o máximo de acessórios de segurança. Na minha opinião, éclaro.
Já agora, e completamente off topic, também penso que a atribuição das próprias licenças desportivas deveria ser feita de outro modo. Talvez assim houvesse um pouco mais de cultura automobilística, tal como vemos, no exemplo que conheço melhor, na Grã Bretanha.
Saudações desportivas
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Jorge Dinis - 19/06/2009 às 13:48 |
Não sou um escritor assíduo, mas sou um leitor atento e sempre presente. Pediram-me para escrever algo sobre o Verde Pino. Achei por bem reproduzir aqui o meu texto e opinião.
O sucesso da diferença.
O Rali Verde Pino foi um sucesso. Na actual conjuntura, com a diversidade de provas, classes e categorias do desporto automóvel, conseguir uma lista de inscritos superior a 70 carros é um sucesso. O Rali Verde Pino conseguiu.
Poder-se-á perguntar qual foi o segredo deste sucesso. Para mim só encontro uma explicação : diferença. Não era mais um Rali de Clássicos, não era mais um Rali de Regularidade Histórica, não era mais um Rali de Promoção, era e foi DIFERENTE. Um Rali composto por provas em circuito de velocidade, circuito de karting e rampas era um Rali diferente. Um Rali aberto a todo o tipo de veículos, dos clássicos aos super desportivos actuais era um Rali diferente. Um Rali com categorias e classes que permitia encontrar mais de 15 vencedores era um Rali diferente. Um Rali que num dia percorre grande parte do nosso país ligando Leiria a Braga, era um Rali diferente. O Rali Verde Pino foi tudo isto. Desportivamente foi diferente. Ao domínio inicial de alguns pilotos mais virtuosos como o José Grosso e o Paulo Grosso nos seus clássicos da década de 70, foi-se contrapondo uma armada de potentes super-desportivos composta pelo Seat Leon Cupra do vencedor, Peugeot 309, Porsches, Hondas SX 2000, Alfa Romeo, etc. A ascensão e descida na geral ía-se processando à medida que as provas tinham características mais adaptadas a um ou outro tipo de veículo. No final para além dos diversos vencedores de classes e categorias existiu uma classificação geral que espelhava o 'sucesso da diferença'. Alfa, Seat, Peugeot, Porsche, Honda, Ford, dos mais diversos anos e modelos partilhavam o top 10 desafiando todos aqueles que duvidavam ser possível colocar na mesma prova um Porsche 997 GT3 de 2008 com um BMW 2002 de 1974. Este Rali foi igualmente um acto de ousadia ao permitir a muitos candidatos a 'pilotos' de o serem durante dois dias, sem licenças, sem homologações, sem controlos e com os nossos veículos. Eu vou aguardar 2010 para, com o carro de 'ir à missa' voltar a fazer aquilo que mais gosto: conviver e conduzir. O Rali Verde Pino permitiu-me isso.
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João Queiroz - 12/06/2009 às 23:33 |
Olá Paulo,
Como a mensagem do Sr. Tomás Baptista era um 'follow-up' de apoio a uma resposta a uma mensagem minha, peço-te que me deixes colocar a minha posição face a esse escrito, para que não fiquem dúvidas sobre o que penso e quero (ou não quero): 'Em primeiro lugar deixem-me agradecer as V. respostas e contribuições para um assunto que me parece importante, fora de polémicas que recuso trazer para o meu hobby de eleição (para as polémicas chega-me e sobra-me o dia-a-dia), mas sim num debate construtivo onde, pela minha parte, apenas existe abertura de espírito e recusa de “pensamento único”.
Em seguida, devo pedir desculpa por não me ter expressado bem e ter induzido quem teve a paciência de me ler em erro.
Com efeito, longe de mim querer que o Verde Pino, ou outras provas que lhe sigam o figurino, se transformem em ralis de regularidade, dos tais das “continhas” (não concordo com o que foi escrito, mas isso não é para aqui chamado) que por vezes se tornam perigosos (no que estou completamente de acordo).
O que eu quis trazer para debate, e era sobre isso que gostava de ver concorrentes (claro que têm outra forma de responder que é participando, ou não, nos diversos tipos de provas) e organizadores (cuja outra forma de responder é a filosofia e o regulamento das provas que organizam) a pronunciarem-se era: ....'
Por isso, venha de lá o Verde Pino 2010.
Só uma última achega. Como sabes (até pela ajuda que tu e o Pedro Mendes Alves me deram) fui treinar as rampas, apesar de saber que as hipóteses de participar eram muito pequenas.
E sabes qual foi a principal razão (no fundo, mesmo a única) porque o fiz? Não foi por pensar em conquistar qualquer coisa, já que tenho espelhos em casa e vi a lista de inscritos. Pois bem, foi por questões de segurança. Vá, ao mesmo tempo, a Pipa pôde fazer uma coisa que nunca tinha feito e que era tirar, rectificar e 'afinar' notas.
Um abraço
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PAULO JORGE GROSSO - 12/06/2009 às 20:15 |
Oh Irnão, Se leres o meu primeiro post, diz claramente “ Verde Pino com novo formato”. Penso que foi clara a mensagem. Se quiseres fazer um exercício de memória, constatas que a fórmula inovadora do Verde Pino, foi ao longo do tempo deixada para trás. Excepção á regra, foi a Volta a Portugal, que durante vários anos manteve a diversidade de provas que caracterizou o Verde Pino. Os tempos foram passando e infelizmente para uns e felizmente para muitos outros, as provas de regularidade adaptaram-se aos gostos dos organizadores, diga-se muito menos €€€ e aos praticantes. O Verde Pino 2009, mais uma vez inovou e na minha modesta opinião muito bem. Compete agora á organização, decidir qual o caminho a seguir no futuro. Pelo que sei, não é que não gostassem de organizar a prova tal qual nós a conhecemos de à muitos anos, mas isso são outros tempos. Também concordo com algumas sugestões que têm sido apresentadas e concerteza a organização estará atenta, mas meus amigos tenham calma. Deixem os organizadores escolherem o que querem para as suas provas. Se o Kartódromo X se adapta ou não aos veículos, se as ligações são bonitas, curtas, compridas etc. A diversidade de provas é salutar e não deveremos ser fundamentalistas. Reproduzo aqui a mensagem do Sr Tomás Baptista, noutro fórum e que ilustra bem a opinião de um dos participantes nesta prova: “Os ralis puramente de regularidade histórica vão para a estrada quase todos os fins de semana do ano e nele se inscrevem todos os que estão dispostos a participar e a pagar a sua inscrição,(eu próprio quando me apetece tenho participado),o Verde Pino de momento é o ùnico em moldes diferentes, agradeciamos pois,(os que sei partilham o gosto por este figurino)nos fizessem o favor de não o quererem modificar ao vosso jeito que nós por nosso lado não nos passa pela cabeça tentar alterar os gostos dos que preferem as regularidades secretas e cheias de contas e que como já referi têm ao seu dispor uma vastissima oferta tanto em Portugal como em Espanha.” Mas Irmão e para concluir, lanço-te o repto de organizares um Verde Pino á antiga, considera-me desde já inscrito. Participantes haveria concerteza e o sucesso estaria garantido. Bjos e abraços
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JOSE GROSSO - 12/06/2009 às 18:05 |
Não se trata da minha visão.
Tu tens classicos na garagem eu tenho carros classicos na garagem, por isso gostaria de um Ralis Verde Pino para Classicos. coisas da memória.
Não compares este Track day em rampa e circuitos com os ralis que fizemos.
E a maior parte dos concorrentes até tinha clássicos na garagem, mas devido ás inscrições para a prova, era má ideia levá-los e porque os cavalos do carro do dia-a-dia iriam fazer diferença no cronómetro.
Saudações Classicas
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JOSE GROSSO - 12/06/2009 às 18:05 |
Não se trata da minha visão.
Tu tens classicos na garagem eu tenho carros classicos na garagem, por isso gostaria de um Ralis Verde Pino para Classicos. coisas da memória.
Não compares este Track day em rampa e circuitos com os ralis que fizemos.
E a maior parte dos concorrentes até tinha clássicos na garagem, mas devido ás inscrições para a prova, era má ideia levá-los e porque os cavalos do carro do dia-a-dia iriam fazer diferença no cronómetro.
Saudações Classicas
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Susana Cordeiro - 12/06/2009 às 16:09 |
Assim sim, gosto mais! A visão canina de um Grosso pertuba-me:) bj
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JOSE GROSSO - 12/06/2009 às 14:46 |
São as tuas opiniões
1. Modo de ver pessoal. 2. Juízo que se forma de alguém ou de alguma coisa. 3. Adesão pessoal ao que se crê bom ou verdadeiro. 4. Modo como o geral das gentes vêem!veem certas coisas ou dizem julgar delas. 5. Voto, parecer. 6. Credo político crença. 7. Fam. Presunção, amor-próprio.
No pasa nada
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Susana Cordeiro - 12/06/2009 às 14:11 |
Zé espero que tenhas tido uns bons feriados Aqui vai outra definição de raiva e garanto-te que não é minha:) 'Raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego sente-se ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas. Joanna de Ângelis[1] aponta o desenvolvimento moral e psicológico do indivíduo como determinante na maneira como a raiva é exteriorizada.
A raiva também pode ser um sentimento passageiro ou prolongado(rancor).
bj
Meu Sir concordo inteiramente com tudo o que disse mas eu garanto que ninguém tem mais medo de volocidades que eu. Ainda não fiz as médias mas garanto que o que se passou dentro do meu carro não se assemelhou à descida de Sintra, onde a média de 50 não chega,porque ela só não foi feita mais rápida porque o carro, o troço e quem sabe o meu medo não deixaram e mesmo assim penalizamos. Em viseu referia-me à super especial onde como sabe que não há média imposta. Se me perguntar que tipo de estrutura de rallie prefiro? prefiro regularidade histórica ou melhor passear no carro e não fazer contas que é o que vou fazer por exemplo no classicar, mas isso são gostos:)
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Susana Cordeiro - 12/06/2009 às 14:11 |
Zé espero que tenhas tido uns bons feriados Aqui vai outra definição de raiva e garanto-te que não é minha:) 'Raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego sente-se ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas. Joanna de Ângelis[1] aponta o desenvolvimento moral e psicológico do indivíduo como determinante na maneira como a raiva é exteriorizada.
A raiva também pode ser um sentimento passageiro ou prolongado(rancor).
bj
Meu Sir concordo inteiramente com tudo o que disse mas eu garanto que ninguém tem mais medo de volocidades que eu. Ainda não fiz as médias mas garanto que o que se passou dentro do meu carro não se assemelhou à descida de Sintra, onde a média de 50 não chega,porque ela só não foi feita mais rápida porque o carro, o troço e quem sabe o meu medo não deixaram e mesmo assim penalizamos. Em viseu referia-me à super especial onde como sabe que não há média imposta. Se me perguntar que tipo de estrutura de rallie prefiro? prefiro regularidade histórica ou melhor passear no carro e não fazer contas que é o que vou fazer por exemplo no classicar, mas isso são gostos:)
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JOSE GROSSO - 12/06/2009 às 11:40 |
Bom dia a todos
Esclarecer que Raiva, é ' Doença própria dos cães, caracterizada por acessos furiosos hidrofobia ' ao qual não me insiro, nem nunca diagnosticada pelo bom senso dos meus amigos. Há o significado gostar ou não se gostarem. Isso não invalida comentar aqui as caguês 'versão nobre de quem gosto' do Rali Verde Pino, cada um ao seu jeito nesta arte da escrita que nem domino
Saudações Classicas
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JOSE GROSSO - 12/06/2009 às 11:40 |
Bom dia a todos
Esclarecer que Raiva, é ' Doença própria dos cães, caracterizada por acessos furiosos hidrofobia ' ao qual não me insiro, nem nunca diagnosticada pelo bom senso dos meus amigos. Há o significado gostar ou não se gostarem. Isso não invalida comentar aqui as caguês 'versão nobre de quem gosto' do Rali Verde Pino, cada um ao seu jeito nesta arte da escrita que nem domino
Saudações Classicas
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João Queiroz - 12/06/2009 às 01:26 |
Boa noite,
Caríssimos, pela parte que me toca gostaria apenas de me situar nas questões relevantes, isto é, aquelas que são, do meu ponto de vista, cruciais para o tal futuro que ninguém quer, digo eu, ver transformado no 'passeio das alegres'.
Por isso, e não sendo esta a razão deste escrito, não gostaria de deixar de comentar uma questão sobre segurança levantada pela Susana. Com efeito, não me parece correcto comparar os potenciais resultados de uma saída na descida de Sintra (ou na Freita, penso que é a referência a Viseu) à média de 55Kmh, com os de uma saída nas rampas disputadas no Verde Pino, com médias que não terão andado longe dos 90Kmh (confesso a perguiça que, apesar de me terem feito chegar os resultados, me impediu até agora de fazer essas contas). É nestas emissões de juízos que me parece nos deveríamos impor algumas cautelas. Até porque os que se aproximam dessas médias no Portugal Histórico, por exemplo, têm normalmente os carros razoavelmente protegidos, enquanto a maior parte dos que fizeram as médias mais elevadas no Verde Pino não as tinham.
Vamos então à principal razão desta intervenção e que á de preencher o 'questionário', para que fique claro (e escrito) o que penso sobre os cuidados a ter no desenvolvimento deste tipo de provas.
1. Os carros que não são considerados clássicos (FIVA, FPAK ou o que se entenda classificar, de forma “organizada”, duradoura e consensual entre organizadores) devem participar nas mesmas circunstâncias, isto é, contando para a mesma classificação, que os considerados clássicos? 1.2 Não
3. Se a resposta em 1. for Não (1.2), os carros que não são considerados clássicos podem participar no mesmo evento, ainda que haja nomenclaturas bem diferenciadas para as provas (prova igual, mas nome diferente, p.ex.) 3.1 Sim
4. Independentemente das respostas anteriores, pensa que deveria ser criada pela FPAK uma nova categoria de eventos para provas em que a velocidade e a regularidade não sejam os únicos factores de classificação, para evitar a discrepância entre a denominação (Ralis de Regularidade Histórica), o tipo de provas que contam para classificação e os veículos autorizados a participar nessas provas? 4.1 Sim, deveria ser criada
5. Os carros participantes em provas desportivas com médias que podem ser superiores a 50Kmh, e em que a velocidade não seja o factor único de classificação, disputadas em estrada, devem ou não devem estar equipados com dispositivos de segurança (arco de segurança homologado, cortes de corrente exterior e interior, extintor, cintos de segurança, bancos de competição e fatos, estes últimos três mesmo que com homologação perdida)? 5.1 Sim, devem estar equipados
6. Os carros participantes em provas desportivas com médias que podem ser superiores a 50Kmh, e em que a velocidade não seja o factor único de classificação, disputadas em circuito, devem ou não devem estar equipados com dispositivos de segurança (arco de segurança homologado, cortes de corrente exterior e interior, extintor, cintos de segurança e bancos de competição, estes dois últimos mesmo que com homologação caducada)? 6.1 Sim, devem estar equipados
(Nota: nesta tive muitas dúvidas, até porque, se fosse agora, teria formalizado esta e a questão anterior de outra forma)
7. As provas desportivas disputadas em estrada, com médias que podem ser superiores a 50Kmh, mas que não tenham a velocidade como único factor de classificação, devem ou não devem ter o percurso das suas provas de classificação secreto? 7.1 Sim, devem ter percurso secreto
9. Deve ou não deve ser criada uma lista de pistas de kart consideradas aptas para receber provas de automobilismo desportivo? 9.1 Sim, deve ser criada uma lista
Saudações desportivas
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Susana Cordeiro - 09/06/2009 às 23:46 |
Boa noite Zé Em 1º lugar desejo-te bom fim-de-semana. Em Segundo lugar quero dizer-te que já todos perceberam que tu não gostas do Pedro Mendes Alves . Portanto vamos lá agarrar o touro pelos cornos e chamá-lo pelo nome, e que neste caso é raiva. Nós, habituais triunfadores, agora derrotados sem qualquer hipótese de vitória por ilustres desconhecidos. A grande questão aqui foi exactamente o sermos equiparados à geral com as grandes máquinas. Mas à partida as regras estavam definidas e sabíamos que ia ser assim, portanto cada um estabelecia o seu ritmo e a mais não era obrigado. Quanto às ligações discordo em absoluto com o que afirmas, pois quem comigo andou sabe que em todas as ligações estivemos mais de 30 minutos parados sem sair da média de segurança. Socialmente concordo com um jantar em manada…..ahahaha
Bom quanto às reflexões de nosso Sir concordo em parte com o que referiu, nomeadamente veículos com + ou – 25 anos e assim dois ralis num só com classificações distintas. Quanto à fórmula de cálculo, também concordo que deve favorecer mais a regularidade. Quanto à segurança discordo. Cada um terá que andar de acordo com as suas possibilidades e essencialmente tem que saber perder e aceitar que poderão outros ser eventualmente mais rápidos, porque um carro não de 426 contos mas 20 ou trinta mil euros, associado a mãozinhas e pezinho, aquilo anda e não precisam de se esfolar. O que aconteceu no Verde pino não foi nem mais nem menos, que uma especial de Viseu no Portugal histórico, em que todos nós a fazemos no máximo do que o carro dá e nunca foram abordados estes problemas de segurança, já para não falar na descida da rampa em Sintra…. Se pensarmos no Costa brava, então a coisa pia uma vez que o uso de capacete nunca foi obrigatório. O verde Pino tem as características de Sintra e como diz Queiroz quem sabe um pouco monótono pela repetição do tipo de prova. E aí sim,mais uma vez concordo, numa próxima quem sabe outro tipo de provas?? Bom muito haverá a mudar mas a seguir vem os problemas dos euros e então passaremos todos a passear à média de 50 no passeio dos alegres.
é isso que nós queremos???A questão é mesmo esta!
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JOSE GROSSO - 09/06/2009 às 15:54 |
Aliás Quero enaltecer o pequeno pormenor no Rali Verde Pino que adorei, ao fim da primeira subida da rampa de Murça. A oferta de um pequeno bolo que era delicioso e veio em boa altura pois a fome já era muita e um doce daqueles sabe sempre bem. Não sei o nome mas agradeço á Dª Maria alves o pormenor. Obrigado Foi pena não ter havido no Rali uma unica refeição em convívio com todos os concorrentes e amigos. Também curioso quando liguei para uns dos Restaurantes que a organização facultou o contacto o facto de me exigirem o número de cartão de crédito para fazer a reserva de prato do dia. não deixou de ter a sua piada.
Abraços
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JOSE GROSSO - 09/06/2009 às 15:23 |
Boas
São só as nosaas opiniões, no passa nada. Só gostaria de ter visto um Rali Verde Pino para classicos e futuros classicos. Aliás se hoje ando nisto deve-se a ter participado neste Rali á muitos anos como controlador e que me deixou logo pensar em comprar um carro para o poder fazer. aliás o meu Bmw 2002 Tii (1º carro) comprei logo a seguir já por 400 contos. já caro mas diziam que era bom, tem se aguentado com uns upgrades ehehe.
Abraço, bons feriados
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Carecosta - 09/06/2009 às 13:13 |
Amigo Ze
Obrigado pela importância que dás à minha pessoa, eu que sou uma formiga no meu de tão enorme formigueiro. Por isso mesmo vou-me remeter para o meu cantinho pois acho que poderia ter havido maneiras mais directas e assumidas para se defender o fim do Rallye do Verde Pino 'nova geração' que não estas, Sempre a considerar-te recebe um forte abraço deste teu admirador! Francisco Santos Costa
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JOSE GROSSO - 09/06/2009 às 12:44 |
Bom dia a todos
Tenho que dar a minha opinião ao amigo Francisco, pois sei que preferes o cronómetro em vez de regulariedade, aliás até já falamos sobre isso após um RPH. Eu tb gosto de circuitos fechados para acelerar e até me dou bem com eles. mas optei pelos Ralis das contas, acaba por haver prazer de condução em viaturas clássicas, mais económicos e a desejada componente social após a semana de trabalho. Agora este tipo de Rali como foi feito a puxar pelo cronómetro anula todos os requesitos de segurança exigidas ás viaturas e ao Piloto, e se corresse mal alguma coisa numa rampa? á carros que devem ter batido nos 200 Km no caramulo, claro que tem air bags, side bags e etc, mas correu tudo bem. Nos Kartódromos um azar será sempre a baixa velocidade. Mas neste Rali, tb a aparte que deu mais gozo aos pilotos dos classicos e semi-novos foi a ligação para Murça em estrada aberta junto ao rio Douro. com a ligação sempre apertada para quem se descuida ou engana no percurso, também foi um atentado ás gentes das povoações e estradas por onde se passou A maior parte andou a cima do que a lei permite. mas ai vem a consciencia de cada um. Para nós ainda deu para umas mines naquelas bombas de gasolina que paramos algures, que nem sei o lugar. mas depois tivemos que recuperar esse tempo e não foi a a andar devagar. Nós portugueses somos assim, por que lá fora já saiam uns €€€ da carteira. Não perdoam e sei bem do que falo.
Abraço
saudações classicas
Um abraço
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João Queiroz - 09/06/2009 às 11:44 |
(continuação)
Caso não haja interesse neste debate, pois que “no pasa nada”, como dizem os espanhóis, e siga.
Por mim e tal como escrevi anteriormente, conto estar à partida do Verde Pino 2010, já que apenas por questões inultrapassáveis não estive no de 2009. Gostava aliás de relembrar o que escrevi, muito antes de a prova ir para a estrada sobre ela. Basta seguir neste tópico o post de 31.03.
Saudações desportivas
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João Queiroz - 09/06/2009 às 11:41 |
Bom dia,
Em primeiro lugar obrigado pela resposta, que contribui para um assunto que me parece importante. De qualquer forma, gostava de ver mais aprofundado o tema.
De facto, longe de mim querer que o Verde Pino, ou outras provas que lhe sigam o figurino, se transformem em ralis de regularidade, como os conhecemos e que por vezes se tornam perigosos (no que estou completamente de acordo).
O que eu quis trazer para debate, e era sobre isso que gostava de ver concorrentes (claro que têm outra forma de responder que é participando, ou não, nos diversos tipos de provas) e organizadores (cuja outra forma de responder é a filosofia e o regulamento das provas que organizam) a pronunciarem-se era:
1. Os carros que não são considerados clássicos (FIVA, FPAK ou o que se entenda classificar, de forma “organizada”, duradoura e consensual entre organizadores) devem participar nas mesmas circunstâncias, isto é, contando para a mesma classificação, que os considerados clássicos? 1.1 Sim 1.2 Não
2. Se a resposta em 1. for Sim (1.1), deve existir alguma forma de handicap (ano de fabrico, p.ex.) para os diferentes tipos de carros (clássicos / modernos)? 2.1 Sim 3.2 Não
3. Se a resposta em 1. for Não (1.2), os carros que não são considerados clássicos podem participar no mesmo evento, ainda que haja nomenclaturas bem diferenciadas para as provas (prova igual, mas nome diferente, p.ex.) 3.1 Sim 3.2 Não
4. Independentemente das respostas anteriores, pensa que deveria ser criada pela FPAK uma nova categoria de eventos para provas em que a velocidade e a regularidade não sejam os únicos factores de classificação, para evitar a discrepância entre a denominação (Ralis de Regularidade Histórica), o tipo de provas que contam para classificação e os veículos autorizados a participar nessas provas? 4.1 Sim, deveria ser criada 4.2 Não, não deveria ser criada
5. Os carros participantes em provas desportivas com médias que podem ser superiores a 50Kmh, e em que a velocidade não seja o factor único de classificação, disputadas em estrada, devem ou não devem estar equipados com dispositivos de segurança (arco de segurança homologado, cortes de corrente exterior e interior, extintor, cintos de segurança, bancos de competição e fatos, estes últimos três mesmo que com homologação perdida)? 5.1 Sim, devem estar equipados 5.2 Não, não devem estar equipados
6. Os carros participantes em provas desportivas com médias que podem ser superiores a 50Kmh, e em que a velocidade não seja o factor único de classificação, disputadas em circuito, devem ou não devem estar equipados com dispositivos de segurança (arco de segurança homologado, cortes de corrente exterior e interior, extintor, cintos de segurança e bancos de competição, estes dois últimos mesmo que com homologação caducada)? 6.1 Sim, devem estar equipados 6.2 Não, não devem estar equipados
7. As provas desportivas disputadas em estrada, com médias que podem ser superiores a 50Kmh, mas que não tenham a velocidade como único factor de classificação, devem ou não devem ter o percurso das suas provas de classificação secreto? 7.1 Sim, devem ter percurso secreto 7.2 Não, não devem ter percurso secreto
8. Se a resposta for “Não, não devem” na pergunta 7., os organizadores devem ou não estabelecer fórmulas que desincentivem os treinos (p.ex. estabelecendo percursos diferentes no sentido de disputa das provas, nas partidas e chegadas ou dividindo os percursos)? 8.1 Sim, devem estabelecer 8.2 Não, não devem estabelecer
9. Deve ou não deve ser criada uma lista de pistas de kart consideradas aptas para receber provas de automobilismo desportivo? 9.1 Sim, deve ser criada uma lista 9.2 Não, não deve ser criada uma lista
Espero que, assim, a minha intenção tenha ficado mais clarificada e que não restem dúvidas que nem pretendo influenciar o que quer que seja nisto dos automóveis (apenas pretendo ser um participante nas provas que, pelo “faro” ou pela experiência, me agradem).
'Aproveitando' esta clarificação, apenas gostava que quem tem interesse nestas provas se pronunciasse (basta fazer uma resposta com os números que correspondem ao seu interesse) e se conseguissem estabelecer alguns consensos para termos cada vez melhores provas, satisfazendo a vontade dos participantes.
Caso haja interessados em responder a estas perguntas que não queiram entrar no fórum como participantes, podem utilizar o meu email (jjq@esoterica.pt) que eu comprometo-me a tratar a totalidade das respostas (numa base confidencial) e a apresentar os resultados.
(Caramba, nem com os 5.000 caracteres cabe tudo...devo ser chato. A esta parte escusam de responder, OK?)
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Carecosta - 08/06/2009 às 21:56 |
O Rallye Verde Pino teve o grande mérito de por à disposição de um número alargado de pessoas, principalmente as que não se revêem no conceito parametrizado dos RH, e que deste modo tiveram hipóteses de utilizar o seu clássico, pré-clássico ou desportivo numa prova diferente, abrindo o leque a mais uns tantos amantes do automobilismo que estavam sem oferta e não só. No meu entender é muito mais seguro fazerem-se provas deste tipo, em percursos fechados pré estipulados e com toda a segurança ( policia, bombeiros, controladores, etc.), com ligações tranquilas e turísticas evitando, deste modo, os habituais atentados à segurança como é normal e usual verem-se nas ligações nos ralis de regularidade. A meu ver, esta nova aposta foi muito bem ganha e pedir-se uma aproximação ao conceito dos RH é matar á nascença, esta inovadora ideia. Há uma oferta apreciável de RH pelo que se pode deixar estar como está o Verde Pino! Esta é a minha opinião! Francisco Santos Costa
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João Queiroz - 08/06/2009 às 17:55 |
Boa tarde,
Depois de muito pensar, decidi escrever sobre o Verde Pino.
Não tendo participado, com muita pena minha, questionei-me se o deveria fazer. Mas, depois de ler e reler algumas intervenções, preocupado com algumas das coisas que li, pareceu-me que não poderia deixar de levantar algumas questões. Servirão para reflexão, ou não, caso pensem que não têm razão de ser.
Vou colocar apenas as conclusões principais, para não ser (tão) maçador. Se virem que há interesse em discutir estas questões, ou algumas delas, basta dizer que irei colocando as introduções a cada uma das seguintes conclusões.
1. Por motivos de legalidade, os “- de 25 anos” não deveriam, na minha modesta opinião, ter participado no Verde Pino. Mas, já que participaram, deveria ter havido duas classificações distintas (mais de 25 anos e menos de 25 anos e as respectivas classes), melhor dizendo, até deveria ter havido nomes diferentes para a prova de cada uma das categorias (um pouco como naquele ano em que houve Rallye de Monte Carlo e Rallye do Mediterrâneo, assim de memória em 1969, em que era tudo igual, salvo que no segundo podiam participar protótipos). 2. Provas de velocidade em estrada, de regularidade com média livre, deveriam obrigar a medidas acrescidas de segurança para concorrentes e viaturas, mesmo admitindo que não tão exigentes como as das provas de velocidade para campeonatos oficiais. Um dia a “coisa” pode correr mal (com carros sem protecção e, muitas vezes, sem preparação esse risco cresce exponencialmente) e esta falta de medidas de segurança pode ter consequências gravíssimas sobre este e outro tipo de provas.
3. A regularidade/velocidade tem um conceito completamente diverso da velocidade /regularidade (a essência de uma corrida de velocidade é fazer um percurso tão depressa quanto possível e repeti-lo sem falhas), pelo que é necessário introduzir outros factores, que não a velocidade “quase” pura, para diferenciar as prestações dos concorrentes.
3.1 A começar por uma maior desvalorização da velocidade do que aquela que foi utilizada no Verde Pino, muito favorecedora da potência 'bruta' (0,5 pontos por segundo gasto, ao contrário, por exemplo do Portugal Histórico, onde o factor de conversão é de 0,3 pontos por segundo)
3.2 Passando pela, tanto quanto possível, manutenção de percursos de estrada secretos, com reconhecimento na 'hora', como sucedeu no transportugal e irá acontecer no Portugal Histórico deste ano (PRS em estrada, maravilha)
3.3. E terminando na utilização de maior variedade de situações (rampas a descer e a subir, com sectores, com partidas e chegadas diferentes do que é conhecido, substituição da maioria dos kartódromos por especiais de estrada, entre outras medidas) tendentes a tornar as provas menos conhecidas e “reconhecíveis” e, principalmente, mais interessantes (leia-se difíceis) para os concorrentes.
Por fim, resta-me repetir que tive muita pena de não ter podido participar, agradecer todos os esforços que a Organização fez para permitir essa presença e dizer que, mesmo com todos estes problemas ainda por resolver, conto estar à partida no próximo ano.
Saudações desportivas
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Jose Familiar - 03/06/2009 às 21:08 |
(Cont.)
O Caso: • Pontuação atingida na tabela final da organização: 1068,5 pts, caindo do anterior 18º lugar (que ocupávamos com 855,5pts antes do circuito de Braga) para 24º da geral com a consequente perda da vitória na classe D15 (mas também não posso fazer uma “três simples” e dizer que ficaria em 10º da geral, uma vez que há mais concorrentes atingidos pela mesma medida,… a “grossa”). Fico a aguardar a publicação dos resultados pela organização de forma a melhor interpretar o que sucedeu.
Agradecimentos: • Ao Luís Sismeiro & João Sismeiro por me terem desenrascado à ultima da hora. • Outra vez ao Luís Sismeiro, que sem me conhecer aceitou sentar-se ao lado (de um maluquinho) sem reservas. • A todos os Amigos que connosco andaram. • À Organização do NDML liderada pelo Pedro Mendes Alves, que soube montar uma boa prova na estrada, agora é só limar as arestas e olhar para “the other stuff things” que estão a atrapalhar.
Concluindo, Prova a repetir para o ano, sem dúvida.
Abraço JF
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Jose Familiar - 03/06/2009 às 21:07 |
(Cont.)
7ª PEC: Kartodromo de VNPaiva: Com o devido respeito, eu gostaria mais de ter tido uma regularidade a 50km/h a descer o Pinhão O circuito é pequeno, retorcido e ao ser feito ao contrário, acentuou mais o desenho (bera) das curvas. Mesmo assim fizemos 1:03/1:04/1:03… siga para Murça. Classificação após 7ª PEC: 96 + 473,5 = 569,5 pts
8ªe 9ª PEC: Rampa de Murça: Claramente a PEC que eu mais gostei, e não lamento um só centímetro dos kilometros que tive de fazer para lá chegar (num carro de 1983 sem AC num dia quente e com um nível de conforto elementar). É uma rampa espectacular, rápida com dois ganchos e algumas curvas (bicos) que parecem lentas mas não são (é sempre a “gazar”, pelo menos no Golf GTi) fizemos 3:03 na primeira subida e na segunda 3:01, só porque já não houve nenhuma hesitação e fomos por ali acima como se não houvesse amanhã (só no Domingo à tarde é que o Luís me disse que, por duas vezes pensou que íamos às couves) e quando dei por ela, estávamos na bandeira amarela a alguns segundos dos 3:00 pelo que vai de desacelerar e passar a diminuir a velocidade (sem travar) até à meta só que, com o “alcatrão” a acabar tão depressa, entrámos 2” por avanço mais um ponto de penalização para o pecúlio. Classificação após 9ª PEC: 184 + 569,5 = 753,5 pts
10ª PEC: Kartodromo de Baltar o mais espectaculares dos kartódromos que fizemos, sendo que fizemos 1:05 na volta de referência, 1:08 na volta de ultrapassagem ao “IL Douttore” e outra vez 1:05 na ultima volta e…divertimo-nos que nem uns malucos (eu pelo menos, já que o Luís limitava-se a cantar os segundos para a meta mas os amigos e o estimado publico devem ter dado conta disso EH EH EH). Classificação após 10ª PEC: 102 + 753,5 = 855,5 pts
11ª PEC: O Circuito Vasco Sameiro ora cá está uma pista que tenho de ir re-conhecer num qualquer track day (foi a segunda vez na vida que por lá andei, pois já por lá tinha passado a dar 5 voltas no RPH 2007) pelo que por ora contabilizo 11 voltas à pista (nos treinos dei só 3 voltas, porque tive de ir à box fechar o capot com fita “americana” abria-se nas chicanas ou quando pisava um corrector mais alto, carros velhos é o que é…). Penso que nem correu mal de todo, pois o arranque parado no princípio da recta com a célula a meio da mesma (na zona da meta), condicionava (bastante) o tempo por volta, tendo-me ficado pelos 1:48” na volta de referência 1:46” na intermédia e 1:48 na 3ª volta (para um carro stock, com 800kg e 112cv e pneus de estrada penso não ser muito mau). Como o Renault Spider amarelo andou sempre próximo com um tempo de referência (possivelmente) mais rápido 1 a 2 segundos, logo pensei estar a ter um desempenho razoável, a confirmar pelos carros de 300cv a andarem encostados ao segundo 40. Classificação após 11ª PEC e Final: 163 + 855,5 = 1018,5 pts
Balanço da prova:
Do que gostei: • Da diversão e gozo que já cá canta, e este ninguém mo tira. • Do figurino da prova. • Das rampas • Dos kartódromos, com a natural excepção de VNPaiva (muito lento). • De ir ao Circuito Vasco Sameiro.
Não gostei: • De não haver umas PEC de regularidade entre rampas e/ou kartódromos (o Pinhão teria sido espectacular a 50 km/h), de forma a minimizar o impacto das ligações (tão grandes) e de equilibrar mais as diferenças das montadas. • De fazer os kartódromos no sentido contrário e a contrariar a dinâmica da sequência e desenho das curvas • De não haver resultados publicados com os tempos da ultima PEC (Braga). A credibilidade de uma qualquer prova desportiva, afere-se na transparência dos seus resultados. • De as penalizações de estrada terem sido “guardadas” para o final e não serem publicadas ao mesmo tempo das classificações PEC a PEC, contribuindo assim para a transparência dos resultados. • Do meu resultado, ainda para mais resultante de um erro (grosseiro), que seria facilmente anulado se as cartas de controlo também incluíssem os kartódromos (só seriam entregues num CH à saída dos mesmos, sendo que ficaria registada essa hora de saída, não dando azo a qualquer duvida, tanto à organização como aos concorrentes) e eliminaria “problemas”.
Sugestões: • Haver uma classificação separada para clássicos e para desportivos modernos (exemplo: viaturas construídas à mais e menos de 25 anos) • A malta que faz pódio (mesmo que seja na classe) anima-se com uma simples e singela taça ou troféu alusivo a essa classificação. Nesta edição só os primeiros é que foram contemplados • A inscrição dar a possibilidade de comprar um pacote completo com hotéis e refeições, de forma a incrementar o convívio entre a malta, “metendo-nos” a todos no mesmo espaço geográfico.
(Cont.)
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- 03/06/2009 às 21:05 |
Crónica de uma “velocidade” anunciada… Rali Verde Pino 2009 – a continuação da saga do pioneirismo.
Caríssimos:
Foi um rali espectacular… Não posso deixar de dar a minha perspectiva do mesmo, com espírito construtivo e de camaradagem no sentido de, ao expressar a minha opinião, dar dicas ou pontos de vista diversos no sentido da excelência para o mesmo (rali), para desse modo podermos desfrutá-lo no próximo ano. Foi um rali que teve a faculdade de permitir a integração fácil a quem habitualmente participa em track days, no espírito (cheirinho) das regularidades, coisa que já o Pedro Mendes Alves se tinha apercebido, e com o feed back de dois ou três amigos (das velocidades e das regularidades) montou uma prova muito engraçada e com a malta a tentar chegar lá acima sempre a “bombar”, que é no fim de contas aquilo que os “motoristas” gostam. Dar a esta prova um nome “histórico” do nosso panorama das regularidades (e do NDML) foi a “cereja” que provocou a curiosidade de todos, e logo na primeira edição deste formato se chegou aos 70 concorrentes (com grande ajuda dos carros desportivos actuais). Foi uma prova com a velocidade/rapidez como principal diferenciadora entre as equipas (as rampas e o circuito de Braga tinham “O” grande peso na pontuação e onde as montadas faziam “muita” diferença)
Talvez com um rácio desproporcionado na relação entre os kilometros de ligação e os kilometros de prova (600/40), com a competitividade em alta, fomos palmilhando os kilometros previstos no road book, e assim sendo cá vai a crónica em modo “Golf GTi inside” (os tempos são os que transcrevemos para o RB e de memória, já que no site do NDML mantem-se somente a classificação geral oficiosa):
1ª PEC: Kartodromo dos Milagres: Foi feito à noite, a partir da 22:00h. Para nós correu mais ou menos, porque sendo o Luís Sismeiro “maçarico” nestas lides (1ª prova de RR), cronometrou a primeira volta em 49s e 76 centésimas, pelo que decidimos acertar as outras duas voltas no tempo de 50segundos cada uma, e sairíamos da pista logo após os 2:30 da prova. Se assim o pensámos melhor o fizemos a cronometragem oficial é que depois deu a sua medida: 49/50/51 em cada uma das voltas, e resultado de 24 da Geral à saída do primeiro “embate”. Pecúlio: 78 pts
2ªe 3ª PEC: Rampa de Figueiró às 7:00 da matina, porreiro: penso que em relação a esta prova, não poderemos deixar de pensar que talvez fosse preferível ter sido feita um pouco mais tarde (só por causa da luz para os fotógrafos EH EH), mas como tínhamos que chegar a Murça, daí a ideia para fazer a prova a esta hora (tipo esticar o dia aproximando a prova a uma maratona que a fadiga também dá diferenças, em especial no lado dos clássicos, menos confortáveis e sem AC, mas como a opção foi nossa de usar um carrito de 1983… nada a reclamar). Os tempos aqui é que foram pior, já que o melhor que consegui foi 3:25” na primeira subida e com o levantar do pé “para acertar” a segunda, deu 3:26”… a malta dos clássicos lá da frente fizeram 3:13” (Paulo Grosso) e 3:15” (José Grosso). Pecúlio: 206,5 + 78 = 284,5pts
4ª PEC: Kartodromo de Poiares: Foi feito em sentido contrário ao habitual (à semelhança do de Leiria e de todos os outros), pelo que as curvas fecham de uma forma esquisita, tornando-as algo lentas, o que só beneficia a capacidade de explosão/rapidez dos carros mais recentes com muitos equídeos (mais de 240cv no caso dos Porsche, S2000 e Cupra). Ora lá fomos nós mais uma vez para a pista (ena, até parece que somos corredores) para dar aquela “coça” aos 112cv do GTi na primeira volta marca-nos o cronometro 1:02:27, vai dai apontamos a 2ª e 3ª volta para os 1:01 para ao entrarmos no segundo anterior compensarmos o hiato de tempo com que estávamos a penalizar. Quando saiu a pauta da organização (por volta da hora de almoço), esta ditou 1:02/1:02/1:02 e… nada mais. Por estas alturas já estávamos a subir na classificação, estando em 22º da Geral a uns míseros 2 ou 3 segundo do líder da nossa classe, o Ricardo Porém em BMW 320is (e que bela disputa tivemos durante toda a prova, não foi Ricardo???). Classificação após 4ª PEC: 93 + 284,5 = 377,5 pts
5ªe 6ª PEC: Rampa do Caramulo: Feita numa versão curta para depois podermos regressar ao Caramulo, fizemos 1:36 nas duas subidas, o que penso que não foi mau de todo, uma vez que igualámos o tempo do José Grosso e do Adalberto Melim. Acho que o facto de a Rampa não ser muito íngreme nem sinuosa, não penalizava sobremaneira o ter usado (em toda a prova) pneus Toyo CF1 de estrada, pelo que, se iam escorregando e andando para a frente também não “prendiam/travavam/atrapalhavam” os poucos cavalos, e foi o suficiente para acabar a rampa em 4ª velocidade (e quase a esgotar… LOL). Classificação após 6ª PEC: 96 + 377,5 = 473,5 pts
(Cont.)
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JOSE GROSSO - 03/06/2009 às 15:50 |
Sorry, o portatil tb é classico
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JOSE GROSSO - 03/06/2009 às 15:47 |
Boas a todos
Continuam sem sair as classificações completas do Rali Verde Pino 2009 versão velocidade x 2. Curiosidade o numero de s visitas feitas á classificação no site do NDML em apenas 3 dias. Vamos aguardar pacientemente
Saudações classicas
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Carecosta - 02/06/2009 às 09:27 |
A minha opinião: Desta vez sentei-me no banco do lado e, posso-vos dizer, tive um gozo do caraças e adorei faze-la com um piloto experiente extremamente rápido e seguro que foi buscar o seu antigo 5 GT Turbo com o qual tinha feito o troféu. Na verdade, o NDML veio introduzir um novo conceito de ralis que faltava, na minha opinião muito bem, dando a possibilidade de fazermos uma perninha a 'fundo' com aqueles classicos preparados de antigas provas de rali ou velocidade que estavam guardados no fundo da garagem por falta de oferta competitiva. Daí os meus parabéns ao Pedro Mendes Alves por ter arriscado este modelo! Dizer-se que foi uma regularidade, é querer-se esconder o sol com a peneira pois a prova pontuava 'tempos' e sendo assim, está tudo dito. E ainda bem que assim foi pois quem como eu acha que desporto motorizado é quem faz menos entre o ponto 'A' e o ponto 'B', esta prova tem tudo a ver comigo! Tal como o Paulo Marque já disse há que acertar a pontaria em alguns factos nomeadamente no controle dos tempos e na publicação dos resultados completos após as provas tal como vem no regulamento e organizar melhor as provas em pista nomeadamente nas entradas e saídas para que não hajam 'confusões' que depois não podem ser confirmadas a não ser por uma fita com um número da equipa escrito por um humano que pode falhar. Para isso existem as cartas de controlo que jamais devem deixar de fazer o seu papel: registar os tempos nas entradas e saídas de todas provas e isso só aconteceu nas rampas!!! Segundo consta foram estas confusões que ditaram a longa ausência do Verde Pino do nosso calendário. O facto é que hoje, terça-feira, ainda estou para saber porque de sábado à noite para domingo de manhã passei de 7º lugar para 12º, ou seja, não sei “qual”, “onde” e “como” foi feita a borrada!!! Outro pormenor menos agradável é sermos confrontados com classificações onde contam para a geral canhões modernos e…… pior de tudo, com ar condicionado!!!! É que fazer-se uma corrida num carro onde no habitáculo estão 40º e no outro a 20º, é profundamente injusto! [ private joke]. Parabéns à equipa do Ferodo Queimado que venceu a prova com o Nelson Mesquita/Mário em 1º e também por equipas, colocando 6 nos 14 primeiros lugares. Uma coisa é certa. Se forem limados alguns destes pormenores e se para o ano editarem esta prova nos mesmos moldas mas corrigindo alguns defeitos de organização e podem contar com a minha presença mas de rodinha na mão. Um abraço Francisco Santos Costa
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75america - 01/06/2009 às 19:05 |
(PA, afinal se calhar é preciso mais caracteres) continuação: do chauffer) na 1ª volta na pista dos milagres que fez com que saíssemos de Leiria quase em ultimos. De maneira que, às 3 da matina estávamos a mudar os pneus ao biscione e a colocar os originais. Preferimos ter um carro mais lento mas mais 'habitual' do que ter um mais rápido mas menos controlável. A 1ª passagem na rampa de Figueiró foi feita a medo e de maneira muito conservadora. De facto estava com medo das rampas e das velocidades estonteantes, num carro sem rollbar e outras coisas que tais. Assim, o 'factor cagaço' falou alto de mais. Na 2ª subida desci esse factor, que ainda assim tinha uma margem larga e podiamos ter feito uns 10 segundos a menos. Daí para a frente as rampas deixaram de meter medo. Não corremos riscos, a velocidade estonteante afinal não chegava para esgotar a 3ª, isto quando metiamos 3ª, que foi raramente. Este que tinha antecipado como um problema afinal não o foi. Não conhecer as rampas foi a principal dificuldade. Os kartódromos correram bem, fez-se o que se pôde com o 'mafia car', tanto em Poiares como em Baltar (uma barrigada de gozo, a fazer e a ver os outros fazerem!!), e em V.N.Paiva também correu bem, apesar de o traçado ser extremamente apertado/enrolado. Fomos subindo na classificação, até acabarmos em 14º, passando á frente de muitos que fizeram um ou outro disparate que deu direito a penalizações.
Uma palavra a esse navegador que é o João Martins, e que quando é para ralhar, ralha mesmo. Esteve impecável!
Ah e outra para o Alfa: Portou-se impecávelmente. Abraço Paulo Marques
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75america - 01/06/2009 às 19:04 |
Parabens aos vencedores Nelson Mesquita / Mario Marques / Seat Leon / Team Ferodo Queimado. Aproveitaram, e como diz o JF, COM MUITO TINO, a maquina infernal. Uma palavra para dizer que o meu habitual navegador Joao Martins teve aqui uma mão importante, ao iniciar o Nelson nestas lides de road books, cronómetros e acertar passagens ao segundo, metendo-lhe o bichinho no ultimo 'rally' do Ferodo Queimado. E que foi dando indicações e conselhos ao longo de toda a prova. Mas acima de tudo mérito para o Nelson/Mário e para o tal tino que demonstraram. Algumas curiosidades sobre os vencedores: - Não dormiram de sexta para sábado (e não, não andaram a treinar Figueiró!) - De vez em quando mandavam-nos sms tipo 'Aqui dentro está um frio que não se pode' ou 'as amigdalas já se estão a ressentir dos 18º aqui dentro'. Provocações de alguem com ar condicionado para outros sem ele, a destilar durante os 600km de percurso debaixo de um calor infernal...
Quanto ao rally em si: UNICO! Tem muito pouco a ver com as regularidades que conhecemos. E que foram lançadas há uns 17 anos, precisamente pelo Rally Verde Pino e pelo NDML. O NDML inovou há 17 anos, e parece-me que inova agora também. Um novo tipo de prova, um novo tipo de cliente. Algures entre os clientes habituais das regularidades históricas, e de outros tipos de provas, que têm carros bons mas que não podem participar em nada com esses carros simplesmente porque não há nada ... Não havia. Agora já há. Por isso incomparavél, ou unico.
Este primeiro Verde Pino 'Nova Geração' parece-me ter sido um primeiro tiro dado a olho. Foi quase certeiro, e agora é só ver onde caiu e fazer ligeiros ajustamentos à pontaria para os próximos.
Confesso que a ideia das rampas fechadas me intimidou um bocado, ao inicio por questões de segurança, mas mudei de opinião e já explico mais abaixo porquê.
Provavelmente fez falta pelo menos uma refeição em comum para todos os participantes, mas o figurino de cada um ter de se desenrascar é muito interessante porque permite 'redea solta' e a cada equipa gerir o tempo como muito bem entender.
Diversão à medida de cada um nos cerca de 40km cronometrados, e nos 500 e tal km de ligações. Que eram opcionais, já que cada um seguia para o próximo ponto de prova por onde quisesse. Quem não quiser dar grande desgaste á maquina ou não gostar de 100km de curvas consecutivas, pode sempre ir por AE. Não irá porventura disfrutar tanto.
Para quem não foi ou quem foi e não percebeu: É impossivel ganhar com um dos nossos queridos clássicos que usamos nas regularidades. Os melhores foram o Paulo Grosso /Susana, em 6º. Tiraram o que puderam daquele escort, complementando com tino no acerto das 'igualdades' e não penalizando extra-prova. Julgo que melhor não seria possivel. E teria sido pior concerteza se outras equipas, mais rápidas e com bolides modernos não tivessem penalizado extra prova. (Só para dar uma imagem do que quero dizer, subi de 27º para 14º á custa de penalizações de malta mais rápida).
Espirito a sério nos clássicos presentes! Não creio que o Tomás no volvo de 19 e troca o passo ou os homens dos R8 ou dos 127, ou dos manos no 911 de 68, se tivessem inscrito com ilusão de ganhar, mas não tenho duvidas que foram dos que mais gozaram e fizeram gozar quem os via. Que maravilha! Se a formula do 'Novo Verde Pino' não permite que ganhem, por outro lado deve ser um atractivo extra para que outros com carros dos 60s/70s apareçam e disputem a vitória da classe dos bem dispostos. Deixo aqui a sugestão para que a presença dos clássicos neste 'Novo Verde Pino' seja de alguma forma valorizada e acarinhada. A sua presença é um mimo e um charme, para a prova em si, para os espectadores, e para as populações por onde passa a caravana. Tipo joia de familia a fazer pandant com o fato Hugo Boss ultimo corte.
Espirito a sério nos pré-clássicos. Quem, como eu, tem lá um carro que é velho de mais para ser novo e novo de mais para ser clássico, tem aqui a oprotunidade de se divertir a valer. (Embora continue a ser impossivel ou quase ganhar num carro desta geração)
Prova em si: Nota máxima. Kartódromos/Rampas e circuito muito agradáveis. A unica excepção aqui é o kartódromo de V.N. Paiva: quase impratricável para qualquer veiculo de 4 rodas que exija carta de condução.
Parabens ao NDML pela prova que montou. Como disse acima, o primeiro tiro está dado, agora é ver onde caiu e fazer ajustamentos á pontaria dos próximos. Apenas ligeiros.
Equipa 41: Diversão ao mais alto nivel. O Alfa V6, como disse acima, é velho e novo demais para o que quer que seja, de maneira que o Verde Pino veio mesmo a calhar para ele mostrar do que é capaz. Com uma relação de caixa muito loooonga, o seu proprietário decidiu inventar uns pneus traseiros mais pequenos para corrigir isso. Além do aspecto rididulo com que ficou e dos comentários jocosos que despoletou, ficou com um comportamento no minimo... estranho. Vai daí, um tete (há que inventar desculpas para a falta de pericia
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Susana Cordeiro - 01/06/2009 às 18:13 |
Até que enfim cunhado que reconheceste que o meu Grosso é bom, porque nem tudo o que é Grosso o èahahaha O que eu quiz dizer é que tu podes ser um campeão de regularidades, mas se não tiveres uma formula que favoreça mais os clássicos ou um belo de um bólide ,não tens hipotese nenhuma. Bom quanto ao tipo de carro que cada um pode levar deverá ser critério da equipa e deveria poder optar por uma forma em clássicos ou outra em contemporâneos. Ali tu à partida na classificação geral ,estavas já em desvantagem, mas sabias que podias levar o teu carro do dia a dia. Nós optamos pelo clássicos mesmo a saber que iamos levar nas lonas. Foi um desafio à geral não à classe.
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João C. D. Martins - 01/06/2009 às 16:46 |
Boas
Antes de tudo quero mais uma vez dar os parabéns ao meu piloto por me ter proporcionado mais um excelente fim de semana ao seu lado, como sempre uma pilotagem magnifica, muito gozo e muita diversão.
Depois, também mais uma vez deixar os meus parabéns aos meus grandes amigos Nelson Mesquita/Mário Marques vencedores do rallye que levaram aquele electrodoméstico amarelo á vitória , esta vitória tem um sabor muito especial para mim de várias formas.
Quanto ao Verde Pino em si, acho que tem algumas coisas que têm de ser alteradas para aumentar o possível sucesso da prova, a componente regularidade deveria ser mais importante e mais penalizada, o figurino da prova como está é claramente favorável aos carros mais rápidos e eficazes. A rampa de Murça ficou longe de tudo, foram mais de 200 km de ligação para a ir fazer!!! Talvez se pudesse ter feito a coisa de outra forma, em todo o caso a estrada para ir para Murça era soberba!!!!!!!!
Foi um enorme prazer estar com o pessoal habitue destas andanças, sempre um enorme convívio e espírito de amizade e entreajuda.
Grande abraço
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Jose Familiar - 01/06/2009 às 16:20 |
Boa tarde mais uma vez, Com estas tretas do Past Copy, ficou informação essencial da coisa 'pendurada', ou seja, a primeira parte do meu Post, que passo a descrever:
Parabéns ao Nelson Mesquita, Navegador e Seat Leon 'Speedy Gonzalez' Cupra que ganharam bem esta novel prova no nosso panorama, ao Rui Salgado/Luis Godinho/Peugeot 306 GTi pelo magnifico desempenho de uma dupla das regularidades num carro aparentemente desactualizado e face à armada Porsche, S 2000 e outros 'etc' que por lá andavam, e ao outro das regularidades a fazer pódio, Jorge Dinis...
Bjs e abraços, JF
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Jose Familiar - 01/06/2009 às 16:02 |
Boa tarde, Parabéns ao Jorge Dinis que usou bem os 320cv da maquinaria Porsche Carrera 911 (996), e ao Fernando Azevedo, o cronometrista de serviço. Parabéns a todos os users deste fórum que participaram, alguns deles deu para vê-los passar. Em relação à 'nossa' prova, vou deixar o relato para mais tarde (quando houver tempo). Abraço JF
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JOSE GROSSO - 01/06/2009 às 15:27 |
Boa tarde Cunhada
Só um pequeno reparo, sobre os craques da regulariedade não terem hipotese. discordo Imagina que o teu marido que considero um grande craque de regularieddes tem levado o carro que anda todos os dias. o ... De certeza que estarias agora a juntar mais uma vitória de certeza ao vosso palmarés. mas sou eu a pensar. Não desfazendo dos vencedores do rali que ganharam bem com as armas que dispunham e com bastante tino.
Beijos e Abraços
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- 01/06/2009 às 12:34 |
Onde se lê slong deve ler-se slogan. obrigado
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Susana Cordeiro - 01/06/2009 às 12:22 |
Bom dia a todos À semelhança do que faço noutros rali, venho hoje aqui fazer a avaliação do rali Verde Pino. Bom, um novo formato??? Sem dúvida. Este foi o rali onde fizemos, num dia só, o maior nº de provas em velocidade. Um parque automóvel sem dúvida muito, muito recheado, onde os grandes maquinões nos intimidavam logo à partida. Ligações com muitos quilómetros, por boas estradas (com excepção de dois ou três quilómetros, mas sempre devidamente assinalados, onde os tempos de ligação nos permitiram parar aqui e ali, a beber uns copos e apreciar a paisagem). Os que apreciam menos este tipo de passeio em estradas secundárias, poderiam optar pela auto-estrada, uma vez que o percurso era sugerido e não obrigatório (portanto sem controle de passagem. As provas em si variaram a sua duração entre 00.01.30 +/ – 00.04.00” com excepção do autódromo. Houve sempre 2 mangas nas rampas e três passagens nos circuitos. Vamos então à análise critica da prova: Este novo formato de rampas e circuitos é ou não um novo figurino para as nossas regularidades??? Regularidade na verdadeira acepção da palavra??? Não! Da regularidade a que estamos habituados estas provas não tinham nada. Muito semelhantes às nossas super-especiais do Rali de Portugal. A grande diferença está no facto de cada concorrente poder estabelecer a sua própria média, tendo apenas como objectivo repeti-la na segunda e na terceira passagem. O difícil está é no facto de cada um de nós estabelecer o seu limite e aceitá-lo sem se sentir defraudado. Confesso que para mim foi difícil. Chegar ao kartódromo e levar com aquele parque automóvel intimidou grandemente o meu Ego. Perguntei ao piloto: -Vamos lá fazer o quê??? Resposta: Vamos come-los na regularidade! E foi, sem dúvida esta a diferença, mas mesmo assim não chegou para passar do 6º lugar. Portanto, regularidade neste rali, consistiu na repetição dos tempos. Agora é importante dizer-se, que todos os concorrentes tiveram antecipadamente acesso ao regulamento do rali, ao local das provas e à quilometragem, uma vez que este era bem claro, podiam sempre ter optado por não se inscrever. Nenhum concorrente pode dizer que este formato foi uma surpresa, a não ser que não tivessem lido o regulamento. Nota muito positiva para a segurança. Andar em prova sabendo que o troço está fechado é sem dúvida uma mais valia. Houve alguns problemas de cronometragem, penso que aí a organização terá que fazer algumas aferições. A parte social também na minha opinião deverá ser repensada. A fórmula de cálculo para as provas cronometradas penaliza muito os clássicos uma vez que não valorizava a diferença entre os tempos. Tentar estabelecer semelhanças com o antigo rali Verde Pino não tem sentido. Essa não era, penso eu ,também a intenção do NDML . Á semelhança do que se faz por essa Europa fora, o SLONG é “disfrute do seu carro com segurança numa formula muito simples de faze ralis”.Aqui os grandes craques da regularidade não fazem a diferença. Carro, cavalinhos e mãozinhas são a formula para o sucesso. Surge agarrado a isto, um grande problema de ego, porque à partida nós estamos logo em grande desvantagem. O NDML terá que se definir: Ou é para clássicos Ou para contemporâneos Ou para os dois, com formulas de calculo diferentes, com classificações por grupos: por um lado os clássicos, por outro os contemporâneos. Bom houve um piloto que veio falar connosco e dizer que estava envergonhado com os seus resultados quando comparado com os nossos naquele velho automóvel. Essas avaliações e diferenças poderão ver no site do NDML e fazer a vossa análise. Dá para perceber. Parabéns à organização marcaram a diferença. Pelo feed-baak da maioria dos concorrentes o resultado foi muito positivo, ouvi por exemplo o Luís Pereira referir várias vezes: -Isto sim é o meu rali. Para terminar gostaria de dar os meus parabéns ao meu piloto uma vez que o sexto lugar da geral, 1ª Ford ,1º da classe, 1º da categoria foi um resultadão. Ficar nos 1ºs dez, a tão poucos segundos dos 1ºs, com aqueles carros é comparar o incomparável. Andamos no nosso máximo, nos nossos limites de segurança, vibramos nas rampas, ralhamos nas contagens de voltas nos kartódromo e caímos na cama à 1.30 de domingo muito, muito satisfeitos, porque estávamos a dar nas lonas aos Honda S2000.
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JOSE GROSSO - 31/05/2009 às 23:05 |
Boa noite a todos
Como falamos neste forum sobre Ralis para Classicos, este Rali Verde Pino foi. EXPERIENCIA EM CLASSICO A NÃO REPETIR. Agora para quem tiver um super desportivo, novo ou semi-novo, desses que as melhores marcas produzem e quiser acelerar em pistas fechadas com cerca +- de .30 Km e estar disposto a uns 500 km em ligações é perfeito. Tem lugar logo á vontade do 7 primeiros lugares do classificação. Prova de regulariedade???, na pratica funcionou assim: tudo a fundo na primeira e segunda volta se treinado muito melhor. ou ser regular com a asneira que fizer na primeira volta. Agora do antigo Rali Verde Pino, só o nome e a maior parte dos colaboradores aos quais merecem um aplauso pelo trabalho que tiveram no fim de semana, já sobre o idealizador do Rali com alguns trunfos no final do Rali e arrogante. Para o ano que vem não vou a este Rali e mais não falo por hoje.
Abraços aos amigos que gostam de boas conversa, ambiente e carros clássicos nos Ralis de regulariedade
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PAULO JORGE GROSSO - 30/05/2009 às 05:28 |
CLASSIFICAÇÃO APÓS 1ª PEC
José Grosso Rui Salgado Adalberto Melim Nelson Mesquita Paulo Grosso Carlos Oliveira Carlos Pinto Miguel Marques Carlos Pereira Jorge Dinis
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António Ramos - 29/05/2009 às 08:08 |
Caro Paulo Grosso,
Com Amizade e muita consideração faço minhas as suas palavras. Ou seja, também não quero entrar em polémicas, mas, permita-me que faça uma correcção: a Clásica Ciudad de Léon realiza-se sempre no último fim-de-semana de Maio. Já se sabia desde a última edição em 2008 que este Rallye realizar-se-ia nesta data (último fim-de-semana de Maio)!
E, na minha modesta opinião nem haveria problema algum relativamente à coincidência de datas, não fosse o caso deste Rallye em Espanha, integrar o mais que interessante projecto: 'Challenge Ibérica de Rallyes de Regularidade'
Porém, sobre este assunto não valerá a pena 'chorar sobre o leite derramado' porque tudo acabou por correr bem, ou seja, o 'Verde Pino' conta com uma magnífica Lista de Inscritos e, a 'selecção portuguesa' que representará as cores nacionais por Terras de Léon está compostinha, por isso, tudo jóia! Como dizem os Espanhóis: 'no pasa nada, hombre! Tranquilo'...
Só é mesmo pena que tenham ficado em 'branco' (leia-se, ausência de Rallyes de Regularidade), dois fins-de-semana: o 2º e o 3º de Maio e, logo no último fim-de-semana registou-se esta coincidência! Paciência! Há que tentar evitá-la(s) no futuro próximo!
Mais uma vez renovo-lhe os meus votos para que a bem-vinda reedição do 'Verde Pino' venha a ser coroada com um estrondoso êxito!...
Um abraço,
António Ramos
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PAULO JORGE GROSSO - 28/05/2009 às 18:29 |
Caros amigos,
Em meu nome e do N.D.M.L quero agradecer as vossas simpáticas palavras.
Sem querer de modo nenhum entrar em polémica e simplesmente como esclarecimento, informo que a data do Verde Pino, foi marcada na FPAK, muito antes de ter sido divulgada a data de Leon, mas como se aguardava pelo parecer da Federação entendeu-se por bem não a divulgar de imediato. No entanto posso desde já adiantar, que em 2010, o Rallye Verde Pino realizar-se-á no mês de Março.
Amanhã á noite, iremos publicar as classificações da 1ª Pec e fotos dos particpantes. No sábado só lá mais para a noite.
Até amanhã.
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António Ramos - 28/05/2009 às 17:09 |
Antes que seja tarde e me ponha na alheta para Léon, junto-me ao côro de lamentações pela coincidência de datas entre o regresso deste mítico Rallye português e o primeiro Rallye da Challenge Ibérica 2009 - a X Clásica Ciudad de Léon, mas, como é óbvio, não quero deixar de felicitar o Paulo Grosso e o NDML pela excelente lista de inscritos (pena é que não sejam todos clássicos e, no máximo, estes mais os pré-clássicos - até 1993) e, desejar-lhes êxito na organização desta edição de relançamento do Rallye Verde Pino...
Um abraço,
António Ramos
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figueiredo - 27/05/2009 às 10:56 |
BOM DIA AMIGO PAULO GROSSO EM PRIMEIRO LUGAR QUERO-TE DAR OS PARABENS PELA EXCELENTE LISTA. DESEJO-TE A TI E A TODA A ORGANIZAÇAO AS MAIORES FELICIDADES. TENHO MUITA PENA DE NAO PODER PARTICIPAR NESSE GRANDIOSO RALI,MAS VOU CORRER A ESPANHA, E OS ORGANIZADORES TEEM DE COMEÇAR A VER AS DATAS NO PRINCIPIO DO ANO,E NAO AS ALTERAREM CONSTANTEMENTE,SO PREJUDICA OS CONCORRENTES. UM GRANDE ABRAÇO
TOFA
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José Segarra Marques - 26/05/2009 às 19:49 |
Meu Caro Paulo É com muita pena que não poderei estar convosco nesta reedição do 'Verde Pino' pela sobreposição de datas com o Léon onde iremos sentir a vossa falta. Como te recordas estive presente desde a primeira edição que foi no fundo o início do movimento das regularidades históricas em Portugal e também nas seguintes em que se evoluiu tanto que até o nome da prova mudou. Imagina que me dava muito gozo fazer a edição deste ano com o meu Riley One Point Five de 59!!! Dou-vos os meus parabens por esta nova iniciativa, e desejo as maiores felicidades a todos os concorrentes. Pessoalmente só lamento aceitrem-se 'carros tão recentes' ,mas isto sou eu a pensar só cá para mim... Grande Abraço Zé Segarra Marques
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Almeida - 26/05/2009 às 11:14 |
PG Como para nós és a face visível do Verde Pino, venho aqui deixar-te os votos de um bom regresso deste histórico rali, agora utilizando uma fórmula que penso ser inovadora em Portugal…Espero pelos comentários finais Que tudo corra pelo melhor Um Abraço PA
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PAULO JORGE GROSSO - 26/05/2009 às 10:42 |
Já se encontra publicada no site do Nucleo, a lista de inscritos definitiva do Rallye Verde Pino. WWW.KART-LEIRIA.COM
Para os que queiram dar um saltinho a Leiria, a 1ª Especial é no Kartódromo pelas 22 horas.
Até lá.
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João C. D. Martins - 22/05/2009 às 14:26 |
A uma semana do evento aqui fica a lista de inscritos que está publicada no site oficial:
1 Paulo Grosso Paulo Grosso Susana Cordeiro Ford Escort B7 2 Maia Racing Team Pedro Maia NN Honda S2000 E19 3 Bomcar, S.A. Ricardo Porém Manuel Porém BMW E30 320 IS D15 4 Samuel Jorge Samuel Jorge José Jorge Opel 904 SR C11 5 Jorge Filipe Baptista Jorge Filipe Baptista Jorge M. Baptista Toyota D15 6 Ferodo Queimado José Calado Maia Fernando Pina Datsun 1600 SSS C11 7 Ferodo Queimado Rodrigo Mil Homens Antero Mil Homens Cortina Lotus B7 8 Ferodo Queimado Tomás Baptista Luis Pereira Volvo 123 GT B7 9 José Luis Esteves José Luis Esteves José Ed. Ferreira Porsche 911 B8 10 Clube Honda S 2000 Miguel Bap. Marques Fernando Diniz Honda S 2000 F23 11 Rotamex, Lda. Francisco Monteiro António Monteiro Porsche 911 D16 12 Clube Honda S 2000 Carlos Madeira Pinto NN Honda S 2000 F23 14 Carlos Ed. Maciel Carlos Ed. Maciel Carlos Aniceto Mini 1000 C9 15 AJ Sport Luis Pedro Pereira Nuno Mig. Ferreira Peugeot 106 Rally E19 16 Solvitur Daniel Vieira NN Porsche 914 B7 17 Jorge Marques Jorge Marques Carlos Gama Honda S 2000 F23 18 Flávio Araújo Flávio Araújo José Araújo Ford Escort C11 19 Adelino Serrador Adelino Serrador Pedro Serrador Porsche 911 Carrera E20 20 António Leitão António Leitão Maria Luisa Leitão BMW 2002 C11 21 Abilio Machado Abilio Machado Rui Machado BMW 1602 C11 22 Jorcar Jorge Faria Simão Faria Porsche GT 2 F24 23 Clube Honda S 2000 Paulo Carvalho NN Honda S 2000 F23 24 Kankkunen Motorsport Alberto Pereira Nuno Tavares BMW 1602 C11 25 LehrenKraus Café Jorge Dinis Fernando Azevedo Porsche 911 F24 26 LehrenKraus Café Carlos Poças Luis Gonçalves Porsche 944 D16 27 Jorge Leite Jorge Leite Gonçalo Gil Peugeot 205 1.9 GTI D15 28 LehrenKraus Café Pedro Jácome João Gonçalves Mazda MX5 E19 29 Ferodo Queimado Adalberto Melim Rui Alves Alfa Romeo B7 30 Ferodo Queimado Paulo Marques João Martins Alfa Romeo 3.0 D16 31 Ramiro Fernandes Ramiro Fernandes NN Fiat Spyder Abarth C11 32 UHC Portugal Manuel João Marques NN Lotus Elan E20 33 Fernando C. Filho Fernando C. Filho Pedro Salvador Ferrari Scuderia F24 34 Eurorentlei Rally Hist. José Grosso João Sismeiro BMW 2002 TII C11 35 Ferodo Queimado Américo Vic. Antunes Francisco Costa Renault 5 GT Turbo D15 36 António Barbosa António Barbosa João Alves Lancia Delta HF E19 37 Tomás Burguete Tomás Burguete NN Nissan GTR F24 38 Paulo Umbelino Paulo Umbelino NN Nissan 350 Z F24 39 Ferodo Queimado José Matos NN Renault 5 GT D15 40 Creative Partner Filipe Freitas Nuno Ferreira BMW 2002 B7 41 Jorge Almeida Jorge Almeida NN Austin Cooper S' B6 42 Paulo Ribeiro Paulo Ribeiro NN Porsche 944 Turbo D16 43 António Magalhães António Magalhães NN VW Golf GTI E19 44 Luis Garcia Luis Garcia Rui Martins Alfa Romeo 75 D15 45 José Carlos Cunha José Carlos Cunha Pedro Antunes Porsche 911 2.7 RS B8 46 Pedro Azeredo Pedro Azeredo Fernando Prata Renault Sport Spider E19 47 Carlos Pereira Carlos Pereira Maria Mend. Alves Renault Sport Spider E19 48 Albino Abrantes Albino Abrantes Bernardo Abrantes F. Escort Twim Cam B7 49 António Coimbra António Coimbra NN Porsche Carrera GT F24 50 Ficacém, S.A. Pedro Matias Pedro Rodrigues Abarth 500 14 TB F24 51 Paulo Fonseca Paulo Fonseca Ana Taveira Porsche 997 Carrera F24 52 Rui Fonseca Rui Fonseca Wende Klun Ford Mustang B8 53 Pinto da Gama Pinto da Gama Hernani Gama Datsun 1600 SSS C11 54 Luis Caixeiro Luis Caixeiro Valter Mesquita Renault Gordini B6 55 Eurorentlei José Familiar Hugo Soares VW Golf GTI D15 56 Hugo Marques Hugo Marques Marta Lopes Lancia Delta D16 57 Paulo Botelho Paulo Botelho Sonia Botelho R. Megane Sport F23 58 Filipe Vasconcelos Filipe Vasconcelos NN Porsche 911 S B7 59 Samuel Gomes Samuel Gomes André Catarino Simca 1100 PR 60 Vitor Cardeira Vitor Cardeira Luis Cardeira Fiat 127 C9 61 Promapa Rui Salgado Luis Godinho Peugeot D15 62 José Manuel Graça José Manuel Graça Ivan Graça Renault R 8 S B6 63 Promapa José Santos NN Ford Escort RS C11 64 Bruno Cortinhas Bruno Cortinhas NN Lancia Delta E19 65 Nelson Mesquita Nelson Mesquita NN Seat Leon Turbo F24 66 António Pinto António Pinto NN Fiat Spyder Abarth C11 67 Grupo Somafre HRT André Freire Egas Bastos Porsche 911T C12 68 Carlos Oliveira Carlos Oliveira NN Porsche 997 F24 69 Automagazine Manuel Silva Filipe Fernandes Albarth 500 F24 70 Bruno Ferreira Bruno Ferreira Artur Pinto Honda Civic PR 71 Nuno Azevedo Nuno Azevedo António Moreira Porsche 996 Turbo F24
A coisa promete -)
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PAULO JORGE GROSSO - 28/04/2009 às 23:07 |
Sucesso garantido.
O Rallye Verde Pino regressa com uma excelente lista de inscritos. A poucos dias do fecho das inscrições, a organização agradece desde já, a todos os que confirmaram a sua presença. Nesta data a lista é a seguinte:
LISTA DE INSCRITOS CONCORRENTE 1º CONDUTOR 2º CONDUTOR AUTOMÓVEL G/C 1 Paulo Grosso Paulo Grosso Susana Cordeiro Ford Escort B7 2 Maia Racing Team Pedro Maia NN Honda S2000 E19 3 Bomcar, S.A. Ricardo Porém Manuel Porém BMW E30 320 IS D15 4 Samuel Jorge Samuel Jorge José Jorge Opel 904 SR C11 5 Jorge Filipe Baptista Jorge Filipe Baptista Jorge M. Baptista Toyota D15 6 José Calado Maia José Calado Maia Fernando Pina Datsun 1600 SSS C11 7 Ferodo Queimado Rodrigo Mil Homens Antero Mil Homens Cortina Lotus B7 8 Ferodo Queimado Tomás Baptista Luis Pereira Volvo 123 GT B7 9 José Luis Esteves José Luis Esteves José Ed. Ferreira Porsche 911 B8 10 Clube Honda S 2000 Miguel Bap. Marques Fernando Diniz Honda S 2000 F23 11 Rotamex, Lda. Francisco Monteiro António Monteiro Porsche 911 D16 12 Clube Honda S 2000 Carlos Madeira Pinto NN Honda S 2000 F23 13 Carlos Ed. Maciel Carlos Ed. Maciel Carlos Aniceto Mini 1000 C9 14 AJ Sport Luis Pedro Pereira Nuno Mig. Ferreira Peugeot 106 Rally E19 15 Solvitur Daniel Vieira NN Porsche 914 B7 16 Jorge Marques Jorge Marques Carlos Gama Honda S 2000 F23 17 Flávio Araújo Flávio Araújo José Araújo Ford Escort C11 18 José M. Esp. Santo José M. Esp. Santo NN Ford Escort RS C11 19 Adelino Serrador Adelino Serrador Pedro Serrador Porsche 911 Carrera E20 20 António Leitão António Leitão Maria Luisa Leitão BMW 2002 C11 21 Abilio Machado Abilio Machado Rui Machado BMW 1602 C11 22 Jorcar Jorge Faria Simão Faria Porsche GT 2 F24 23 Clube Honda S 2000 Paulo Carvalho NN Honda S 2000 F23 24 Kankkunen Motorsport Alberto Pereira Nuno Tavares BMW 1602 C11 25 LehrenKraus Café Jorge Dinis Fernando Azevedo Porsche 911 F24 26 LehrenKraus Café Carlos Poças Luis Gonçalves Porsche 944 D16 27 Jorge Leite Jorge Leite Gonçalo Gil Peugeot 205 1.9 GTI D15 28 LehrenKraus Café Pedro Jácome João Gonçalves Mazda MX5 E19 29 Ferodo Queimado Adalberto Melim Rui Alves Alfa Romeo B7 30 Ferodo Queimado Paulo Marques João Martins Alfa Romeo 3.0 D16 31 Ramiro Fernandes Ramiro Fernandes NN Fiat Spyder Abarth C11 32 UHC Portugal Manuel João Marques NN Lotus Elan E20 33 Fernando C. Filho Fernando C. Filho Pedro Salvador Ferrari Scuderia F24 34 Eurorentlei Rally Hist. José Grosso João Sismeiro BMW 2002 TII C11 35 Ferodo Queimado Américo Vic. Antunes Francisco Costa Renault 5 GT Turbo D15 36 António Barbosa António Barbosa João Alves Lancia Delta HF E19 37 Tomás Burguete Tomás Burguete NN Nissan GTR F24 38 Paulo Umbelino Paulo Umbelino NN Nissan 350 Z F24 39 Ferodo Queimado José Matos NN Renault 5 GT D15 40 Creative Partner Filipe Freitas Nuno Ferreira BMW 2002 B7 41 Jorge Almeida Jorge Almeida NN Austin Cooper S' B6 42 Paulo Ribeiro Paulo Ribeiro NN Porsche 944 Turbo D16 43 António Magalhães António Magalhães NN VW Golf GTI E19 44 Luis Garcia Luis Garcia Rui Martins Alfa Romeo 75 D15 45 José Carlos Cunha José Carlos Cunha Pedro Antunes Porsche 911 2.7 RS B8 46 Pedro Azeredo Pedro Azeredo Fernando Prata Renault Sport Spider E19 47 Carlos Pereira Carlos Pereira Maria Mend. Alves Renault Sport Spider E19 48 Albino Abrantes Albino Abrantes Bernardo Abrantes F. Escort Twim Cam B7 49 António Coimbra António Coimbra NN Porsche Carrera GT F24 50 Ficacém, S.A. Pedro Matias Pedro Rodrigues Abarth 500 14 TB F24 51 Paulo Fonseca Paulo Fonseca Ana Taveira Porsche 997 Carrera F24 52 Rui Fonseca Rui Fonseca Wende Klun Ford Mustang B8 53 Pinto da Gama Pinto da Gama Hernani Gama Datsun 1600 SSS C11 54 Luis Caixeiro Luis Caixeiro Valter Mesquita Renault Gordini B6 55 Eurorentlei José Familiar Hugo Soares VW Golf GTI D15 56 Hugo Marques Hugo Marques Marta Lopes Lancia Delta D16 57 Paulo Botelho Paulo Botelho Sonia Botelho R. Megane Sport F23 58 Filipe Vasconcelos Filipe Vasconcelos NN Porsche 911 S B7 59 Samuel Gomes Samuel Gomes André Catarino Sinca 1100 PR
G/C = Grupo e Classe NN = Não nomeado PR = Protótipo
Devido ao grande entusiasmo manifestado, o N.D.M.L. decidiu aceitar como limite 70 equipas. Poderão consultar no site do clube a lista de Hoteis recomendados e dentro de poucos dias será publicada a lista de Restaurantes.
Mais informações em
www.kart-leiria.com
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João C. D. Martins - 22/04/2009 às 09:23 |
Mais uns inscritos...
50 Ficacém, S.A. Pedro Matias Pedro Rodrigues Abarth 500 14 TB F24 51 Paulo Fonseca Paulo Fonseca Ana Taveira Porsche 997 Carrera F24 52 Rui Fonseca Rui Fonseca Wende Klun Ford Mustang B8 53 Pinto da Gama Pinto da Gama Hernani Gama Datsun 1600 SSS C11 54 Luis Caixeiro Luis Caixeiro Valter Mesquita Renault Gordini B6 55 Eurorentlei José Familiar Hugo Soares VW Golf GTI D15
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José António - 21/04/2009 às 23:09 |
Olá Clássicos Amigos,
Pois toda a razão tem o Amigo João Queiroz: uns não vão porque e os outros porque também... Não sei!
Mas tem a haver precisamente porque estas regularidades tem alguma velocidade e como já referi anteriormente uns também não vão aos de regularidade porque mesmo áquelas médias que ´Voces tão bem sabem andar achavam pouco ou monótono!
Agora 'deixam-nos' andar depressa e também não vão?
Como disse nesse post anterior, estive quase contratado para ir com o 'Kikas' que iria retirar da garagem o Porsche das 6h de Braga. E porque achou interessantíssimo esta classe que possibilita fazer 'só' a parte de velocidade e que segundo o próprio lhe 'daria um gozo'... Mas que pena coincidir com o Rias Baixas, onde vão os três Porsche clássicos (aqueles 'tipo Almeras', feitos na Foz Car).
È que mesmo para acompanhar na estrada, deve ser espectacular.
Bom, mas tenho informação segura de que as inscrições já ultrapassam a meia centena e mesmo na lista provisória aqui colocada não me chama á atenção este tipo de inscritos.
Portanto esta minha 'achega' era para motivar mais um ou outro (e porque não outros), concorrentes que gostam mesmo da velocidade e que até podem levar o seu Clássico até á entrada das pec's em cima do reboque ou atrelado, fazerem a referida pec, carregar e seguir para a próxima - esta sim a grande novidade desta classe criada para permitir precisamente esta possibilidade.
Cordiais Saudações Clássicas, José António.
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75america - 17/04/2009 às 03:38 |
46 Pedro Azeredo Pedro Azeredo Fernando Prata Renault Sport Spider E19 47 Carlos Pereira Carlos Pereira Maria Mend. Alves Renault Sport Spider E19 48 Albino Abrantes Albino Abrantes Bernardo Abrantes F. Escort Twim Cam B7 49 António Coimbra António Coimbra NN Porsche Carrera GT F24
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PAULO JORGE GROSSO - 16/04/2009 às 16:45 |
LISTA DE INSCRITOS (provisória15/04/2009)
1-Paulo Grosso-Paulo Grosso/Susana Cordeiro -Ford Escort -B7 2-Maia Racing Team-Pedro Maia/NN -Honda S2000 -E19 3-Bomcar, S.A.-Ricardo Porém/Manuel Porém -BMW 320 IS-D15 4-Samuel Jorge-Samuel Jorge/José Jorge -Opel 904 SR-C11 5-Jorge Baptista-Jorge Baptista/Jorge M. Baptista -Toyota-D15 6-José Maia-José Maia/Fernando Pina -Datsun 1600 SSS-C11 7-Rodrigo Mil Homens-Rodrigo Homens/Antero Homens -Cortina Lotus-B7 8-Ferodo Queimado-Tomás Baptista/Luis Pereira -Volvo 123 GT-B7 9-José Luis Esteves-José Luis Esteves/José Ed. Ferreira -Porsche 911-B8 10-Clube Honda S 2000-Miguel Bap. Marques/Fernando Diniz -Honda S 2000-F23 11-Rotamex, Lda.-Francisco Monteiro/António Monteiro -Porsche 911-D16 12-Clube Honda S 2000-Carlos Madeira Pinto/NN -Honda S 2000-F23 13-Carlos Ed. Maciel-Carlos Ed. Maciel/Carlos Aniceto -Mini 1000-C9 14-AJ Sport-Luis Pedro Pereira/Nuno Mig. Ferreira -Peugeot 106 Rally-E19 15-Solvitur-Daniel Vieira/NN -Porsche 914-B7 16-Jorge Marques-Jorge Marques/Carlos Gama -Honda S 2000-F23 17-Flávio Araújo-Flávio Araújo/José Araújo -Ford Escort-C11 18-José M. Esp. Santo-José M. Esp. Santo/NN -Ford Escort RS-C11 19-Adelino Serrador-Adelino Serrador/Pedro Serrador -Porsche 911 Carrera-E20 20-António Leitão-António Leitão/Maria Luisa Leitão -BMW 2002-C11 21-Abilio Machado-Abilio Machado/Rui Machado -BMW 1602-C11 22-Jorcar-Jorge Faria/Simão Faria -Porsche GT 2-F24 23-Clube Honda S 2000-Paulo Carvalho/NN -Honda S 2000-F23 24-Kankkunen Motorsport-Alberto Pereira/Nuno Tavares -BMW 1602-C11 25-LehrenKraus Café-Jorge Dinis/Fernando Azevedo -Porsche 911-F24 26-LehrenKraus Café-Carlos Poças/Luis Gonçalves -Porsche 944-D16 27-Jorge Leite-Jorge Leite/Gonçalo Gil -Peugeot 205 1.9 GTI-D15 28-LehrenKraus Café-Pedro Jácome/João Gonçalves -Mazda MX5-E19 29-Ferodo Queimado-Adalberto Melin/Rui Alves -Alfa Romeo -B7 30-Ferodo Queimado-Paulo Marques/João Martins -Alfa Romeo 3.0-D16 31-Ramiro Fernandes-Ramiro Fernandes/NN -Fiat Spyder Abarth-C11 32-UHC Portugal-Manuel João Marques/NN -Lotus Elan-E19 33-Fernando Duarte Filho-Fernando Duarte Filho/NN -Lotus Elise R-F23 34-Eurorentlei Rally Hist.-José Grosso/João Sismeiro -BMW 2002 TII-C11 35-Américo Antunes-Américo Vic. Antunes/Francisco Costa -Renault 5 GT-D15 36-António Barbosa-António Barbosa/João Alves -Lancia Delta HF-E19 37-Tomás Burguete-Tomás Burguete/NN -Nissan GTR-F24 38-Paulo Umbelino-Paulo Umbelino/NN -Nissan 350 Z-F24 39-Ferodo Queimado-José Matos/NN -Renault 5 GT-D15 40-Creative Partner-Filipe Freitas/Nuno Ferreira -BMW 2002-B7 41-Jorge Almeida-Jorge Almeida/NN -Austin Cooper S'-B6 42-Paulo Ribeiro-Paulo Ribeiro/NN -Porsche 944 Turbo-D 43-António Magalhães-António Magalhães/NN -VW Golf GTI-E 44-Luis Garcia-Luis Garcia/Rui Martins -Alfa Romeu 75-D15 45-José Carlos Cunha-José Carlos Cunha/Pedro Antunes -Porsche 911 2.7 RS-B8
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João Queiroz - 31/03/2009 às 07:12 |
Bom dia, Aqui está um bom exemplo da actual situação das regularidades em Portugal. 1. A FPAK cobra taxas elevadíssimas e, em tempo de crise, aumenta esses custos para os clubes. Malandros (não fui eu que disse, mas até posso subscrever) 2. O calendário está uma mxxxa, com os clubes a atrasarem tudo para o fim do ano, havendo poucas provas até Setembro e depois “cai” tudo em três meses. Não ajuda em nada nestes tempos de, chamemos-lhe, incerteza (também subscrevo) 3. Há um clube que relança uma prova que ficou no imaginário dos concorrentes (não me posso pronunciar porque, infelizmente, já não é “do meu tempo”), com um figurino nitidamente “anti-crise”, procurando limitar custos e oferecendo um conjunto de provas ideais para o que podemos chamar de velocidade regularidade e que dá a/uma resposta aos que dizem que as regularidades são lentas, etc. 4. Sobre custos, temos: 300 euros mais duas dormidas para quem não for de Leiria ou Braga e respectivos arredores (120 euros?), já que, comer, penso que comemos todos os dias. Também não são exigidas licenças, nem nada de especial para os carros em termos de segurança. Em minha opinião estes dois factos deveriam merecer alguma reflexão, mas não quero que me chamem “velho do Restelo” (só porque não vivo no referido Bairro) 5. Também não conto que o pessoal pense em ir treinar. Ou estarão, e isso está a dar que pensar quanto ao aumento de custos?
E, com isto tudo, o que é que o gajo quererá dizer, perguntarão vocês?
Pois que não vejo inscrições vindas dos habituais concorrentes da regularidade.
Já sei que:
a. Alguns vão a León. b. Outros não gostarão da regularidade / velocidade. c. Haverá quem ache que, sem provas de estrada (mesmo que fosse no tipo de regularidade em estrada aberta e médias “normais”), a prova fica desequilibrada em favor da velocidade. d. O Verde Pino não conta para nenhum troféu, mesmo que, quase todos, digamos que isso de campeonatos não interessa para nada. e. Outros gostam de deixar tudo para o fim, mesmo depois de passados os prazos e, aí que se lixem os organizadores que têm de suportar todos os custos de preparação e depois ficam a agarrar a barriga, esperando que os clientes se cheguem “à frente” e eles consigam cobrir esses custos. f. Outros não podem, ponto (é o meu caso, pelo menos po enquanto)
Para os outros todos pergunto:
I. Se pensam ir, não acham que era bom fazer a inscrição com antecedência? II. Ou, então, porque não fazemos aqui os nossos comentários às provas, se são boas ou más, se deviam ser assim ou assado, se os organizadores nos merecem ou não confiança, em vez de centrarmos as críticas nos tais malandros que, parece, são a (única) origem de todos os males?
Saudações desportivas (e matinais)
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José António - 30/03/2009 às 21:33 |
Olá Clássicos Amigos,
Olá Pedro Mendes Alves,
Estás de parabéns por terem conseguido criar mais esta categoria «proto» e assim motivarem mais uns quantos inscritos e na minha opinião também mais 'uma visibilidade' para o rali.
Conforme conversámos no sábado de manhã em Braga e com o Amigo Joaquim Bessa que pensou logo em poder utilizar o Porsche que utilizou no fim do ano passado nas 6 H de Braga.
Infelizmente parece-me que não vai ser possível só porque estará ao lado do Carlos Santos no Porsche da Foz Car no Rali Rias Baixas, e tão somente por a data ser coincidente.
De todo o modo é uma mais valia a considerar por outros pilotos até porque poderemos ver evoluir automóveis da velocidade e afinal de contas num terreno que lhes agrada bastante e direi até favorável como é o caso das rampas e circuitos em pista fechada.
Cordiais Saudações Clássicas, José António.
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RUI ALVES - 30/03/2009 às 11:17 |
Cópia do e_mail recebido do Pedro Mendes Alves
'... Bom dia A grande NOVIDADE do Rallye Verde Pino ao dia de hoje,não é o ritmo elevado de inscrições (Fecho a valor reduzido até dia 15 de Abril) ,mas sim a criação do GRUPO PROTO.Este destina-se a todas as viaturas que não podem circular na via publica.Assim estas viaturas poderão participar nesta prova, utilizando transporte por atrelado ou outros,entre as diversas provas de Circuito ou Rampas. Programa GRUPO PROTO 29 de Maio Circuito Kartodromo de Leiria 30 de Maio Rampa de Figueiró dos Vinhos Rampa do Caramulo Rampa de Murça Circuito de Karting de Baltar 31 de Maio Circuito Vasco Sameiro
Conto Convosco Saduações Desportivas Pedro Mendes Alves ...'
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PAULO JORGE GROSSO - 19/03/2009 às 12:35 |
Bom dia,
Como podem vêr no site www.kart-leiria.com, as inscrições continuam a chegar a bom ritmo.
E já existem algumas equipas curiosas e outras que telefónicamente já confirmaram a sua presença, também essas muito interessantes.
A organização conta limitar as inscrições a 50 equipas, por isso caros amigos mandem o papelinho.
Até já.
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PAULO JORGE GROSSO - 09/03/2009 às 22:10 |
Caros amigos,
Estão a chegar a bom ritmo as inscrições para o inovador Verde Pino 2009.
A organização continua os preparativos.
Dentro de poucos dias mais informações.
Saudações clássicas.
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Ivo Tavares - 30/01/2009 às 19:33 |
Esqueçam não é Asturias é a de LEON da Challenge Ibérica.......eu sabia que era em Espanha só a Geografia é que falhou. :P
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Miguel Fernandes - 30/01/2009 às 19:15 |
Não se esqueçam do reboque, do passaporte técnico e das licenças desportivas.
hahahahhahahahahha
Saudações Clássicas MF
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João Botequilha - 30/01/2009 às 18:58 |
Oh Ivo estás um bocadinho baralhado com as datas. As Astúrias em Maio ?
Beijinhos
Magda
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Ivo Tavares - 30/01/2009 às 18:29 |
Venho só aqui deixar uma palavra de incentivo ao NDML por pôr de pé este Rali do qual já tanto ouvi falar, que o meu Pai e Mãe já fizeram e que gostaria muito de fazer. Mas esta edição em princípio não vai dar porque já estou contratado para as Asturias.
Mas numa próxima oportunidade espero não faltar.
Grande Abraço
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RUI ALVES - 30/01/2009 às 14:10 |
Boa Paulo,... !!! Grande novidade... Espero tudo de bom para a prova e que seja um 'classico' nos Ralis de Regularidade (Já que o 1º Verde Pino de Regularidade já faz 17 anos). Valent'abraço RA
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