|
|
MG BGT
|
|
|
|
|
|
|
|
MENSAGEM |
De: |
José António |
Data/Hora: |
30-05-2009 às 09:14 |
Assunto: |
45o. RALLYE RÍAS BAIXAS VODAFONE |
Mensagem: |
Olá Clássicos Amigos,
'Directamente' da Sala de Prensa deste Rallye sediado no recinto feiral de Vigo, vou dando as notícias sobre a participaçao da dupla CARLOS FILIPE SANTOS / JOAQUIM BESSA em PORSCHE 911 SC.
Ontem ao fim da tarde realizou-se o 1o. troço em Samil, ali mesmo na avenida em frente á praia.
Grande expectativa criada pelo speaker de serviço em relaçao á equipa portuguesa relembrando os feitos do piloto local BenY Fernandez.
A formaçao portuguesa tem como adversários nos Clássicos duas equipas espanholas ambas em Ford Escort, embora uma num MK1 e outra em MK2.
Neste primeiro troço e logo após o arranque o motor calou-se e valeu a Grande experiência de Kikas Bessa que junto do publico conseguiu umas garrafas de água para deitar em cima da igniçao eletrónica, que foi substituida quando chegou á asistência. Só que com isto tudo perderam-se 9 preciosos minutos.
Ainda assim e logo que o 'laranjinha voltou a falar' foi o espectáculo possível, pois segundo Carlos Santos mais nada havia a perder... portanto arrancou os aplausos de milhares de pessoas distribuidas ao longo de todo o percurso.
Hoje pela manha estao disputados 2 troços. Mais tarde trarei os tempos, pois estao para chegar de novo ao pavilhao de feiras onde está tambem a assistência durante toda a prova.
Aproveito a oportunidade para desejar a todos os Amigos nos Ralies Verde Pino e de Leon os meljores êxitos.
Cordiais Saudaçoes Clássicas, José António.
|
|
|
Respostas
relacionadas: |
|
José António - 31-05-2009 às 16:40 |
Olá Clássicos Amigos,
Antecipadamente Grato ao Hélder por me ter ajudado a terminar esta crónica porque infelizmente fui chamado para ir ao encontro do Porsche 911 SC que como já é do Vosso conhecimento não terminou a prova. Só agora foi possível voltar porque hoje de manhã fui dar uma “ajudazita” no final do Passeio Road Book de Stª Mª da Feira.
Ainda assim explico melhor: fui chamado para ir carregar o automóvel, uma vez que a cerca de 2.000 metros do último troço a desistência foi inevitável. Aconteceu numa altura em que a dupla Carlos Santos / Joaquim Bessa tinham decidido não se resignar ao 2º lugar e tentaram a vitória nesta 45ª edição do Rallye Rías Baixas, dos concorrentes inscritos nos Clássicos. O Carlos Filipe perguntou ao “Kikas” qual era a atitude em relação ao derradeiro troço e porque são pilotos Porsche foi decidido “correrem” até ao fim. O que é certo é que na altura da desistência já tinham recuperado o 1º lugar pois tinham mais de 30” de avanço sobre o piloto/preparador Ogando do Ford Esco rt MK1 que venceu com todo o mérito porque afinal levou o carro até ao final, uma vez que a dupla do MK2 do Grupo Base já tinha abandonado por problemas graves na caixa de velocidades.
Para mim também é rali o facto de ter tido a sorte de ter sido convidado por tão prestigiada equipa do Centro Porsche do Porto / Foz Car que também nos cedeu um espectacular e novo Porsche Cayenne Diesel para a assistência. De confirmar que o Sr. Carlos Santos “pai” continua a ser um Grande Homem e piloto pois tive o privilégio de o acompanhar bem como ao seu Amigo José Manuel na deslocação ao 1º troço na 6-feira á tarde, onde desfrutámos de todo um ambiente que juntou, segundo a organização, na praia de Samil cerca de 50 mil pessoas. O numero de espectadores foi mesmo uma constante em todos os troços da prova pois não havia km de estrada sem um “aglomerado” de pessoas que “mui aficionados” davam o apoio aos participantes. Ainda o ter a companhia dos Srs. Campos e Armando, do “Mestre” Eduardo da Garagem Aurora porque com eles aprendemos todos os dias.
De ter como Amigos o Chano Carrera, Rodrigo Alonso e Nelson Cardoso que ficaram com o Carlos Filipe e o “Kikas Bessa” até ao fim, ou seja aguardaram que chegássemos para colocar o belo 911 SC no atrelado tendo mesmo diligenciado para jantarmos junto.
Depois é sempre salutar estarmos a jantar e entrarem cinco espanhóis que depois de breves momentos dizem para o Carlos Filipe: «ès el hombre do Porsche – Gracias por teres vindo ao Rallye e por termos disfrutado de tan belo coche» - reconfortante após a desistência e ainda prometeram vir vê-lo no Circuito da Boavista no RSR.
Não termino sem deixar os Parabéns a toda a equipa organizadora desta prova. Revemos Amigos que estão a trabalhar para tão prestigiada organização como podemos por exemplo verificar nas fotos do “901”, o “speaker” Javier Iglesias, no podium com o GT3 dos vencedores – os manos Vallejo.
Pronto para repetir, assim que possível…
Cordiais Saudações Clássicas, José António.
|
|
Helder Valente - 31-05-2009 às 13:15 |
A pedido de José António, que a estas horas estará na sua casa de praia, aqui vai a restante informação: Como já foi dito, a dupla Carlos F Santos/ J Bessa, não conseguiu durante a tarde manter o 1º lugar entre os clássicos devido a questões eléctricas. No último troço do rali agravou-se de tal forma, que não conseguiram terminar. foi pena! O rali foi ganho à geral por Sérgio Valejo/Diego Valejo (habitual participante no Rali T. da Maia) em Porsche GT3, em carro idêntico Miguel Fuster/José Medina ficam em 2º lugar e em 3º Xevi Pons/Alex Haro em Lancer Evo X que vencem também o grupo N. Os clássicos foram ganhos por Fernando Ogando/Esteban Juncal em Escort MK I
|
|
José António - 30-05-2009 às 18:26 |
Olá Clássicos Amigos,
Hora do lanche e pequenos problemas atrasam a equipa do Centro Porsche Porto / Foz car.
A grande experiência de Mestre Eduardo de novo em evidência, uma vez que com o calor a aumentar monta em paralelo outra igniçao electrónica. Precisamente antes do troço 7, Joaquim Bessa é 'obrigado' a fazer a ligaçao para a nova igniçao.
Depois na última pec desta ronde há falhas na alimentaçao do Porsche e é assim que acabam esta nona pec.
Revisao efectuada e já estao 'na carretera' para os cerca de 32 kms finais e tentar recuperar o primeiro lugar, distante 37''.
Entretanto na 'outra carrera' problemas graves no lider, com a transmissao esquerda do Porsche GT3, que ainda assim foi substituida demorando 13' a retirar e 9' a colocar a nova, acarretando uma penalizaçao á dupla dos manos Vallejo.
Cordiais Saudaçoes Clássicas, José António.
|
|
José António - 30-05-2009 às 13:33 |
URGENTE... Grande noticia!
Eles aí estao para o almoço e nao é que já recuperaram sendo que neste momento lideram. Assim: CARLOS SANTOS / JOAQUIM BESSA, PORSCHE 911 SC 1h04'19.9'' German Gomes / Ventura Jimenez, F. Escort RS 2000 1h04'20.4'' Fernando Ogando / Esteban Juncal '' MK 1 1h04'21.3''
Até mais logo, J.A.
|
|
José António - 30-05-2009 às 13:11 |
Regressemos...
já com 5 'tramos' disputados temos que no 1o. (nr.2) da manha e nada do agrado do piloto do Porsche principalmente por ter um piso muito irregular, Carlos Santos / Joaquim Bessa fazem o 3o. tempo, falando-Vos sempre que sao três concorrentes Clássicos.
Troço nr.3 e eis que a 'nossa' dupla faz o melhor tempo começando a recuperar, passando de novo no parque de assistência onde Mestre Eduardo, Srs. campos e Armando pouco mais fazem do que verificar níveis e lavar os vidros.
Recomeçam com a repetiçao do 1os. troços da manha e no 1o. deles lá voltamos a ter o 3o. tempo mas muito mais rápido que na 1a. passagem. No troço 5, ganham destacados da concorrencia.
Com mais um troço novo acaba a 'manha desportiva' deste Rali Rias Baixas.
Após nova passagem pela assistência e depois de 'os assistir' voltarei com a classificaçao, 'do meio dia' actualizada, adiantando no entanto que a dupla do Porsche continua na 3a. posiçao fruto da penalizaçao de ontem que ainda assim teve uma atenuante porque foi-lhes considerado o tempo do pior classificado, estando mais precisamente a cerca de 17 segundos do 2o. lugar.
Por mera informaçao no 'outro' rali, Sergio Vallejo / Diego Vallejo em Porsche 911 GT3 lideram, seguidos de Xevi Pons / Alex Haro num Mitsubishi Lancer Evo X, e na 3a. posiçao Miguel Fuster / Jose Medina noutro Porsche 911 GT3.
Cordiais Saudaçoes Clássicas, José António.
|
|
|
|
|
|