MG BGT
  VII Rally Ciudad de Vigo
 Eduardo Sánchez
 30-09-2013 às 12:27
  Rali das Donas.
 Eduardo Sánchez
 20-06-2013 às 09:02
  Passeio Clássicos Alentejo 24 a 26 Maio
 camposerrabrava
 25-04-2013 às 10:56
  6º dição Passeio Road Book Santa Maria da Feira
 Abílio Gonçalves
 23-01-2013 às 18:44
  Rally Fm d''Ano Figueira Foz 2012-13
 Abílio Gonçalves
 25-11-2012 às 21:22


 MENSAGEM
 De:  José António
 Data/Hora:  30-05-2009 às 09:14
 Assunto:  45o. RALLYE RÍAS BAIXAS VODAFONE
 Mensagem:
 Olá Clássicos Amigos,

'Directamente' da Sala de Prensa deste Rallye sediado no recinto feiral de Vigo, vou dando as notícias sobre a participaçao da dupla CARLOS FILIPE SANTOS / JOAQUIM BESSA em PORSCHE 911 SC.

Ontem ao fim da tarde realizou-se o 1o. troço em Samil, ali mesmo na avenida em frente á praia.

Grande expectativa criada pelo speaker de serviço em relaçao á equipa portuguesa relembrando os feitos do piloto local BenY Fernandez.

A formaçao portuguesa tem como adversários nos Clássicos duas equipas espanholas ambas em Ford Escort, embora uma num MK1 e outra em MK2.

Neste primeiro troço e logo após o arranque o motor calou-se e valeu a Grande experiência de Kikas Bessa que junto do publico conseguiu umas garrafas de água para deitar em cima da igniçao eletrónica, que foi substituida quando chegou á asistência.
Só que com isto tudo perderam-se 9 preciosos minutos.

Ainda assim e logo que o 'laranjinha voltou a falar' foi o espectáculo possível, pois segundo Carlos Santos mais nada havia a perder... portanto arrancou os aplausos de milhares de pessoas distribuidas ao longo de todo o percurso.

Hoje pela manha estao disputados 2 troços.
Mais tarde trarei os tempos, pois estao para chegar de novo ao pavilhao de feiras onde está tambem a assistência durante toda a prova.

Aproveito a oportunidade para desejar a todos os Amigos nos Ralies Verde Pino e de Leon os meljores êxitos.

Cordiais Saudaçoes Clássicas,
José António.
 Respostas relacionadas:
  José António - 31-05-2009 às 16:40
 Olá Clássicos Amigos,

Antecipadamente Grato ao Hélder por me ter ajudado a terminar esta crónica porque infelizmente fui chamado para ir ao encontro do Porsche 911 SC que como já é do Vosso conhecimento não terminou a prova.
Só agora foi possível voltar porque hoje de manhã fui dar uma “ajudazita” no final do Passeio Road Book de Stª Mª da Feira.

Ainda assim explico melhor: fui chamado para ir carregar o automóvel, uma vez que a cerca de 2.000 metros do último troço a desistência foi inevitável.
Aconteceu numa altura em que a dupla Carlos Santos / Joaquim Bessa tinham decidido não se resignar ao 2º lugar e tentaram a vitória nesta 45ª edição do Rallye Rías Baixas, dos concorrentes inscritos nos Clássicos.
O Carlos Filipe perguntou ao “Kikas” qual era a atitude em relação ao derradeiro troço e porque são pilotos Porsche foi decidido “correrem” até ao fim. O que é certo é que na altura da desistência já tinham recuperado o 1º lugar pois tinham mais de 30” de avanço sobre o piloto/preparador Ogando do Ford Esco rt MK1 que venceu com todo o mérito porque afinal levou o carro até ao final, uma vez que a dupla do MK2 do Grupo Base já tinha abandonado por problemas graves na caixa de velocidades.

Para mim também é rali o facto de ter tido a sorte de ter sido convidado por tão prestigiada equipa do Centro Porsche do Porto / Foz Car que também nos cedeu um espectacular e novo Porsche Cayenne Diesel para a assistência.
De confirmar que o Sr. Carlos Santos “pai” continua a ser um Grande Homem e piloto pois tive o privilégio de o acompanhar bem como ao seu Amigo José Manuel na deslocação ao 1º troço na 6-feira á tarde, onde desfrutámos de todo um ambiente que juntou, segundo a organização, na praia de Samil cerca de 50 mil pessoas.
O numero de espectadores foi mesmo uma constante em todos os troços da prova pois não havia km de estrada sem um “aglomerado” de pessoas que “mui aficionados” davam o apoio aos participantes.
Ainda o ter a companhia dos Srs. Campos e Armando, do “Mestre” Eduardo da Garagem Aurora porque com eles aprendemos todos os dias.

De ter como Amigos o Chano Carrera, Rodrigo Alonso e Nelson Cardoso que ficaram com o Carlos Filipe e o “Kikas Bessa” até ao fim, ou seja aguardaram que chegássemos para colocar o belo 911 SC no atrelado tendo mesmo diligenciado para jantarmos junto.

Depois é sempre salutar estarmos a jantar e entrarem cinco espanhóis que depois de breves momentos dizem para o Carlos Filipe: «ès el hombre do Porsche – Gracias por teres vindo ao Rallye e por termos disfrutado de tan belo coche» - reconfortante após a desistência e ainda prometeram vir vê-lo no Circuito da Boavista no RSR.

Não termino sem deixar os Parabéns a toda a equipa organizadora desta prova.
Revemos Amigos que estão a trabalhar para tão prestigiada organização como podemos por exemplo verificar nas fotos do “901”, o “speaker” Javier Iglesias, no podium com o GT3 dos vencedores – os manos Vallejo.

Pronto para repetir, assim que possível…

Cordiais Saudações Clássicas,
José António.
  Helder Valente - 31-05-2009 às 13:15
 A pedido de José António, que a estas horas estará na sua casa de praia, aqui vai a restante informação:
Como já foi dito, a dupla Carlos F Santos/ J Bessa, não conseguiu durante a tarde manter o 1º lugar entre os clássicos devido a questões eléctricas. No último troço do rali agravou-se de tal forma, que não conseguiram terminar. foi pena!
O rali foi ganho à geral por Sérgio Valejo/Diego Valejo (habitual participante no Rali T. da Maia) em Porsche GT3, em carro idêntico Miguel Fuster/José Medina ficam em 2º lugar e em 3º Xevi Pons/Alex Haro em Lancer Evo X que vencem também o grupo N.
Os clássicos foram ganhos por Fernando Ogando/Esteban Juncal em Escort MK I
  José António - 30-05-2009 às 18:26
 Olá Clássicos Amigos,

Hora do lanche e pequenos problemas atrasam a equipa do Centro Porsche Porto / Foz car.

A grande experiência de Mestre Eduardo de novo em evidência, uma vez que com o calor a aumentar monta em paralelo outra igniçao electrónica.
Precisamente antes do troço 7, Joaquim Bessa é 'obrigado' a fazer a ligaçao para a nova igniçao.

Depois na última pec desta ronde há falhas na alimentaçao do Porsche e é assim que acabam esta nona pec.

Revisao efectuada e já estao 'na carretera' para os cerca de 32 kms finais e tentar recuperar o primeiro lugar, distante 37''.

Entretanto na 'outra carrera' problemas graves no lider, com a transmissao esquerda do Porsche GT3, que ainda assim foi substituida demorando 13' a retirar e 9' a colocar a nova, acarretando uma penalizaçao á dupla dos manos Vallejo.

Cordiais Saudaçoes Clássicas,
José António.
  José António - 30-05-2009 às 13:33
 URGENTE... Grande noticia!

Eles aí estao para o almoço e nao é que já recuperaram sendo que neste momento lideram.
Assim:
CARLOS SANTOS / JOAQUIM BESSA, PORSCHE 911 SC 1h04'19.9''
German Gomes / Ventura Jimenez, F. Escort RS 2000 1h04'20.4''
Fernando Ogando / Esteban Juncal '' MK 1 1h04'21.3''

Até mais logo,
J.A.
  José António - 30-05-2009 às 13:11
 Regressemos...

já com 5 'tramos' disputados temos que no 1o. (nr.2) da manha e nada do agrado do piloto do Porsche principalmente por ter um piso muito irregular, Carlos Santos / Joaquim Bessa fazem o 3o. tempo, falando-Vos sempre que sao três concorrentes Clássicos.

Troço nr.3 e eis que a 'nossa' dupla faz o melhor tempo começando a recuperar, passando de novo no parque de assistência onde Mestre Eduardo, Srs. campos e Armando pouco mais fazem do que verificar níveis e lavar os vidros.

Recomeçam com a repetiçao do 1os. troços da manha e no 1o. deles lá voltamos a ter o 3o. tempo mas muito mais rápido que na 1a. passagem.
No troço 5, ganham destacados da concorrencia.

Com mais um troço novo acaba a 'manha desportiva' deste Rali Rias Baixas.

Após nova passagem pela assistência e depois de 'os assistir' voltarei com a classificaçao, 'do meio dia' actualizada, adiantando no entanto que a dupla do Porsche continua na 3a. posiçao fruto da penalizaçao de ontem que ainda assim teve uma atenuante porque foi-lhes considerado o tempo do pior classificado, estando mais precisamente a cerca de 17 segundos do 2o. lugar.


Por mera informaçao no 'outro' rali, Sergio Vallejo / Diego Vallejo em Porsche 911 GT3 lideram, seguidos de Xevi Pons / Alex Haro num Mitsubishi Lancer Evo X, e na 3a. posiçao Miguel Fuster / Jose Medina noutro Porsche 911 GT3.

Cordiais Saudaçoes Clássicas,
José António.