Jantes MOMO 13 para VW Golf, Pólo...
  VII Rally Ciudad de Vigo
 Eduardo Sánchez
 30-09-2013 às 12:27
  Rali das Donas.
 Eduardo Sánchez
 20-06-2013 às 09:02
  Passeio Clássicos Alentejo 24 a 26 Maio
 camposerrabrava
 25-04-2013 às 10:56
  6º dição Passeio Road Book Santa Maria da Feira
 Abílio Gonçalves
 23-01-2013 às 18:44
  Rally Fm d''Ano Figueira Foz 2012-13
 Abílio Gonçalves
 25-11-2012 às 21:22


 MENSAGEM
 De:  José António
 Data/Hora:  10-07-2011 às 09:02
 Assunto:  Algarve Classic Cars
 Mensagem:
 Olá Clássicos Amigos,

Olá Paulo Almeida, e, os "outros" Amigos,

Nós que por aqui ficamos (no meu caso até a trabalhar como é o caso de hoje aqui no aeroporto desde as 7h!), não temos direito a saber nada sobre a prova???

Soube telefónicamente dos 2 primeiros, mas nem sei a diferença...

Obrigado,
Cordiais Saudações Clássicas,
José António.

 Respostas relacionadas:
  Ivo Tavares - 16-07-2011 às 16:12
 Boas tardes então cá vai um relato na 1ª pessoa do Algarve Classic Cars 2011.


Para mim neste momento o Algarve Classic Cars perfila-se como o derradeiro "reduto" dos puros Ralis tipo FIVA. Como tal há alguns meses em conversa com o Tiago Câmara, o meu piloto para o ACC combinámos que iríamos fazer o mesmo num Oldsmobile Sedan de 1930. Uma aventura.
Depois de alguns azares, nas 500 Milhas com o Mercedes ao qual saltaram as porcas das rodas, e na Volta Histórica a Sintra com o Rover no qual se partiu a correia da distribuição, estávamos um pouco apreensivos e em jeito de brincadeira pensávamos que raio se iria avariar desta vez.
O Tiago na véspera disse-me cheio de sentimento: "Ivo, com este não há nada a fazer, pode estar 2 meses na oficina que se lhe apetecer dar o "amoke" dá mesmo".
Eu só lhe dizia: "Não te preocupes que a carroça aguenta"

Como não há uma sem duas, nem duas sem três, sendo esta a 4ª prova em conjunto desde que se iniciaram os azares eu pensei: Bem desta é que vai ser.
Puro engano ou talvez não, desta vez o azar foi do camião que transportou o nosso carro mais uns quantos para o Algarve que avariou um apetrecho qualquer ainda em Lisboa durante o processo de carregamento dos carros....... enfim!

Tudo resolvido e ala para o Algarve onde já estava tudo a postos, e "aquele ambiente" que só o Algarve Classic Cars tem já se respirava.

À partida tínhamos como objectivo ganhar a Categoria C e tentar fazer um brilharete na Geral Ponderada. Se o primeiro foi difícil graças à boa prova dos Viegas, o segundo depois da prova acho que realmente é muito muito difícil. Mas prometo que para o próximo ano vamos tentar fazer melhor.


A PROVA:

6ª feira começa sempre com a tradicional PEC do Casino. O objectivo foi não comprometer nada e lá fizémos a coisa certinha e direitinha, como diz o meu amigo João Vaz "by the book".
Naqueles breves metros entre a Marina, fazer a PEC do casino e depois ir atestar o carro e deixá-lo já preparado para o dia seguinte fiquei com a mínima sensação de "tou mesmo lixado porque se falha a mínima coisa nunca mais atino com os tempos". Decidi então fazer tudo à hora de prova para não ter que andar ocupado com cronometros nem nada, foi um relógio de pulso digital para a prova toda.
Sábado lá partimos e na primeira ligação fazendo umas contas de cabeça rápida cheguei à conclusão de que o ACC naquele carro é a mesma coisa que fazer o Rali Rainha Santa Sport numa bomba decente. Ligações muito apertadinhas e ando sempre atrasado hahahahaha

Enfim voltando ao ACC 2011 logo na primeira PEC de Sábado distracção matinal, demorei muito a dizer uma nota e oooppsss lá perdemos a velocidade de cruzeiro e primeiro que isto arranque toma lá uma banhada no primeiro controle. O resto da manhã correu sem sobressaltos, tirando as ligações à rasquinha e algumas partes do percurso mais a subir em que os "mecos" teimosos fugiam um pouco à frente do carro assim do género jogar a apanhada.
Resultado no fim da manhã, éramos 7º Geral Ponderada e 1º da Categoria C mas com apenas 2 segundos de avanço para os Viegas.

A tarde começou com aquela ligação entre Portimão e Armação de Pêra que para nós demorou uma eternidade e confesso que me adormeceu. Quando iniciámos o circuito de Armação de Pêra confesso que não sei o que me deu na cabeça mas obriguei o Tiago a fazer aquilo hiper devagar.......... tão devagar que a dada altura acho que vi um caracol a passar ao lado e a buzinar. Dentro do carro aquilo bateu exactamente CERTINHO como eu queria......... o problema é que esse CERTINHO passou o tempo limite máximo em 5 segundos e toma lá uns 500 pts de borla.
O resto da tarde que era muito trabalhosa em termos de contas e afins correu bem e fizémos apenas 19 segundos = 190pts na tarde toda.
No final do dia o resultado era 6º Geral Ponderada e 1º Categoria C já com uma vantagem "folgada" para Domingo.

Domingo correu sem problemas, fizémos o Kartódromo literalmente "a fundo" e mesmo assim levámos 7 segundos no fim. :P mas a carroça não dáva mesmo para mais.
Posto isto ainda nos passaram na Geral Ponderada as manas Queiroz no Fiat 124 e o Grosso/Sismeiro no BMW 1600 Tii.

Resumindo e concluido, foi uma experiência incrível, andar num carro daqueles é qualquer coisa inimaginável até nos sentarmos lá, e uma prova competitiva naquilo é uma coisa que recomendo vivamente a toda a gente. Espero poder repetir tal experiência para o ano.

Obrigado Tiago.

Grande Abraço a todos e até ao próximo.
  José António - 12-07-2011 às 22:04
 Olá Miguel,

Mas então já para a reforma???

Isso é que era bom! Temos que te "aturar mais uns bons pares de anos", seja a navegar ou a conduzir - senão diz-me uma coisa: por ex, com quem é que o Vítor Morais se iria confrontar no tema, com um piloto Toyota versus Datsun?

E terás de pensar ao contrário - e agora outro exemplo - o resultado deste ano no Bairrada...

Abraço Amigo,
José António.
  José António - 11-07-2011 às 17:35
 Boa tarde,

Chegadas agora deste fds magnífico só temos que agradecer ao Luìs de Brito pela excelente prova que montou, ao nosso "patrão" pelo empréstimo do "tubarão", à Guida (nossa "tubaroa-mor") pela diversão e boa-disposição durante toda a prova e a todos com quem convivemos.
Foi, sem dúvida nenhuma, um excelente fds.

Um grande beijinho,
Isabe, Iolanda e Helena.
  José António - 11-07-2011 às 17:34
 Boa tarde,

Chegadas agora deste fds magnífico só temos que agradecer ao Luìs de Brito pela excelente prova que montou, ao nosso "patrão" pelo empréstimo do "tubarão", à Guida (nossa "tubaroa-mor") pela diversão e boa-disposição durante toda a prova e a todos com quem convivemos.
Foi, sem dúvida nenhuma, um excelente fds.

Um grande beijinho,
Isabe, Iolanda e Helena.
  Miguel Fernandes - 11-07-2011 às 15:11
 Caros amigos,

Encarando esta prova como a maior concentração de clássicos do Pais, não menosprezando a parte desportiva e seus campeões, encaro-a como uma excelente oportunidade de treino para navegação à vista (sem instrumentos).

Infelizmente para mim nem estas têm corrido bem. Tudo se resume a uma grande falta de concentração da minha parte. Desculpa Sinel.

Não se admite erros como aquele que aconteceu, e muito menos eu admito ou aceito este tipo de erros. São demasiado básicos e infantis para acontecerem. Não sei se bem ou mal, mas sou mais exigente comigo do que com terceiros. Vai demorar muito tempo a digerir estas duas situações. Desculpa Sinel.

Quando não tenho tempo para preparar as provas, quando tenho que navegar e fazer contas ao mesmo tempo as coisas correm muito bem. Tenho muita dificuldade em fazer este tipo de coisas sem stress. Desculpa Sinel.

O que me custa ainda mais, é fazer Equipa com um Amigo, ele ter uma expectativa, e essa sair desfraldada por um erro tão básico. Desculpa Sinel.

O que se tem passado durante o último ano, em termos privados e nos últimos 3 anos em termos desportivos. Desde falhanços consecutivos, acidentes, etc. Leva-me a pensar se não está na altura da reforma. Talvez sim, talvez não. Vamos ver como corre o processo de digestão....

Um grande abraço a todos
Um muito especial para o Sinel
Saudações Clássicas
  Ana BV - 11-07-2011 às 10:02
 Bom dia

Foi um fim de semana muito bem passado, mais uma vez à altura do Luís Brito. Parabens! As minhas navegadoras... excelentes. Divertimo-nos bastante e penso que o clima dentro do carro foi uma mistura de brincadeira com uma competitividade meio escondida, da parte das três meninas. Muito obrigada meninas! Obrigada também ao ''patrão'', por nos ter emprestado o ''tubarão'', vocabulario original usado dentro da viatura, e nos ter proporcionado este excelente fds.
Quanto ao esclarecimento sobre as pontuações, nós ficamos a 7 segundos do 1º e o 3º ficou a apenas 4 décimas de segundo de nós. Felizmente, no domingo só soubemos que a diferença no dia anterior era só de 4 decimas depois da última prova, caso contrário tinhamos certamente feito asneira maior na última prova.
Bjs
  José António - 10-07-2011 às 20:26
 Então António Ramos, continuamos com o que me fizeram chegar as minhas filhas a "bordo" do BMW da equipa que terminou na 2ª posição...

Geral Ponderada: 1º - João Castro Pires / Teresa Romãozinho - Alfa Romeo Duetto
2º - Ana Margarida Valente / Helena Carvalho - BMW 2000 CS
3º - Pedro Jerónimo / Carlos Hipólito - Porsche 356 Cabrio
4º - Jorge Mendes Dias / Teresa M. Dias - Porsche 911 T
5º - Bruno Rodrigues / Carmo Rodrigues - Triumph TR4
6º - Marta Queiroz / Pipa Queiroz - Fiat 124 Spider
7º - José Grosso / João Sismeiro - BMW 1600 Ti
8º - Tiago Camara / Ivo Tavares - Oldsmobile Sedan
9º - Albert Eberhard / Monique Eberhard - Mercedes 500 K
10º - João Botequilha / Magda Ferreira - Opel Kadett Coupe LS

Penso que "as" segundo classificadas ficaram a 6 segundos do 1º e que o "avanço" para o terceiro foi de 4" (carece confirmação), mas ainda assim tudo muito renhido.

E pronto! Esperamos e aguardamos «pacientemente» por mais novas... Relatos dos intervenientes, enfim o habitual.

Cordiais Saudações Clássicas,
José António.
  António Ramos - 10-07-2011 às 16:39
 Apoiado José António!... Concordo plenamente com o desabafo!... Eu então, não sei rigorosamente nada!