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 MENSAGEM
 De:  José António
 Data/Hora:  17-06-2011 às 22:40
 Assunto:  Grande Prémio Histórico do Porto
 Mensagem:
 Olá Clássicos Amigos,

Já "rodaram" hoje os Clássicos na cidade do Porto.

Muitos carros diferentes dos que habitual mente vemos nas "nossas" regularidades.
Sim é verdade, mas outros têm semelhanças.

Mas também lá estão os que fazem regularidades.
Além de pilotos, como o António Silva num muito bonito Cooper S dos «Talhos Bem Servir», também o Mauro Fernandes no "habitual" Ford Escort RS 2000 e que hoje nos treinos livres faz o segundo tempo e com "escorregadelas" à campeão... Não, não foi da chuva porque ainda treinaram em seco, mas foi mesmo verificado no final dos treinos que tinha um amortecedor da frente partido!

Mas está pronto para amanhã e lá estaremos "de madrugada" (ás 9h00!) para os apoiar nos treinos cronometrados e depois aguardar pela corrida ao final da tarde.

Ao contrário estão também os que habitualmente estão na velocidade e depois estão connosco nos ralis de regularidade, como por exemplo o Fernando Soares sempre "a fundo" no Fait 128 ou noutra corrida num Cooper S.

Mas estivemos com muito «Boa Gente» das regularidades, e, um ponto de encontro foi mesmo na tenda da Retromobilia o stand da Auto VINTAGE, onde a vedeta principal é o 2 CV que a Eurorentlei inscreveu para o José Familiar / João Sismeiro no "Monte Carlo Histórico".

Estamos pois a tempo de nos encontrarmos por lá amanhã ou depois e ficamos então a "torcer" pelos nossos regularistas em pista, ficando provado pelo Mauro que o mesmo automóvel Clássico serve para as duas funções- o Mauro retirou as alcatifas, os bancos, colocou uma bacquet, trocou as suspensões e já está - afinal como "viamos" fazer na época!

Cordiais Saudações Clássicas,
José António.
 Respostas relacionadas:
  Mauro Fernandes - 23-06-2011 às 14:20
 Boas.

Junto anexo o link do filme da ultima corrida.

http://www.youtube.com/watch?v=r_qlBSl9hDY

Obrigado

Mauro
  Mauro Fernandes - 20-06-2011 às 22:51
 Olá a todos.
Antes de mais, quero agredecer desde já a atenção que o Zé teve para comigo e para com o Toni durante todo este fim de semana.
Obrigado Zé António pelo apoio antes, durante e depois das entradas em pista.
Correr na Boavista é uma oportunidade única que não quis deixar passar. Foi a minha segunda participação (à dois anos fui com o Cooper S), peguei no meu carro de regularidade (Escort X-Pack) e fui para o Porto.
Inscrevi-me nos Pré 66 e 70´s. Pareceu-me o mais acertado tendo em conta o nivel de preparação do meu carro.
Infelizmente e como o Zé já disse, para mim foi um fim de semana azarado
Alterei o carro apenas a nivel de interiores, retirando tudo o que estava a mais, incluindo terratrip e montei uma Backet, cintos e pouco mais. Mudei as molas da frente, baixei o carro 4cm e endureci a suspenção. Slicks montados e ála que se faz tarde.
Na sexta-feira, treinos livres, parti a suspenção da frente do lado direito, derreti literalmente as pastilhas e as pinças do escort (originais), e fiz o 2º melhor tempo. Durante a noite foi tudo arranjado e acabei por fazer um upgrade forçado a nível de travões.
No Sábado de manha foram os treinos cronometrados, voltei a fazer o 2º melhor tempo e bati de frente na entrada da circunvalação. Nada de grave, apenas plástico e fibra partida, nada que o escort já não estivesse habituado. Fita americana e tinta tartaruguinha branca para o acabamento e ficou pronto para a primeira corrida durante a tarde. Parti em segundo, mantive-me por aí até meio da primeira volta e na subida da Avenida da Boavista, senti o volante a ceder alguma coisa que não percebi bem o que era. O suficiente para acabar por me distrair e ser ultrapassado logo pelo Couceiro no 1904 Sr e pelo Antero Silva no XJ12C. Continuo na minha, atrás do XJ12C e na descida da circunvação, na entrada para o S da meta, ultrapasso-o pela direita, entro bem no dito S e saiu de frente com o volante na mão (um AVO que adorava e agora não recomendo a ninguém). Desta vez não bati mas juro que foi o maior susto da minha vida. O remédio foi desistir e arranjar um volante para o dia seguinte.
No Domingo, já com volante novo no escort, tive que partir em ultimo. Paciência. Assim foi, arranquei, no final da primeira recta ultrapassei 5 carros, entre a Anémona e o Castelo do Queijo foram mais 2, na subida da Boavista foram 3, entre a Boavista e a Circunvalação (Vilarinha) foram mais 4 e acabo a primeira volta em 7 lugar. Estava literalmente a "correr tudo sobre rodas", corria tudo às mil maravilhas. Na segunda volta ultrapasso mais 2 carros e começo a rodar sozinho pois os 4 primeiros já levavam alguma distância. No final da terceira volta ao começar a descer a circunvalação já estou a chegar à traseira do Porsche 914/6 do João Matos e à frente dele vai o XJ12C do Antero. O Antero na ultima curva antes do S da meta despistou-se (poderá ter apanhado um pouco de oleo que um mustang deixou espalhado na pista na volta anterior) e ficou atravessado no meio da pista. Aquela curva é feita a fundo. O João Matos conseguiu desviar-se e encostar, enquento que eu perante um panorama destes, também me tentei desviar do Jaguar, não lhe bati mas fiz 1 pião e bati ligeiramente no muro com a roda do lado direito. Nada de especial, empenou uma violete e desalinhou a direção. O susto, esse é que foi grande mais uma vez. Entrei para as boxes, alinharam-me o carro a olho e ainda consegui acaber a corrida em 16º da geral, o ultimo dos que acabaram.lol.
Como vêm não foi um fim de semana de sonho, mas foi um fim de semana que de certeza não vou esquecer.
Antes de acabar quero agradecer à equipa fantástica de assistência que me preparou o carro e o conseguiu por sempre pronto durante o fim de semana. Obrigado Narciso, Jorge, Toni, Sérgio, Rui, Celso e Luís.

PS: Paulo estou muito bem obrigado e pronto para mais umas corridas. O Escort está parecido com o final das ultimas 24Horas de Portugal, mas como disseste e bem, nada que não se arranje.

Abraços e obrigado

Mauro Fernandes


  José António - 20-06-2011 às 22:19
 Olá Clássicos Amigos,

Olá Paulo,

De "regresso à antena" para Agradecer, também, as tuas palavras - sabes que escrevi o que é verdade (e porque sei que me arranjavas um lugar na equipa, nem que fosse para colocar cimento ou varrer a pista!).

O que não é verdade e rectifico é que quem partiu o motor foi um Ford Mustang e não um Camaro (embora tenha saudades destes últimos).

Quanto ao Mauro, não havia "nada a assinalar" e aguardamos que o próprio venha por aqui!

Cordiais Saudações Amigas,
José António.
  Paulo Almeida - 20-06-2011 às 09:05
 

Obrigado pelas simpaticas palavras.

Em primeiro lugar espero que esteja tudo bem com o Mauro e acidente não tenha deixado marcas...no corpo porque as dos carros têm solução.

Relativamente aos outros "regularistas" presentes as minhas felicitações pelo desempenho.

Efectivamente o nosso Fernado Silva ainda me "desasssossegou" na semana passada, mas alguns trabalhos de casa relativoas ao RS fnão me deixaram viajar ao Porto no fim de semana.

De qualquer forma obrigado pela tua informação que aqui ficou
PA

  José António - 19-06-2011 às 22:49
 Olá Clássicos Amigos,

Já acabaram as corridas no Porto para este f-d-s!

Como este tópico não despertou curiosidade, acrescento que ontem as provas decorreram menos bem para o Mauro, com um pequeno toque, mas recuperado o Ford Escort para hoje e saindo da última posição e quando já rodava na 4ª posição, o Mauro foi envolvido num acidente na recta da meta, num local muito rápido.

Um concorrente de um Camaro partiu o motor e o óleo ficou por ali espalhado.
Antero Silva no Jaguar faz um pião bate de um e outro lado e o Mauro logo atrás não consegue evitá-lo.

O Mini do António Silva rodou "normalmente" sendo que precisa de muitos mais kms neste tipo "de andanças" - não é fácil chegar a um circuito urbano em estreia absoluta e rodar "noutro patamar".

Mas não posso terminar sem o destaque do Pedro Couceiro.
Também estamos habituados a encontrá-lo nas regularidades, ora de Opel 1904 SR, ora de BMW 635.
Pois levou ao circuito da Boavista o "velhinho" 1904 (que o pai também tem utilizado - e muito!), e foi quanto a mim, entre todos os inscritos, a Grande e verdadeira surpresa da prova.

Nesta mesma corrida, tanto ontem como hoje, esteve sempre nos lugares do podium, chegando mesmo a liderar.
Aliás hoje, faz uma ultrapassagem, na zona do óleo na pista e era lider quando a corrida foi interrompida para retirarem o Jaguar e limparem a pista.
Não regressou nas duas ou três últimas voltas qunado foi reatada a prova, por um problema "qualquer técnico" que não vou alongar aqui.
De todo o modo foi espectacular a maneira como todo o f-d-s o Pedro Couceiro "colocou" o Opel 1904 SR nas classificações do circuito da Boavista.

Parabéns a todos, »reforçados» ao Pedro (sei que o Mauro e o "Toni" não levam a mal).

Cordiais Saudações Clássicas,
José António.

PS,
Paulo, não deve tardar ao Sr presidente Rui Rio contratar-te e entregar ao Classic Clube a organização da prova do Porto...
Menos concorrentes, alguns descontentes com "pequenos problemas" onde a tua eficaz equipa não falhava!
E isto a propósito da lista de inscritos das 24 Horas de Portugal.