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peugeot 204 1.1
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MENSAGEM |
De: |
Ivo Tavares |
Data/Hora: |
22-03-2009 às 22:29 |
Assunto: |
Questões |
Mensagem: |
Ora boas.....como isto anda muito murcho vamos lá animar isto. Só quero lançar umas 'achas' para a fogueira para ver se o lume atiça.
1º Há Volta ou não há Volta? Pelos vistos está mais que visto que visto isto não vamos ver nada..........mas se como o Paulo Almeida disse noutro post inscrever uma prova na FPAK tem depois na volta um recibo de 1750€ não acham demasiado dinheiro para ser deitado à rua? A não ser que mudem a data......optimo.........e será quando????
2º Não tendo a mesma expressão que a anterior está lá também o Rali Cidade de Amarante..............será que temos mais do mesmo? Não tenho nada a ver com isso e se calhar nem é da minha conta, mas já agora como gostava de participar em 'ambas as duas' já agora gostava de me organizar, porque senão daqui a nada tenho as coisas à porta, não são as malas que ainda não cheguei a essa fase, mas depois os putos do Ténis quem é que os atura??? hahahaha :D
3º Vá toca a dar opiniões que até ao Rally de Portugal ainda faltam uns 10 dias e eu pelo menos não tenho quase nada de jeito pa fazer até lá..............a não ser dar aulas, mas quem é que disse que eu tenho jeito para isso??? HAHAHAHA
Vá vou acabar de beber a Coca Cola.
Abraço
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Respostas
relacionadas: |
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João Queiroz - 01-04-2009 às 09:19 |
Olá Susana,
Eu já tinha descoberto o valor das mulheres, através da amostra reforçada que tenho lá por casa. Mas é sempre bom saber que essa treta da igualdade e das quotas é só para legisladores burros, porque as mulheres com valor não precisam disso.
Ivo,
Gostei da 'divagação', espírito assim (competitivos mais connosco do que com os outros) faz pessoas melhores, até para, depois, os superarem!
Mas o que vinha mesmo era comentar duas questões:
- Em primeiro lugar, carros (tunning ou não) com matrícula estrangeira a circular em Portugal conduzidos por portugueses terão aquela grande tendência para ser aprrendidos (e desta parte julgo que sei do que estou a falar). Portanto, não me parece grande ideia. Já sobre tudo o resto seria preciso irmos colocando coisa concretas, e não me parece que vamos lá de manifs. (digo eu)
- Quanto aos ralis de regularidade junto com os de velocidade é uma experiência cada vez com maior expressão em Espanha: Existe um Troféu Nacional que se realizou pela primeira vez o ano passado e teve meia dúzia de concorrentes e, pelo que li, com muitos problemas nas cronometragens e na forma como os participantes eram tratados o Costa Brava já teve e este ano vai haver Campeonato na Catalunha, a par do regional de ralis e com mais duas provas (Costa Brava Historic e Cosa Brava) e penso que com alguns 'clientes' na Andaluzia e em Madrid também vão arrancar Campeonatos junto com os respectivos Regionais de Ralis de Velocidade. Pelo menos na Andaluzia há poucos concorrentes (10 na primeira prova, assim de cor), mas isso é comum a todas as provas de clássicos, apesar de uma grande aficción e qualidade dos organizadores. A primeira prova desse campeonato deu grossa barraca com os resultados, que ainda hoje são provisórios. Onde funciona bem e com bastantes concorrentes é na Comunidad Valenciana onde esse campeonato existe há vários anos. Aí as médias vão até aos 75Km/h. Este anos disputa-se o Rali de España nessa modalidade, em Maio, onde estará presente o nosso Toni Halda que depois, acho eu, virá contar a experiência. Existe ainda, nesta modalidade, a Clássica Mallorca que tem contado com portugueses e o Tour España.
Saudações desportivas
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Susana Cordeiro - 31-03-2009 às 22:54 |
Boa noite Até que enfim...consegui provar que os horizontes de uma Mulher , mesmo quando lava os pratos não é só a janela da cozinha ahahaha Temos aqui finalmente aquilo que eu chamo de agarrar o Toiro pelos cornos. VBC ONDE ANDAS??? Touradas é contigo. Cumprimentos
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Miguel Fernandes - 31-03-2009 às 19:55 |
Caros amigos, Fui o que escrevi menos e mesmo assim fui mal interpretado. Então vamos lá. Como diz a Susana, gosto de gastar o meu dinheiro onde quero e me agrada. António, complexo de édipo!!!! nem pelo meu Pai que eu adoro sinto isso, mas tudo bem. O que eu queria dizer, é que numa situação de calendário coincidente, entre uma prova Portuguesa e Espanhola, sendo ambas de interesse semelhante, não trocaria uma prova Portuguesa por uma Espanhola. Isto tem tudo a ver com uma questão de atitude, é como ir ao supermercado. Se tenho alternativas Nacionais, nunco escolho uma estrangeira. Espero ter esclarecido. Saudações Clássicas MF
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Ivo Tavares - 31-03-2009 às 16:45 |
Boas......intervalo de Torneios dá para dizer qualquer coisa......
tenho apreciado as opiniões que aqui têm feito, e é sempre com algum receio que digo isto ou aquilo porque tirando o que vou ouvindo, lendo e retendo, de legislações e afins sou mesmo uma nulidade. No entanto do que foi dito há 2 pontos que me sobressaíram.
Primeiro e como já aqui foi dito e como já se falou, duvido muito mas mesmo muito na minha mais modesta opinião que exista durante o ano de 2010 'quorum' (é assim?) suficiente para realizar provas só com Federados........a não ser que, mas isso na actual conjuntura não sei se é possível senão, fazer-se como antigamente se fazia (lembro-me de umas Camélias em 1994) em que a seguir aos do Rali 'Velocidade' passavam os do Rali 'Regularidade'. Isto é associar os nossos Ralis aos Ralis de Velocidade. Será isto viável? Honestamente não sei, terá de ser alguém do lado das organizações a dizer de sua justiça.
Depois há a situação de 'extinção' tipo Dinossauros. Digam-me o que disserem, tou-me nas tintas a CLASSIC CUP foi sem dúvida a 'coisa' mais bem organizada que vi até hoje. E foi sem dúvida a grande responsável pelo meu início nesta actividade sem a qual hoje não me consigo imaginar. Campionites tipicamente portuguesas à parte eu gosto de campeonatos. Não pelas Taças, nem pelo prestígio nem por nada. Simplesmente porque gosto de desafios e gosto do 'confronto' com o/os outros mas acima de tudo comigo próprio. Não é para dizer que ganhei ou que fui o melhor é puramente para realização pessoal. Gosto de traçar um objectivo e ir atrás dele apenas pelo facto de isso me dar 'pica', seja no Ténis, nos Ralis ou nos Slot Cars ou nos jogos virtuais online, ou mesmo nos treinos com os putos com quem o McDonalds lucra porque normalmente apostamos 'Europoupanças' seja pa ganhar um ao outro ou apenas para ver quem acerta na cadeira mais vezes. Eu sinto necessidade dessa adrenalina e pronto. Prendam-me! Tirei licença por causa do seguro confesso mas já agora para poder ter também essa 'pica' no TNRR. Quando me perdi no Bairrada só me apetecia bater com a cabeça nas paredes, porque errei e eu não gosto, não quero e não posso errar, sou hiper exigente comigo próprio (culpa do Ténis :P)
Sorry tou a divagar.............................. resumindo SAUDADES da CLASSIC CUP.
Agora mudando radicalmente de assunto, honestamente não sei ao certo do que se trata nem como é feito, nem que implicações/vantagens isso tem, mas sei que no movimento Tuning está a ganhar 'moda' ter os carros matriculados em Espanha porque segundo sei em Espanha e no resto da Europa não há este punhado de leis absurdas que têm por objectivo não se percebe bem o quê a não ser chatear o que é bom e bonito. Com o Futebol ninguém se mete, cambada de atrasados, mimados e afins que se espirram a 5mts deles vão logo ao chão e ai ai k doi doi k eu fiz.............eu gosto de Futebol mas honestamente às vezes irrita-me.
Isto hoje tá bera já tou a divagar again................sorry.
Voltando à questão, os Tunings têm essa 'moda' de estarem matriculados em Espanha porque assim o IMTT não lhes pode tocar. Para quem percebe disso acham viável NÓS fazermos igual? Que vantagens poderíamos tirar? Alguém sabe?
Um abraço lá vou pó Torneio................
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António Ramos - 31-03-2009 às 15:00 |
Oh Ivo, acho que sem ser essa a tua intenção quando deste a 'raquetada' inicial para este post, o mesmo derivou para uma reflexão sobre assuntos do máximo interesse e importância para todos aqueles que são adeptos dos automóveis clássicos e que os utilizam na vertente desportiva, ou seja, em Rallyes de Regularidade!
Considero as últimas intervenções eloquentes e demonstrativas das preocupações que alguns praticantes da N/ querida modalidade de RR têm sobre os assuntos mais actuais e prementes que afectam e afectarão, eventualmente, a mesma, no futuro próximo!
Tendo presentes as implicações (negativas) e os presumíveis prejuízos que as mesmas acarretam para a prática de RR, acho que está lançado o quadro motivador que gere uma maior participação, traduzida em opiniões das muitas centenas de adeptos da modalidade inscritos neste fórum, sobre os assuntos em apreciação neste tópico.
Por exemplo, tu Ivo, já que deste a raquetada inicial e, presumindo que no intervalo do jogo, já consumista toda a 'tota-tola', acho que está na altura de voltares a antena...
E onde é que estão as opiniões de outros foristas 'habitués', ou não, no fórum???!!!
Lanço mais um desafio: sabem uma coisa? - O ano passado adquiri o GOLF GTi para utilizar nos RR Sport! Julguei que não iria gostar muito do bólide, só que aconteceu exactamente o contrário! E, assim sendo, tenho como objectivo evoluí-lo, no sentido de o tornar, fundamentalmente, mais seguro.
Tive e talvez ainda tenha (depende), o projecto de lhe montar o único elemento de segurança que está ainda em falta: o 'roll-bar'. Cheguei ao ponto de quase fazer a encomenda de um SPARCO ou OMP (terão de me pagar a publicidade), para montar no GOLF, mas, quando tive acesso ao documento já aqui referido de projecto de Decreto-Lei do IMTT para os bólides de competição, suspendi de imediato essa decisão, até que tudo esteja esclarecido!
Eu sei que poderia montar e desmontar, mas, vendê-lo depois seria sempre difícil e teria sempre prejuízo: da compra e da montagem.
Sinceramente, acho não só sobre este assunto, mas também sobre muitos outros, que os N/ legisladores são uns visionários distantes da realidade sócio-económica e cultural de um país periférico da Europa e, que ainda por cima, é pobre!
Efectivamente, em muitas áreas temos a legislação mais avançada da Europa e, em alguns, casos, até do Mundo, só que na maioria das vezes de impossível concretização!!!
Depois, no que é que os Tugas também são especialistas (por obrigação) é a 'fintar' a Lei ou a prevaricar!
Paulo, essa da MANIF está bem pensada! Caso não nos reste outra hipótese porque não?! - De certeza que chegaríamos com uma acção desse tipo, em força, a todos os órgãos de Comunicação Social, até porque já há muito verificámos, os maiores clubes, não serão, certamente, os N/ melhores interlocutores no assunto em questão!
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Almeida - 31-03-2009 às 12:13 |
Olá a Todos
Aproveitando a embalagem vou deixar aqui também algumas reflexões.
PONTO 1 Não sendo um clube de massas, mas sendo um clube associado à FPAK, quando soube pelo www.sportmotores.com que o IMTT tinha enviado À Federação o projecto lei para regulamentar os veículos de 'competição' enviei um mail à dita a perguntar se os associados podiam ou não ter dar a sua opinião sobre o mesmo. No dia seguinte enviaram o documento, penso que a todos os sócios. De qualquer forma não havia grande tempo para se efectuar uma reflexão séria. Meio à pressa falei com alguns especialistas e fundamentei uma opinião que enviei. Na minha opinião, a ir para a frente trata-se de uma situação muito grave que trazer graves prejuízos ao automobilismo nacional. Ainda no Domingo passado um amigo me comentava que se trata de uma lei para Países ricos num País pobre. Como se trata de um documento institucional (o parecer do Classic Clube), não o vou publicar aqui mas posso enviar a quem mo solicitar por mail. Não creio que o nosso parecer tenha alguma influência, pois os políticos apenas são sensíveis aos grandes números e aí têm de ser os clubes/federações/associações com muitos sócios a ter voz activa. Talvez o caminho seja uma 'manifestação' como os senhores do tunning fizeram no Porto e segundo me constou se está a preparar lá para os lados de Leiria. De qualquer forma se as instituições actuais não funcionam teremos de arranjar outras, ou então submetemo-nos ao poder instituído, que não percebe nada disto.
PONTO 2 Alguém (ele sabe quem é mas não o vou expor) uma vez me disse a propósito de se criarem consensos: “Quando se junta um grupo de pessoas para desenhar um cavalo, quase sempre sai um camelo”. E foi o que aconteceu com a legislação de regularidade histórica. Ou seja a FPAK pouco percebe do assunto e então desata a ouvir várias pessoas incluindo na legislação várias opiniões, ser ter o cuidado de ver que umas chocam com outras. Emitiu dois documentos as Prescrições e o Regulamento do Troféu. Não sendo jurista, mas tendo uma vasta experiencia nestas coisas, tenho para mim que as Prescrições são um documento “chapéu” para todas as provas de regularidade histórica do calendário da FPAK.O regulamento do troféu deve ser um documento que se aplica apenas às provas do troféu. No entanto está instalada a confusão com artigos nas prescrições cuja intenção era serem aplicados apenas às provas do troféu, algumas redundâncias e incongruencias. Resultado desta situação é que as provas fora do troféu nada ligam a este documento. Alguém me disse que ambos os documentos só se aplicavam às provas do TNRR. Então se é assim porque é que há dois documentos, bastava um. Mesmo as provas do troféu vemos diferentes leituras da “lei”, de organizador para organizador, sem que haja arbitragem da FPAK. Felizmente o pessoal é pacífico, mas com o aumento do número de licenciados prevejo problemas em 2009. Como foi referido pelo JQ neste fórum, este ano verifica-se na “lei”, que será o ultimo ano do TNRR. No entanto vou promover uma reunião entre os organizadores para que depois do Rainha Santa de possa explicar à FPAK que não pode obrigar a que todos tenham licenças em 2010. De tudo isto dei conhecimento atempado à FPAK, mas aquela legislação continua a ser um Camelo. E penso mesmo que o melhor é evoluir-se para uma situação à espanhola, onde as provas de regularidade não estão sujeitas à tutela de qualquer federação.
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João Queiroz - 31-03-2009 às 09:46 |
Bom dia,
Sem me querer repetir (Verde Pino), penso que as nossas preocupações, quanto ao tema para onde este post se dirigiu, se deveriam focar no próximo ano, porque este “já era”. De facto, tudo o que se disser (em relação à federação, aos clubes, aos concorrentes e à crise) pouco irá adiantar.
Agora, em relação ao próximo ano, aí sim, acho que deveria haver uma reflexão profunda e uma acção concertada por parte de todos os interessados que possibilitasse uma inversão num caminho que (como diria Machado) se está a fazer caminhando. O problema é que se está a fazer, na minha opinião, para o lado errado.
Vamos por partes, começando pela legislação em geral. Como diz, e muito bem, a Susana (lavar a louça é, pelos vistos, um boa ocasião para pensar…) qualquer dia, para passear os nossos carros, pelo menos os pouco “puros” segundo a interpretação talibã da coisa, só de atrelado e para mostrar aos amigos. Há uns tempos vimos um projecto de portaria, umas intervenções junto da FPAK para esta levar uma posição ao IMTT e, depois, …silêncio. Será que houve desenvolvimentos, que mais não fosse para se conseguir fazer uma distinção entre carros estritamente de série que estão como a fábrica os deitou ao mundo (ou melhor), carros de competição puros e duros e carros transformados de acordo com o espírito e as modificações de competição da época? Será que o maior clube português tomou alguma posição sobre esta matéria? Será que o CPAA e a Federação dos Automóveis Antigos (não é este o nome mas, francamente, não me recordo) se pronunciaram? Será que alguém que, sabendo mais alguma coisa, poderia veicular essa informação?
Este é, de facto, um problema grave e que afecta muito mais pessoas do que os 'regularistas'. Mas, como de costume, não havemos de fazer nada (até porque somos todos muito atarefados, mesmo quando temos pouco que fazer), esperaremos que a “coisa” não vá para a frente e, perante o facto consumado, havemos de chamar todos os nomes “aos do costume”. Até a ASAE há-de apanhar!
Não estaremos a tempo de questionar, como associados, todos estes nossos defensores?
Fica a ideia. Que entronca na parte desportiva, mais concretamente nos Ralis de Regularidade (chamados) Sport e no Troféu Nacional .
Em 2010, a Federação prepara-se para acabar com um deles ou, mesmo, com os dois. Com efeito, para o ano só poderão participar nos Ralis do Troféu os licenciados. Quantos concorrentes se quererão sujeitar a isso? Não me parece que dê para fazer provas. Portanto, ou continua a haver provas e estas não são inscritas no Troféu e aparecerão os 30/40 do costume ou, com a indefinição e o mal-estar que tudo isto vai causando, as provas não encontrarão o seu “rumo” e não haverá concorrentes.
Dir-me-ão, vamos para Espanha. Sendo uma solução, não me parece “a” solução, até porque os custos (todos somados) não são os mesmos. E o gozo das provas, retirando o Costa Brava e o Astúrias, também não é o mesmo. Para mim, pelo menos.
Todo isto acontece num ano em que os clubes se esforçaram para colocar o Troféu e as próprias provas (preços, promoção) num patamar excelente para o nosso pequeno burgo.
O que fazer? Questionar a Federação) Juntar os Clubes para pressionar a defesa dos nossos interesses? E/ou juntar vontades para que quem queira defender todos os nossos interesses seja apoiado na eleição dos próximos dirigentes da FPAK (julgo que no início de 2010)?
Ou, mais radical, questionar a forma com o Acordo da Concórdia é aplicado em Portugal? E a legislação sobre provas desportivas e concentrações? Porque quando falamos de provas em Portugal e Espanha não nos podemos esquecer que é a aplicação da Lei e a diferença entre provas a menos e mais de 50 que permite que os espanhóis organizem provas de regularidade sem passar pela FEA (=FPAK) ou, mesmo, pela FEVA (=CPAA).
Fica mais uma ideia. Se quiserem, vamos discuti-la.
Tudo isto começou com o Ivo a perguntar pela Volta. Como se viu, não houve. Gostava que alguém com mais informação me confirmasse que a prova (o grande rali de regularidade em Portugal, que me desculpem os organizadores do RPH) foi alvo de uma OPA por parte de uma organização “especializada” em grandes eventos. Se foi, cá estaremos para ver o que nos reserva essa evolução. Seeria pena que se transformasse num Tour Auto ou Tour España. Se não, também não sei o que poderá ser no futuro. É que esta prova era a ideia e a ução de um Homem. Bem sei que não há insubstituíveis, mas “aquela” Volta sem o Eng. Heitor de Morais muito dificilmente será “a” Volta (até com as confusões que tanto nos irritavam).
Saudações desportivas
(Com estes comentários poderá parecer que estou mal disposto, mas isso não corresponde à realidade)
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Susana Cordeiro - 29-03-2009 às 20:54 |
Boa noite Caro antónio Ramos ou eu me expressei mal ou o que escreveu reforça o que eu quis dizer, basta comparar os preços das inscrições relativamente aos anos anteriores. Que valor acrescentado obtivemos no ano anterior????
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António Ramos - 29-03-2009 às 16:57 |
Cara Susana Cordeiro,
Espero que não esteja a lavar nenhum prato, quando ler este post, pois não quero, de forma alguma, que o quebre, mas, acho que há alguma confusão da sua parte relativamente ao que à FPAK diz respeito!
Efectivamente, até há 2 anos atrás ninguém nos RR tirava Licença Desportiva, individualmente! Depois nasceu o TNRR deixando ao critério de cada um, por enquanto, se tirava ou não Licença Desportiva! Bom, e por aqui, do meu modesto ponto de vista, não vem mal ao mundo: eu tirei a Licença Desportiva em 2008 e tirei em 2009, não só para pontuar no TNRR, mas, sobretudo, para ter acesso a um seguro que de outra forma seria difícil de obter!
O problema de que falámos nos post's anteriores são o aumento das taxas, custos de licenças, etc., etc., que a FPAK cobra às Organizações e isso sempre aconteceu, mesmo antes do TNRR!
Qualquer Rallye oficial, mesmo de regularidade, quer FIVA, quer SPORT, sempre teve, no passado recente, de pagar taxas e sei eu lá mais o quê à FPAK! Só que estas taxas, alvarás..., em vez de permanecerem inalteradas no seu valor (€), numa conjuntura de crise têm vindo a sofrer aumentos brutais!
Qualquer Clube organizador de um Rallye de Regularidade, quer FIVA, quer SPORT, com mais ou menos 50 concorrentes tem logo à cabeça de pagar cerca de 2.000 € à FPAK para o realizar! É disto que estamos a falar, ou seja, de custos de Organização que obviamente, salvo raras e honrosas excepções, são imputadas às inscrições que pagamos! E das duas, uma, ou os Clubes encontram fontes alternativas de financiamento ('sponsors'), o que nesta altura é difícil, ou então, terão de imputar esse custo ao montante das inscrições que os concorrentes pagam! E, assim, tornam tudo mais difícil!
Eu comparo estas taxas da FPAK às coimas da Polícia, ou ainda pior, da ASAE! É dinheiro que se consome de forma abstracta, em benefício de uns quantos senhores com poder! Eu costumo dizer quando tenho de puxar os cordões à bolsa que é o dinheiro que mais me custa gastar, pois não como, não bebo e, nem sequer tenho a oportunidade de o gastar mal gasto!...
Numa conjuntura de crise, como a que se vive actualmente, se há um esforço de todos para mantermos as provas de pé, o primeiro e máximo esforço nesse sentido, deveria vir da FPAK, o que de facto não acontece, bem pelo contrário! Aumenta os montantes das taxas, licenças, etc., etc.. Os senhores da FPAK devem ouvir muito a letra daquela melodia que diz: 'estou na lua...'
Quanto aos Rallyes em Espanha, eles (organizações/concorrentes) têm de facto uma vantagem nos RR relativamente às organizações portuguesas: é que nos RR (até 50 kms/h), pouco ou nada pagam à entidade federativa espanhola, ao contrário, do que acontece em Portugal!
Partilho inteiramente da opinião da Susana: também não tenho 'Complexos de Édipo' ou outros, em fazer Rallyes em Espanha, bem pelo contrário! Este ano espero lá ir 3 vezes!...
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Susana Cordeiro - 28-03-2009 às 21:28 |
Olá :) a todos Começo por dizer que tenho andado muito atarefa nas lavagens da loiça, mas agora neste intervalinho enquanto o Ronaldo não marca, gostaria de dizer que temos aquilo que criamos. Vivemos sem Fpak anos a fio nos RR. Alguém se lembrou que precisávamos de protecção e como tal legislação. Os produtos vendem-se por alguém os compra.Certo??Eu compro o que quero, quando tenho dinheiro e quando ele me serve. Penso que isto diz tudo. Para mim o calendário está definido e ao contrário do Miguel irei a Espanha sempre que for interessante e que puder, sempre fui muito bem tratada por os nossos irmãos Espanhois. Pruridos não tenho, contra a Fpak muito menos, não consegui foi ver ainda qual o tipo de vantagem que nos oferece, no entanto respeito as opções de cada um. Enquanto houver federados haverá Fpak, taxas, regulamento com papel puramente administrativo etc. e para quê???Uma taça no casino do Estoril. Estivemos muito bem com a Classicup e estávamos muito satisfeitos , também tínhamos taça. Cobertura mediática??? Não deu. Mudou o figurino??Penso que não. Resultado, organizações com grandes encargos, Custos acrescidos e se o que se prevê acontecer, nem passear aos domingos nos nossos clássicos vamos poder a não ser no atrelado. Bj e abraços
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Miguel Fernandes - 28-03-2009 às 19:53 |
Até concordo com o António Ramos. Só que António, nunca trocaria uma prova Portuguesa por uma Espanhola. Para mim irei só fazer o Algarve Classics Cars e o Rali de Portugal Histórico, caso hajam as condições necessárias para...
Saudações Clássicas Miguel Fernandes
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António Ramos - 28-03-2009 às 12:57 |
Caro Tofa,
Respondo ao teu desafio e aqui vai a minha opinião!...
Acho que este ano de 2009 é um ano verdadeiramente atípico (louco). Da crise mundial que afecta em maior expressão o N/ País todos estamos conscientes, ao que parece, menos a FPAK!
Num ano em que os apoios das Autarquias (apesar de haver eleições) estão mais difíceis de obter, dos patrocínios serem de difícil captação, dos bolsos dos concorrentes andarem mais ligeiros, por contigências várias decorrentes de efeitos colaterais da própria crise, parece haver dificuldades e mais do que dificuldades, em alguns casos, motivação e força anímica, para avançar com a realização das provas. E, a FPAK ajuda à festa em sentido inverso, ou seja, em vez de, extraordinarimente, descer o valor das taxas de inscrição, aumenta-as! Estes senhores devem andar noutra galáxia!!!
Efectivamente, as hesitações, os adiamentos, as dúvidas..., fazem com que o Calendário de 2009, esteja a inclinar-se, perigosamente (do meu ponto de vista), para a época após o Verão?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Para além daqueles que já são conhecidos, provavelmente ainda viremos a ter outros adiamentos para depois do Verão e, depois, não há calendário possível para integrar todos os Rallyes! Não sei o que isto irá dar?! Mas algo de bom, não é de certeza absoluta, quer para as Organizações, quer para os Concorrentes!
Até ao Verão o que é que temos? - Rallye das Camélias, Rallye de Amarante (ambos no mesmo fim-de-semana!), 500 Milhas, Rallye da Automobilia, Rallye Verde Pino, Volta à Madeira, Rallye do CPAA, Volta ao Minho, Rallye Rainha Santa, Algarve Classic Cars e Ralllye Rota dos Vinhos Verdes! Bom, e até que nem é nada mau, para quem se quiser divertir, num ano de crise! Propostas não faltam, mas!...
Eu, pelo meu lado, confesso que também ando um pouco desmotivado e quanto a participações, a 'coisa' será mais ou menos a seguinte: a trabalhar nas Milhas (organização), a participar no Automolibia (se as inscrições não chegarem ao limite, mas, como acho que irão chegar num ápice, darei o 'lugar' a outro (participo desde a 1ª edição consecutivamente)), ao Rallye Verde Pino não irei, porque nesse fim-de-semana estaremos para Léon (não é verdade Tofa?), no Rallye Rainha Santa, a não ser que algo de extraordinário se passasse, por razões que são do conhecimento público, não participarei e no Algarve Classic Cars logo se vê (participei nesta prova 10 anos consecutivos. Em 2008 fiz uma licença sabática que não sei se prolongará em 2009)?!... Relativamente às outras provas, nem sequer me pronuncio porque nunca participei nelas!
E até ao Verão tenho ainda prevista e planeada a participação no Rallye EntreSierras (2º da Challenge Ibérica, a seguir a Léon) no terceiro fim-de-semana de Junho! Espero que também este não seja adiado para depois do Verão?!... Já não digo nada!... Já era só o que faltava!...
Depois do Verão, em condições normais de calendário, pretendo participar no Rallye da Guarda e nas 24 Horas de Portugal. Quanto ao Terras do Norte, logo se vê (depende do andar da carruagem, ou seja, se nos correrem bem a Guarda e as 24 Horas, caso contrário, não)!
Fianalizo como comecei: estamos a viver realmente um ano louco, cheio de contingências, de surpresas, de imprevistos, de incertezas e, ainda por cima, num ano com 3 actos eleitorais!!!
Haja saúde, força de espírito para reagirmos positivamente a este estado de coisas e, também, esperança para que o futuro próximo seja bem melhor!
P.S. - Num ano atípico, 1ª situação surpreendente: + de 40 inscritos no Rallye Museu Vinho da Bairrada - magnífico! 2ª situação surpreendente: + de 80 inscritos no Albufeira Classic Cars - incrível!, 3ª ...
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JOSE GROSSO - 28-03-2009 às 12:39 |
Boas a todos pegando neste assunto
Para mim um calendário já está bem defenido.
Rally Costa Brava Historic Rally das Asturias Rally Entressierras
Abraços
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figueiredo - 28-03-2009 às 00:47 |
BOA NOITE CARO HELDER
EM PRIMEIRO LUGAR QUERO DAR-LHE OS PARABENS PELO QUE ESCREVEU NESTE ASSUNTO. ACHO É QUE TODOS OS ORGANIZADORES ANTES DE COMEÇAR A ÉPOCA,DEVERIAM ORGANIZAREM-SE,EM RELAÇAO AS DATAS DAS PROVAS,PARA NAO VOLTAR A ACONTEÇER ISTO. 1-2 MESES SEM PROVAS 2-PROVAS ALTERADAS EM CIMA DAS DATAS 3-3 PROVAS NO MES DE MAIO 4-2 PROVAS NO MES JUNHO ETC,ETC,ETC, ACHO QUE CADA VEZ HA MAIS PESSOAS A QUEREREM PARTICIPAR NESTE TIPO DE R.R. .MAS COM ESTES LOUCOS CALENDARIOS,NAO SEI COMO VAI SER..............................
GOSTAVA QUE MAIS CONCORRENTES,DESSEM A SUA OPINIAO.
TOFA
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Helder Valente - 27-03-2009 às 00:19 |
Caro Ivo, embora sejas dos mais novos entre o numeroso grupo de pessoas que gostam de regularidades em Portugal, já deste conta que isto está muito 'morno'. Não me acredito que os RdeR no nosso país estejam moribundos, mas a verdade é que só se realizou uma prova daquelas (que dizes e muito bem) que pagam os tais 1750€, MAIS seguro + % sobre a taxa de inscrição + participação estrangeira (se fôr o caso)... e ... para além das 500milhas só voltamos a ter um rali dos 'habituais' no final de Maio, o Automobilia. Portanto quase meio ano sem praticamente nada para participar. Quem quiser estar em actividade ou faz pi..... ou desloca-se a Espanha. A prova de que há muito boa gente que continua agarrada a esta modalidade, é ver as listas de 'nuestros hermanos' que conta sempre com tugas, este ano já participaram mais de 50 equipas de cá, no lado de lá. Quer queiramos, quer não, os adversários dos organizadores portugueses, são as organizações espanholas. Isto implica que cá se apresente um produto de qualidade e preço de inscrição equivalente. Com este panorama cada vez se torna mais difícil, porque para além das empresas patrocinadoras estarem em dificuldades (tal como lá) as escuderias espanholas, para um rali de 100 inscritos, pagam 10% à FEVA do que paga um clube luso à nossa federação. Por isso amigo Ivo e demais amigos, ou se consegue um príncipe árabe como patrocinador, ou organizamos ralis para um número restrito de bolsas... mas cuidado, destes têm de ser só uns 3 / 4 ralis por ano pois não há quorum! Vale a pena pensar nisto. Será que não era preferível as taxas de organização serem (muito) mais suaves e termos vários ralis. a termos poucos e o encanto das regularidades ir-se perdendo pouco a pouco... quando ainda há bem pouco tempo estava em plena ascensão???
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Almeida - 24-03-2009 às 01:05 |
Olá Boas Questões Vou tentar ajudar
1ª Não sei de nada 2ª Não sei de nada 3ª Vou tentar ver os nossos regularistas no estádio,mas como vou ser o responsável pelo 'shake down' não sei se chegarei a tempo...vou tentar meter uma cunha ao Camilo para ver se atrasa um pouco as coisas :-)
Abraço
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