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 MENSAGEM
 De:  Jorge Conde
 Data/Hora:  16-04-2011 às 12:41
 Assunto:  Shake down Rainha Santa
 Mensagem:
 Esta a decorrer com normalidade a prova teste
estando em primeiro lugar o concorrente após a pec 1
 Respostas relacionadas:
  António Ramos - 18-04-2011 às 13:03
 CONTINUAÇÃO:

Não sei bem porquê! Parece maldição! Mas no Rainha Santa as populações não se dão bem com os automóveis! Em 2007 levei com uma bengalada de um velhote inglês no tejadilho do XR3 e, desta vez, lá tivemos os homens do tractor a importunar a malta, inclusive de bloco de notas na mão a registar as matrículas. Sei que já houve outros episódios, mas nesses estive ausente!...

E, já agora, não resisto a relatar um episódio giro, e sei que o João Mexia e o Nuno Machado não levarão a mal e até acharão piada! Aliás o João e o Nuno andaram completamente na “descontra”! Até colocaram o 13 invertido no Porsche!... Mas, a determinada altura apanhamos o Porsche numa ligação a trás de um camião e de um autocarro! Passamos uma localidade e aproximamo-nos de uma figura do road-book em que devíamos cortar à direita. O João inicia a ultrapassagem e o João Paulo diz-me: não ultrapasses que temos de virar dentro de 100 m à direita. Ou seja, o João Mexia ultrapassa mesmo em cima do local onde deveríamos virar à direita! Eu paro no local e digo ao João Paulo: ele foi em frente! E a resposta foi: pois, “mas o trajecto é por aqui, e acrescenta, não vês que o João conhece isto tudo! Se calhar, sabe de algum atalho para ir para o início da PEC seguinte! Vais ver que quando lá chegarmos ele já lá está!... Só que não estava!... O João lá chega a tempo de iniciar a PEC no tempo dele. Na neutralização diz-me o João Mexia: podias ter-me avisado que era para virar à direita, e eu lá me desculpei com a resposta do João Paulo!... Heheheh!...

Quanto ao assunto da cronometragem estou perfeitamente de acordo com o que aqui já foi referido. Agora que se começou com a cronometragem automática, não há volta a dar-lhe! É de facto mais eficaz, eficiente e mais fiável!...

No que se refere à actual conjuntura financeira e económica e respectivas implicações nesta modalidade e outras do desporto automóvel, já fiz algumas dissertações, mas, pelas razões que são conhecidas de todos, não faço mais! Apenas acrescento: a FPAK deveria estar para o desporto automóvel na actual conjuntura, como está o FMI/Europa para o País!...
  António Ramos - 18-04-2011 às 13:01
 Caros Amigos,

Em boa hora o Jorge Conde tomou a iniciativa estratégica de levar a efeito o Shake Down do 41º Rallye Rainha Santa, em que numa inédita iniciativa no TNRR, proporcionou uma excelente jornada de testes e de treinos a quase 3 dezenas de equipas.

A data escolhida foi oportuna no calendário, e o S. Pedro esteve do nosso lado, com a oferta de um magnífico dia para a prática da modalidade. O formato deste Shake Down foi perfeitamente desenhado, compacto, com dinâmica e um bom ritmo (sem ser exagerado), com muitas modalidades e variantes de regularidade, muitos desafios, algumas “rasteiras”…, e, fundamentalmente, um grande ambiente de convívio e de confraternização entre os participantes.

Ainda que estivesse presente neste Shake Down um cheirinho de competição, como aliás acontece nos treinos de qualquer prova automobilística, digamos que esta jornada foram mais treinos livres, do que propriamente treinos cronometrados para definir qualquer grelha de partida. Deste modo, poder-se-á eventualmente considerar que se tratou de uma competição “a feijões”, só que mesmo assim, o pessoal gosta de fazer bem, o melhor possível!

Para nós o Shake Down serviu desde logo, e em primeiro lugar, para testar a aferição do Blunik, depois de ter alterado o diâmetro da jante no respectivo parâmetro, uma vez que passámos de jante 13” para jante 14”, algo que me esqueci de fazer em Almendralejo e que nos custou uns bons segundos de penalizações. E sobre este teste, a “coisa” correu bem, pois o Blunik contou todos os metrinhos muito bem, sendo que há a realçar que todo o traçado do Shake Down estava bem medido. Nos restantes testes, quer no que se refere à parte humana (prestação piloto / navegador e respectiva coordenação), quer relativamente ao bólide, o teste deu excelentes indicações, pois correu tudo muitíssimo bem, quase que na perfeição!...

Relativamente aos registos dos tempos de passagens nos controles e às respectivas classificações, as “coisas” não terão corrido de todo bem, mas, tratando-se de uma sessão de testes e de treinos a sua importância terá obrigatoriamente de ser relativizada. Valem o que valem, pois o(s) prémio(s) terá sido um bom almoço a preço de crise, em amena cavaqueira com os Amigos destas “lides regularistas.”

No que se refere aos registos de tempos e respectivos efeitos na classificação, parece-me que o único busílis (pelo menos para nós) ter-se-á verificado em Serpins 1, no controle instalado ao km 6,69 (km 5,8 da estrada), em que os tempos não batem de facto certos, para muitos concorrentes, ao que parece, a todos, após o nº 8!...
No nosso caso, temos absoluta certeza após verificação do Blunik e confirmação dos cálculos vs tempos, do seguinte: fizemos toda a parte de regularidade absoluta pelo Blunik muito bem, entrámos certíssimos na parte da regularidade de estrada (km 6), pelo cronómetro (hora de prova) e passados 200 metros ao km 5,8 da estrada (km 6,69 da PEC), levamos com 15 segundos de penalização! Completamente impossível!... Dissémo-lo logo na Lousã e depois de tudo verificado, reafirmamo-lo.

Lembro-me que neste controle estava um carro estacionado à frente do meco e antes dele, estava uma senhora sentada na berma. Hesitei um pouco e terei passado com 1 segundo de atraso, eventualmente 2, no máximo! Aliás, consideramos mesmo, que o tempo atribuído ao João Mexia seria o nosso! E, assim, a nossa pontuação final será, na realidade de 9, no máximo, 10 pontos!...

Já no que se refere a todos os outros controles, o registo de penalização obtida, ou ausência dela, coincide com a nossa percepção, inclusivamente, caro Rui Viana, o controle instalado ao km 0,0 das PEC’s da Lousã 1 e 2. Nestas regularidades de estrada, o Jorge Conde fez uma matreirice, colocou o início da PEC uns bons 10 metros antes do meco. Quem já fez muitos Rallyes FIVA conhece bem esta matreirice! Eu próprio já caí nela e desta vez não caí, porque perdi o hábito, numa regularidade de estrada, em colocar o carro alinhado com o meco. Mas, mesmo assim, aconteceu uma coisa gira em Lousã 1. O Mexia arranca do local indicado pela Organização como sendo o início da PEC. Eu coloco lá o carro e diz-me o João Paulo: “o meco está ali à frente”! Eu dou uma aceleradela e movo um pouco o carro! Como consequência desta manobra o controlador ansioso mostrou-se logo, e nós ficámos desde logo a saber que o mesmo estava ali! Conclusão: 0 segundos de penalização na 1ª e na 2ª passagem!...

CONTINUA
  rui lima - 18-04-2011 às 11:31
 pois bem

das poucas "provas" que fiz , esta foi a mais dificil

pois o dificil foi chegar, depois de la estar a super especial da Lousã correu tal como previsto

pena, pena foi ter la estado pouco tempo, mas ja a decisão ......

voltar brevemente para um picnic, ponderar os "danos" e enviar a inscriçaõ definitiva

em breve nos veremos

bem hajam

RUI LIMA
  João Queiroz - 18-04-2011 às 05:47
 Meu Caro Jorge,

Infelizmente, o FMI vai mesmo "femizar" (sim, sim, também começa por F) as autarquias e os concorrentes, pelo que irão aumentar todos os factoes de "stress" para os organizadores.

Mesmo nestas condições, a opção que tomaste para o RS2011 é o único caminho a seguir (conforme se pode ver pelo "documento junto", vulgo Shake down), independentemente de a solução GPS ter os seus detractores e o Blunik também.

Todos sabemos que o gancho do Soito da Ruiva, só para dar um exemplo, talvez seja mais difícil de cronometrar face ao que era feito, ainda que o meu "achómetro" me diga que a solução existe.

Quanto aos custos do sistema já dei umas pistas/sugestões que os poderiam diminuir, talvez consideravelmente, mas isso implicaria um "compromisso" por parte de mais organizadores utilizarem uma solução a construir de raiz. O "nosso" PA tem as coordenadas, já que, como concorrente ou ex-concorrente * (ainda não sei bem em que posição estou), não quero estar envolvido, ainda que gostasse, nesse desenvolvimento.

Abraço

* P.S. Mesmo "Femizado" farei os impossíveis (que os possíveis fazem-se todos os dias) para estar no RS.
  Rui Viana - 17-04-2011 às 23:18
 "Jorge Conde - 17-04-2011 às 21:53
(...)
Quanto ao Km 6,69 a confusão é muita. Vários são os participantes que vindo certos, aparecem errados e alguns errados 1 minuto certo. Seguramente passou-se algo com as printagens após o número 8. Em circunstância de prova teriamos de o anular porque não o percebemos e não conseguimos seguir uma lógico de erros não nos oferece garantia."

Então está explicado:
Depois de eu passar (nº8) o controlador ficou tão impressionado com a beleza do meu carro, que ficou todo baralhado! lol

  Jorge Conde - 17-04-2011 às 22:23
 Boa noite carissimo João Queiroz

Há pouco não respondi directamente porque entramos em simultâneo. Estou inteiramente de acordo desde a primeira hora com essa opinião e este ano como há muito está anunciado o Rainha Santa, vai ter a cronometragem automática.
Mas não nos podemos esquecer que as organizações (leia-se autarquias) já amortizaram o custo astronómico das inscrições FPAK e agora vão amortizar o custo da cronometragem automática, que mesmo retirando muitos controladores da estrada, custa o dobro da manual (cerca de 30€ a mais por carro para 50 inscritos). Até um dia em que nós concorrentes vamos ser confrontados com esses custos - basta que as listas de inscritos encolham, ou o FMI aperte com as autarquias.

Neste caso era impossível, por razões óbvias.

Mas nada disso tira razão ao argumento apresentado e eu quer como organizador, quer como concorrente subscrevo.

Saudações Regularistas
  Jorge Conde - 17-04-2011 às 21:53
 Meus Caros

Grato pelos vossos construtivos comentários. No Rainha Santa de 2011, não corremos o risco dos controladores falharem. O sistema vai ser o usado nas 24 horas de 2010, por satélite (e que é conhecido por Locatel). Alguns puristas não o consideram perfeito, mas acredito que é o que mais consensos gera e para o organizador é o que mais descanço oferece. Descanso caro é certo.

Portanto ao Rui Viana dizer que não haverá relógios para acertar a não ser o de partida.
Mas desta vez houve erros a mais para o meu gosto. Assunto para a reunião do CAC desta semana.

Ao Alexandre dizer que já vi o erro da Lousã 1. A printagem está lá com menos 1 minuto, o que vos dá menos 60 pontos de penalização.

Quanto ao Km 6,69 a confusão é muita. Vários são os participantes que vindo certos, aparecem errados e alguns errados 1 minuto certo. Seguramente passou-se algo com as printagens após o número 8. Em circunstância de prova teriamos de o anular porque não o percebemos e não conseguimos seguir uma lógico de erros não nos oferece garantia.

Eu próprio já detectei outros erros...
  João Queiroz - 17-04-2011 às 21:51
 Boa noite,

As intervenções do Alexandre e do Rui colocam, mais uma vez, o dedo num problema fulcral das regularidades: a cronometragem.

Como defendo há muito tempo, volto a lembrar que as alternativas ao erro humano são variadas e boas, pelo que começa a não se justificar o recurso â tomada de tempos manual.

O que não impede o justo reconhecimento e o agradecimento a quem, por vezes em condições difíceis, tem assegurado esta importante tarefa.

Saudações desportivas
  Rui Viana - 17-04-2011 às 20:46
 Sem pretender fazer qualquer tipo critica, vou também comentar acerca de Lousã 1 e 2 um pequeno pormenor que beneficiou os infratores:

Eu arranquei ao seg. 0 e o meu antecessor também em ambas as passagens. Temos ambos 2 seg de atraso nos controlos do Km 0, e era impossivel eu em 10 cm de arranque falhar 2 seg. Curiosamente alguns concorrentes que arrancaram por atecipação sem se aperceberem que estavam a ser controlados, tiveram 0 de penalização. Conclusão, se o erro no relógio do controlador não seria grave já que dava o mesmo erro para todos, já o facto de os infratores por arrancarem por antecipação sairem beneficiados, desvirtua o resultado final.

Em resumo: Chamar á atenção dos controladores para a necessidade de acerto dos relógios.
  alfaberardo - 17-04-2011 às 19:58
 Boa tarde a todos!

Gostaria de agradecer a magnífica oportunidade que o CAC e o Jorge Conde nos deram para treinar e afinar aquele que certamente será um dos melhores Ralis de 2011, o Rainha Santa Histórico. Tudo correu lindamente, sem reparos de maior!

Quanto aos nossos tempos (Equipa 17 - Nuno Serrano / Alexandre Berardo), aqui ficam as seguintes notas que deixo à consideração do J. Conde, tendo sempre como intenção afinar a cronometragem do CAC (acreditem, não é um surto que "campionisse"!):

PEC 3 - Lousã 1
hora de passagem ao km 0,0 = 12:09:01
- a hora correcta será 12:08:01 porque na mesma PEC somos controlados no km 1,2 às 12:09:24.....sabemos que o Golf anda muito bem mas não consegue fazer 1200 metros em 23 segundos! hehehe!!

PEC 2 - Serpins 1
hora de passagem aos 6.69km - 12:00:26
- sei que não "zerarmos" este controlo....mas custa-me a acreditar que o erro seja de 1 minuto. Por comparação, na PEC 6 (2º round) fizemos -4 segundos.


Despeço-me, deixando um especial abraço ao CAC/Jorge Conde pelo divertimento que nos proporcionou nesta excelente manhã Sábado.

Até Junho no RS 2011!
Alexandre Berardo




  Rui Viana - 17-04-2011 às 12:05
 Venho aqui deixar os PARABÉNS á Margarida Valente que desde que mudou de nome ainda não fez outra coisa senão GANHAR! Obviamente os PARABÉNS são também para a Magda porque por detrás de uma GRANDE mulher, está... uma GRANDE mulher!
  Jorge Conde - 16-04-2011 às 23:53
 Detectado um erro grosseiro na PEC 4, corrige-se a classificação final:

Classificação /Nº /Equipa/ Pontuação
1º 1Margarida Valente / Magda Ferreira 20
2º 14António Ramos / João P. Martinho 23
3º 8Rui Viana / Rui Martini 24
4º 3Paulo Marques / João Martins 33
5º 13João Mexia Leitão / Nuno Machado 54
6º 4Parcidio Summavielle / Jorge Oliveira62
7º 28Francisco Dias / João Dias 68
8º 6Albertino Costa / Rui Oliveira 73
12º 16Miguel Jerónimo / João Gil 94
9º 7António Morais / Miguel Barbosa 102
10º 17Nuno Serrano / Alexandre Berardo 186
11º 5Luis Brito / João Marques 191
13º 2Sinel Martins / Miguel Fernandes 212
14º 30Mário Antunes / NN 244
15º 18Alvaro Tavares / Rui Tavares 335
16º 26Jorge Monteiro / Afonso André 410
17º 12Bruno Silva / Ricardo Silva 459
18º 20José Tinoco / Abel Soares 549
19º 22Nuno Navalho / Miguel Vinhas 641
20º 25Eduarda Monteiro / Ana Godinho 660
21º 24Manuel Cunha / Rui Pedro Santana 764
22º 51Fernando DaSilva / Rosário Silva 828
23º 11Vitor Borges da Costa / NN 891
24º 27Paulo Feliciano / Andreia Feliciano 946
25º 21Ant. A. Magalhães/Ant. P. Magalhães1222
26º 15Vitor Morais / Luis Teixeira 1741
27º 9Paulo Amorim / João Baptista 1828
28º 10André Freire / Filipe Paz 2332
  Jorge Conde - 16-04-2011 às 22:03
 Class. / Nº / Equipa / Pont.
1º / 1 / Margarida Valente / Magda Ferreira/ 20
2º / 14 / António Ramos / João P. Martinho / 23
3º / 8 / Rui Viana / Rui Martini / 24
4º / 3 / Paulo Marques / João Martins / 33
5º / 13 / João Mexia Leitão / Nuno Machado / 54
6º / 4 / Parcidio Summavielle / Jorge Oliveira / 62
7º / 28 / Francisco Dias / João Dias / 68
8º / 6 / Albertino Costa / Rui Oliveira / 73
9º / 7 / António Morais / Miguel Barbosa / 102
10º / 17 / Nuno Serrano / Alexandre Berardo / 186
11º / 5 / Luis Brito / João Marques / 191
12º / 16 / Miguel Jerónimo / João Gil / 202
13º / 2 / Sinel Martins / Miguel Fernandes / 212
14º / 30 / Mário Antunes / NN / 244
15º / 18 / Alvaro Tavares / Rui Tavares / 335
16º / 26 / Jorge Monteiro / Afonso André / 410
17º / 12 / Bruno Silva / Ricardo Silva / 459
18º / 20 / José Tinoco / Abel Soares / 549
19º / 22 / Nuno Navalho / Miguel Vinhas / 641
20º / 25 / Eduarda Monteiro / Ana Godinho / 660
21º / 24 / Manuel Cunha / Rui Pedro Santana / 764
22º / 51 / Fernando DaSilva / Rosário Silva / 828
23º / 11 / Vitor Borges da Costa / NN / 891
24º / 27 / Paulo Feliciano / Andreia Feliciano / 946
25º / 21 / Ant. A. Magalhães/Ant. P. Magalhães / 1222
26º / 15 / Vitor Morais / Luis Teixeira / 1741
27º / 9 / Paulo Amorim / João Baptista / 1828
28º / 10 / André Freire / Filipe Paz / 2332
  Jorge Conde - 16-04-2011 às 21:54
 Aos participantes e aos que a partir de casa esperavam maior eficiência nos tempos as nossas desculpas pelos atrasos.

Algumas das publicações feitas inloco não estavam no melhor estado. O desconhecimento que a equipa tem dos concorrentes e o facto de alguns dos que servem de referência terem falhado mais que o normal, não ajudou. Mas depois de uma revisão em casa e mesmo correndo o risco de nem tudo estar bem, aqui vai a história do Shake Down.

Na primeira PEC (Foz de Arouce), quatro concorrentes mostravam que estavam acordados: Margarida Valente/Magda Ferreira, Sinal Martins/Miguel Fernandes, Rui Viana/Rui Martini e Nuno Navalho/Miguel Vinhas ocupavam o primeiro lugar com 2 pontos de penalização cada um. O primeiro e único incidente do dia acontecia: Um tractor incompatibiliza-se com os automóveis e a primeira vítima é o Vitor Borges da Costa que perde mais de dois minutos. Bruno Silva e João Mexia Leitão são as vítimas que se seguem a perderem também algum tempo. Coisas de ralis de estrada aberta que os puristas entendem que são motivos para decisões drásticas… tractores, manadas, rebanhos…

Na segunda PEC (Serpins 1) Rui Viana/Rui Martini vencem (3 pontos) deixando João Mexia Leitão/Nuno Machado a 1(4) ponto e Margarida Valente/Magda Ferreira a 3 (6) pontos. Referência para Paulo Marques/João Martins e Parcídio Summavielle/Jorge Oliveira que sem instrumentos ??? fazem 4º e 5º tempo respectivamente. Após a 2ª PEC, Rui Viana/Rui Martini assumiam o comando e Margarida Valente/Magda Ferreira eram segundas, na terceira posição estavam ex-equo Paulo Marques/João Martins e Parcídio Summavielle/Jorge Oliveira e na quinta posição António Ramos/João P. Martinho.

PEC 3 (Lousã 1): António Ramos/João P. Martinho vencem e fazem um dos poucos zeros que o evento havia de ter. João Mexia Leitão/Nuno Machado e Miguel Jerónimo/João Gil fazem 1 ponto e Margarida Valente/Magda Ferreira e Mário Antunes/ fazem 2 pontos. Após a PEC Rui Viana/Rui Martini mantêm a primeira posição, Margarida Valente/Magda Ferreira também mantêm a 2ª posição, mas António Ramos/João P. Martinho e Parcídio Summavielle/Jorge Oliveira passam para a 3ª posição ex-equo, fazendo descer Paulo Marques/João Martins para a 5ª.

PEC 4 (CHSP – Pereiro 1): António Ramos/João P. Martinho vencem e João Mexia Leitão/Nuno Machado empatam na primeira posição. Margarida Valente/Magda Ferreira, Paulo Marques/João Martins e Luís Brito/João Marques com mais 1 ponto fazem a 2ª posição. Após a PEC: 1º Margarida Valente/Magda Ferreira, 2º Rui Viana/Rui Martini, 3º António Ramos/João P. Martinho, 4º Paulo Marques/João Martins e 5º Parcídio Summavielle/Jorge Oliveira.

A PEC 5, por dificuldades dos cronometristas, seria anulada.

E no final da primeira ronda, durante a paragem para uma mini, a assinalar havia a estória do evento. A dupla Vítor Morais/Luís Teixeira que estreavam um NIssan 240 RS-r, num dos cruzamentos onde o trajecto passava 3 vezes, resolvem passar directamente da 1ª para a 2ª passagem e não fazem as PEC’s de Lousã 1 e Pereiro 1.

Serpins 2, abria a 2ª ronda. António Ramos/João P. Martinho voltam a vencer fazendo 1 ponto. Margarida Valente/Magda Ferreira e Miguel Jerónimo/João Gil fazem apenas mais um ponto. Rui Viana/Rui Martini e Albertino Costa/Rui Oliveira focam na 4ª posição mais 2 pontos. Após a PEC tudo na mesma na frente da classificação.

Lousã 2, é a primeira PEC com três participantes a fazer zeros. António Ramos/João P. Martinho repetem a façanha e Albertino Costa/Rui Oliveira e Nuno Serrano/Alexandre Berado igualam-no. Na quarta posição com um ponto Margarida Valente/Magda Ferreira e João Mexia Leitão/Nuno Machado. Após a PEC tudo na mesma na frente.

CHSP’s de Pereiro 2. De novo 3 concorrentes fazem zeros. António Ramos/João P. Martinho voltam a repetir o primeiro lugar e com eles está Paulo Marques/João Martins e Nuno Serrano/Alexandre Berado. Com 2 pontos na quarta posição Margarida Valente/Magda Ferreira, João Mexia Leitão/Nuno Machado e Álvaro Tavares/Rui Tavares. Após a PEC quase tudo na mesma, apenas com António Ramos/João P. Martinho a tirarem fruto da regularidade na frente e a igualarem no 2º posto Rui Viana/Rui Martini.

A última PEC – Vilarinho/Lousã a mais fácil e que correspondia ao troço de aferição faz jus ao nome: 5 concorrentes fazem zeros: João Mexia Leitão/Nuno Machado, Luís Brito/João Marques, Miguel Jerónimo/João Gil, Vítor Morais/Luís Teixeira e Vítor Borges da Costa, navegado pelo filho vencem a PEC.

Apesar de fácil esta PEC mexe na frente da corrida.
  Ivo Tavares - 16-04-2011 às 15:01
 Então então???? :D
  Jorge Conde - 16-04-2011 às 13:01
 No 1º controlo da PEc 1: Sinel Martins / Rui Visns e José Tinoco fazem zeros. No 2º controlo Margarida Valente / Alvaro Tavres / Francisco Dias / Nuno Navalho e Fernando DaSilva fazem 1 ponto