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 MENSAGEM
 De:  Óscar Romão
 Data/Hora:  05-03-2011 às 12:58
 Assunto:  II Clasica Santa Lucia (Canarias)
 Mensagem:
  Boa tarde a todos, Para quem não foi e gosta destas coisas, aqui fica o link dos resultados desta prova nas Canárias com os nossos Portugueses http://www.clasicacanaria.com/web/temporada/2011/ii-clasica-santa-lucia/on-line.html
 Respostas relacionadas:
  Paulo Almeida - 22-03-2011 às 16:37
 Olá João
Tentei passar o mais desapercebido possível nesta prova, pois ia com um espírito turístico e tal qual a família Queiroz, desta vez o pessoal lá de casa foi todo, por isso fico realmente espantado como o João sabe de pormenores da prova dos quais nunca teria conhecimento sem ler a sua “crónica”.
Mas a razão que me levou a “pegar na caneta” tem a ver com o extremo cuidado com que os organizadores nos trataram e embora já tenha escrito a minha opinião no fórum da www.clasicacanaria.com eles merecem um público elogio no nosso www.classicclube.com.
De tudo o que se passou destaco o papel exemplar do relações com os concorrentes D. José Manuel González García,, que tinha todas as qualidades para desempenhar a função, ou seja conhecedor das regras, conhecedor do rali, com competências para tomar decisões no âmbito desportivo e extra desportivo, e de um cuidado imenso na recolha das nossas opiniões em cada final de secção e mesmo no inicio de algumas PR. Não posso esquecer também o Jose Ramirez (DP) com quem falei durante a preparação da nossa viagem e que desempenhou com mérito as funções de Director de prova
Apesar da falta de adaptação ao RB o rali nem nos correu muito mal e acabámos por trazer o troféu de “senhora” melhor classifica, que a Rita dedica às nossas companheiras portuguesas presentes Júlia, Ana, Marta e Pipa que certamente mereciam mais o troféu do que ela, não fossem as vicissitudes que foram ocorrendo.
Não sei se a nossa vida nos vai permitir voltar, mas fica uma forte vontade de o fazer e também uma forte recomendação para todos os que possam, participem nas edições futuras.

Se quiserem dêem uma vista de olhos nas fotos do fórum
http://www.clasicacanaria.com/web/foro-regularidad.html
  João Queiroz - 20-03-2011 às 15:52
 "Este canários devem estar loucos"

Parafraseando o Astérix em relação aos romanos, não é que a organização teve o "desplante" de vir pedir desculpa pelo que tenha corrido menos bem e, além disso, heresia das heresias, lembrou-se de pedir a opinião sobre a prova e sobre aquilo que haverá a melhorar.

OK, modo cínico off, eis um exemplo de como uns organizadores modestos, mas com vontade, conseguem fazer um bom rali (não vou dizer excelente, para não haver quem pense que fui comprado) e são um exemplo de humildade, pretendendo saber a opinião dos participantes, para poderem evoluir.

Como se diz em "burocratês", "à consideração de quem de direito".

Saudações desportivas
  João Queiroz - 07-03-2011 às 19:09
 "Parece-me que as notícias sobre a minha morte são manifestamente exageradas" Mark Twain

Pois é,

Esta "boutade" do grande escritor norte-americano veio-me à ideia quando li os primeiros comentários à nossa classificação.

Apesar da idade e dos seus achaques, acreditem que, por enquanto, as classificações em lugares "esquisitos" só podem ter origem em causas mecânicas. Não por nenhuma minha habilidade particular, mas porque tenho a sorte de ter duas navegadoras excepcionais.

Apesar do que se disse, depois de analisar as classificações, não íamos à frente quando desistimos (com mais de 1/3 dos controlos efectivos da prova), mas sim em terceiros, a dar (muita) luta às duas equipas que acabaram nos dois primeiros lugares. E não eramos segundos graças a uma "petit caguée" na primeira especial, tipo ímpetos de juventude, a necessiteram de uma marcha-atrás depois de uma "figurinha" menos conseguida, por assim dizer.

Na quinta especial um martelo de válvula resolveu ter vida própria e partiu. Depois de retirado, inutilizando esse cilindro, deu para voltar ao parque fechado "despacito".

O Nuno e a Pipa, ganharam a especial de abertura (um karting a realizar no menor tempo), mas ficaram logo ali, sem embraiagem.

O Grosso e a Margarida tiveram a avaria do ano. Água na gasolina. Não sei se é por ser barata (1,043€ a 98) ou por ser da Shell, o que é certo é que aconteceu e demorou muitas horas até se descobrir. Enfim, deu para estar pronto para abrir a pista do autódromo local (muito lento) e fazer o "abrilhantanço" do costume. Penso que o moço ficou com cartaz na ilha.

Sobre a prova em si, gostaria de destacar algumas coisas, sem cair em comparações do incomparável. Como convidados, tivemos condições de participação muito "simpáticas" e um tratamento absolutamente excepcional, nunca reproduzível, digo eu, em provas em que não existe esta figura dos "artistas" convidadados.

O José Ramirez, Drector da prova, o "Pancho" Toledo, adjunto e excelente mecânico que descobriu as mazelas do carro do Grosso, e o José González, relações com os participantes, foram a face visível de um conjunto de pessoas que fez os possíveis por tornar agradável a nossa estadia e que o conseguiram plenamente. Para eles, o reconhecimento de um trabalho bem feito e o nosso agradecimento.

Agradecimento extensível, no meu caso e no do Nuno, ao Tomás e ao outro José que, surgindo do "nada", a meio da noite, dentro de uma especial, começaram por mexer no meu motor e tornaram possível trazê-lo a bom porto. E no dia seguinte, bem de manhã e apesar de viver longe, o Tomás lá estava a tentar recuperar a embraiagem ao Nuno.

Enfim, gente boa que merece a minha admiração.

A prova pelo que vi e já li, esteve bem, com algumas problemas ao nível das classificações. Mas, depois de algumas experiências recentes por terras lusitanas, diria até que, mesmo nesse capítulo, estiveram muito bem. Cronometrar "à mão", em 100 e tal pontos (ainda que com alguns anulados), e ter a classificação final duas horas depois da chegada do último concorrente, não me parece mal...E não saiu mais cedo, por causa de algumas reclamações (justas e que tiveram de ser verificadas) e por terem feito pela primeira vez uma prova por sectores em circuito e isso ter colocado alguns problemas. Acresce a existência de duas médias (alta e baixa) que é sempre um potencial foco de erro.

Por atraso na chegada do material, apenas cronometraram com GPS (em "modo" experiência) as secções de sábado, mostrando que querem fazer mesmo bem e cada vez melhor.

Na estrada, prova muito bem medida, numas estradas "preciosas", com médias geralmente bem escolhidas (a dar para penalizar nos 30''s!), bom ritmo, locais de partida convenientes para a espera, etc., etc. Quanto à questão das estradas, referida pelo Ivo, pois...a regra é universal e é preciso estarmos com muita atenção, numa de "em Roma sê romano".

Uma última e especial referência para aquilo que mais me agradou em toda a prova: nada de troços e médias conhecidas para levar a prova "feita de casa", não deixando assim que os aparelhos façam tudo. Mudanças de média sem referências, em várias modalidades, num road-book entregue com meia hora de antecedência é que tem graça.

Mais um obrigado para os Amigos Canários, por devolverem a regularidade para o campo das pessoas e não das máquinas sofisticadas. Que, quando utilizadas em todo o seu potencial, continuam a dar vantagem sobre métodos mais "rústicos". A nossa prova foi feita nesta última modalidade, com um simples VHTrip, ainda por cima com poucos pontos de leitura (calibração muito baixa na casa dos 800) e um "zingarelho" ATB. E muita concentração e atenção por parte da Marta...

Ah, se podermos, estaremos de novo aqui caídos para o ano, até porque descobrimos um sítio pós-rali bem simpático e longe da confusão da parte menos agradável do turismo de massas. Quarta-feira regresso e acabam-se as férias.

Saudações desportivas
  Ivo Tavares - 06-03-2011 às 20:52
 Só para acrescentar há uma (ou vários) que estão na posse de fotos compremetedoras da minha pessoa nas Canárias, mas que eu assumo tudo o que fiz :D hahahahahaha
  José António - 06-03-2011 às 20:10
 Então, e assim sendo P A R A B É N S Rita.

Beijinho,
José António.
  Ivo Tavares - 06-03-2011 às 20:01
 Ora então boas tardes

acabadinho de chegar das Canárias venho só "dar a desculpa" de a armada portuguesa ter ido ao fundo nas Canárias.

O que acontece é que em alguns pontos do percurso não estavam as figuras no road book, a interpretação dada em Portugal é que se deve seguir na mesma estrada. Contudo pelo menos nas Canárias é necessário ter em atenção o "número ou nome" da estrada e ligar apenas a isso. Num determinado ponto do percurso caímos todos nessa argolada ou ratoeira.

E mais (sendo o caminho correcto para a direita) e nós naquela espécie de bi-forcação tendo seguido pela esquerda entrámos no troço em sentido contrário ao da prova e por azar ao fim de 100 mts estava o carro de um controlador (mas a controlar os outros) e nós os enganados pensámos, tá aqui um controlador tamos certos. Mentira :P sendo a figura seguinte a uns salvo erro 3km foi uma caldeirada pegada a parte seguinte.

Mais histórias contamos ao vivo. ) mas pelo menos viemos de lá todos com uma grande lição!


P.S. -> A Rita Almeida fez uma excelente prova que só não foi melhor porque foi "sabotada" pelo expert Paulo Almeida que contrariando as indicações da navegadora algumas vezes (pelo menos 2) teimou em ir pelo caminho incorrecto. Ai ai ai D
  José António - 06-03-2011 às 15:32
 Olá Clássicos Amigos,

Olá António Ramos,
Pelo que soube ontem ao final da manhã, o que aconteceu ás três equipas portuguesas inscritas em BMW foram problemas graves mecânicos, que os iriam mesmo afastar das "carreteras":
- João e Marta Queiroz com problemas de motor que teria um martelo de válvula partido deixando o propulsor em apenas três cilindros quando lideravam a prova (continuar era estragar ainda mais... para nada!)
- Nuno e Pipa que ficaram sem embraiagem logo no 1º troço, num kartódromo
- Grosso e Margarida Valente diziam que o carro não desenvolvia, pensando ser problema eléctrico, e que iriam tentar mudar algumas coisas do BMW do Queiroz - não me parece que o tenham feito pois não aparecem classificações melhores que aquelas que apresentas.

Depois disso não tive mais notícias.
Teremos mesmo que aguardar pelos intervenientes e pode ser que o Sr. Director do CC tenha um "intervalozinho" para nos ilucidar sobre os acontecimentos e resultados da prova.

Cordiais Saudações clássicas,
José António.
  António Ramos - 06-03-2011 às 11:56
 Meus caros,

Desconheço se são ou não resultados definitivos, mas no site da Clásica Galicia, verifica-se que as classificações das equipas portuguesas são as seguintes:

10º - Aníbal Rolo / António Caldeira
24º - José Familiar / António Sequeira
25º - Paulo Almeida / Rita Almeida
27º - Camilo Figueiredo / Carlos Hipólito
29º - João Rodrigues / Ivo Tavares
(...)
Todas as outras equipas portuguesas ficaram classificadas para além do 30º lugar, sendo de estranhar, e muito, as classificações de João Queiroz / Marta Queiroz, José Grosso / Margarida Valente e de Nuno Rodrigues / "Pipa" Queiroz, respectivamente, em 60º, 61º e 63º lugar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Presumo que o figurino do Rallye tenha surpreendido as equipas portuguesas, pois, não é de todo habitual desempenhos tão sofríveis além fronteiras. Sublinhe-se, que a equipa nacional melhor classificada, integrava o elemento mais experiente em Rallyes nas Canárias - António Caldeira!...

Não posso deixar de realçar o magnífico desempenho da equipa albicastrense Paulo Almeida / Rita Almeida, que com um carro terminado em cima da hora, com uma viagem realizada tardiamente e que implicou poucas horas de sono, e uma navegadora em fase de evolução, alcançaram um brilhante 25º lugar - 3ª equipa nacional! Parabéns!

Ficamos à espera que os protagonistas venham aqui contar-nos um pouco do que aconteceu neste Rallye! Estou (estamos) curiosos!