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VW Carocha
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MENSAGEM |
De: |
João Serôdio |
Data/Hora: |
29-11-2010 às 20:04 |
Assunto: |
TNRR 2011 |
Mensagem: |
CALENDÁRIO
Fevereiro 12.13 RALI DE BARCELOS– REG HISTORICA Março 19.20 RALI MUSEU VINHO BAIRRADA Junho 17.18 RALI RAINHA SANTA Julho 23.24 2º RALI AÇORES – CLASSICOS Setembro 17.18 RALI TERRAS DO NORTE / BOTICAS Novembro 05.06 24 HORAS DE PORTUGAL EM REG. HIST.
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Respostas
relacionadas: |
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António Ramos - 18-02-2011 às 22:02 |
Ora bem, já sei qual será a diferença, ou seja, o que pouparei entre optar por participar na III Clásica Ciudad de Almendralejo em deterimento do Museu Vinho da Bairrada 2011: nada menos, nada mais do que 220,00 €!
Rallye Museu Vinho da Bairrada (c/ 2 dormidas) = 380,00 €
III Clásica Ciudad de Almendralejo (1 dormida) = 140,00 €
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António Ramos - 18-02-2011 às 17:12 |
Caros Amigos,
Volvidas 48 horas sobre o meu último post, sem qualquer feedback, com excepção para um Organizador, parece-me, efectivamente, que a crise e os condicionalismos a ela associados serão só mesmo para alguns! Se assim é, ainda bem!... Fico muito satisfeito com isso.
Todavia, ainda assim, não me coíbo, com o devido respeito pela opinião alheia, de trazer mais alguns indicadores e apontamentos sobre as questões que levantei anteriormente.
Indicadores:
Entre ontem e hoje recebi a nega de um pequeno apoio da Naturtejo ao Team com a mesma designação para 2011 e, na qualidade de Tesoureiro de uma Associação com o Estatuto de Utilidade Pública, recebemos hoje a notificação de uma entidade pública, de que irá reduzir a sua subvenção em 60% para 2011 a esta colectividade!...
Apontamentos (Rallyes do TNRR):
Em Dezembro, defendi a tese de que deveriam os Organizadores encontrar formatos mais económicos de realização dos Rallyes, quer para as Organizações, quer para os concorrentes. Desculpem-me os mesmos por voltar ao assunto, mas faço-o porque considero que uma necessária reflexão sobre o assunto poderá ser benéfica para TODOS!...
Como é óbvio, não me pretendo substituir aos Organizadores e respectivas opções estratégicas que muito respeito, mas, apenas e só contribuir para que eventualmente se encontre uma fórmula que permita manter os Rallyes do TNRR bastante participados. Quero deixar bem claro que as decisões organizacionais são da estrita responsabilidade dos Organizadores, assim como a decisão de participar ou não neste ou naquele Rallye, são da exlusiva responsabilidade dos concorrentes. Conciliar os interesses das duas partes seria o ideal na actual conjuntura.
Parece-me que existirá a possibilidade por parte de alguns Organizadores, de optarem por um formato mais económico de realização das provas, nomeadamente, por parte daquelas que irão ter cronometragem automática.
Se os Rallyes tiverem início ao início da tarde de sábado, se for aproveitada parte da noite de sábado até à meia-noite, uma hora da manhã, e se se aproveitar a parte da manhã de domingo, até às 12 h com CHC seguido de slalom e almoço pelas 14 horas, teremos então um formato económico da realização de Rallyes. Porquê? Porque os Organizadores só terão 2 refeições (jantar de sábado e almoço de domingo) englobadas no programa do Rallye e, a significativa maioria das equipas só terá necessidade de uma dormida (sábado para domingo).
Do meu ponto de vista, com um formato deste tipo é possível diminuir os custos organizacionais e os custos de participação dos concorrentes, sem que com isso, as provas percam em qualidade.
Se eventualmente não forem concretizadas medidas deste tipo, ainda iremos assistir, se não estamos a assistir já, a algo de semelhante ao que ocorreu com os Rallyes FIVA que desapareceram devido, em grande parte, à concorrência de Rallyes "pirata" (leia-se, fora da égide da FPAK, logo, não oficiais).
Deixo a ideia para reflexão e à consideração dos Organizadores e concorrentes, a bem dos Rallyes de Regularidade Histórica Sport do TNRR.
Não me voltarei a pronunciar voluntariamente sobre este assunto, logo não incomodarei mais ninguém com isto, até ao final da presente época, a não ser que venha a existir participação e reflexão sobre o mesmo.
Cumprimentos e bom fim-de-semana.
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António Ramos - 16-02-2011 às 17:30 |
Caros Amigos,
No passado dia 01/12/2010 produzi, neste tópico, uma reflexão sobre a realização do TNRR 2011, em ano de profunda crise social e económica, em que apresentei algumas sugestões aos Organizadores para reduzir custos de participação nos respectivos Rallyes. Na altura, e sobre estes aspectos, só obtive o feedback do João Queiroz, pelo que presumo que a crise só terá incidência para alguns! Será?!... Julgo que não!... Ainda que forma diferenciada, esta crise afecta TODOS os portugueses e terá obrigatoriamente reflexo em todas as áreas de actividade e, os Rallyes do TNRR não ficarão certamente incólumes.
Resolvi voltar a este assunto, exactamente no dia, em que a taxa de desemprego ultrapassou os 11%, em que o Governador do Banco de Portugal confirmou que o País está em recessão económica e em que os juros da dívida pública bateram novo record, com o FMI no horizonte. E, para reforçar o apelo de que não valerá a pena assobiar para o lado, mas sim enfrentar o problema com frontalidade, caso contrário a participação nos Rallyes do TNRR irá diminuir, nomeadamente, e com maior incidência, naqueles que são periféricos (Monchique, Açores e Terras do Norte).
Quanto ao apelo anteriormente efectuado para que os Organizadores tentassem forçar a FPAK a reduzir as taxas, presumo que tal não tenha acontecido, e, pelos ecos que me chegaram, a FPAK até terá aumentado as mesmas (!!!), ainda que pouco!!!
Como também me parece que a maioria dos Rallyes irá manter-se com o formato anterior, presume-se então, que não haverá redução dos custos directos de inscrição e, a estes, ainda teremos de adicionar e ter em conta, os aumentos com os custos do combustível! Talvez a intenção seja mesmo a de ver para crer e não a de prevenir situações indesejáveis.
Com este cenário, pela minha parte irei, muito provavelmente, reduzir a minha participação a somente dois Rallyes do TNRR. Exactamente os dois que estão integrados na Challenge Ibérica de Rallyes de Regularidade e que mais próximo ficam da minha residência.
Em alternativa, e porque quero continuar a divertir-me, participando neste tipo de Rallyes, resolvi equacionar a hipótese de participar no III Campeonato Extemeño de Rallyes de Regularidade (mesmo aqui ao lado), com custos muito inferiores aos que se praticam em Portugal. Admito que estes Rallyes fiquem uns bons furos abaixo em termos de qualidade, mas, certamente divertir-me-ei de igual forma.
Assim, não irei participar no Rallye Museu Vinho da Bairrada e, em alternativa, irei participar, caso nenhum motivo de força maior o impeça, no primeiro Rallye do III Campeonato Extremeño de Rallyes de Regularidade: III Clásica Ciudad de Almendralejo, no primeiro fim-de-semana de Abril.
A distância da minha residência a Almendralejo é sensivelmente a mesma que à Anadia, mas com o combustível mais barato, em grande parte do percurso. A taxa de inscrição é de 90 €. Com mais a dormida no montante de 50 €, perfaz o montante total de 140 €. Agora resta esperar pela divulgação da taxa de inscrição no Rallye Museu Vinho da Bairrada, mais Hotel, para verificar quanto irei poupar!...
Muito sinceramente, custa-me imenso colocar as "coisas" nestes termos, mas, contra factos (€) não há argumentos, em época de profunda crise económica.
Não sou coitadinho, nem lamechas, e, posso orgulhosamente afirmar que não devo nada a ninguém, mas em Janeiro passado perdi 500 € de rendimento mensal e, por isso, estou consciente da sua implicação. Mas, como atrás referi, estou certo que esta crise a TODOS afectará, ainda que de forma diferenciada, nem que seja no plano psicológico ou de não exibir sinais de poder económico, quando muitos dos nossos concidadãos estão a passar dificuldades extremas.
À consideração de TODOS!
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João Mexia Leitão - 21-01-2011 às 21:40 |
Boa Tarde Ai está uma medida de bom senso. Como tinha dito, parecia-me precipitado esta tentativa forçada de arranjar mais uns concorrentes para o rali de Barcelos. Assim fico à espera que esta nova organização pondere melhor o que queria fazer, para termos um verdadeiro rali de regularidade em DATA OPORTUNA, e ai terei todo o prazer e interesse em estar presente. João Mexia
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Paulo Almeida - 21-01-2011 às 14:03 |
Olá
Efectivamente ontem recebi um telefonema da FPAK a dar esta informação.
Agraceço também a simpatia do João ao "dar-me" o titulo de presidente (deve ser da época eleitoral) quando fui um mero coordenador desta Comissão em 2010.
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João Queiroz - 20-01-2011 às 19:11 |
Boa tarde,
De acordo com a informação que me foi agora passada pelo ("meu") Presidente da Comissão de Regularidade da FPAK e que não pode, de momento, "ligar-se", o Rali de Barcelos, na sua vertente de regularidade, foi adiado para data a indicar posteriormente.
Saudações desportivas
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Viperoan - 20-01-2011 às 12:59 |
Boas, tenho evitado entrar neste debate, pois este rali nunca se realizou e já deu que falar demais, pois penso que este assunto sobre este rali, devia de ser debatido para alem do classiclube, pois certamente nada disto chega aos elementos da organizaçao.
Mas se vim aqui foi mais para colocar um convite que me mandaram sobre a apresentaçao do rali, que continua a falar do nosso rali, pelo que penso que devemos esperar pela referida apresentaçao e depois ai sim decidirmos todos o que devemos fazer, ou seja ir ou não ir, mas primeiro devemos dar o beneficio da duvida.
- Como é certamente do seu conhecimento o Clube Automóvel do Minho organiza nos próximos dias 11 e 12 de Fevereiro 2011 a 3ª Edição do Rali de Barcelos e 2ª etapa deste ano a contar para o Campeonato Open de Ralis, no qual integrarão também os Camp. Regional de Ralis Norte, Camp. de Portugal Júnior de Ralis, Troféu Nacional de Clássicos Ralis, Troféu Nac. Ralis de Regularidade e diversos Troféus Monomarca.
Assim, temos o prazer de convidar V. Exa. para a Apresentação Oficial da 3ª edição do Rali de Barcelos/DST, agendada para o dia 24 de Janeiro 2011, pelas 17 horas no Auditório da Assembleia Municipal de Barcelos.
este é o teor do convite, vamos ver o que apresentam no dia 24 em relaçao á forma como irá ser desputado o TNRR, pois se não for nos moldes que normalmente se realizam, nós não iremos fazer parte.
já agora, gostava de saber como é que a FPAK, aceita que um rali desta envergadura, ainda nao tenha neste momento o regulamento DAS PROVAS aprovado e publicado no site da referida organizaçao, enfim.
um abraço cipriano
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JOSE GROSSO - 20-01-2011 às 12:03 |
Bom dia a todos
Se, se ... se confirmar a especulação e termos de um Rali nesses moldes. Eu provalvelmente não irei fazer o Rali de Barcelos. Teremos que que pensar todos, o que decidir ou combinar. Gosto de participar num Rali secreto, com prazer de condução, não gosto de fazer numero, nem preencher Ralis de velocidade .
Gostaria que se mantenha, os Ralis que fazemos, garantindo a Amizade, Camaradagem, Competição, Prazer de condução e a nossa Parte Social que conhecemos. Vamos aguardar seranamente ... Sobre o que se disse: O Carpinteiro, concordo O Antonio Ramos, como ele costuma dizer "chapeau"
Abraços e Beijinhos que isto vai dar que falar
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Susana Cordeiro - 20-01-2011 às 11:17 |
e QUE TAL EM VEZ DE TNRR UM EXEL???
lEMBRAM-SE???
AAHAHAHAHA
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João Queiroz - 20-01-2011 às 06:26 |
Bom dia,
Esta é uma "boa" notícia para quem vai ao Rali Santa Lúcia nas Canárias (ninguém os manda ir, não é verdade?). Também não sei, entre esses, se haverá muitos interessados no TNRR.
Saudações desportivas
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morales - 19-01-2011 às 22:35 |
Boa noite Após mais uma consulta do calendário do TNRR 2011, no site da FPAK, constato e aproveito para partilhar convosco, que houve uma alteração da data do Rali Museu Vinho da Bairrada. Ou seja anteriormente este rali estava agendado para dia 19 e 20 de Março, e actualmente no site da FPAK vem 12 e 13 de Março, ou seja 1 semana antes. Podem consultar esta informação em: http://www.fpak.pt/calendario/2011/FPAK/TROFEUS/TROFEU%20NACIONAL%20DE%20RALIS%20DE%20REGULARIDADE%202011.htm Cumprimentos a todos. Pedro Fernandes
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Rui Viana - 18-01-2011 às 23:28 |
Olá a todos! Alguns de vós já me conhecem há muito, outros nem tanto. Estive nos clássicos de corrida desde o primeiro minuto e foram situações como esta que o CAM nos apresenta agora (entre muitas outras onde a FPAK também tem muita quota-parte de culpa) que me levaram a afastar dos campeonatos de clássicos.
Encontrei agora a vontade de voltar nesta formula das regularidades onde se mantém o espirito que vivemos nos primeiros anos dos clássicos. Aqui não tenho de comprar ceroulas e peugas FIA mais caras que Façonnable.
Contudo, tal como nos clássicos, já apareceu o oportunismo a tentar fazer dinheiro á nossa conta.
Penso que será também o momento de se criar uma Associação informal de "pilotos" (não sei se aqui temos essa classificação) para não permitir que isso aconteça.
Eu fruto de alguns anos a dispotar campeonatos e/ou troféus vou tirar licença, porque isso para mim faz sentido. Contudo, ainda não participei na minha primeira prova e já me vejo a alinhar numa "greve" ao oportunismo. Por isso, podem contar com a minha solidariedade para um "boicote" pedindo no entanto que tudo se tente para se chegar a acordo com os organizadores. É que eu estou cheio de "ganas" para começar a aprender!
Para o CAM não será inédito os boicotes por parte dos pilotos de clássicos, assim como também não é inédito naquele clube o despreso pelos mesmos. No entanto tentemos negociar. Será essa a melhor via, penso eu!
Até Sábado
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João Serôdio - 18-01-2011 às 23:21 |
Apresentação Rali de Barcelos
O Clube Automóvel do Minho vai realizar a apresentação da 3ª edição do Rali de Barcelos/DST, no dia 24 de Janeiro 2011, pelas 17 horas na Assembleia Municipal de Barcelos.
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carpinteiroalbino - 18-01-2011 às 16:09 |
Meu caro António Ramos,
Atenção que eu disse que “aguardo o regulamento da regularidade. Pode ser que venha também outro boletim de inscrição...”
Não falei ainda em avançar já com um boicote, mas sugeri a ideia para podermos debater no sábado.
Preocupa-me a falta de informação sobre o Rali de Barcelos e o referir o boicote também foi para pôr em claro que um grupo grande de concorrentes não pode boicotar uma prova, porque não há um número mínimo de participantes para uma prova contar para o TNRR.
De resto eu até preferia ir à prova, porque há provas de todo o terreno coincidentes com regularidades e provavelmente não poderei ir a todas as provas do TNRR.
Mas se não tivermos garantias de ser uma prova bem organizada, se calhar podemos juntar-nos (os que vão ao KOD) e assumir-mos que não vamos à prova.
No entanto poderá haver sempre alguém que vá à prova… A Fpak é que organiza o TNRR e o regulamento está feito. Se alguém for à prova, só está a cumprir o regulamento do TNRR. Não podemos escrever aqui alguma coisa e esperar que todos o cumpram, mesmo aqueles não vêm ao fórum.
Se alguém se inscrever na prova, mesmo sendo o único das regularidades, não faz mais que cumprir com o regulamento.
Claro que se houver um grupo de concorrentes que assume que não deve ir á prova e depois algum dos elementos desse grupo for à prova. Ai sim, estamos perante um ataque de campeonite.
O que eu entendo por campeonite é o tentar a todo custo ganhar, faltando ao desportivismo, à educação, aos compromissos assumidos e ao fair Play.
E concordo com quem acha que o TNRR vai retirando os gentleman drivers das provas.
Mas de resto gosto muito da competição, como os que me conhecem bem sabem.
Abraço e até Sábado
Eduardo Carpinteiro Albino
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António Ramos - 18-01-2011 às 15:17 |
"Se formos todos contra esta prova, o ideal seria boicotá-la e ninguém se inscrever."
Caro Eduardo Carpinteiro Albino,
Já me tinha passado várias vezes pela cabeça afirmar algo do género, mas, para não ser sempre o "mau da fita", evitei verbalizar tal ideia!... Como eu ando comedido?!...
Em post''s anteriores tem-se falado muito de "campeonite"! Eu, pessoalmente, considero que ao constituírem os Rallyes de Regularidade Histórica Sport uma modalidade do desporto automóvel, a mesma envolve competição e, na minha modesta opinião, a competição só encontra o seu enquadramento perfeito quando esta está abrangida por Troféus ou Campeonatos! Eu, que não sou candidato a ser campeão do que quer que seja (não tenho competências e habilidades para tanto), tenho tirado a Licença Desportiva, tenho participado no TNRR e caso as licenças não aumentem de preço, continuarei a fazê-lo, porque gosto de ter um quadro referencial de motivação para o efeito.
Porém, respeito em absoluto quem tem divergência de opinião sobre este assunto, aqui verbalizada, pelo menos, pelo Segarra Marques e pelo Miguel Fernandes, assim como acho que quem tem esta postura deverá ter absoluto respeito por quem se inscreve no TNRR e gosta de disputar Troféus e Campeonatos. Ou seja, podemos perfeitamente conviver em paz com as duas correntes de opinião e consequente decisão, sem que alguém fique melindrado com as opções de cada um!
Contudo, voltando ao tema do Rallye de Barcelos, alguns dos habituais participantes no TNRR já aqui declararam publicamente que não têm intenção de se inscrever no dito Rallye! Assim sendo, e verificando-se tendencialmente a não adesão dos habituais praticantes neste tipo de provas no supracitado Rallye, sendo aventada inclusivamente a hipótese de boicote, então, na minha modesta opinião, o termo "campeonite" só ganhará forma se, alguém num cenário destes se inscrever neste enigmático e misterioso Rallye, com o intuito avarento de angariar pontos à pala da ausência dos outros.
Mais do que "campeonite", uma atitude e comportamento do género andará nos limites da deslealdade e desonestidade!... Algo que gostaria muito que não acontecesse, pois o ambiente que se tem vivido nos últimos anos entre os habituais participantes nos Rallyes do TNRR tem sido muito bom, apesar de algumas picardias, que são absolutamente naturais num quadro competitivo.
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carpinteiroalbino - 18-01-2011 às 09:14 |
Bom Dia,
Fui ao site do Clube Automóvel do Minho (www.camminho.com) e vou resumir o que encontrei.
O Regulamento da prova de Regularidade não tem link. O link existente é para o regulamento do open, que o Miguel transcreveu.
Mas o boletim de inscrição é um único (http://www.camminho.com/camsite/images/stories/RB2011_FORM_01-Bol_Inscrio.doc)
Neste boletim de inscrição diz que o valor da “propina” é de:
Taxa de Inscrição com Seguro e Com Publicidade facultativa / Sem Public. Facultativa • OPEN+CLASS.+JUN +CRRN 416,20€/832,40€ • TNCR+ TROF. 346,20€/692,40€
Ou seja, o CAM prepara-se para cobrar 346,20€, com publicidade facultativa, sem nos dar nada. Nem almoços, nem hotéis,… Nada.
Não me parece que vá sair daqui nada de bom, mas aguardo o regulamento da regularidade. Pode ser que venha também outro boletim de inscrição...
Se formos todos contra esta prova, o ideal seria boicotá-la e ninguém se inscrever. Mas como o regulamento do TNRR não prevê um número mínimos de inscritos para a prova contar para o TNRR (como há nas provas dos campeonatos de Portugal), basta um concorrente lá ir para ficar com uma vitória. (Pelo que li é assim. mas admito que li na diagonal. Se não for assim as minhas desculpas)
Mas acho que este assunto ainda vai dar muito que falar...
Abraço
Eduardo Carpinteiro Albino
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Luis Manuel - 17-01-2011 às 21:49 |
Caros Amigos conforme tinha aqui deixado a nota, pedi esclarecimentos para o endereço indicado no email que tinha recebido. Apenas hoje recebi a resposta, que transcrevo
Bom dia Antes de mais gostaria de pedir desculpa pelo facto de não ter respondido imediatamente ao solicitado pelo v/ e mail . Reconhecendo a demora na resposta, esta só se justifica pelo facto do CAM ainda não ter disponibilizado o respectivo REGULAMENTO, o que realmente tem causado bastante transtorno. Embora na reunião efectuada na Câmara Municipal de Barcelos, no passado dia 11 de Janeiro corrente, na qual esteve presente o Sr. Engº. Barbosa Ferreiora, tivessem sido dados passos muito importantes para termos um rali de grande qualidade, o certo é que neste momento ainda não dispomos da informação minima necessária para divulgação. Esperamos tê-la a todo o momento. Assim, solicito que contactem directamente o Clube Automóvel do Minho (tel.2 53 300 450 / 7) pois só aí poderão obter as informações pretendidas. De qualquer maneira espero que este contratempo não seja impeditivo da v/ participação num Rali que esperamos da mesma ou superior qualidade à dos anos anteriores. Respeitosos cumprimentos
Administrador da Empresa Municipal de Desportos de Barcelos, EEM
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perante esta resposta, à data de hoje, acho que ficamos todos bastante esclarecidos
Por mim, serei apenas mais um espectador atento do Rali.
um abraço
Luis Manuel
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R1190 - 17-01-2011 às 21:09 |
Caros Amigos:
Aunque algo tarde, lo primero es desearos a todos un feliz año 2011 y el mayor de los éxitos personales y deportivos.
Sigo con atención desde estas tierras españolas las noticias sobre el trofeo TNRR. Si no he entendido mal, tras leer el reglamento del rally de Barcelos, dicho rally tiene a nuestra especialidad bastante olvidada pues creo que el TNCR no es lo mismo que el TNRR, ¿cierto?
La verdad es que tanta incertidumbre a menos de un mes de su celebración es poco motivante.
Un saludo a todos y espero veros pronto. Pepe de la Parte.
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José Segarra Marques - 17-01-2011 às 19:20 |
Miguel Só te posso pedir desculpa por não ter lido convenientemente o que escreveste, e cujo teor muito me alegra.
Já não estou só!!!!!, afinal há mais gente com "too much".
Grande abraço Zé Segarra Marques
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Miguel Fernandes - 17-01-2011 às 18:11 |
Meus Caros,
Ultimas noticias do Rali de Barcelos. A data mantém-se, e um Copy/Paste de uma pequena parte do regulamento:
"ORGANIZAÇÃO
Este Rali será disputado em conformidade com o Código Desportivo Internacional da FIA e seus anexos, as Prescrições Gerais aplicáveis às provas de Automobilismo e Karting – 2011, as Prescrições Específicas Ralis – 2011, os regulamentos dos CAMPEONATO OPEN DE RALIS (COR), Troféu Nacional de Clássicos (Ralis) (TNCR), CAMPEONATO DE PORTUGAL JÚNIOR DE RALIS (CPJR), CAMPEONATO REGIONAL DE RALIS DO NORTE -VSH (CRRN), TROFÉU FASTBRAVO 2011, TROFÉU FIAT EM NÓS E ACELERA, DESAFIO MODELSTAND 2011 e o presente Regulamento Específico."
Saudações Clássicas Miguel Fernandes
P.S. Será que alguém me pode informar se vamos ou não ter Rali de Barcelos??????
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Miguel Fernandes - 17-01-2011 às 08:46 |
Segarra,
Não leste o meu post
Não tenho, nem vou tirar licença.
Ponto final parágrafo.
Um abraço MF
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João Mexia Leitão - 16-01-2011 às 21:42 |
Assim é bom ter colegas de equipa.
GRANDE GROSSO
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JOSE GROSSO - 16-01-2011 às 15:32 |
Boa tarde a todos Bom ANO para vocês ...
Parece que a especulação dá para tudo ... - Sobre o Rali de Barcelos, não sei de nada, Tb sei que o Carlos Cruz organiza um Rali num instante e num fim de semana. Calma quando sair algo, logo respondemos com inscrição ou não, depende do figurino. - Assunto FPAK : eu sou a favor se tiverem alternativa ou criarem, cheguem se á frente, depois eu decido. Tem que haver uma entidade oficial com seguros idónea á frente das provas que fazemos, alguns chamam-nos Ralis dos bebados mas que não os conseguem fazer conforme as regras, perdem-se e tem medo ... - Campeonite ... à sempre ... toda a gente gosta de ganhar e chateiam-se de ver ganhar sempre os mesmos. Malta ninguém nasce ensinado, o jeito para conduzir, o navegador ajuda, mas fazer provas o maximo possivél, ajuda muito mais - Treinos, estudo das provas, ajuda muito, eu não faço, tenho que trabalhar e namorar :) Experimentem fazer/organizar um rali á antiga por anos (RB e Carta no arranque) e vão ver os vencedores ... vão ser os mesmos e com diferenças maiores de pontos. Façam favor de ter prazer de conduzir em estrada aberta e paixão por os clássicos.
Beijinhos e Abraços
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José Segarra Marques - 14-01-2011 às 21:07 |
Oh João Mexia, francamente não entendo o que te "parece mal". Eu continuo a defender sempre a mesma posição e ainda ninguém me conseguiu desmentir, nem sequer as duas linhas do meu post anterior. Vá lá, avance quem o consegue fazer...se fôr com um argumento realmente válido para me rebater.
Miguel, tu dizes que estás de acordo comigo mas também dizes que , como o João o faz , que "não há mais nada"... Não há mais nada para quê??? Para ser campeão ou vencedor de um troféu??? Eu faço os mesmos rallyes que vocês fazem sem me empenhar ou vender à Fpak, ou seja, sem tirar licença. Acho que já chega ou sobeja sobremaneira o que esses Srs. esmifram as organizações. Seré que não há alguém que consiga ver isto.e que esteja de acordo comigo? Se fôr o caso, fico muito satisfeito porque quem me conhece, sabe que nunca fui nem serei mais um "alinhado " e tenho imenso prazer em ser diferente da "molhada". Lamento mas sempre fui e serei assim. É a minha maneira de estar na vida e assumo-o totalmente. Sempre gostei de ser difererente, no bom sentido, o que infelizmente tem vindo a perder-se em todos as áreas da nossa sociedade, nos dias que correm. Temos toda a força connosco e ninguém a aproveita ?
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carpinteiroalbino - 14-01-2011 às 17:25 |
Se eu tiver tempo para fazer provas, isso já é bom. Não estou minimamente preocupado se alguém vai treinar. Vê lá que até gosto bem do Rainha Santa, e é o teu quintal. Se treinas ou não, não me preocupa.
Se te lembrares eu defendi em Monchique que deviamos respeitar os regulamentos e o espirito das provas, mesmo com hipotese de ir reconhecer.
Bom fim de semana e bons treinos
Abraço
Eduardo Carpinteiro Albino
P.S. - Estive a consultar o Accuweather.com e há previsão de Dense Fog em Coimbra, domingo de manhã. Podes aproveitar para treinar... Eh! Eh! Eh!
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João Mexia Leitão - 14-01-2011 às 15:34 |
Boa Tarde Sobre a questão de ter um GPS como prenda de Natal, não é necessário, porque já em muitos ralis o uitilizei também. A questão está em não evocar a necessidade de inventar novos ralis apenas para "supostamente" igualar a hipoteses de todos os concurrentes. Além de tudo mais, se pensarem um pouco, esta prova seria certamente a prova menos secreta de todas, onde seguramente, muitos dos concurrentes não hesitariam em dar uma voltinha no fim de semana anterior a reconehcer o percurso. Lembrem-se só das conversas e receios que aqui foram escritas, antes do Rali de Monchique, por causa da entrega do Rood Bock, umas horas antes da partida. João Mexia Lembre
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Ivo Tavares - 14-01-2011 às 13:57 |
Bem se de facto a ideia é andar nos mesmos sítios do Open e afins, então os troços são estes.
http://www.cm-barcelos.pt/viver-barcelos/eventos/rali-barcelos/rali-barcelos-2011
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carpinteiroalbino - 14-01-2011 às 13:28 |
Paulo,
Com esse teu post quer dizer que o CAM não vai apresentar a prova dia 22? Se não apresentar a prova dia 22 então vai ser difícil fazerem alguma coisa de jeito…
João Mexia Leitão,
Espero que o pai Natal te tenha dado um GPS, porque certamente era esse o teu presente favorito.
Sobre o Rali de Barcelos eu não sei nada mais do que foi aqui escrito, que é quase nada.
Ou vocês sabem todos muito sobre o que se vai passar, ou a especulação é imensa…
Abraço
Eduardo Carpinteiro Albino
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Miguel Fernandes - 14-01-2011 às 13:11 |
Meus Caros, Logicamente que as questões e dúvidas levantadas pelo JQ são pertinentes e acertadas, no entanto volto aqui a repetir-me, ainda bem que aparecem novos organizadores.
Tendo já a experiência de provas do Nacional, também acho que irá ser muito complicado juntar tantas categorias numa só estrada. E digo isto só por um simples pormenor.
As nossas provas são disputadas ao segundo certo. Caso a gente parta à frente do pelotão, até se torna pacifico, situação que não acredito venha acontecer. Se partirmos atrás, iremos para a estrada com inumeros atrasos resultantes dos imprevistos tipicos de uma prova do Nacional (avarias, acidentes, parques de assitência, parques fechados, etc.).
Se existem muitas vozes que se queixam dos momentos mortos, então bem vindos a Barcelos.
Segarra Apesar de concordar contigo sobre a campeonice desenfreada de alguns participantes, o Mexia também tem razão, não existe mais nada. Mas voltando um pouco atrás, antes da Classic Cup, existiam muitos Ralis, e muitos participantes, e nem se falava em TNRR ou Classic Cup, e todos nos divertiamos.
Eu irei continuar a participar no TNRR sem licença, no dia em que for obrigatório, garantidamente que é menos 1 participante. Pois continuo a achar que a história das licenças não se enquadra nesta nossa querida actividade, por diversos motivos.
Infelizmente que a FPAK não tem a humildade para olhar as Regularidades Históricas com olhos de ver, e nivela tudo pela mesma bitola. Enquanto não mostrarem que são capazes de fazer algo diferente e melhorarem o desporto automóvel no nosso Pais, continuarei a ser um espectador atento, sem licença.
Saudações Clássicas. Miguel Fernandes
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João Mexia Leitão - 14-01-2011 às 10:58 |
Bom Dia
Já começa a parecer mal as inúmeras vezes que o meu amigo Segarra Marques, se refere com desdém aos que livremente como eu aceitámos disputar o troféu da FPAK. Mal ou bem é o que temos neste momento e não me sinto em nada diminuído por participar neste troféu, muito menos me sinto afectado por disputar com os meus leais adversários o melhor lugar no final de cada troféu. Estou particularmente à vontade sobre o assunto, pois participei em todas as edições do saudoso troféu Classicup, onde o empenho em ganhar era o mesmo. Como referi na mensagem que escrevi ontem, não estou particularmente contente com a atitude da FPAK em relação ao TNRR, mas fazendo a comparação com o que aconteceu com o FIVA desde que o Paulo Almeida acabou com a classiccup, é melhor ter este troféu para disputar do que os ralis sport desapareçam também. Em alternativa só vejo a hipótese de quem tanto fala contra os supostos "campionites" comece a falar menos e a organizar um troféu alternativo.
Só mais uma nota, sobre as considerações do Eduardo Carpinteiro Albino. A mensagem do João Queirós refere-se ao erro que seria disputar um rali de regularidade nos moldes em que a 1ª prova está a ser preparada, porque o aparecimento de novos ralis em diferentes pontos do país ou em estradas diferentes é de saudar, mesmo que as estradas sejam novas e desconhecidas. Só espero é que nessa altura todos os concorrentes tenham os carros equipados com GPS´s, para melhor se orientarem no nevoeiro e também possam estrear-se a ganhar provas de sport.
João Mexia
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José Segarra Marques - 14-01-2011 às 10:14 |
Pois é, meus amigos, a causa disto é só uma: haver meia dúzia de infectados pelo vírus da campeonite que se prestam a tirar licença!!! Se ninguém desse essa abébia aos F..p...ak''s, isto já não acontecia. Ficavam a falar sozinhos.
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João Mexia Leitão - 13-01-2011 às 23:28 |
Boa noite Não conheço em pormenor os meandros da FPAK, mas começa a ser preocupante o autismo com que os dirigentes "escutam" os principais conhecedores da regularidade em portugal. Sei que foram ignoradas todas as recomendações que de forma oficial ou oficiosas foram chegando aos regulamentadores, pelo que o regulamento do TNRR 2011 mais parece uma cópia dos anos anteriores. Se isto é aceitável, o mesmo já não digo dos moldes em que se vai disputar o 1º rali do campeonato. Partilho da opinião do João Queirós e apenas acrescento que um rali disputado nestes moldes é concerteza uma má publicidade para a modalidade. É complicado para a maioria dos espectadores verem-nos passar numa recta a 50 Km/h, quando outros o tinham feito a 150 Km. Como foi explicado e bem pelo JQ, a filosofia dos nossos ralis é diferente, são ralis realizados em estrada aberta e com percursos secretos. Andei a tentar junto do CAC, tentar este esquema de regularidade em troços fechados, mas com os mesmos a serem treinados e disputados a velocidades superiores aos 70 km/h, à semelhança do que se faz em Espanha, mas ainda não foi possivel isso acontecer, e seguramente que seria uma prova extra campeonato. Por outro lado, a FPAK, esquecendo que a actual conjuntura económica e social não é a mais favorável, acrescentou mais uma prova ao calendário, apesar de manter apenas os 4 melhores resultados para a classificação final, o que na minha opinião agrava a pouca participação de concorrentes em cada prova. Em conclusão: Como não quero contribuir para denegrir a imagem dos nossos ralis, não vou participar nesta prova, aguardando que o bom senso impere por parte dos responsáveis e dos meus colegas de modalidade. Não se trata de um protesto, apenas o não querer ser conivente com uma termenda asneira. João Mexia
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Paulo Almeida - 13-01-2011 às 21:24 |
carpinteiroalbino - 13-01-2011 às 10:46 Bom Dia João Queirós,
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Quanto a Barcelos estou ansioso por dia 22 o Paulo Almeida e o organizador da prova nos elucidarem de que prova é esta e o que vão fazer. ......
Eduardo
Agradeço a pertinente referencia as provas do TNRR acima reprodizida, pois serve para explicar, o papel do Classic Clube neste Kick Off Day.
Este pequeno evento só existe porque alguns utilizadores do blunik me iam dizendo que gostariam de poder conversar com a Esther sobre o aparelho, fora do ambiente de prova e com tempo para tirar dúvidas, e outros que gostariam de saber um pouco mais antes de se decidirem pela aquisição do mesmo.
Então convidámo-la a vir cá para lecionar este curso a que nos propusemos adicionar umas horas de prática (de tarde).
Como se percebe o "preço" é simbolico para que só venham interssados.
O Classic Clube decidiu convidar os outros organizadores a terem um "tempo de antena" no inicio do seminário, por isso o nosso papel é apenas de facilitadores. Neste momento metade dos organizadores já confirmou a sua presença, quanto aos outros não posso assegurar nada, mas o convite seguiu. Está também confirmada a presença do Luis Franco organizador de uma das provas da Challenge Ibérica.
Assim vamos (o CC) tentar passar o mais despercebidos possivel porque o evento é especialmente dedicado aos concorrentes, a quem o CC está extremamente agradecido pela forma como aderiram às 24 Horas de 2010.
Um abraço "for all" PA
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António Ramos - 13-01-2011 às 17:00 |
Olá Francisco,
Pelo que me constou, o Monchique Classic Rally 2011 terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de Maio.
De qualquer forma, não faltará muito para obter a confirmação da data, pois falei a semana passada com o Luís Brito, referindo-me o mesmo que marcará presença no "Kick Off Day", pelo que nessa altura ficaremos a saber com toda a certeza a data dessa prova.
Um abraço,
António Ramos
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Francisco Fonseca - 13-01-2011 às 13:48 |
Só posso concordar com tudo
Estamos todos com o mesmo receio penso eu
Acrescento que o Jorge Conde quis fazer esta experiencia (sem contar para trofeu nenhum... nem para o da "turistica") e não chegou a ir para a frente, muito provavelmente porque pensou o mesmo que nós, terá sido Jorge?
Desculpem acrescentar aqui uma pergunta que nada tem a ver com o rali de barcelos mas sim sobre o de Monchieque...
Já tem data? não tendo será que se pode saber se é na primeira quinzena ou na segunda de Maio?
É que vou ter de marcar férias e não queria faltar ao rali e com isso o meu piloto tambem tivesse de faltar.
Não vou poder ir dia 22 ao kick off
Por isso vamos lá ver se revejo os meus amigos dia 12 de Fev... ou não :s
abraço Francisco
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carpinteiroalbino - 13-01-2011 às 10:46 |
Bom Dia João Queirós,
Adorei a referência ao Troféu Nacional de Concentração Turística. Não tarda teremos o Troféu Nacional de ficar em casa e ver pela televisão...
Quanto ao secretismo das provas, só se for para quem lá vai pela primeira vez. Para quem faz o TNRR há muito anos, sabe bem os sítios por onde passa e onde os organizadores põem os controlos.
Quanto a Barcelos estou ansioso por dia 22 o Paulo Almeida e o organizador da prova nos elucidarem de que prova é esta e o que vão fazer.
Como principio, acho muito bem que se façam provas novas, para ser igual para todos. Ainda tenho esperança que a prova de Barcelos possa ser boa. Neste momento quase nada sabemos, alem do caricato Troféu Nacional de Concentração Turística.
Abraço e até dia 22
Eduardo Carpinteiro Albino
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75america - 13-01-2011 às 00:33 |
Caro JQ, Ontem tive, pelo telefone, uma conversa com um colega nosso, em que abordámos isto exactamente com as mesmas duvidas e da mesma maneira. Logo, partilho a preocupação. Abraço PM
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Ivo Tavares - 12-01-2011 às 22:19 |
Caro João Queiroz, posso assinar por baixo???
Concordo 100%.
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António Ramos - 12-01-2011 às 19:25 |
Como sempre, li atentamente a opinião do João Queiroz sobre o Rallye Barcelos. E, ainda que seja suspeito, porque nunca considerei a mera hipótese de participar neste Rallye, pois sempre entendi que o mesmo estará a mais no Calendário do TNRR 201, não posso deixar de subscrever o que, em tese, é explicitado pelo João Queiroz.
E é de facto realmente estranho, que nesta altura dos acontecimentos, a informação sobre a realização deste 1º Rallye do TNRR 2011 seja nula ou, eventualmente, tão escassa!!!...
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João Queiroz - 12-01-2011 às 17:50 |
Boa tarde,
Estou a escrever na condição de membro da Comissão de Ralis de Regularidade da FPAK, “teoricamente” como representante dos concorrentes. Contudo, e para que não fique nenhuma dúvida ou haja confusões, todo o conteúdo seguinte é da minha única e exclusiva responsabilidade. Acrescento, caso possa estar a ser injusto na minha apreciação, que a única informação que possuo, a um mês da realização da prova, é aquela que aqui é publicada, já que no site da Federação não consta ainda o respectivo regulamento.
Começo então por dizer que, para início do TNRR 2011, começamos mal, muito mal. Não consigo entender como se quer fazer disputar um rali de regularidade nestas condições, logo numa ocasião em que se pretende ter uma fantástica “concentração” de veículos, com horários apertados, estradas de ligação cheias, etc., etc.
Vejamos: não acredito que a organização vá fazer o mesmo rali utilizando estradas diferentes, uma para os concorrentes da regularidade (uma minoria da totalidade dos inscritos) e outra para todos os restantes.
Sendo assim, o que o bom senso diz é que todos os concorrentes irão fazer o mesmo percurso. Ou seja, a regularidade irá fazer os troços cronometrados. Em regularidade! Já volto a este tema. Sim, porque não estou a ver que as ligações do rali “normal” sirvam para fazer provas de regularidade, por todas as razões que se queiram pensar, acrescidas daquelas que nem nos estarão a passar pela cabeça (ou talvez esteja, pelo menos na minha).
Voltemos então aos troços cronometrados. Que têm de ser conhecidos com antecedência. Também não estou a ver partidas e chegadas diferenciadas face aos outros concorrentes. Sendo assim, onde está o percurso secreto?
Mas, mais importante do que isso é o “espectáculo” que se segue. Ou seja, partindo no início ou no fim da caravana, os concorrentes da regularidade irão fazer a prova nos seus 50Km/h, em estradas que não têm nada a ver com esses limites. Sim porque as estradas onde se desenrolam estes ralis não têm nada, mas mesmo nada a ver, com aquelas onde nós andamos habitualmente quando a “coisa” endurece. Pelo menos na forma como são disputados esses troços.
Conclusão? “Seca” descomunal para os concorrentes, “indignação” para os espectadores que estão a ver passar uns quantos “palhaços a pisar ovos”. Note-se que não estou a falar de cor. Basta ler algumas crónicas de ralis FEVA disputados em paralelo com provas de “velocidade” e teremos o enquadramento para o problema.
Saliento que é de há muitos anos que tento que haja uma organização a pegar naquilo que os espanhóis convencionaram chamar Regularidad Sport. Aliás, essas “conversas” vêm muito antes dessas provas terem sido introduzidas em Espanha. Infelizmente, ainda não consegui catequizar ninguém. Certo, Jorge Conde? Certo Paulo Almeida? Penso que nunca discuti o tema com o Carlos Cruz.
Concluindo. Por muito respeito que tenha pelos organizadores, e que parece não ser de aplicar neste caso, já que julgo estarmos perante o oportunismo de querer mais uns quantos pagantes para os mesmos custos, não estou disponível para “apadrinhar” este tipo de provas e parece-me que elas não têm nenhum cabimento no TNRR.
Ainda que reconheça à organização todo o direito de a levar a cabo.
Já agora, deixem-me acrescentar que fico um bocado “nervoso” (mas deve ser do meu “bom feitio”) quando vejo que ela também pontua para o “Troféu Nacional de Concentração Turística”. Troféu quê?! Será que me passou alguma coisa ao lado?
Se a prova não for nada disto que estou a antever e seja, de facto, um rali de regularidade que acompanhe, na forma e no espírito, os restantes do Troféu, retiro tudo o que disse, peço desculpa pelo incómodo e sigam as inscrições.
Por mim, continuarei à espera que algum clube com espírito empreendedor lance a “regularidade em estrada fechada” para nos divertirmos sem fazermos péssima figura (os que conseguirmos, é claro) perante os espectadores.
Saudações desportivas
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Luis Manuel - 11-01-2011 às 01:28 |
Caro Ivo, caros Amigos Transcrevo informação sobre o Rali de Barcelos, que me foi enviada. Já pedi informações para o endereço indicado, mas ainda nada sei. um abraço -
Empresa Municipal de Desportos de Barcelos, E. E. M.
3º Rali de Barcelos/DST
Campeonato Open de Ralis (viatura sem amolgação FIA) Troféu Nacional de Ralis Clássicos Troféu Nacional de Regularidade Histórica Troféu Nacional de Concentração Turística
No próximo dia 12 de Fevereiro de 2011, realiza-se a 3ª edição do Rali Barcelos/DST. O Rali, que na edição anterior teve o maior número de pilotos inscritos a nível nacional, batendo mesmo o recorde com mais de uma centena de atletas em competição, está mais uma vez nas estradas do maior concelho do país.
Para que o sucesso este ano seja, no mínimo, como o da edição de 2010, solicitamos a vossa colaboração na divulgação da prova junto dos vossos sócios e associados (em qualquer uma das categorias). A fim de nós próprios entrarmos em contactos com os vossos sócios e associados e personalizarmos os convites, pedimos, se possível, que nos envie os contactos dos mesmos.
Mais uma vez a organização do Rali de Barcelos/DST é da responsabilidade do CAM (Clube Automóvel do Minho), e para FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting), em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos e a Empresa Municipal de Desportos de Barcelos.
Qualquer informação, favor contactar 253 809 600 935 351 895 Ralibarcelosdst.2011@gmail.com
Cumprimentos
Olga Costa
Luis Mendonça
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Ivo Tavares - 11-01-2011 às 00:24 |
Boas
falta cerca de 1 mês para o início do TNRR 2011 e sobre o 1º Rally do calendário................. não há nada nem na FPAK nem em lado nenhum que eu tenha visto. Alguém pode dar uma ajudinha???
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JMSG71 - 10-01-2011 às 13:02 |
Obrigado Ivo.
Um abraço e até dia 22
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Ivo Tavares - 10-01-2011 às 12:50 |
Actualmente está para 12 e 13 Março. (Calendário alterado há 1 ou 2 semanas).
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JMSG71 - 10-01-2011 às 12:26 |
Bom dia a todos,
Ao passar as datas dos Ralis para a minha agenda, reparei que existe uma "diferença" entre datas relativamente ao Rali Museu Vinho da Bairrada. No tópico está 19 e 20 de Março e no calendário da FPAK está 12 e 13 de Março...sabem qual é a data correcta? Faço "figas" para que seja a 12 e 13!!!:) Agradeço, desde já, a resposta:)
Um abraço para todos e até dia 22!
João
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António Ramos - 02-12-2010 às 07:52 |
Pois é! Constata-se agora que já aparece o Monchique Classic Rally no Calendário do TNRR 2011, ficando este com 7 provas em ano de profunda crise social e económica??!!... Pedoem-me o desabafo, mas quer a FAPK, quer os Clubes parecem andar alheados da realidade!!!... Ou será que partem do pressuposto que a carteira dos concorrentes é ilimitada??!!!...
Caro João Queiroz,
Fico muito satisfeito que "concorde com a maior parte dos argumentos (por mim) apresentados no que se refere ao TNRR 2011." Seria óptimo que muitos outros concorrentes se pronunciassem sobre este assunto.
E, quanto ao Calendário publicado começamos a assistir a algumas incongruências:
- Sobre os dois primeiros Rallyes da época de 2011 nada tenho a comentar
- No que se refere ao Monchique Classic Rally e ao Rali Rainha Santa aparece o primeiro problema! Os dois marcados para o mês de Maio!!! Tradicionalmente, o Monchique Rally Classic era organizado em Maio e o Rainha Santa no final do mês de Junho, início do mês de Julho! Porque não manter a tradição e o Monchique Classic Rally ficar no fim-de-semana de 15 e 16 de Maio (parece-me que no fim-de-semana de 21 e 22 de Maio é a Automobilia de Aveiro) e o Rallye Rainha Santa ir para o primeiro fim-de-semana de Julho, a sua data tradicional??!!... Outra hipótese para o Monchique Classic Rally seria o "Terras do Norte" avançar uma semana (24 e 25 de Setembro) e o Monchique Classic Rally ficar no primeiro fim-de-semana de Setembro (3 e 4). Já repararam que 5 Rallyes estão agendados até ao mês tradicionalmente escolhido para férias (Agosto) e só 2 deles estão agendados para depois das férias??!!...
Seria óptimo que os Organizadores dialogassem e encontrassem soluções no sentido de que os Rallyes tenham mais ou menos um mês de intervalo entre si! Deixo esta reflexão à V/ consideração!
Quanto aos Rallyes espanhóis da Challenge Ibérica, parece que o EntreSierras terá lugar no primeiro fim-de-semana de Junho (4 e 5) e a Clásica Ciudad de León como este ano foi em Abril, presumo que se manterá nesse mês, sendo que uma data propícia para a sua realização seria o fim-de-semana de 16 e 17de Abril.
Parecerá com estas notas e propostas que me estou a imiscuir em assuntos que não me dizem respeito, mas se o estou a fazer é porque estou a pensar, em simultâneo, nos interesses das Organizações e dos Concorrentes!
Deixo à V/ consideração!...
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João Queiroz - 01-12-2010 às 21:04 |
Meu caro António Ramos,
"No Calendário encontro algo de surpreendente: a inclusão do Rali de Barcelos organizado pelo CAM, não figurando no mesmo o Monchique Classic Rally!!!... Mas que raio, a Organização que se esforçou para completar o leque de 6 Rallyes no TNRR 2010 é preterida no TNRR 2011!!!..."
Devo dizer-lhe que concordo com a maior parte dos argumentos apresentados no que se refere ao TNRR2011.
Mas não posso deixar de deixar uma reflexão sobre esta sua frase. De facto, o Luís de Brito arriscou-se a fazer uma prova simples e "simpática" (o que todos sabem por já terem participado ou por terem ouvido falar) para completar o calendário deste ano.
Será que esse seu esforço (sim, que isto de organizar tem custos e os apoios externos, quando os há, às vezes demoram em chegar, quando chegam) foi compensado por aqueles a quem estas provas se dirigem, os concorrentes. Não me parece.
E, na minha opinião pessoal, isso é também não será motivador para o Luís inscrever a prova (definitivamente) no próximo ano.
Enfim, espero que me engane quanto a isso...
Lá nos vemos no sábado.
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morales - 01-12-2010 às 20:19 |
Boa tarde
Após consulta do site da FPAK, verifiquei que no calendário de 2011, está também incluído o MONCHIQUE CLASSIC RALLY, a realizar-se em Maio, mas sem dia definido. Assim o TNRR de 2011 irá ser composto por 7 ralis... se nada mudar entretanto!!!
Podem consultar neste link:
http://www.fpak.pt/calendario/2011/FPAK/TROFEUS/TROFEU%20NACIONAL%20DE%20RALIS%20DE%20REGULARIDADE%202011.htm
Cumprimentos
Pedro Fernandes
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figueiredo - 01-12-2010 às 16:39 |
BOA TARDE CARO JOAO MUITO OBRIGADO POR TERES COLOCADO O CALENDARIO. EM PRIMEIRO LUGAR ACHO MUITO MAL,A FPACK ANUNCIAR UM CALENDARIO PARA 2011,SEM PRIMEIRO TER ACABADO O ANTERIOR CAMPEONATO. EM SEGUNDO LUGAR,E COMO JA DISSE O ANTONIO RAMOS,NAO TER COLOCADO O RALI DE MONCHIQUE. ACHO UMA FALTA DE RESPEITO E DE CONSIDERAÇAO PELO LUIS DE BRITO,QUE TEVE A DELECADESA DE ORGANIZAR ESTE ANO,MAIS ESTA GRANDE PROVA,PORQUE CERTOS ORGANIZADORES.RESOLVERAM DESISTIR HA ULTIMA DA HORA. UM ABRAÇO PARA TODOS E UM BOM NATAL
TOFA
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António Ramos - 01-12-2010 às 12:52 |
Quando questionei onde se encontrava o Calendário com os Rallyes do TNRR 2011, foi porque pesquisei no CALENDÁRIO e não nos REGULAMENTOS! Ingenuidade na pesquisa! E, também coloquei a questão porque habitualmente a FPAK não divulga o Calendário do ano seguinte, sem que esteja concluído o TNRR do ano em curso, e, como falta ainda a realização do Monchique Classic Rally!...
No Calendário encontro algo de surpreendente: a inclusão do Rali de Barcelos organizado pelo CAM, não figurando no mesmo o Monchique Classic Rally!!!... Mas que raio, a Organização que se esforçou para completar o leque de 6 Rallyes no TNRR 2010 é preterida no TNRR 2011!!!... Há aqui qualquer coisa que não bate certo!... E ter 7 provas no TNRR 2011, num ano de profundíssima crise financeira e económica em Portugal, não acho minimamente aconselhável!!!...
Olhando para este Calendário, se o mesmo se mantiver como está, muito provavelmente, só irei participar em 2 Rallyes do TNRR 2011, ou em 3 se o Monchique Classic Rally vier a ser incluído no mesmo!... Em contrapartida, sou capaz de fazer 4 Rallys em Espanha!
E, sobre o TNRR 2011 há que colocar algumas questões em equação que considero pertinentes na actual conjuntura sócio-económica. Era para o fazer posteriormente ao Monchique Classic Rally, mas, como os acontecimentos se precipitaram, aqui vão:
- Em primeiro lugar considero que os Organizadores deverão pressionar a FPAK a reduzir significativamente os custos das licenças, taxas, etc.. A crise financeira e económica que se vive em Portugal, em todos os quadrantes de actividade, ainda que afecte mais a uns do que a outros, a mesma é geral e terá incidências, muito provavelmente nas Listas de Inscritos em 2011. Por isso, a FPAK não se pode colocar à margem deste problema real do País, das pessoas, e, concretamente de algumas delas que participam neste tipo de provas! A FAPK terá de ser chamada a recentrar-se na actual conjuntura de crise, e, espera-se (ou melhor, exige-se), que a mesma tenha sensibilidade e bom senso para tomar a iniciativa de dar um sinal positivo e evidente no domínio em que detém o poder! O País vive um momento que já não é de contenção é de redução, pelo que se deverá exigir à FPAK que esteja sintonizada com esta matriz de redução de despesas organizacionais e reduza ela própria o que cobra aos Clubes organizadores de provas desportivas, no caso, de Rallyes de Regularidade.
- Por outro lado, os Clubes Organizadores também não devem, na minha modesta opinião, manter a matriz organizacional dos anos anteriores, sob pena das mesmas colapsarem! Os apoios, patrocínios, etc., serão mais difíceis de obter em 2011 e, alguns concorrentes (falo por mim) não terão as mesmas condições de vida, no plano económico, que tiveram até aqui! Pelo que importará, julgo eu, para manter a chama acesa desta disciplina do desporto automóvel, reduzir os custos directos (valor da inscrição) de participação!...
E como é que se poderão reduzir os custos de participação, ou seja, da taxa de inscrição?! Em primeiro lugar, organizar Rallyes que não ultrapassem em muito os 300 kms (máximo 400 kms). Em segundo lugar, partir para um esquema organizacional que contemple a realização do Rallye, tendo apenas em consideração como tempo útil para o efeito, a tarde e noite de sábado e o domingo de manhã! Desta forma, as Organizações teriam apenas a seu cargo duas refeições: o jantar de sábado e o almoço de domingo. E, nestas circunstâncias, o valor da taxa de inscrição, englobando as duas refeições atrás mencionadas, deveria ter como limite os 200,00 €! As Organizações que optarem por este modelo organizacional terão, muito provavelmente, Listas de Inscritos bem compostas! Quem não o fizer arrisca-se a ter menos de 30 concorrentes!...
Esta é uma reflexão sobre a forma de proposta que deixo a TODOS (organizadores, concorrentes...), para análise e reflexão, pois o País em 2011, não irá ser o mesmo, quando comparado com anos anteriores, e, as provas automobilísticas, quer queiramos, quer não, não ficarão imunes à profunda crise que o País atravessa.
À consideração de TODOS: FPAK, Organizadores, Concorrentes...
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João Queiroz - 01-12-2010 às 09:43 |
Reg 2010
"Nota: A partir de 1 de Janeiro de 2011 e porque o TNRR será redenominado como Campeonato de Portugal de Regularidade (CPRG), para participar nas provas do CPRG só serão admitidos Condutores e Navegadores que sejam detentores de Licenças Desportivas válidas para 2011."
Reg 2011
"Nota: A partir de 1 de Janeiro de 2012 e porque o TNRR será redenominado como Campeonato de Portugal de Regularidade (CPRG), para participar nas provas do CPRG só serão admitidos Condutores e Navegadores que sejam detentores de Licenças Desportivas válidas para 2012."
Caro Filipe Madeira,
Esta não é gralha, e tem a ver com o esforço dos organizadores, dentro da Comissão da FPAK (Comissão que sempre servirá para qualquer coisa), para não deixarem reduzir as provas a vinte e poucos concorrentes (máximo), caminho seguro para tudo "isto" acabar.
Pode ser que, um dia, haja condições para que este desejo da FPAK se materialize, mas no horizonte próximo isso parece irrealista.
Saudações desportivas
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Filipe Madeira - 30-11-2010 às 23:37 |
Esse erro já existia no Regulamento 2010... descubram também as diferenças destas duas notas:
Reg 2010
"Nota: A partir de 1 de Janeiro de 2011 e porque o TNRR será redenominado como Campeonato de Portugal de Regularidade (CPRG), para participar nas provas do CPRG só serão admitidos Condutores e Navegadores que sejam detentores de Licenças Desportivas válidas para 2011."
Reg 2011
"Nota: A partir de 1 de Janeiro de 2012 e porque o TNRR será redenominado como Campeonato de Portugal de Regularidade (CPRG), para participar nas provas do CPRG só serão admitidos Condutores e Navegadores que sejam detentores de Licenças Desportivas válidas para 2012."
B&A FM
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Ivo Tavares - 30-11-2010 às 22:27 |
O artigo 8º, alínea 1 tem um erro (presumo eu).
Onde diz: "a atribuição da ordem dos números de competição aos Concorrentes inscritos respeitará os primeiros doze classificados do TNRR 2008" deverá ser TNRR 2010. certo?
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João C. D. Martins - 30-11-2010 às 22:12 |
É mesmo a moda fpak, num lado estão 5 provas no outro 6...
fixe!!
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João Queiroz - 30-11-2010 às 21:34 |
Boa noite,
Com seis provas
http://www.fpak.pt/REG-2011/REGULARIDADE/REG%20DO%20TROFEU%20NACIONAL%20DE%20REGULARIDADE%202011.pdf
O novo sistema de pontuação daria uma situação mais engraçada este ano, com seis possíveis vencedores (em vez de cinco).
Saudações desportivas
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Ivo Tavares - 30-11-2010 às 20:39 |
Foi no "wikileaks" hahahaha
P.S.-> desculpem lá a brincadeira mas tou a precisar! :D
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João C. D. Martins - 30-11-2010 às 20:29 |
Tambem não sei onde é que o João o viu mas o que esta no site da fpak só tem 5 provas
http://www.fpak.pt/calendario/2011/FPAK/TROFEUS/TROFEU%20NACIONAL%20DE%20RALIS%20DE%20REGULARIDADE%202011.htm
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António Ramos - 30-11-2010 às 09:53 |
João, podes revelar onde é que encontraste este Calendário do TNRR 2011?!... Estive a consultar o site da FPAK e não encontrei o Calendário relativo a 2011!!!....
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