"Enquanto organizador contamos este ano com a 4º edição do Passeio Road Book SMFeira que será a 7 e 8 de Maio, sendo este rally semelhante ao da Automobilia..."
Caro Miguel Brito,
Com o devido respeito, permita-me considerar que nesta sua frase estará a resposta para o enigma do desaparecimento, nos últimos anos, da significativa maioria dos Rallyes FIVA oficiais, ou seja, inscritos no Calendário da FPAK e devidamente autorizados através de competente alvará.
Refere o Miguel que "a 4ª edição do Passeio do Road-Book SMFeira..., sendo este rallye semelhante ao da Automobilia". Tendo em consideração tal afirmação, coloca-se a questão: trata-se de um Passeio ou de um Rallye?!... Se se trata de um Passeio de Automóveis Antigos e Clássicos tudo bem! Eu também os organizo há 13 anos, enquanto Presidente da Direcção do CAACB - Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco. Qualquer Clube ou grupo de amigos o pode fazer, observando o respeito pelas mais elementares regras do Código da Estrada. Já para se organizar um Rallye de Regularidade oficial é necessário o Clube organizador estar inscrito na FPAK, pagar uma pipa de massa (leia-se €€€), pelo respectivo alvará, licenças, seguros obrigatórios, polícia, etc., etc..
Nos últimos anos tem-se assistido ao despontar da realização de Passeios ou ""Rallyes"" pirata de regularidade histórica, que vieram fazer uma concorrência desleal aos Rallyes oficiais, pelos custos significativamente mais baixos das respectivas organizações, o que leva os potenciais participantes a escolherem as actividades que com idêntica qualidade tenham um menor custo de participação, como é óbvio! E em tempos de crise como o que vivemos este factor terá ainda maior peso.
Registe-se que à medida que foram nascendo e crescendo os Passeios de Regularidade ou os ""Rallyes"" pirata FIVA, foram desaparecendo os Rallyes FIVA oficiais. Aliás, desapareceram todos, à excepção do Algarve Classic Cars, que tem particularidades muito próprias.
Participei nas primeiras 5 edições do Rallye da Automobilia como concorrente. Quando há 2 anos abandonei a participação em Rallyes FIVA para passar para os SPORT, passei a integrar a Organização do Rallye da Automobilia e, o que se tem verificado é que o número de inscrições neste Rallye começou a decrescer, ainda que não de forma muito significativa, e a sensação que eu tinha e mantenho, é que 50% dos participantes no Rallye da Automobilia nos últimos 2 anos, inscreviam-se pelo reconhecimento do trabalho que o Paulo Almeida tem desenvolvido nos Rallyes de Regularidade nos últimos 10 anos, e, também, por amizade, solidariedade, cordialidade..., para com a sua pessoa.
Atendendo ao facto de que é cada vez mais difícil conseguir apoios das Autarquias e de patrocinadores, aliado à constatação de que estes Rallyes perderam alguma importância e mediatismo, pelo facto de serem poucos, e não existir um Troféu, como por exemplo, a saudosa Classic Cup, terão levado muito provavelmente o Paulo Almeida a tomar a decisão de suspender, ou talvez a enterrar (não estou a vislumbrar que a conjuntura se altere, bem pelo contrário), este bonito projecto de automobilismo retro "casado" com o maior evento indoor de veículos antigos e clássicos.
Eu também olho com nostalgia para o passado e gostava de perspectivar no futuro voltar a participar nestes Rallyes, nomeadamente, no da Automobilia, mas, muito provavelmente isso não voltará a acontecer. Restar-nos-ão e, provavelmente bem, não tenho nada contra, face à lei da oferta e da procura e à actual conjuntura, participar nos Passeios de Regularidade (eu também os organizo) ou nos ""Rallyes"" de Regularidade pirata.
Neste tipo de situações, por vezes não basta lamentarmos isto ou aquilo, importará muito mais que analisemos os diferentes factores e, que sobre os mesmos, saibamos fazer a necessária reflexão.
Cumprimentos,
António Ramos
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