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VOLKSWAGEN 1303 KARMANN
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MENSAGEM |
De: |
Ivo Tavares |
Data/Hora: |
14-11-2010 às 20:32 |
Assunto: |
Rescaldo do Rali 24 Horas Portugal |
Mensagem: |
Ora então muito simples, apenas 2 comentários.
Em relação ao Rali: Dizer isto aquilo o outro etc............. epá palavras para quê? :D
Em relação à minha prova: CHEGUEI AO FIM!!!!!!!!!!!!!! YES!!!!!!!!!!!!!!
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Respostas
relacionadas: |
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Jose Familiar - 22-11-2010 às 09:35 |
(Cont.)
5ª PEC - 5 pts… contra 5 pts dos tipos do “BM branquelas” e 4pts do BM azul e branco do n/ DD que se está sempre a queixar que está velho, pois pois… “com papas e bolos se enganam os tolos”.
6ª PEC – nada a declarar, 21pts versus 15 dos tais de Leiria.
7ª PEC – 4pts… todos no 3º controle, os mesmos pontos que o Queiroz/Pipa. Aqui o Grosso/Sismeiro fez 7pts, o Cipriano/Vicente & o Paulo Marques/João Martins fizeram 3pts… e o Nuno Rodrigues com a Marta fizeram 2pts,… que chatos estes tipos de BMW, chiça!!!
8ª PEC – 65pts Ora cá está o nosso outro erro, as duvidas com o famoso desenho ao km 20 deram 29pts no controlo logo a seguir, e assim dissemos adeus a uma classificação mais jeitosinha. O Grosso/Sismeiro fez 28pts nesta PEC com 2 pts no tal controlo. A coisa passou-se mais ou menos assim: quando estamos a chegar à figura, o Hugo mostrou-ma e lá me foi dizendo que era seguir a estrada pela direita e virar na segunda à esquerda a 90º (uns quantos??? metros à frente) chegados lá parei de estaca… (é então que o cérebro começa a tentar trabalhar… zrzrzrzr… olhei para o lado direito, nããã, não é aquela, além que era a primeira do lado direito e segundo a figura tínhamos de deixar duas à direita e um aceiro pelas 11horas), quase irreflectidamente arranco para a que estava em frente pelas 12horas pois naquele momento, era a que estaria certa porque estava a deixar uma pela esquerda e uma pela direita???… paro uns 20 mts à frente (mais uns zrzrzrzr…) e meto marcha atrás outra vez para o largo: pomo-nos novamente a contar as “ruas”. Detecto que nos continua a faltar uma, que diabo, parece-me que é para aqui para a esquerda mas falta aqueloutra estrada à esquerda que vem no desenho. Nesta altura passa o Jorge Dinis e vai em frente às 12 horas pela estrada da direita Nº2… e o Hugo a olhar e a dizer-me, estás a ver, eles foram por ali, será que é??? ou será que a figura está mal desenhada??? num rali do Paulo Almeida não me parece?!... bem, só se foi a Mariela (a emendar o desenho) para nos engatar a classificação… (mais uns quantos zrzrzrzr…depois!) eis que olho pelo espelho a ver se vem lá mais alguém e vejo a “estúpida” da estrada que faltava, a entroncar suavemente naquela por onde vínhamos (por isso não a vi). Arre que é cegueta, vai de dar gás até “agarrar” o tempo, mas como “gastámos” muito dele a acertarmos com a coisa (principiantes ou nabos, é o que dá), como já estava lusco-fusco, a chover e a estrada a escorregar um poucochinho (c/ paletes de coeficiente cagaço???), ainda recuperámos uns 40/50” até ao primeiro controle após essa figura, montado a cerca de 2kms (como o Jorge Dinis andava um minuto depois de nós, fazendo assim umas contas de cabeça à lá “Gutierres”, devemos ter ido por ali abaixo numa média “baixinha” à roda dos 75km/h… pfiuu, o que é isso para aceleras de avenida como nós…). Após este episódio e em jeito de catarse/análise à figura, quando chegamos ao tal sítio no km 20, chegamos sem dar conta de virar o volante à direita… e como também não vemos a estrada que nos chega pela esquerda, vai daí, toma lá morangos.
9ª PEC – nothing to declare, 10points against Grosso’s 5points.
10ª PEC – 20 pts nossos e 12 do Grosso/Sismeiro… é sempre a comer em grande estilo.
11ª PEC – 22 pts contra 15 do Grosso/Sismeiro. Agora é sempre chapa 20, tipo “cruise control”.
12ª PEC – Esta é a Rampa da Colina do Castelo. Penalizámos o dobro do Grosso/Sismeiro, eles 1 pt e nós 2 pts, YES.
E “prontos”, após uma prova (muito) gira à Paulo Almeida, com médias cumpríveis pelo n/ carrinho mas sempre com ritmo devido às ligações muito pequenas/curtas com figuras pelo meio que quase não dão tempo para respirar, apimentado qb pela pouca chuva que caiu, fizemos a prova que nos foi possível (ou que soubemos fazer), e como as penalizações nos iam caindo ora por avanço, ora por atraso (sem justificação aparente), creio que terei de verificar o “material” (de medição) do automóvel, para evitar voltar a somar 221 pts em Monchique.
Nas PECs chamadas de Super Especiais, fiz 10º à Geral na Pampilhosa com 15” baixinho no primeiro sector e 17” no segundo sector e 6º à Geral no slalom de Castelo Branco com 26,11” na primeira volta e… 26,11” na segunda volta.
Para o ano há mais, € s€ Deus quis€r € p€rmitir, lá €star€mos.
Mas como nunca é demais, aqui fica uma valente e merecida salva de palmas ao Classicclube e ao Paulo Almeida (O Chefe, JEJEJEJE): CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP CLAP…
Até Monchiche,
Abraço JF
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Jose Familiar - 22-11-2010 às 09:33 |
Rali 24 Horas de Portugal – by Classicclube
Bom dia,
Por razões que a própria razão desconhece, tenho-me atrasado com o relato da minha participação neste magnífico e exemplarmente bem organizado rali. Sem nenhuma falsidade (e como tenho por principio felicitar e/ou criticar quem merece) podemos considerar que o Paulo Almeida está para os Ralis de Regularidades como o Mourinho está para o futebol, cinco estrelas. O próprio percurso, enquanto organizador e a obra feita, fala(m) por si. Nesta onda, não posso deixar de “parabenizar “ (o acordo ortográfico é meio parvo, mas os “zucas” tem umas expressões bem “bacaninhas”!) o Classicclube, as formiguinhas e o Capitão Almeida, pela prova que montaram, digna de um “case study” e exemplo a seguir.
Para mim ficou claro que os controles automáticos (ou como diria o Gabriel Alves, auto-controlos) são coisa de futuro (desde que funcionem, né!!!...), principalmente porque, para além de a malta não fazer a mínima ideia de onde estejam (estariam) “montados”, este sistema da Locatel ao estar sempre on-line ao vivo e a cores, põe logo de parte qualquer suspeição do quer que seja, credibilizando as organizações. Num ambiente onde habitualmente os recursos humanos de qualidade são escassos, estes sistemas libertam tempo (bem muito precioso durante as provas) para outras tarefas/funções às equipas organizadoras, como a limitação de danos em ocorrências não previsíveis (mais a mais aqui na Tugolândia, onde todo mundo reclama por nenhum, de tudo, e mais um par de botas,…). Também tenho lido nos fóruns (Nacionais, Internacionais e outros que tais) acerca de algumas limitações do sistema, não sei se mensuráveis (nomeadamente em estradas retorcidas do tipo “Turini”), mas a ser verdade, gosto de pensar neste sistema associado a canhões da Blunik (como o Queiroz refere) e até me dá para versejar “que malha do catano seria, volta a dar não haveria ide “subversivos” no costume libertar o azedume para outra freguesia”
Agora que já “aparvalhei”, cá vai disto…
PARABENS aos Vencedores Grosso/Sismeiro e… aos vencidos, mas principalmente ao meu Team EURORENTLEI que, parafraseando o António Ramos na 1ª edição desta prova, foi cabelo, barba e unhas. (Quase) Todos os Troféus e classes (onde militámos) foram ganhos por nós, com excepção da H11, que foi ganha pelo António Ramos, e ainda, as nossas outras três equipas menos classificadas, praticamente tiveram a pontuação acumulada do 2º Team melhor classificado, o Auto Motriz/Ferodo Queimado (só por minha culpa é que não fomos melhores) Parabéns para eles também, só com boa concorrência é que pode-mos melhorar.
1ª PEC – O rali começou com uma verificação de média numa regularidade à figura, onde levámos algum tempo a aquecer (ainda a “arca cheirava a bolos” e já víamos uns Espanhóis perdidos a vir duma esquerda). As coisas nem estavam a correr mal mas naquela “orelha” à lá Ferodo Mode, mas surgiu-nos um corte à esquerda antes de-su-sitio e exclamação imediata à “Zé Carioca”: “é da minha vista ou é para ali a pista?!”… Voltar para lá, dar ginja (se é que se pode chamar assim àquela aceleração um pouquinho mais que anémica típica de 1300cc) e só passámos 1” atrasados nesse controle,… MAS no seguinte (e nestas coisas há sempre uns “mas” e uns “ses”), com a metragem um bocadinho(ão) faralhada, chegamos lá e levámos uma eternidade (9”) a perceber que (já) era para a esquerda (resta-nos a consolação de que o maior “cara-de-pau” a montar estas armadilhas foi em frente nesta figura, (bem feito, já diz o povo: “quem com ferros mata… com ferros morre!!!”) dar ginga para apanhar o tempo e controlar a próxima figura nas calmas, acertar o terra trip na metragem… opsss, que o “arremesso” foi muito mau e… “desmontámos” completamente a metragem do aparelho (ou lá o que for)… e lá fomos por ali completamente à vela. Assim lá “comemos” 14pts por avanço, bonito serviço. Com estas peripécias todas (very tipical), acumulámos no fim da primeira prova a bonita soma de 29 pontos, sendo que 23 foram nos dois últimos controlos: para aferirmos da n/ competitividade, vai de comparar-mos (toda) a nossa prova com aqueles tipos do BMW branco que ganhou o rali… pois é… aqueles camaradas fizeram 4 pts nesta PEC, chiça que até dói!!!
2ª PEC – Fizemos 7 pontinhos, bem melhor que os 10pts do BMW branco que faz uns piões assim pró rasquelas, coisa típica de gajos-do-lado-de-lá-da-linha... “inté” se me incha o peito!!!
3ª PEC – 6pts de pecúlio contra… 5pts do BM das “roundabout”. É pá, a malta até consegue andar direitinho, assim se nos mantenha a concentração.
4ª PEC – Arre, que é “fruta” como o caraças… pus-me a mexer na parafernália da “biatura” (o fiel Terra Trip 202) e deu “bosta”… mexi ao contrário. Se a coisa já dava erros de metragem por estar curta, mais curta ficou, asneira portanto (ou “grosse cagade” como diria o DD): 30 pts… e… 9 pts dos fulanos do “BMW” de caixa de câmbio cerrado!!!
(Cont)
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Luis Manuel - 21-11-2010 às 23:49 |
A minha participação no Rali 24 Horas Quando no inicio de Julho abriram as inscrições para o 24 Horas, desde logo não hesitei e formalizei a mesma. Informei a minha filha e navegadora que iríamos fazer pela 1ª vez um Sport, ao que ela respondeu, ok pai, mas pelo menos com um aparelhito e melhores luzes no carro. Assim foi e fomos para o rali com um carro rigorosamente original, apenas com um Trip Brantz montado no dia anterior e luzes revistas. O rali correu como se podia esperar, a somar penalizações sempre que era a subir ou em descidas mais acentuadas, face à fragilidade dos travões originais ( no final de um controle e quando aguardavamos a partida para o seguinte, o fumo que deitavam era tanto que parecia que ia começar a arder ), com apenas uma situação de perdidela real ( e não foi ao Km 20 ) no penúltimo controle da PH 11. Em tudo o resto o rali correu bem e divertimo-nos quanto baste. De realçar o fantástico fim de semana que nos proporcionou a excelente organização deste rali e a magnifica prestação da minha navegadora, que com apenas 7 ralis efectuados mostrou estar já à altura dos melhores, chamando-me à razão sempre que me distraía e o pé descia mais do que devia no pedal. Ainda hoje me telefonaram do Classicclube a agradecer a participação!!!!!! Quem agradece somos nós, as amabilidades, o tratamento, o rali, etc, etc, Bem hajam e esperamos para o próximo podermos retribuir tantas atenções com a nossa participação
um abraço
Luis Manuel
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Ivo Tavares - 21-11-2010 às 19:15 |
Bem agora que penso toda a gente já mandou bitaites e quando tudo se prepara para o fim de semana das grandes decisões venho então fazer a minha crónica mais completa.
Sobre o Rally tenho a dizer que realmente há coisas que não merecem sequer comentário de tão perfeitas que estiveram e isto é a minha modesta opinião. Já li alguns comentários sobre a tal figura do km 20 e no meu entender (que também me perdi) perdi-me porque fui um grande totó (ou anhuka como gosto de dizer) porque depois de andar ali às voltinhas e de umas marcha atrás de facto a figura tinha lá tudo, no meu entender o modo como abordávamos o cruzamento vindo de cima é que deixava dúvidas mas para mim o único culpado do "desvio" de percurso fui eu próprio. De resto tudo impecável tanto na preparação como no rescaldo pois ainda hoje me ligou uma senhora do Classic Clube a agradecer a minha presença no Rally. Agradecer????
Eu é que agradeço o prazer que tive em participar nesta prova e acho inteiramente merecido os 120 inscritos que a prova teve.
Sobre nós Ivo Tavares / Rafael Serrano / Datsun 1200:
A participação a conduzir neste rally deveu-se à conjugação de 2 factores para mim de peso. 1º o facto de não ter podido estar presente no Rali Automobilia (outra prova do Classic Clube) por motivos profissionais (curso treinadores) e desde essa data salvo erro em Março ou Abril que disse ao Paulo Almeida: "Bota aí o meu nome que eu vou ao 24 Horas". O 2º Facto foi o Rafa gostar de fazer rallys e no aniversário dele em meados de Junho ter prometido que a prenda dele seria a participação no Rally.
De resto confesso que tive receio pela dificuldade que o rally apresentou para os navegadores mas sempre disse ao Rafa: "meu se te perderes ou te enganares, que se lixe haha" E de facto nem se enganou nem se perdeu, só houve uma situação em que ele ia mudar a média no zingarelho 2km antes e levou um tremendo chapadão na mão acompanhado de um "tão (piiiii) tás-te a passar?" Tendo como resposta: "ai que eu já ia fazer (piiiiiiiiii)"
De resto 5 estrelas, posso afirmar que "nasceu" um bom navegador!
O carro portou-se lindamente sem o mínimo problema e acho que me livrei do título colocado pela Auto Vintage de "Rei do Azar"!
Desculpem a divagação mas teve que ser.
Parabéns a todos os que ganharam taças e / ou juízo (como eu).
Grande Abraço e até um próximo encontro!
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António Ramos - 19-11-2010 às 12:19 |
CONTINUAÇÃO:
No lanche em Oleiros só bebi um copo de água! Não consegui comer nada, preocupado que estava com a PRF11, e o receio que tinha de nos perdermos aí e “borrar a pintura toda”!...
As PRA9 e 10 correm bem, e foram difíceis, em virtude do piso se encontrar muito escorregadio!
A PRF11 foi de facto muito “stressante”! O J. P. portou-se à altura dos acontecimentos e controlou muito bem tudo dentro do carro, inclusive a mim, que andava a cento e muitas pulsações por minuto, e, as dificuldades que tivemos nesta PRF foram provocadas por outros concorrentes que andavam perdidos! Num cruzamento chave houve um grande “granel”, carros parados no eixo do cruzamento, outro a recuar aos zigue-zagues, etc.. Conseguimos ultrapassar esta dificuldade com algum arrojo, que veio a resultar! Ainda assim, viemos a penalizar mais do que o desejado. Na PRA10 e nesta PRF11, verificámos mais tarde, perdemos o 2º lugar para o João Queiroz, que as uta de forma magistral! Mas, terminada esta PRF sentimos o dever cumprido e descomprimimos, pois eu tinha partido do princípio (errado, pois não sabia as diferenças entre os primeiros), de que a PR12 nada iria decidir!
Concluímos o Rallye com a realização da PRA12 já muito descontraídos (até talvez de mais), alimentando uma secreta expectativa de que poderíamos estar no top five!
Saem os resultados e verificamos que estávamos em 3º’s a 2 segundos do 2º classificado e a 3 segundos do 1º!... Chapeau!... A determinação colocada nesta prova e todo o esforço (muito mais do que em outras) nela investido tinham dado os seus resultados!... Magnífico!... Excelente!...
Uma última nota para assinalar e agradecer o esforço sacrificado do J. P. Martinho na sua função de navegador, pois lutou sempre, com bravura, em fazer muito bem, mesmo nos momentos mais adversos!...
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António Ramos - 19-11-2010 às 12:17 |
Relato da participação da equipa nº 35 – António Ramos / J. P. Martinho – VW GOLF GTi nas 24 Horas de Portugal 2010:
Isto de participar num Rallye na nossa terra tem que se lhe diga!... Estranhamente, comecei a sentir pressão, stress e um nervoso miudinho, logo no início da semana, impedindo-me tal estado de ansiedade em dormir serenamente! A expectativa era muita e o desejo de fazer bem no Rallye era enorme! Mais do que nunca! A “coisa” tornou-se numa espécie de “tudo ou nada”, de penúltima e quase derradeira hipótese de conseguir classificar-me no TNRR 2010!... Os serões da semana anterior ao Rallye foram todos utilizados a fazer contas e mais contas e, a desenhar mentalmente a melhor estratégia!...
Chega a sexta-feira e o nervoso miudinho sobe de tom! Ao fim da manhã retirou-se o GOLF GTi do “dormitório” (leia-se garagem), verificaram-se os níveis, pressão dos pneus e ala que se faz tarde para calibrar, a fim de evitar o previsível congestionamento de tráfego na parte da tarde! E, a calibração foi efectuada com sucesso logo à primeira!
Ao fim da tarde, até parece mentira ter deixado para tão tarde, passei duas vezes pela TR12, onde encontrei muitos outros concorrentes, a reconhecer o percurso e fui até ao Hotel Colina do Castelo para amena cavaqueira (permitia-me descontrair um pouco mais), com os concorrentes que iam chegando.
Às 19:45 horas, um grupo de luso-espanhol juntou-se para jantar, num momento muito interessante de convívio e alguma descontracção, para, logo depois, irmos para as verificações administrativas. Cheguei a casa às 22:20 h, instalei o dispositivo da Locatel no automóvel e de seguida começou o estudo minucioso do road-book, acompanhado da passagem de toda a informação trabalhada anteriormente para o mesmo. Trabalhei de forma muito intensa e concentrada neste apartado, entre as 22:45 h e a 1:15 horas, altura em que o João Paulo Martinho chegou, para continuar o trabalho que durou até cerca das 3:00 horas.
Dormi 4 breves horas, pois acordei subitamente com a psicose aguda de que nas PRF não poderíamos ter em consideração todos os tempos de passagem nas figuras, sob pena de nos enganarmos e, então, lá fui fazer mais umas anotações no road-book!
Parti para a 1ª Secção algo nervoso, mas também muito concentrado! Chegou a PRF1 e a coisa correu mais ou menos bem, apesar do granel em que andámos metidos, a determinada altura, ultrapassando e sendo ultrapassados por vários concorrentes que se tinham perdido! A estratégia concebida tinha funcionado nesta PRF e, não nos tínhamos perdido!... As PRA2 e 3 decorreram sem qualquer problema de maior!
Breve paragem em Oleiros, provavelmente, na óptica do Organizador para descansar e descontrair! Algo que não aconteceu comigo, pois estava preocupado com as ligações da PRF4 para a PRA5, e desta para a PRA6, tendo feito um exercício novo para mim, o de memorizar mental e visualmente as figuras dessas ligações! A PRF4 corre razoavelmente (podia ter sido melhor) e a ligação para a PRA5 decorreu sem problemas e com muito tempo para colocar tudo a zeros. A PRA5 correu também razoavelmente! Acho que poderia e deveria ter feito melhor, pois a minha iniciação em 97 nos Rallyes de Regularidade foi naquele tipo de PR’s! A esquerda, direita, na ligação para a PRA6 decorreu sem incidentes e, o início dessa PRA foi tranquilo. Também houve tempo para colocar tudo a zeros e lançar os aparelhos, tendo esta PRA6 corrido benzinho!...
Entretanto o J. P. Martinho muito mal disposto, enjoou e passou mal um longo período da manhã. E, o 3º lugar provisório na classificação à hora de almoço constituiu uma enormíssima surpresa para nós! Quase inacreditável!...
Partida para a 2ª Secção e uma vez mais, efectuei o exercício de gravar na memória visual a sequência de figuras na PRA7, entre os 4,00 kms e os 5 e tal! Esta PRA decorreu dentro de um quadro de normalidade e a ligação à PRA8 foi efectuada sem problemas! A PRA8, a mais longa do Rallye, foi correndo bem, até que o J. P. me foi chamando a atenção para uma figura algo estranha aos 20,00 kms! Ele e eu visualizámos muitas vezes a figura antes de chegarmos ao local! Quando iniciei a descida e vislumbrei o cruzamento, parecia-me conhecer aquele local, confirmação essa que veio a acontecer quando, em marcha mais lenta do que o desejado, visualizo os edifícios brancos do lado esquerdo (Coelheiras)! Tinha ali estado 3 horas em Março passado a assistir a 2 passagens naquele troço (em sentido contrário) do Rallye Rota do Medronho (Campeonato Nacional Open de Rallyes). Sabia que a direcção a Oleiros só poderia ser para a esquerda. No caminho de frente foi onde eu estacionei o carro quando fui ver o Rallye! De qualquer forma, o J. P. confirmou a direcção contando os caminhos existentes na figura!...
CONTINUA
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António Ramos - 18-11-2010 às 17:09 |
CONTINUAÇÃO:
Uma última nota neste post para enaltecer a vitória de Portugal, in extremis, na Challenge Ibérica de Rallyes de Regularidade 2010, isto quando os nossos amigos espanhóis já cantavam vitória, deixando o score num bonito 4 – 0! Até parece que foi o prenúncio para a goleada que a Selecção Portuguesa de Futebol infligiu no jogo de ontem à Espanha!
Sobre a participação da equipa António Ramos / J. P. Martinho – VW GOLF GTi, o relato ficará para mais tarde!...
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António Ramos - 18-11-2010 às 17:09 |
Não existem Organizações perfeitas capazes de agradar plenamente a mais de uma centena de concorrentes, mas, pelo que já fui lendo nos vários fóruns, e coincidente com a minha opinião, a Organização do “24 Horas de Portugal 2010” esteve muito próxima da perfeição, fruto do evidente e inequívoco trabalho, intenso, esforçado e continuado do timoneiro do Classic Clube de Portugal, Paulo Almeida, acompanhado, em toda a plenitude, pela enorme equipa que com ele colaborou de forma muito próxima. Por isso, para o Paulo Almeida e todos os voluntariosos colaboradores do Classic Clube de Portugal deixo a minha vénia.
Em segundo lugar quero endereçar os meus sinceros parabéns aos brilhantes vencedores do Rallye, bem assim, como a todas as outras equipas que nos acompanharam no pódium. E, para além destas, pretendo ainda felicitar os premiados em todas as categorias e classes.
Uma palavra também para as muitas e simpáticas equipas espanholas presentes neste Rallye, que deram um maior brilhantismo a esta prova, permitindo-nos classificá-la de internacional. No contingente espanhol foi só mesmo pena, não termos connosco as equipas Galegas, que por motivos de força maior, não puderam comparecer.
Quanto ao Rallye na sua vertente desportiva, considero que o mesmo foi muito bem engendrado (é mesmo este o termo), contemplando um design muito difícil, no que à navegação se refere, mas quase sempre em estradas com muito bom piso e com as necessárias medidas preventivas nos pontos mais problemáticos do traçado. É raro ver um Rallye com tantos elementos da Organização na estrada e tanta GNR disposta a facilitar a “vida” aos concorrentes!... Outros aspectos, como o modelo adoptado para as verificações administrativas, para o parque de partida, a opção sobre a cronometragem, a cerimónia do pódium, etc., etc., foram de facto, aspectos organizativos muito cuidados e, em muitos casos, inovadores!...
Sobre o tema da cronometragem, parece-me de que não haverá nenhum sistema que contenha todas as virtudes! Concordo com o João Queiroz que o ideal seria o “casamento” da Locatel com a Blunik, mas isso, pelos custos que acarretaria, é quase missão impossível para qualquer Organização do TNRR!... Um detalhe, que já deveremos ter em consideração como positivo, é que não existiram erros humanos, de que existiu fiabilidade na atribuição dos tempos, e que tivemos resultados quase na hora, exactamente o contrário do que se passou numa prestigiada prova recentemente realizada em Portugal! Chapeau!...
O road-book pareceu-me estar globalmente bem medido e bem desenhado, com a eventual excepção para a tal figura da PRA-8, aos 20,00 kms, que apesar de estar provavelmente desenhada em conformidade com o perfil da estrada, suscitou dúvidas de interpretação a muitas das equipas participantes. Umas equipas conseguiram resolver a possível dúvida com relativa facilidade, tendo calma e “sangue frio” para tomar a melhor opção, enquanto que outras tiveram mais dificuldade! Pelo que me contaram, as equipas terão adoptado diversas estratégias (a nossa será relatada noutro post), e, ao que parece, a que melhor resultado gerou foi aquela que se centrou na observação analítica e rápida do terreno, contemplando a contagem dos caminhos nela desenhados.
O encadeamento das PR’s e das Secções esteve óptimo! Com tempo para descansar um pouco a meio da manhã e a meio da tarde, e muito tempo para o almoço. Parece-me ser evidente que o encadeamento das PR’s, com distâncias muito curtas entre si e, por vezes, com mudanças de direcção entre as mesmas, tornaram este Rallye muito técnico e difícil no que concerne à navegação. Eu, por exemplo, no caso das ligações entre as PR4 e PR5 e PR5 e PR6, memorizei em Oleiros, durante a paragem da manhã, as mudanças de direcção entre cada uma delas! As médias estiveram muito adaptadas às circunstâncias, já que tivemos a companhia daquela chuvinha miudinha a criar dificuldades acrescidas! Se o piso estivesse seco, provavelmente as médias seriam “mornas” para um Rallye de Regularidade Sport!... E, não digo que as médias nas zonas de subida poderiam ter sido um bocadinho mais altas, para que não se penalize os bólides com menos potência e tracção ou os menos preparados!...
A componente social do Rallye considero que esteve a um excelente nível! Presumo (nunca lá pernoitei, porque nunca tive essa necessidade) que os Hotéis onde ficaram alojados os concorrentes, oferecem condições muito boas de hospitalidade e conforto. Quanto às refeições, já sabemos que na Pampilhosa da Serra não existirá alternativa aquele habitual almoço, que aliás não comprometeu uma refeição razoável, tratando-se de tantas pessoas! No que se refere ao jantar no Hotel Colina do Castelo esteve, parece-me, a um bom nível para o habitual neste tipo de provas e, o almoço de encerramento do Rallye esteve magnífico, quer no que se refere ao espaço escolhido, quer à qualidade do serviço prestado.
CONTINUA
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JARAMA - 18-11-2010 às 08:17 |
OLÁ A TODOS!
Bem, um pouco menos cansado, do fim do semana agitado, é hora de fazer um balanço.
Do prova, organização, provas, o amabilidade com os espanhóis, refeições, hotel, ETC., quase tudo foi dito para nós "perfeito" a um longo tempo passado desde que eu vi ou li uma prova onde, por uma razão ou por outra não há discussões, os participantes observam que, se, como conductor temos “disfrutado” nos torços do 24 horas, como organizadores receberam um curso de fazer as coisas bem e devemos agradecer ao tuda o equipa do CLASSICCLUBE PARABENS.
Parabéns para: Rafa e Julen pela sua vitória no CHALLENGE, ao Grosso e Sismeiro pela sua victoria no prova e as duplas companheiros no podiun. A tudos os equipos que percorrieron nos troços espectaculares do rali, a Lourdes e Pepe de la Parte sua "perda" nos fazem ver num momento de Bajon que nossos temos que fazer é aprender a resolver as perdidas no troços.
Da nossa participação será dizer que comecei a ficar perdido na primeira prova, segundo, terceiro e quarto troço com a luz do óleo, ficando mais preocupado eu não danificar o motor que do conducir, fizemos o prova do mecos mais-menos bom e os últimos Pela manhã, veio a "indisposição" de Luisa, o passo fatal Eu queria um lugar para parar e ela apenas disse: "vai, vai, ainda, com a porta aberta e passando muito perto de pedras e árvores. A terceira etapa corrio muito melhor no famoso cruzamento da pec 8 Luisa vio muito claro o figura pra nosso bem dibujada e ganhando algum postos até até o prova 11, fizemos tudos os cruzamentos mal, não foi um bom resultado, 336 pontos e " LA CAGAMOS LUIS ". Isto serviu para nos fazer trabalhar em situações complicadas, que é onde a diferença entre o que facem bem as regularidades e aqueles que passaram pelos troços. No domingo, tentamos nos divertir no "superespecial", onde ficamos decimos com algumas falhas.
Sem dúvida o melhor de todo o teste para mim tem sido a atuação de Luisa, ao longo dos anos nos ralis, os co-pilotos têm me mostrado que são feitas de outro material mais, eu tenho a sorte de tê-los muito bem, mas nunca teria pensado que a coragem que demonstrou Luisa quase sem palavras me dar referências e não perder o fio da prova, Luisa AGRADECIMENTOS Tenho muito orgulho de "torcer o volante” o teu lado.
Quanto a "paliza" que nos deram as equipas Lusos, basta estudar o comportamento enfrentou uma e outra scuadra para o campeonato ", quantas equipes espanholas foram nos três provas do campeonato ?????, facemos contas dos equipas Portuguêses e comparados.
Eu só espero participar deste evento muitos anos, percorrendo os troços, "Falando" com os amigos e vir espetaculares carros.
SAUDOS CLASSICOS Luís Franco.
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MRS411 - 17-11-2010 às 23:42 |
Se me permitem a colherada e não tendo procuração de nimguém ,a opinião deste amigo espanhol ,(que o João Queiróz transcreve) é muito importante e só muito recentemente tive conhecimento destes mesmos óbices. Parece portanto que o que é excelente numas situações não é suficiente noutras. Daí......preso por ter cão..... e preso por não ter. Penso que o tema voltará á antena. Manuel Romão
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João Queiroz - 17-11-2010 às 21:32 |
Boa noite,
Ora aqui está uma opinião que vem de encontro ao que eu disse sobre a cronometragem, ainda que nem eu nem o Diego Palacios (concorrente n.º 11 e primeira equipa espanhola) tenhamos incluído na equação a "variável" preço:
"Pero, como siempre hay un "pero" y es que la colocacion de los controles (na cronometragem por GPS, nota minha) y hablo de oidas por lo que espero me perdonen y me corrijan si no estoy en lo cierto (ya que de no estar seria el sistema definitivo) no es totalmente libre. Parece ser que en las zonas de curvas y cuanto mas cerradas peor, no se pueden poner controles asi que con ello te dejas sin uno de los mejores puntos para poner controles donde pillar a bastante gente, tanto a la entrada como a la salida o en el medio de los sitios complicados. Por otro lado su precision no es suficiente para cronometrar a la decima, claro esta que en rallys tan jodidos como estos portugueses eso es realmente poco necesario. Por ello y aunque parezca una burrada, mi opinion es que para Rallys de grandes dimensiones, con muchos inscritos muchos coches que controlar y fuertes presupuestos, la combinacion de los dos mejores sistemas del momento nos daria el que seguramente sera el cronometraje perfecto. Si los bluniks hay que buscarle un sitio para ponerlos y los gps hay curvas donde no se pueden poner la combinacion de ambos sistemas nos duplicaria o triplicaria el numero de controles, y estos serian en los sitios mas dispares, los organizadores tendrian los coches controlados en todo momento y los pilotos ya no tendriamos escapatoria porque podriamos estar en un control en casi todos los puntos del recorrido."
Saudações desportivas
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João Queiroz - 17-11-2010 às 19:27 |
Uma grande prova.
Não, não me estou a referir à organização das 24 Horas de Portugal, sobre ela já me pronunciei, mas sim aquela que a Pipa e a Marta fizeram e de que eu e o Nuno beneficiámos.
A Pipa, porque nos conseguiu levar ao segundo lugar, apesar de irmos com equipamento “light” e por ter ultrapassado todos os problemas que nos foram surgindo ao longo do dia. De facto, não levámos o Blunik (está montado no 924 e era complicado estar a fazer o transplante nas condições de que dispúnhamos) que seria precioso na maior parte das provas, não utilizámos a Katya (nunca tínhamos treinado com ela e podia dar asneira) que teria sido espectacular para as provas “à figura”.
Apenas fomos com o VHTrip (só com um ponto de medição e, assim, com uma calibração muito baixa e pouco precisa, apenas o quanto bastava), o “zingarelho”, as tabelas da organização (”vitaminadas” com algum trabalho de casa, ainda que não exagerado) e o cronómetro.
Para além de termos lutado em três PR com o corta-corrente que teimava em desligar o motor e era preciso segurar, o “zingarelho” ter entregue a alma ao criador na PR8 e a partir daí termos idos mesmo à “antiga”, tudo aconteceu, inclusivamente numa prova terem saltado os papeis todos do “escritório” quando tínhamos que segurar o corta-corrente e a Pipa ia a resolver o problema da falta de “zingarelho”. Sendo assim, “chapeau” Pipa.
Mesmo na “célebre” figura do Km.20,20 da PEC 8 que, mantenho, estaria certa na topografia e no Google Earth, mas não estava bem no desenho, conseguiu não perder muito tempo, tal como na única distância que estava errada no road book (presumo que por um erro de transcrição), onde por azar íamos acertar a distância. Nada que não fosse feito mais à frente sem “stresses” e erros.
Nesta prova, dado o “estado gripal” do 924, foi preciso tirar o 2002 da casa de repouso onde tem estado a descansar de uma vida de canseiras. Afinar o autoblocante e uns parafusos aqui e ali foram os remédios necessários. Entre esses parafusos estava um do veio de transmissão que apenas se “conseguiu” graças ao Gonçalo Figueiroa que tinha, “lá por casa”, um que servia. Sem ele não teríamos chegado ao fim, pelo que aqui vai o agradecimento público.
Tirando o corta-corrente, o “carrito” portou-se às mil maravilhas e ajudou à festa que só não foi mais completa, com uma boa média de penalizações por controlo (1,2 segundos), porque o Zé Grosso e o João Sismeiro se “lembraram” de fazer menos um pontito que nós (por um se perde, por um se ganha, lá diz a sabedoria popular) e daqui vão, mais uma vez, os meus parabéns para eles que, ainda por cima, nos facilitaram a vida na Super Especial de Castelo Branco, ao darem espectáculo, deixando os tempos para nós. “Obrigadinho”.
Uma menção especial para a prova do Nuno e da Marta que faziam o primeiro rali juntos e que apesar de estarem afastados da competição regular (terceira prova em dois anos para a Marta e quinta para o Nuno) fizeram um rali excelente (e não se chatearam um com o outro, o que já é uma grande vitória conhecendo o feitio de cada um – quem sai aos seus não degenera), terminando “à porta” do pódio. De facto, quem sabe não esquece!
Como gostaram de fazer equipa, lá estarão em Monchique, desta vez com o Francisco, a acompanhar a avó, a fazer-lhes companhia. Como, nas três edições disputadas, o Nuno ganhou duas vezes com a Pipa e na outra edição ficaram em segundo, vão ser uma equipa dura de roer, na prova que irá decidir o Troféu Nacional (ainda que eles não pontuem).
Uma última palavra para registar a grande vitória da equipa EURORENTLEI - Rent-a-Car (como se ouve dizer, e eu aceito sem falsa modéstia, uma das melhores, senão a melhor equipa europeia de regularidade histórica), com o 1º, 2º e 4º lugares a pontuarem e o 6º, 7º e 15º a fazerem de guarda-costas. Foi a primeira vez que tivemos os seis carros a participar juntos e era difícil, com tamanha concorrência, fazer melhor. Sempre foi um lenitivo para a mala pata do Portugal Histórico, onde não conseguimos pontuar, com três desistências em cinco carros.
Também merece destaque a performance dos “velhos” 2002, com quatro exemplares nos cinco primeiros lugares. Boa malha.
Saudações desportivas
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Rui Oliveira - 16-11-2010 às 22:05 |
Alguém sabe onde é que podemos ver as penalizações detalhadas? RGO
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- 16-11-2010 às 21:55 |
Realmente, o único aspecto que comentei (e que ouvi comentar) foi a figura do km 20,00 da PR8. Dizia um organizador de provas de Regularidade, entre risos: "...havia aqui uma figura feita à minha moda!" De resto, tudo impecável! Quanto à prova da equipa 49 - Albertino Guedes/Rui Oliveira, deu para aprendermos mais umas coisas e recordarmos com se muda uma roda furada... depois, aprendemos como se recupera 8 min de atraso em 20 km e, finalmente, como se deita tudo a perder ao ir em frente (desafiando um rail) em vez de fazer uma curva à esquerda, na PR10! Em termos de resultados, tinha em mente (sem me declarar a ninguém!) que terminar nos 30 primeiros seria um bom resultado. Portanto, vou tomar a liberdade de subtrair 1800 pts da nossa penalização final (das PR 8/9/10 após o furo), somar 100 a 150 (das PR 8/9/10 se não furássemos) e gravar na memória uma posição final entre o 26º e o 32º. Portanto, já só me lembro de mais um resultado positivo! Hehehe. Finalmente, os meus sinceros parabéns aos vencedores, à equipa do Paulo Almeida e a todos os que, de algum modo, disponibilizaram gratuitamente o seu tempo de lazer para nos proporcionarem esta magnífica prova! Uma modesta opinião para o Paulo Almeida: havia umas médias de 40 em zonas estreitas, mas sem casas, que bem poderiam ter sido de 50...
Um Abraço!
Rui Gil Oliveira
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João Queiroz - 16-11-2010 às 17:11 |
Paulo,
Duas palavrinhas apenas: Obrigado e Parabéns.
Obrigado por:
Comunicar com os potenciais concorrentes a tempo e horas, com informação pertinente
Organizar toda a logística de forma irrepreensível, com tempo e com informação disponível
Fornecer elementos sobre o desenrolar do rali que possibilitavam o equilíbrio (ou pelo menos encorajavam ao) entre concorrentes mais e menos experientes
Promover a prova de forma exemplar, considerando o meio e os meios disponíveis
Colocar na estrada uma prova quase exemplar, em que apenas existiram duas falhas (um desenho e uma distância), relativamente fáceis de detectar e de corrigir, ficando salvaguarda a verdade das classificações
Cronometrar e estabelecer classificações através de um sistema inteligente e testado e, por isso, fiável, para além de ter virtualidades técnicas quase inigualáveis. Pessoalmente, não deixaria de usar alguns “canhões” Blunik em certas situações. Mas isso sou eu que sou “picuinhas”
Oferecer uma parte social magnífica, sem exageros e com o número certo de pessoas a colaborar. Isto é, sem novo-riquismo balofo (e caro).
Contar com uma equipa de colaboradores magníficos que merecem todo o nosso respeito e admiração.
Parabéns por:
Ter posto em pé mais uma edição das 24 Horas em que, apesar das dificuldades, da crise e tudo o mais, se bateram recordes de inscrição
Conseguir ter na mão um rali com cento e tal concorrentes, e eles estarem felizes enquanto disputavam a prova. Terá havido excepções? Talvez, mas pouco justificáveis (na minha opinião)
Fazer um rali aparentemente fácil, com a “papinha” toda feita, mas em que as penalizações “choveram” mais do que em provas consideradas mais exigentes
Demonstrar que se podem fazer ralis de regularidade difíceis e quase perfeitos (ver nota sobre as duas falhas que detectei), sem invenções tontas, capazes de estabelecer uma hierarquia que não levantam suspeitas sobre “cozinhados” de tempos e em que os concorrentes se divertem.
E, já agora, obrigado por acreditar nas minhas dicas sobre cronometragem
Um abraço
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Miguel Brito - 15-11-2010 às 12:29 |
Bom dia antes de mais quero felicitar o Paulo Almeida e a sua equipa pelo excelente trabalho na organização que mais uma vez deu cartas ao mais alto nível de como se organiza um rali de regularidade histórica, para eles os meus parabéns. Uma nota que penso que devo deixar e esta é a minha opinião cada vês mais nós assistimos e participamos neste tipo de eventos onde o Chip Foose deve fazer das suas com as alterações elaboradas nos modelos presentes ao nível mecânico, havendo logo uma grande distancia para os automóveis mecanicamente originais. Quanto ao convívio também não podia ser melhor, nota 20. Quero deixar aqui também uma palavra de agradecimento e felicitações ao Jornal Binário que mais uma vez conseguiu transmitir em directo na Regitv a prova. Para eles os meus agradecimentos e as minhas felicitações, assim como ao nosso amigo Rui que andou imparável e carregou todo o dia a sua arma fotografando tudo e todos. Quanto a minha prova, tudo correu bem, sendo navegada pelo Pedro Dias que é sem duvida um grande navegador, Pedro para ti o meu obrigado pela dedicação e empenho, já o nosso Toyota Celica 1.6 ST portou-se muito bem e andou muitas vezes no seu limite dando o que tinha e muito mais para poder cumprir com as médias de 50 a subir… Obrigado a todos e parabéns a todos os concorrestes.
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Susana Cordeiro - 15-11-2010 às 11:32 |
PALAVRAS PARA QUÊ??? É um artista português!!!Utiliza material Espanhol ,lol )) E conseguiu com 120 inscritos realizar com um sucesso do caraças o Rallie internacional 24horas de Portugal. Penso que isto diz tudo e tudo é mesmo tudo,roadbook,médias,estradas,percurso,parte social,etc,etc,etc. MAS PRINCIPALMENTE CRONOMETRAGEM. Pergunto mesmo se este sistema já existia hà 2 meses atráz ahahahha Sugestões - As provas espectáculo devem proporcionar espectáculo (ex: a rampa do Castelo.) Bom Sobre a minha prova nada a dizer correu dentro dos parâmetros da normalidade, com algumas intercorrências a resolver pela equipa.
Parabéns a toda a equipa do CLASSICLUB . Aos vencedores, parabéns foi uma prova muito bem disputada. Continuação de Bom trabalho
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Viperoan - 15-11-2010 às 11:04 |
Hoje nao posso deixar de escrever aqui algumas palavras, pois tenho que prestar aqui a minha homenagem e o meu agradecimento ao PAULO ALMEIDA E Á SUA EQUIPA, pela grande organizaçao destas 24horas, pois sem duvida alguma elevou os pregaminhos da regularidade historica para um patamar tão alto, que transforma algumas organizaçoes que se dizem de grande gabarito (acp), em principiantes de segundo plano sem qualquer vontade de aprender.
Gostava de poder descrever mais sobre esta organizaçao, principalmente pela monotonia que o PAULO, nos trouxe na hora do almoço e depois de terminar a prova, pois retirou de cima da mesa qualquer assunto de discussão sobre erros ou alteraçoes de classificaçao, o que fez com que os concorrentes nao tivessem assunto de discussao.
Por mim e Vicente, só temos a agradecer o grande fim de semana que o 24 horas nos proporcionou, independentemente da nossa péssima prestaçao.
Fico á espera que outros aprendam alguma coisa com esta organizaçao.
Parabens PAULO.
Um abraço cipriano/vicente
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Tertulia Ferodo Queimado - 15-11-2010 às 09:37 |
(in http://ferodoqueimado.blogspot.com )
Grande organização, grande rallye, grande Paulo Almeida que, mais uma vez, liderou com valente mestria toda a equipa do Classic Clube.
Parabéns por esta magnifica prova!
Quanto ao resultado e ao contrário do que é habitual pois somos muito vaidosos, a nossa primeira palavra vai para a Eurorentlei que, com poucos carros comparando com os outro team, deu uma “aviadela” à concorrência obtendo 5 posições nos primeiros 10 lugares. Sem duvida alguma demonstrou que é a melhor equipa de Rallyes de Regularidade em Portugal e, talvez, da península!
Por isso, deste lado segue um forte abraço desportivo e de amizade ao José Grosso/João Sismeiro pela obtenção do 1º lugar absoluto e por equipas.
Segundo dizem as más-línguas, a prova estava muito bem montada e não era nada fácil pelo que os lugares “sismeiros”, upsss…queríamos dizer, cimeiros tem dupla honorabilidade!
Como dizem que os segundos são os 1ºs dos últimos, ora aí está logo a seguir a outra equipa maravilhosa a ganhar tão prestimoso estatuto e que dá pelo nome de Ferodo Queimado/Auto Motriz, não sem ter roído os calcanhares aos tipos do rent-a-car durante toda a prova com o camelo Paulo Marques acompanhado do João Martins a ficarem em 5º lugar honrando o barrete que ostentam!
De salientar o magnifico 10º lugar da 2ª melhor equipa de Tertulianos, Luis Pereira/Eduardo Carpinteiro Albino seguidos em 11º por João Vieira Borges/João Martins. Um grande abraço a todos eles.
Quem também levou uma valente "aviadela" foram “nuestros hermanos” empurrados para segundo plano pela legião lusitana que defendeu a pátria com unhas e dentes em tempo de crise!
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