Peugeot 504 GL
  VII Rally Ciudad de Vigo
 Eduardo Sánchez
 30-09-2013 às 12:27
  Rali das Donas.
 Eduardo Sánchez
 20-06-2013 às 09:02
  Passeio Clássicos Alentejo 24 a 26 Maio
 camposerrabrava
 25-04-2013 às 10:56
  6º dição Passeio Road Book Santa Maria da Feira
 Abílio Gonçalves
 23-01-2013 às 18:44
  Rally Fm d''Ano Figueira Foz 2012-13
 Abílio Gonçalves
 25-11-2012 às 21:22


 MENSAGEM
 De:  José António
 Data/Hora:  15-11-2010 às 20:43
 Assunto:  Faleceu HEITOR DE MORAIS
 Mensagem:
 Está de luto o Automobilismo Nacional.

Em especial os Ralis.
Todo o tipo de Ralis, pois foi Heitor de Morais que, diremos, introduziu em Portugal as provas de regularidade, depois os ralis "modernos" e regressou com o "seu" 100 À HORA e a "sua" Volta a Portugal, ao figurino das regularidades de que tanto gostamos agora.

Perdemos assim um dos expoentes máximos do nosso Automobilismo.

As cerimónias funebres realizam-se amanhã nos Jerónimos (não tenho conhecimento do horário).

 Respostas relacionadas:
  JOAO MANUEL FERREIRA TAVA - 17-11-2010 às 21:48
 Sendo a primeira vez que estou presente neste fórum ,gostaria de fazê-lo por outros motivos,lamento ter de o fazer para prestar a minha homenagem ao homem a quem devemos a modernidade dos rallys em Portugal,sem ele continuariamos naquela época das decisões nas complementares de "pericia",com ele evoluímos para um conceito moderno de prova de estrada.Perdemos todos uma referencia ,o Automobilismo e Portugal ficaram certamente mais pobres.Que descanse em paz.
  Jorge Conde - 16-11-2010 às 21:27
 Muito do que sei como director de ralis de regularidade aprendi como concorrente da Volta a Portugal.
Os momentos de maior prazer como concorrente foram na Volta a Portugal. E quando tantas vezes tentei reclamar das situações que os que passaram pela volta tão bem conhecem, recebeia a habitual resposta "Está a divertir-se?" "Estou" "Então isso é que interessa". O seu espírito de que os automóveis eram um momento de prazer e de companheirismo marcará para sempre a minha forma de estar nos automóveis.
O automobilismo está mais pobre. À família os meus sentidos pêsames.
  Milem - 16-11-2010 às 14:33
 Paz à sua alma.
Á sua família, especialmente ao seu filho os meus sentidos pêsames.
Adalberto Melim
  JOSE GROSSO - 16-11-2010 às 12:04
 Boa tarde a todos

Gostaria de enviar os meus sentidos pêsames á familia.

Sobre o engº Heitor de Morais, gostaria de repetir a frase que me recordo dele dizer e que me disse mais que uma vez " PRAZER DE CONDUÇÃO " A frase dizia tudo sobre a maneira como organizava os seus Ralis.

O seu nome ficará guardado nas minhas recordações e no meu inicio de regulariedades com metros roubados :) Obrigado Heitor Morais..

Beijinhos e Abraços
  João Queiroz - 16-11-2010 às 10:19
 Ontem o desporto automóvel perdeu um Grande SENHOR.

Por tudo o que fez e pelo que “obrigou” os outros a fazer. Não posso deixar de referir, para acrescentar ao comunicada Federação, que foi ele que descobriu estradas sem fim para os nossos ralis, quando andou a fazer o Plano Nacional de Escolas, o nome não é este, mas a ideia é (as tais que hoje vão fechando com a desertificação).

É evidente que, ao contrário de outras situações, este foi o desfecho esperado de uma Vida cheia. De qualquer forma, para quem teve o privilégio de privar com ele, é sempre um choque saber que alguém de quem gostávamos partiu.

Eu e as minhas filhas tivemos esse privilégio e é com emoção que enviamos os pêsames à família, em especial ao filho. Para mim, a simbologia é maior, porque o último carro oficial do “Velho” Heitor foi o meu primeiro automóvel.

Só espero que, seja para onde vá, ponha a cabeça em água aos “controladores”, “equipa das contas” e “concorrentes” que por lá andem e que, quando chegar a hora do nosso “controlo”, esteja à nossa espera com uma daquelas cartas “maradas”, que só ele sabia inventar, para nos chagar o juízo.

Obrigado e até sempre Engenheiro
  Paulo Almeida - 16-11-2010 às 09:19
 O comunicado da FPAK emitido ontem diz tudo sobre a obra do ENG. HEITOR DE MORAES

" É com profundo pesar que a Direcção da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, comunica o falecimento hoje ocorrido em Lisboa, do Eng. Heitor José Moraes da Silva.

Notório piloto de ralis, disciplina em que foi Campeão Nacional no Agrupamento de Turismo em 1968, esteve envolvido em praticamente todas as inovações surgidas no desporto automóvel nacional nas ultimas décadas do Século XX.

Foi um dos mais entusiásticos introdutores em Portugal do karting nos princípios da década de 60, e da Fórmula V em finais dessa mesma década.

É considerado o “pai” do figurino actual dos ralis em Portugal, quando com o seu espÍrito “revolucionário” decidiu inovar numa Volta a Portugal, deixando para trás o então clássico figurino dos anos 50 e 60 com controles horários apertadíssimos (e quantas vezes ainda com quilómetros roubados) e dos “slaloms” que decidiam dos desempates, e introduziu a figura tão popular hoje em dia das Provas Especiais de Classificação, em percursos fechados ao trânsito.

Foi membro da Comissão Desportiva Nacional do ACP, e continuou na sua função de organizador, tendo sido responsável por uma das mais carismáticas provas do calendário nacional – a Volta a Portugal – e Presidente de um dos mais antigos Clubes devotados exclusivamente ao desporto automóvel, o Clube 100 à Hora.

O seu funeral decorrerá amanhã para o cemitério do Alto de S. João, estando o corpo presente desde o final desta tarde na Igreja dos Jerónimos, em Lisboa.







Comunicado 064/2010-FPAK

LISBOA,15 de Novembro de 2010 "
  José António - 15-11-2010 às 22:27
 Boa noite,

Tive agora conhecimento que a cerimónia funebre é as 9h00.