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Porsche 911 3.2
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MENSAGEM |
De: |
Albertino Guedes |
Data/Hora: |
16-11-2010 às 17:29 |
Assunto: |
Crónica do Starlet |
Mensagem: |
“óne dhe roude agéne” Ine béde ínglis of córçe Vão me permitir mas antes de iniciar as hostilidades umas aceleradelas, com gratidão, para o Paulo Almeida e toda a equipa que, mais uma vez mimou 120 inscritos com uma magnífica prova. Direi mais, acho que o Paulito (somos tu cá tu lá e temos confiança para estas pequenas intimidades) está tal e qual como eu, isto é, quanto mais provas fazemos, melhor ficamos! Parabéns ao B.M.W, ao Paulo Grosso e ao João Sismeiro que ganharam, a todos os que acabaram no pódio (perdoem-me os outros mas aquele Golf já merecia) e a todos os colegas que enfrentaram mais esta dura jornada. Findos os salamaleques, vamos a isto: Sorriso de farol a farol, vi o”Patrão” atender ao pedido das Meninas para fazerem mais uma prova comigo. “Off córçe”, digo eu, é sempre com satisfação que se sentem aqueles “graciosos rabitos” acomodarem-se nos meus bancos. E o pinoquinhas do R5? Esse continua de entranhas abertas, cá para nós só funciona a croissants e camembert! Preocupado comigo, isto é com elas, o “Patrão” resolveu melhorar as minhas performances e tirou-me dois autocolantes. Cachopas alapadas, lá fomos, lá andámos e é evidente, lá chegámos. Definitivamente: gosto delas! O tédio não existe, animação é uma constante: Vira para aqui, não não é para ali. Vais atrasada, vais adiantada. A chover devagar, em seco queixo no volante e pata (perdão pezinho) na tábua. E no meio deste fórró, ainda há tempo para uma escapadela até estradas menos frequentadas e usar uma vinha para fazer inversão de marcha, não sem antes meterem umas pedritas debaixo dos pneus mas com cuidado que fizeram as unhas e.. são de gel. Paciência, elas vão lá! Antes de desancar no outro, um pequeno reparo: Estas provas por acaso não são de REGULARIDADE AUTOMÓVEL ou serão provas de regularidade do Manuel, do Joaquim , etc, É? Então como explicar que as listas de inscritos venham assim: Albertino Guedes, Rui Oliveira em Opel Ascona Desculpem, mau exemplo, rectifico: Eduarda Monteiro, Ana Godinho em Toyota Starlet. É normal? Tudo bem? Ai é? Então quem é que carrega com quem? Gostava, palavra que gostava de vos ver todos a correr de carros às cavalitas. Imaginem-se com um B.M.W 635 ao colo, seria um deleite. Fazerem “pionzitos” carregando um 2002 a chiarem das sapatilhas era o máximo! E estrada acima estrada abaixo de Volvo 144 às costas, um regalo para a vista. Ai ai, assim não? Então deixem-se de tretas, podem conduzir muito bem, navegar nos trinques mas, mas isso apenas porque NÓS existimos e vos aturamos as madurezas! Corrigindo então: Toyota Starlet com Eduarda Monteiro e Ana Godinho. Vamos ao que interessa, arrear no “Patrão”. Vocês deviam de ter visto o… o coiso amarelo e branco a entrar na garagem depois do “ristailing “do motor. Era só ares, capot empinado, rádio aos berros, até parecia o gajo do” béde inglis” em campanha para as eleições. E o “Patrão”, só paninhos quentes para o carrinho. Puxa lustro á pintura, aspira os interiores, dá brilho aos cromados. E eu para com os meus parafusos: Mói-te… Vais pagar isto tudo com língua de palmo! Lá partiram para a prova. Deviam ter ido para o Aquário Vasco da Gama de tão inchados que iam, pareciam dois peixes balão. A provita ia indo, com eles colocados a meio da tabela até que, Puuff, um furito nos queixos, isto é, na roda, à saída de Oleiros, os deixou sequitos e espalmaditos como bacalhau. Bem o avisaram mas ele com aquele ar de entendido disse: Naaa… está normal. Depois, depois melhor que assistir a debate de orçamento na Assembleia da República. Tira macaco e mete debaixo da carripana. Não cabe! Carripana para cima do passeio. Torna a meter macaco. Desaperta roda. Cai macaco, tudo no chão! Volta ao inicio. E, finalmente, a coisa deu-se, mudaram a roda. Ai se o Rui não tem posto mão àquilo! Pata, mesmo pata (não pezito) na tábua, qual “Aléne”, qual “Louebe”, ai vão eles a recuperar não sei o quê, até que: “Olha, olha, tu queres ver…Iiiiiii..Puumm” e não é que viu isto é sentiu!? Só a mim! Não é que o raide vinha a atravessar a estrada e amassou-me a “fronhazita do carrito” diz o marmanjo! Foi do pneu suplente! Foi da curva! Foi do raide! Foi, foi, foi tudo mas, decididamente, das mãozitas isso é que não. E pronto! Pesarosos lá se foram até ao fim, o carrito com cara de Ministro das Finanças e o patrão com cara de Primeiro-ministro a dizer: A culpa não é minha, quando muito é da crise internacional. Hoje estou com uma certa queda para a política. Ficamos por aqui antes que a coisa descambe. Ùltimas aceleradelas ao Corola cá da terra (o que ele sofre com aquele motorzito) que conseguiu levar o Bruno e o Ricardo até ao 33º lugar e a todos os outros colegas que se continuam a esforçar-se ( e muito) a aturar as caturrices dos donos. Apenas mais uma, cheia de amizade, ao Álvaro e ao Filipe Tavares que, infelizmente, não participaram. Sem mais, que eu vou andar por aí.
O Starmago (Starlet+Saramgo)
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Respostas
relacionadas: |
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António Ramos - 17-11-2010 às 18:45 |
CONINUAÇÃO:
Chegados a Oleiros, o João Paulo lá conseguiu repor algumas energias no belo lanche! Eu é que nada consegui trincar! Apenas bebi um copo de água ansioso e stressado que estava com a PRF11, onde mais uma vez, não me queria perder, pois as “coisas” estavam a correr bem!...
E tinha razão em estar stressado com a PRF11, pois a sua realização teve vários momentos de grande stress, tal o granel que se gerou, nomeadamente no célebre duplo cruzamento, em que na 2ª passagem encontro o concorrente que me precedia parado, o Luís Franco a recuar aos zigue-zagues e o João Paulo a gritar: passa-os, passa-os! De tal forma que não atropelei um transeunte que resolveu atravessar a estrada para ir falar com o concorrente que seguia à minha frente, por um triz!...
Terminada esta PRF veio um sentimento de alívio e do dever cumprido, com toda a concentração e empenho que nos foi possível, de tal forma que os meus olhos “ardiam-me bastante”, quase chorando involuntariamente!...
Foi com muita emoção que verificámos que o nosso grande esforço nesta prova tinha tido feedback com um magnífico 3º lugar! Muito para além das nossas expectativas iniciais, pois pensava timidamente no top ten e mais realisticamente no top 20!
Chapeau! Objectivo amplamente conseguido!...
Numa época que começou muito mal, com o despiste no Museu Vinho da Bairrada, da roda que saltou no Rainha Santa quanto seguíamos em 4º’s, com as rodas da frente a desapertarem-se outra vez nos Açores, mais um toque e uma embraiagem queimada, a sorte parece ter mudado no VIII Clásicos EntreSierras com a conquista do 5º lugar e a vitória no Super Especial e agora com este 3º lugar nas 24 Horas de Portugal, ou seja, duas provas em que o GTi estava em forma e se portou à altura dos acontecimentos!
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António Ramos - 17-11-2010 às 18:44 |
Muito obrigado, caro Albertino Guedes, pela referência do merecimento daquele GOLF alcançar um lugar de destaque, na classificação geral de um Rallye do TNRR.
Efectivamente aconteceu, mas, o 3º lugar alcançado nas “24 Horas de Portugal” foi conquistado com “suor, sangue e lágrimas”!...
Eu explico:
Isto de se participar num Rallye na nossa terra, ou melhor, na cidade onde resido há 23 anos, aumenta significativamente o sentido de responsabilidade e, consequentemente, aparece uma estranha pressão, geradora de uma grande ansiedade e stress!... Posso agora revelar (não me envergonho), que na semana anterior ao Rallye as noites foram muito mal dormidas, apesar da utilização de um ansiolítico para dormir! A expectativa era muita, o desejo de fazer bem as coisas na nossa terra era enorme e, o facto de ainda não ter pontuado no TNRR deixava-me numa posição delicada perante os patrocinadores, que apesar dos pequenos montantes envolvidos, esperam sempre o maior retorno possível do seu investimento relativamente ao projecto que lhes apresentei!
Na sexta-feira, dia 12/11, ao fim da manhã, fui à garagem buscar o “rato” (alcunha que alguém lhe atribuiu por o GOLF ser cinzento), verifiquei os níveis, e, apesar do motor não roncar desde o “EntreSierras” pegou logo à primeira. No trajecto para o troço de aferição, verifiquei a pressão dos pneus, e logo de seguida cheguei ao dito cujo, tentando evitar o previsível congestionamento da tarde, o que aliás, veio a acontecer! Ninguém! Com o caminho livre e com tempo mais do que muito para o efeito, procedi à aferição e tentei fazê-la de forma rigorosa e a uma velocidade muito lenta. Foi feita a operação de tal forma, que logo à primeira o TERRATRIP ficou “milimetricamente” aferido e, o BLUNIK, com uma diferença de 2 metros nos 6 kms e tal, o que não era nada de significativo, pelo que a “coisa” ficou logo feita!
Da parte da tarde estive a trabalhar até às 16:30 horas, para logo de seguida verificar uma vez mais as contas do Rallye, aí pela décima vez, não fosse o diabo tecê-las, assim como verifiquei uma vez mais a programação do BLUNIK.
Cerca das 18:00 h passei duas vezes pela PR12, imagine-se só que ainda lá não tinha passado com o GOLF GTi e, de aí fui para o Hotel Colina do Castelo, onde estive em amena cavaqueira com o pessoal que ia chegando ao Hotel. Entretanto, começaram-me a chover pedidos de ajuda de concorrentes que estavam com problemas nos carros e que necessitavam de os resolver. E da melhor forma que me foi possível, lá os fui encaminhando para quem de direito lhes solucionar as avarias!
Pelas 19:30 horas, fui jantar com um grupo de espanhóis e de portugueses ao Fórum, onde observámos a exposição de clássicos relativa à promoção das 24 Horas de Portugal, para de seguida atacarmos um rodízio!...
Concluído o jantar fui indicar o troço de aferição a alguns concorrentes e fui de seguida levantar o road-book e a aparelhagem de cronometragem.
Cheguei a casa (garagem) às 22:30 horas, montei o sistema da Locatel no automóvel e de seguida (23:00 horas) comecei a trabalhar sozinho no road-book! O João Paulo Martinho “preso” numa reunião e jantar de trabalho em Lisboa chegou apenas pelas 1:15 horas! Muito trabalho já estava feito, mas ainda havia muito para fazer!... Às 2 horas arreei, cansado que estava e fui para a cama, continuando o João Paulo o trabalho de planeamento e preparação do Rallye! Às 6 horas da manhã acordo com a psicose de que nas PRF1 e PRF8, teríamos de abandonar os tempos de algumas figuras muito próximas entre si! Aí vou eu directo para a sala para fazer esse trabalho e verificar outra vez tudo, tudo, tudo! E aí estive até às 7:45 horas, altura em que o João Paulo acordou!...
Com o duche despertador tomado, fomos tomar o pequeno-almoço e de aí fomos para o Parque Fechado e, apesar de não o demonstrar, o nervoso miudinho era muito. Bastante maior do que em outras provas!... A ansiedade e a expectativa não davam tréguas!...
E eis que chega a hora de partir! A ligação até à PRF1 conhecia-a bem e o João Paulo pode relaxar um pouco. Inciámos a PRF1 com muita concentração, sendo que o principal objectivo era não nos perdermos logo ali!... Correu bem e fiquei aliviado!... Daí para a frente consegui descontrair um bocadinho. O João Paulo é que não! Em virtude do jantar da véspera não lhe ter assentado nada bem e de não ter tomado os “Vomidrine” começou a vomitar, o que foi acontecendo intermitentemente toda a manhã. Mas, nos momentos cruciais, o João Paulo portou-se como um bravo guerreiro e portou-se à altura das circunstâncias.
O almoço do João Paulo Martinho foi apenas um cházinho de tília, uma torrada seca e dois “Vomidrine”, mas, de facto, o tratamento resultou, já que da parte da tarde esteve em plena forma!
CONTINUA
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Rui Oliveira - 16-11-2010 às 21:57 |
Hehehe! Estamos inspirados...
Abraço
Rui Gil Oliveira
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Filipe Madeira - 16-11-2010 às 18:42 |
Eh eh eh. grande crónica.... se o meu escort falasse assim... só um senão, que ganhou a prova realmente foi um tal de Grosso mas de seu nome José! caograotulecions!!!
FM
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