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FIAT 128 RALLY
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MENSAGEM |
De: |
João Queiroz |
Data/Hora: |
29-08-2010 às 12:01 |
Assunto: |
Federação, Regulamentos e etc. |
Mensagem: |
Bom dia,
Fui convidado pela FPAK, "através" do Paulo Almeida, para a Comissão de Regularidades da FPAK, penso que para exprimir o ponto de vista dos concorrentes.
No próximo dia 2 de Setembro ocorre a primeira reunião da dita Comissão, tendo em vista preparar a época 2011.
Da parte dos concorrentes, quem pretender ver discutidas as suas ideias (no que respeita única e exclusivamente a provas federadas, pertencendo ou não ao TNRR ou CNRR), agradeço que me envie um email para jqueiroz@aximage.pt, se possível até à próxima quarta-feira de manhã.
A agenda que levo já tem "algum" preenchimento, proveniente da experiência pessoal e familiar, de conversas tidas com concorrentes e, mesmo, organizadores, ao longo destes muitos (se calhar demasiados) anos nisto e de alguma colaboração que já recebi, num primeiro ensaio (neste caso limitado à "equipa") que lancei nesta semana. Sem grande participação, diga-se.
Deste forum, pela sua maior abrangência e depois de ler algumas das opiniões que foram sendo expressas noutros tópicos aqui publicados, penso que poderei reunir mais umas quantas ideias positivas para esta nossa modalidade.
Fico, então, a aguardar essas questões e ideias, pedindo apenas que sejam expressas da foma mais simples possível.
Saudações desportivas
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Respostas
relacionadas: |
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João Queiroz - 07-09-2010 às 13:31 |
Meus Caros,
Quando aceitei este desafio estava consciente de uma série de factos, das quais me permito destacar três: (i) não havendo quem se ponha ao caminho, este nunca será percorrido (ii) Roma e Pavia não se fizeram num dia (iii) vale sempre a pena tentar melhorar os sistemas em que nos movimentamos (principalmente daqueles que gostamos), mesmo que à partida saibamos que o sucesso dessa tarefa pode ser mínimo ou, até, nulo.
Sabia, também, que criticar (como tantas vezes faço) é fácil e que contribuir para melhorar (o que faço bem menos vezes) é sempre difícil, até porque resulta do equilíbrio entre várias posições, sendo que a nossa pode não ter a força ou a capacidade para prevalecer, por muito justa que pensemos que ela seja. Sei, ainda, que é frustrante não ver levadas à prática as nossas sugestões que, a maior parte das vezes, até parecem cair em saco roto.
Foi com estes “princípios” na cabeça e a certeza de que a Federação é uma entidade que funciona como todas as federações e, por isso, com um potencial de imobilismo (gerador da tal frustração) muito grande que decidi não me “pôr de fora do convite”, acreditando que “o caminho se faz caminhando”.
E que caminho é esse?
É aquele que, devidamente enquadrado, seja o da credibilização e expansão desta modalidade.
Para tal, existem duas vias possíveis, dependendo daquilo que queremos.
Se queremos que os nossos ralis sejam considerados provas desportivas (e eu quero), se queremos que eles não sejam confundidos e misturados com provas, por muito boas que sejam e por muitos subterfúgios que se utilizem, que não cumprem os requisitos legais do País em que vivemos (e eu quero), se queremos que a modalidade se desenvolva com mais provas, mais concorrentes e a sua qualidade aumente (e eu quero), então temos que os manter sob a tutela da Federação.
Caso contrário, segunda via, teremos que alterar as leis que enquadram a aplicação do Acordo da Concórdia (FIA/FIVA) a Portugal (FPAK/CPAA), com a aceitação de uma divisão tipo “espanhola”, assumindo que as provas de regularidade não são uma manifestação desportiva. A partir daí haveria que regulamentar esse formato. Como saberão, em Espanha, o Decreto que regula essas manifestações nem sequer obriga a que haja uma federação envolvida no processo. Não é o que eu defendo, como se percebe, ainda que esteja disponível para colaborar numa solução deste tipo.
Com todos estes pressupostos, resta-me dizer que não critico, de forma nenhuma, os que “não querem nada” com a FPAK. É uma posição pessoal, defensável e respeitável como qualquer outra.
Mas que não é a minha e, por isso, só tenho que agradecer a quantos me enviaram questões e sugestões para levar à Comissão.
Por razões profissionais e um azar dos diabos, não me foi possível estar presente na reunião do passado dia 2. Contudo, transmiti de forma mais ou menos telegráfica as nossas “inquietações” e os membros presentes tiveram a amabilidade de me telefonar, para que pudesse desenvolver algumas delas e para me darem conta preliminar das conclusões.
Ninguém lamentará, mais do que eu, não ter sido mais eficiente neste processo, mas espero ainda hoje enviar ao Coordenador um documento mais elaborado para reflexão futura da Comissão.
Saudações desportivas
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Susana Cordeiro - 31-08-2010 às 21:54 |
Olá meu SIR:) Subscrevo na integra o que escreveu o Carpinteiro Albino. Boa sorte e que daí saia uma FPAK que forme, informe, ajude a legislar, conhecendo os interesses dos seus associados , fiscalize e por último cobre, claro que sempre de acordo com o serviço prestado, aí provarei que não sou anti federação, mas pro federação ,federando-me. Sei que estou a irritar alguns e lamento mas é o que penso.ahahaah
bj e abraços
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Susana Cordeiro - 31-08-2010 às 21:53 |
Olá meu SIR:) Subscrevo na integra o que escreveu o Carpinteiro Albino. Boa sorte e que daí saia uma FPAK que forme, informe, ajude a legislar, conhecendo os interesses dos seus associados , fiscalize e por último cobre, claro que sempre de acordo com o serviço prestado, aí provarei que não sou anti federação, mas pro federação ,federando-me. Sei que estou a irritar alguns e lamento mas é o que penso.ahahaah
bj e abraços
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carpinteiroalbino - 30-08-2010 às 13:59 |
Caro João,
Acho muito bem que haja um piloto na comissão de regularidades e acho que foste muito bem escolhido.
Espero que defendas bem os interesses dos pilotos e navegadores, se bem que não acredito nas comissões da Fpak, que dão muito trabalho a quem lá anda, mas no final não valem de nada pois a direcção da Fpak faz o que lhe apetece.
No entanto desejo-te as maiores felicidades e espero que desta feita tenham em conta esta comissão e as suas opiniões.
Grande abraço
Eduardo Carpinteiro Albino
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