|
|
VW Carocha
|
|
|
|
|
|
|
|
MENSAGEM |
De: |
João Queiroz |
Data/Hora: |
28-06-2010 às 12:03 |
Assunto: |
Consideração? Respeito? |
Mensagem: |
“…Todas elas estão enganadas, pois o personagem mais importante é o cliente. O cliente, apesar de não fazer parte da empresa transcende-a, na medida em que é a primeira e definitiva razão da sua existência passada, presente e futura…”
Este é um extracto do texto que me aparece quando clico no sítio internet do ACP onde, aparentemente, deveria existir informações sobre o Rali de Portugal Histórico. O “nec plus ultra” das provas de regularidade. Aquela que pretende marcar o panorama deste tipo de competições a nível europeu. Ou mundial. Sabe-se lá.
Será, com certeza, isso tudo, do ponto de vista da organização desportiva e da logística.
Contudo, estes não são os únicos factores que fazem das provas grandes, grandes provas. Um desses outros factores principais que engrandecem uma organização é o respeito e a consideração demonstrados para com os seus “clientes”. TODOS os "clientes". O que terá este arrazoado a ver com o Rali de Portugal Histórico, perguntará o leitor.
Tudo se prende com a mais completa falta de informação em relação aos concorrentes / clientes / pagantes portugueses.
Com efeito, no dia 7 de Junho, no fórum “pieldetoro” foi colocada uma notícia com as condições de participação para os concorrentes espanhóis e essa informação vem sendo actualizada.
Ao comprar a “Retrocourse” deste mês (passe a publicidade, até porque não publicam nada do Verde Pino), penso que disponível nas bancas francesas desde o final de Maio, lá encontro a informação destinada aos “europeus” que não ibéricos.
Hoje é dia 29 de Junho e os concorrentes portugueses não sabem nada da prova. Quando abrem as inscrições, quais as condições de participação, se existem condições vantajosas e quais, etc., etc. Eu, pelo menos, não sei e julgo que não fui segregado.
Pergunto: este tratamento será normal? Será compaginável com a tal consideração/respeito que todos os “clientes” devem merecer?
A minha resposta é NÃO. E devo acrescentar que não estou a gostar.
É preciso notar que não estamos a falar de “simples” informação. Se o rali “vai para baixo” ou “vai para cima”. Se tem “não sei quantas especiais”, se “o policiamento está ou não assegurado" ou se “a cronometragem é feita pelo sistema XPTO pu pelo KZ3”.
Não. Estamos a falar de dinheiro e de muito dinheiro. Para mim, pelo menos, é. Para outros não será e, se calhar, é essa a bitola da organização.
Recapitulando. O ACP coloca um preço na inscrição. Está no seu direito e, provavelmente, até perderá dinheiro com a organização. Se perder é mau, porque como sócio gosto de ver o dinheiro das quotas bem aplicado e como gestor não gosto de organizações que não visem o lucro. Pela simples razão de que aquelas que o perseguem, trabalham melhor. São mais eficazes e mais eficientes.
Recentrando. Os concorrentes portugueses, sócios do ACP e membros do ACP Clássicos têm tido direito a desconto, maior quando a inscrição seja feita e paga com antecedência.
Demonstrando algum respeito pelos seus “clientes” nacionais, o ACP costumava dar essa informação com alguma antecedência em relação a esse prazo limite, presumo que para esses “clientes” poderem deitar contas à vida e organizar essa despesa.
Quanto me recordo, essa informação interna nunca foi disponibilizada para além do início de Junho.
Chegados ao dia de hoje, informação com as condições para os portugueses, 0. ABSOLUTO. Não sabemos as condições, nem as datas em que temos que fazer os pagamentos, nada.
Mesmo que as inscrições fossem, por absurdo, oferta para os portugueses, penso que deveria existir essa informação, pelo “tal” respeito / consideração que deveríamos, como “clientes”, merecer e para podermos programar as nossas vidas e as nossas despesas.
Continuarei a esperar para ver no que dá isto tudo, para depois tomar as decisões que, mesmo que me custem muito, se justifiquem.
Espero não ter ofendido ninguém, mas parece-me que há ocasiões em que não devemos fingir que as coisas não existem.
Saudações desportivas
|
|
|
Respostas
relacionadas: |
|
João Queiroz - 21-07-2010 às 13:07 |
Boa tarde,
Apenas para informar que, apesar de não estar "linkado" à página do ACP, já existe, não sei se desde ontem ou hoje, informação sobre o RPH em www.rallydeportugalhistorico.pt
Já agora, e para não se pensar que o que me moveu a iniciar este post seja alguma questão de má vontade (ou outra qualquer que não seja uma crítica tão construtiva quanto possível), informo que desde segunda-feira está publicada a documentação sobre o RMCH 2011 (www.acm.mc).
Saudações desportivas
|
|
José António - 06-07-2010 às 21:49 |
Desculpem voltar, mas é que para que se entenda melhor, era para escrever, «já recebi o alfinete de lapela "25 anos"».
J.A.
|
|
José António - 06-07-2010 às 21:42 |
Olá Clássicos Amigos,
De acordo com o que tem sido dito e escrito, ou seja, continuam a "deixar-Vos" para segundo plano e acrescento que também sou sócio ACP (embora atrasado na altura, já recebi o alfinete de lapela há uns anos).
Portanto e porque ontem conversei - ao jantar como não podia deixar de ser(!) - com o Pedro Dias e o Sinel Martins sobre o assunto e enquanto o Sinel ainda "está dividido" embora a economista que gere os patrocinios me tenha perguntado como era e quanto custava o "Monte Carlo" (o Pedro trouxe os elementos deste ano), ficou "mesmo decidido" que tanto o Pedro Dias como eu estamos prontos para embarcar com o «serviço gourmet» para já, para assistirmos o "2 chevaux" do José Familiar / João Sismeiro!...
Cordiais Saudações Clássicas, José António.
|
|
carpinteiroalbino - 06-07-2010 às 08:56 |
Bom Dia,
O regulamento do rali de portugal histórico está no site da FPAK. É só seguirem o link:
http://www.fpak.pt/REG%20PROVAS%202010/V%20RALI%20PT%20HISTORICO/REG%20RALI%20PORTUGAL%20HISTORICO.pdf
Da organização ninguém diz nada, e temos de procurar em todos os cantos para termos alguma informação.
Abraço
Eduardo Carpinteiro Albino
|
|
Susana Cordeiro - 04-07-2010 às 22:33 |
Olá Boa noite Reafirmo tudo o que escrevi e informo que o meu capitão de equipa é sócio ACP Classicos e também não recebeu qualquer informação via mail.
|
|
BInº201177 - 03-07-2010 às 17:26 |
Nao sendo habitual participante nestes foruns, só resolvi participar para dizer: José Familiar tens todo o meu apoio. Carlos Pereira
|
|
Jose Familiar - 03-07-2010 às 09:24 |
Bom dia,
É impressão minha ou o "ACP" não tem ninguém a tratar deste assunto?! Será por ser "consumo interno" e os de casa podem ser maltratados porque somos Portugueses e como tal, sócios pequenitos?!... ou será falha nos RH do Clube por não dotação de pessoas (e meios) para esta prova?!
Não sei lá porquê mas tenho a absoluta convicção que, se este Rali se chamasse "Lisboa-Qualquer Terra Estrangeira Noutro Continente", tivesse um potencial de apenas meia centena de concorrentes e desse para perder uma pipa de massa, seguramente que teríamos aqui o staff do ACP a tratar-nos nas palminhas... com direito a TV e tudo!!!
É porreiro eu continuar a sentir-me ignorado, mas como por ora já sou só eu a escrever, será que estou a "marchar ao contrário"?!
Bjs e abraços, JF
|
|
Jose Familiar - 02-07-2010 às 09:48 |
Bom dia,
Isto até tem a sua piada, pois quanto mais o "ACP" foge do "problema"... mais é agarrado, e cada vez mais me convenço que o objectivo é mesmo deixar os "tugas" de fora. Acabei de visitar o sitio oficial da prova e só lá está aquele blá blá blá dos "clientes há e tal".
Eu tenho por habito não aparecer onde não sou convidado ou bem-vindo, e tendo em conta que a organização da prova é utada por uma estrutura (semi?) profissional com a qualidade que se lhe reconhece, vou ter em consideração tudo o que aparecer para tomar a minha decisão...
Bjs e abraços, JF
Nota: Alguém sabe se já está empossado e quem é o relações com os concorrentes (portugueses) nesta edição de 2010?!
|
|
MRS411 - 02-07-2010 às 09:36 |
Caro JQ Valha-nos o Tony Halda que está bem informado. Será que faz parte da Organização e este ano não entra? Abraço. MRS
|
|
João Queiroz - 02-07-2010 às 09:16 |
Meu Caro MRS,
Se é esta a informação que vai ser dada aos portugueses para a semana, posso desde já adiantá-la, depois de um corte e cola num conhecido forum espanhol:
Estimados Amigos: Aquí tienen el programa del Rally Portugal Histórico 2010.
Un Fuerte Abrazo para Todos.
Programa Rally Portugal Histórico 2010
Data Hora Local 15 Jun 10 Apertura de las inscripciones ACP Motorsport
16 Jul 10 17H00 Cierre de inscripciones a precio reducido (boa, "nós" temos mais um dia, e depois não digam que somos discriminados. Nota minha)
17 Set 10 17H00 Cierre de las inscripciones
24 Set 10 17H00 Publicación de la lista de inscritos
11 Out 10 (Lunes) 18h00/23h00 Verificaciones documentales facultativas Entrega del material a los equipos Hotel Palácio Estoril
12 Out 10 (Martes) 07h30/08h15 Verificaciónes documentales y técnicas Entrega de material a los equipos Autódromo do Estoril 08h30/12h30 Verificaciones técnicas Briefing (de acuerdo com el horário publicado en la informacion a los equipos) Reconocimiento de la PRS 1 – Autódromo do Estoril
13h00/14h00 Entrada en el Parque de la Salida Estoril 14h30 Publicacion lista de los equipos admitidos a la salida com indicacion de hora de salida Hotel Palácio 15h15 Salida de la etapa 1ª Estoril 15h40 1ª Prueba de classificacion (PRS) Autódromo do Estoril 18h50 Llegada de la etapa 1ª Figueira da Foz (Será no Hotel Mercure? Nota minha)
13 Out 10 (Miercoles) 08h30 Salida de la etapa 2ª ( seccion 2ª) 13h00 Llegada de la etapa 2ª Arganil 14h45 Salida de la sección 3ª 19h15 Llegada de la etapa 2ª ( seccion 3ª) Viseu (Será no Hotel Montebelo? Nota minha)
14 Out 10 (Jueves) 08h30 Salida de la etapa 3ª ( seccion 4ª ) 13h00 Llegada de la sección 4ª Régua 14H45 Salida de la sección 5ª 19H00 Llegada de la sección 5ª Lamego 20H45 Salida de la seccion 6ª 23H15 Llegada de la sección 6ª Viseu (idem)
15 Out 10 (Viernes) 08h30 Salida de la etapa 4ª ( seccion 7ª )
15 Out 10 (Viernes)
12h15 Llegada de la sección 7ª Termas de S.P.Sul 14h00 Salida de la sección 8ª 19h25 Llegada de la sección 8ª Leiria 21h05 Salida de la sección 9ª
16 Out 10 (Sábado) 02h00 Llegada de la etapa 4ª ( seccion 9ª) Estoril (Hotel Palácio e Hotel Inglaterra? Será que está incluído? Nota minha)
10h30 Salida de la etapa 5ª ( seccion 10ª ) 10h35 Llegada de la etapa 5ª (seccion 10ª) 13h30 Almuerzo de la entrega de prémios Hotel Palácio Estoril 14h30 Publicación de la clasificación provisional 15h00 Distribución de prémios
Saudações desportivas
|
|
Jose Familiar - 01-07-2010 às 13:45 |
Bom dia,
Pelos vistos não sou só eu com a duvida existencial se escrevo ou não escrevo, mas como alguém já o fez, e bem, subscrevo na integra todos os "desabafos" aqui vertidos, e mais, como o contrato que regula este negócio entre concorrentes e organizadores de uma qualquer prova, vulgo regulamento, não está disponível para ninguém (incluindo os nossos concidadãos Europeus), eu não vou assinar em branco mandando a inscrição (e o caroço, que não é tão pouco como isso).
Após a publicação do regulamento da prova em sitio oficial, penso que será de bom tom, haver um prazo razoável (para lá do dia 17) para análise e avaliação do mesmo e considerar, no meu caso, se vale a pena ir fazer este RPH, ou em alternativa, levando em conta ao atendimento "premium" (ou a falta dele) que me está a ser "infligido" agora, guardar a "guita" da edição deste ano e da de 2011 e... partir para outra, nomeadamente para o Mónaco, que segundo um marmanjo do Clube de lá (que tal como nós, mortais, escreve nesta coisa popularucha dos foruns) breve haverá noticias do 100º RMCH... a realizar em 2011 (?). Para a coisa ficar mais em conta, vou lá de Citroen 2cv, que é sonho antigo.
Bjs e abraços, JF
|
|
MRS411 - 01-07-2010 às 12:45 |
Nuno Rodrigues e restantes interessados
Em conversa com o Director da Prova fui informado que na próxima semana será enviado para os potencais interessados novo email com datas ,horários ,locais de partida e chegada ,hoteis ,etc. Mas não prometo.Fui apenas informado.Também fico a aguardar. Cumprimentos. MRS
|
|
Nuno Rodrigues - 01-07-2010 às 01:16 |
Olá a todos,
Não tenho o dom da escrita como muitos dos meus amigos que aqui se manifestam mas desta vez não consigo ficar calado!! Apesar de me ter afastado por algum tempo (licença parental :-)) deste hobby que todos gostamos e partilhamos, sinto me muito mal tratado pela organização desta prova... Vejamos: Sou “Cliente” desta prova desde o tempo do ACP Veteranos, primeiro a assistir, depois a navegar e mais tarde, quando passou a integrar também veículos clássicos, a conduzir. Participei na prova de teste e posteriormente nas 4 edições do RPH... basicamente sou “Cliente habitual”. Como se não bastasse sou sócio ACP e membro fundador do ACP Clássicos. Desde que vi um post num conhecido fórum espanhol que tenho andado a pensar... Será que fiz mal alguém? Se sim, por favor digam-me como e a quem para eu pedir as devidas desculpas..., se não então o que se passa? Porque é que os portugueses são os últimos a saber? E já agora a saber o quê? Eu, a única coisa que sei é que, para ter “desconto” tenho que fazer uma transferência 20 dias após ter recebido a comunicação. Ponto Final. Para começar existe informação dúbia de datas (como mencionou a Susana), depois ... mais nada. Quantos de vocês compram, seja o que for, sem saberem o que estão a comprar? Pois é, eu também sou assim, gosto muito de saber no que me vou meter e só depois decidir. Eu não estou a pedir que me digam quantos controles existem... apenas quero que me expliquem a prova de um modo macro para depois decidir se me agrada ou não. Portanto, lanço aqui o repto para a organização fornecer mais informação sobre a prova e para fazê-lo para ontem (porque ASAP já é tarde). Peço desculpa ao fórum pelo desabafo. Cumprimentos, Nuno Rodrigues
|
|
Susana Cordeiro - 30-06-2010 às 22:55 |
Bom, “como quem não sente, não é filho de boa gente” cá vai a colherada que embora não tenha sido solicitada por ninguém, me está atravessada no esófago já há algum tempo. Portugal Histórico para portugueses e Portugal Histórico para estrangeiros? Gostaria ainda de acrescentar que esta é a minha opinião e não se estende à equipa ou seja o piloto. Bem, mentiria se não admitisse que o RPH é para mim o melhor rally de regularidade que fiz até hoje. Sou fã do percurso, do tipo de provas, da extensão etc. Eu diria é o meu rally :). Mas, não a qualquer custo. Citando Queiroz” Contudo, estes não são os únicos factores que fazem das provas grandes, grandes provas. Um desses outros factores principais que engrandecem uma organização é o respeito e a consideração demonstrados para com os seus “clientes”. TODOS os "clientes". ” Também eu embora não sendo sócia do ACP Clássicos, lamento que todo o tipo de informação relativa a este assunto não saia em simultâneo para todos os sócios e meios de comunicação de forma a evitar o disque ,disque…gosto de ser tratada de forma equitativa relativamente aos outros concorrentes e o que a E .U . trouxe relativamente à unidade monetária foi o valor do Euro igual em qualquer país aderente. Resumindo os meus euros valem o mesmo que os franceses, espanhóis etc, Assim sendo pergunto eu: -Este ano pretende-se um rally com concorrentes maioritariamente estrangeiros? -Tem a ver com a crise, ou seja trazer divisas para Portugal?? -Existe outro motivo que eu desconheça? - Alguém ficou em divida o ano passado?? Etc, etc, etc, Pergunto ainda: -Será que 30 Portugueses a 2000 euros não fazem diferença no orçamento? -Será que já são dados como certos e então não vale a pena chatearmo-nos com eles??? -será que a organização pretende limitar o nº de inscritos por questões logisticas e então não necessita de publicitar?- Porque está anuncido de 11 a 16 d3 Outubro e na ficha de inscrição de 12 a 16??? -Temos que marcar uma noite de hotel de 11 para 12???
Tudo suposições e questões que coloco a mim mesmo. Quem é o relações com concorrentes?? A quem nos dirigimos para obter esclarecimentos??
Lamento tudo isto, mas lamento muito e posso afirmar que a minha veia de Catarina Eufémia me levaria a fazer o mesmo que faço com os pasteis, só como o que gosto e quando me é bem servido no prato. Reconheço que outros valores se levantam e que esta decisão não passará por mim( e o meu lugar de navegadora também não será cedido), ou seja a rejeição do prato e a substituição por outro. Se passa-se iniciava-se aqui, hoje, um movimento apelando á não participação 2010 direccionando esse valor para outra participação, mesmo que no estrangeiro, deste modo poderíamos ter um tratamento diferente em 2011.Lamento aqueles que não gostam de grandes discursos, mas tem sempre a opção de não ler:).
|
|
Miguel Fernandes - 30-06-2010 às 09:56 |
Não sei se de propósito ou por ccoincidência, mas finalmente já saiu a afamada inscrição.
No entanto estranho o preço para os sócios do ACP e do ACP Clássicos ser mais cara do que para os estrangeiros!!!!!
Estratégia comercial, talvez!!!
Justa, ponho muitas dúvidas. Pelo menos devia de ser igual, na minha humilde opinião.
Mas finalmente saiu.
Saudações clássicas Miguel Fernandes
|
|
Viperoan - 29-06-2010 às 19:38 |
SEMPRE É BOM CHAMAR A ATENÇAO, DE ALGO QUE ESTEJA MENOS BEM, POIS DE SEGUIDA RECEBI, DO ACP UMA SIMPLES PEDIDO DE DESCULPAS E O ENVIO DE ELEMENTOS PARA A INSCRIÇAO DO V RALI DE PORTUGAL CLASSICOS, QUE AQUI ANEXO MUITO MAL, MAS QUE PENSO QUE DÁ UMA IDEIA DO NECESSARIO PARA A INSCRIÇAO.
Ficha de Inscrição 12 a 16 Outubro 2010
Piloto Co-Piloto Nome / Name / Nom / Nombre Nome / Name / Nom /Nombre
Morada / Address / Adresse / Dirección Morada / Address / Adresse / Dirección C. P. / Localidade / Zip Code / C.P. Ville / C.P. Localidad C. P. / Localidade / Zip Code / C.P. Ville / C.P. Localidad Tel. / Ph. Fax Tel / Ph. Fax Tlm / Mobile Email Tlm / Mobile Email C. Condução / D. Licence / P. Conduire / C. Conducir C. Condução / D. Licence / P. Conduire / C. Conducir
Data/ Date: Data/ Date:
Nascimento / Date of Birth Naissance/Nascimiento Gr. Sanguíneo Blood Type Type de Sang Tipo de Sangre Nascimento/ Date of Birth Naissance/Nascimiento Gr. Sanguíneo Blood Type Type de Sang Tipo de Sangre Viatura Marca / Mark / Marque Modelo / Type / Modéle Matrícula/Plate/Immat. Ano / Year / Anné / Año Cilindrada Real / Real C.C. Cicindrée Reél / Cilindrada real Nº Chassis / Chassis Nr. Nº Chassis / Chassis Nr.
Valor da Inscrição / Entry Fee / Droits d’engagement / Derechos de Inscripción Até / Until 17.07.2010: €2.360 De / From 18.06 a / until 17.09.2010: €2.950 SÓCIOS ACP : 2260€ SÓCIOS ACP CLÁSSICOS: 2160€
Obs: As inscrições recebidas até 17.06.2010 serão admitidas dentro do nº de inscrições disponíveis. Só serão consideradas válidas as inscrições acompanhadas do respectivo pagamento.
________________________ ______________________________________ Condutor / Driver / Pilote Navegador / Co-driver / Co-pilote
ACP MOTORSPORT – R. Rosa Araújo, 24 – 1250-195 Lisboa - PORTUGAL Telf. +351 219 429 187 / Fax +351 219 429 192 Email: acpmotorsport@acp.pt
|
|
Viperoan - 28-06-2010 às 18:33 |
boa tarde, a todos os que gostam de fazer parte da familia dos classicos. é para eles que venho aqui reforçar o alerta lançado pelo amigo Joao Queiros, pois dá a sensaçao que onde deviam defender os classicos e os seus mentores, essa ajuda é não só negativa como desmotivante, portanto amigos vamos la a lançar cá para fora esses alertas para ver se despertamos aqueles que nos querem adormecer. passo de seguida na integra um mail que passei para o acp, ficando a aguardar que eles acp-acpclassicos nos digam algo.
Boa tarde, Sou sócio do acp e do acp clássicos, e qual não é o meu espanto, quando chego a Espanha e alguns amigos me começam a fazer perguntas sobre o referido rali, pois no pieldeltoro, já se fala no mesmo e eu ignorante pois como nada de nada se fala nos nossos sites sobre o referido rali, afirmo a pé juntos, que nada saiu ainda e eles como é lógico debatem e afirmam o contrario. Tudo bem, chego a nossa terrinha e vou para o nosso site ou seja o site do acp, e vou procurar pelas referidas informações e qual não é o meu espanto e sobre o mesmo aparece o texto que se encontra em baixo. Li reli e como nunca fui muito bom a intrepretar confusões, não cheguei a nenhuma conclusão. Pensei e então conclui que nós portugueses não somos personagens importantes para o rali de Portugal clássicos, ou então como somos sócios da empresa que é o automóvel clube de Portugal, não somos importantes, importantes sim são os que vêem de fora e nada teem a ver com o acp, enfim..
-Quando questionamos as pessoas a propósito de quem será o personagem mais importante duma empresa, fábrica ou organização, as respostas são muito variadas (consoante as tendências políticas ou os estatutos sociais dos interrogados) mas quase sempre são erradas. Francamente, são referidos, como personagem mais importante, o patrão ou empresário, o trabalhador ou assalariado, o sindicalista, o chefe de equipa, o engenheiro chefe, o director financeiro ou o director comercial. Todas elas estão enganadas, pois o personagem mais importante é o cliente. O cliente, apesar de não fazer parte da empresa transcende-a, na medida em que é a primeira e definitiva razão da sua existência passada, presente e futura.
Mesmo assim gostava de saber algo sobre o referido rali, pois como sabem o Zé portuga precisa de contar os tostões e organizar a vida para ver se pode ou não participar no referido rali.
Fico a aguardar qualquer contacto do acp ou acpclassicos, pois gosto de estar actualizado. Cumprimentos Cipriano Antunes Sócio acp - acpclassicos
|
|
|
|
|
|