MG BGT
  VII Rally Ciudad de Vigo
 Eduardo Sánchez
 30-09-2013 às 12:27
  Rali das Donas.
 Eduardo Sánchez
 20-06-2013 às 09:02
  Passeio Clássicos Alentejo 24 a 26 Maio
 camposerrabrava
 25-04-2013 às 10:56
  6º dição Passeio Road Book Santa Maria da Feira
 Abílio Gonçalves
 23-01-2013 às 18:44
  Rally Fm d''Ano Figueira Foz 2012-13
 Abílio Gonçalves
 25-11-2012 às 21:22


 MENSAGEM
 De:  Helder Valente
 Data/Hora:  21-02-2009 às 13:36
 Assunto:  Faleceu o Eng. José Megre
 Mensagem:
 
Quando há cerca de uma hora o Paulo Almeida me comunicou esta notícia fiquei tristíssimo, não porque não estivesse preparado, mas porque um Homem destes deixa ficar marcas profundas em todos os que tiveram o privilégio de o conhecer.
Uma perda enorme.
Deixa ficar um currículum incrível e difícil de igualar, entre tantas coisas que fez, ainda ajudou a revitalizar a Porsche em Portugal.
Agora não consigo dizer mais nada.


 Respostas relacionadas:
  FPENHA - 22-02-2009 às 22:26
 Quero tambem aqui prestar a minha homenagem ao Eng.José Megre. Como participante em todas as edições do troféu Datsun e no Transportugal, acabei por considerar o Zé Megre um amigo para alem de organizador. Das brilhantes expedições, ao todo-o-terreno e ainda o troféu Datsun, penso, na minha modesta opinião, que foi o melhor e o maior impulsionador do desporto automóvel nacional.
  António Ramos - 22-02-2009 às 18:49
 A Feira de Coleccionismo e do Veículo Antigo da Beira Baixa realizada no 3º fim-de-semana de Setembro, na sua Quinta nas Águas, aliada ao Transportugal, foi um êxito.

Foi um evento inédito! Diferente do habitual! Num espaço maravilhoso conseguiu potenciar todos os recursos e montar uma Feira no modelo inovador, único em Portugal!

Na altura José Megre tinha sido submetido a uma intervenção cirúrgica um mês antes, mas, nem por isso, deixou de estar sempre presente e de receber com cortesia os mais diversificados visitantes.

No domimngo, o CAACB consguiu reunir meia centena de véiculos antigos que participaram num Passeio que tinha como destino este evento idealizado e realizado por José Megre e a sua equipa de colaboradores.

José Megre foi-me telefonando equacionando repetir a Feira em 2009 e pedindo-me constantemente a minha opinião e o que deveria fazer para que fosse diferente da anterior?!

Em Dezembro liga-me a comunicar a sua decisão de reeditar a realização da Feira!

De Dezembro até 4ª feira passada (18/02/09), ao fim da tarde, José Megre telefonou-me meia dúzia de vezes, colocando-me questões, levantando hipóteses, pedindo pareceres, solicitando a colaboração.

Fiquei chocado e consternado quando ontem de manhã o Paulo Alemeida me comunicou que o José Megre tinha falecido!

E fiquei chocado e consternado porque para além da perda de um grande homem que terá lugar, por direito próprio, na história do automobilismo nacional, foi a força de vontade em viver, em fazer e realizar que ele teve até quase ao fim da sua vida!

Não posso de forma alguma esquecer o telefonema de quarta-feira em que ele me colocava hipóteses relativamente às datas mais adequadas para a realização da Feira em Setembro próximo e ao mesmo tempo me pedia para lhe confirmar se o CAACB repetiria o Passeio de Veículos Antigos, tendo-lhe eu respondido que quanto a isso poderia ficar descansado.

À família, o meu sentido pesar e apresentação de condolências.
  António Ramos - 22-02-2009 às 18:32
 Confrontado com a resposta, comuniquei-lhe que, quer a título pessoal, quer o CAACB apoiariam a sua iniciativa sem reservas e em tudo aquilo que nos propusesse ou solitasse.

Forneci-lhe a listagem que o CAACB tem nos seus arquivos com os contactos de expositores nas áreas dos veículos antigos, revistas, miniaturas, catálogos, etc..

Como José Megre tinha em mente uma Feira de Coleccionismo mais abrangente, revelei-lhe quase na véspera (em Junho) que se realizaria no sábado uma Feira Nacional de Coleecionismo em C. Branco, com a participação de algumas centenas de expositores! A resposta de José Megre foi imediata: António logo de manhã dê uma vista de olhos e diga-me se vale a pena eu dar um salto a C. Branco. Perante a dimensão e a qualidade do evento telefonei por volta das 10:30h, e disse-lhe: José Megre vale a pena dar cá um pulo e fazer contactos com os expositores para a sua Feira! Combinámos almoçar em C. Branco e pela tarde fomos para a Av. Nuno Álvares visitar a Feira. Para além dos muitos contactos que efectuou, José Megre, como coleccionador, não resistiu à tentação e quando partiu ao fim da tarde de C. Branco, a mala do automóvel ia cheia e eu ainda tive de lhe guardar algumas coisas que o seu colaborador veio mais tarde buscar!

Partiu de C. Branco feliz pelos contactos efectuados e por mais umas dezenas de objectos adquiridos! Entretanto pelo telefone ainda ia licitando uns Dink Toys num Leilão em Inglaterra.

José Megre era uma pessoa que gostava de ouvir a opinião das pessoas acerca dos seus projectos. Lembro-me que em finais de Junho, enviou-me o projecto da Feira e pediu-me para ir à sua Quinta nas Águas para lhe dar um parecer se o evento estava ou não bem planeado e 'desenhado'?! - Lembro-me, que me acompanhou nesta tarefa o Paulo Almeida, num final de tarde de Verão!

Dado parecer positivo, J. Megre solicitou-me que o CAACB organizasse um Passeio de Veículos Antigos à sua Feira e, a resposta, como não podia deixar de ser, foi positiva
  António Ramos - 22-02-2009 às 18:14
 Acabei de chegar da Aldeia de Águas, no Concelho de Penamacor, onde prestei a última homenagem, nas exéquias fúnebres que ali se realizaram a José Megre, uma personalidade incontornável e de reconhecido mérito, na história do desporto automóvel em Portugal e além fronteiras!

Conheci o nome de José Megre, as suas façanhas no automobilismo, a sua capacidade organizativa, as aventuras das suas viagens por todo o Mundo e o seu cunho de coleccionador, como tantos outros portugueses, nas páginas das diversas publicações da especialidade!

Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente José Megre (foi-me apresentado por Álvaro Silva - modelismo -'T&C'), no IIº Salão do Veículo Antigo e Clássico da Beira Baixa, organizado em Março de 2006, pelo CAACB, no Pavilhão de Exposições do NERCAB, em Castelo Branco.

José Megre foi muito gentil para com a Direcção do CAACB, não se fartando de elogiar uma iniciativa como aquela no Interior do País! Felicitou-nos efusivamente e motivou-nos a continuar a promover o coleccionismo e as actividades ligadas ao veículo antigo e clássico na Beira Baixa, tendo-me desde logo convidado a visitar os seus automóveis e colecções na sua magnífica e bonita quinta nas Águas!

Alguns anos passaram e fomos sempre mantendo contactos, tanto presencialmente, aquando da realização de provas de todo-o-terreno na região de C. Branco, como pelo telefone.

Em Maio de 2008 telefona-me a apresentar o projecto de realizar uma Feira de Coleccionismo na sua quinta, em Águas, nas mesmas datas de realização do 'Transportugal'! Contra a minha argumentação de que o timing já era muito apertado para realizar tal actividade, respondeu-me ele que pelo menos uma vez na vida, gostaria de partilhar as suas colecções com os amigos e o público em geral. Perante a minha insistência de que seria melhor adiar a realização do evento para 2009, confidenciou-me ele então que estava doente.

CONTINUA

  José António - 21-02-2009 às 22:39
 Olá clássicos Amigos,

Pois é verdade Hélder.
Recebi a notícia também vinda do Paulo Almeida.
Estava com o Victor Morais e o Sr António Rodrigues - o Amigo 'Tonito' da Toniauto - em Sever do Vouga.

Para quem não conece a empresa descrevo que á entrada e a todo o comprimento da loja existe um móvel expositor a todo o tamanho de uma parede com miniaturas, peças, emblemas, ferramentas, placas, bem um pouco de tudo o que nós gostamos.

Vem isto a propósito que logo depois do almoço decidimos criar uma parteleira destas, em Homenagem ao Eng José Megre.

Assim juntamos uma série de peças Datsun ás que já lá estavam e fizemos esta simples e singela homenagem a Quem muito nos deu no automobilismo nacinal.
Enviei uma foto ao Paulo Almeida e ficamos ainda com a promessa do proprietário da Toniauto de que fará crescer este espaço.

Tivemos nós os três a sorte de sermos priviligiados com o conhecermos pessoalmente o José Megre.
O Tonito relembrou que esteve como expositor na feira Clássica que promoveu na sua terra natal o ano passado.

Muitas histórias há que vamos todos perpetuar e ainda assim fiquei com enorme vontade de reler os livros que cá tenho em casa sobre o Paris-Dakar em que conta as aventuras desta mitica prova.

Pelo que sei, um sonho ficou por concretizar, pois não conseguiu visitar todos os paises do mundo: faltou o Iraque, que tinha programado para este ano.
Mas Sr. Eng José Megre, não será esse pormenor que lhe retirará o lugar que merece.

Abraço Amigo,
José António.