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 MENSAGEM
 De:  António Ramos
 Data/Hora:  06-12-2009 às 16:38
 Assunto:  CALENDÁRIO FPAK 2010
 Mensagem:
 Caros Amigos,

Numa visita ao site da FPAK constatei que já estão calendarizados muitos Rallyes de Regularidade Histórica para 2010.

No mesmo constata-se desde já a definição de data para 1ª Volta à Ilha Terceira - Clássicos - 12 e 13 de Março. É este o Rallye que segundo me constou irá integrar o TNRR-2010??!...

Se porventura, a resposta for afirmativa, é muito estranha a calendarização do Rali Museu Vinho da Bairrada, para os dias 13 e 14 de Março!!!

Mais uma vez, acho imperioso que exista diálogo entre os Organizadores relativamente à marcação de datas para as suas provas ou, em alternativa, alguém que tente coordenar a "coisa"!
 Respostas relacionadas:
  Ivo Tavares - 19-02-2010 às 10:45
 Boas

anda tudo meio "adormecido"............. tirando os artistas do Monte Carlo e agora o Segarra no Boucles de Spa. Ninguém quer começar a dizer nada sobre o Rali Vinho da Bairrada? Falta 1 mês e pouco mas era giro ir apimentando a coisa...............

e claro para a semana temos FERODO :D
  António Ramos - 12-02-2010 às 09:49
 Pelo que consta no calendário publicado na FPAK, assim parece ser, caro Sandro Rodrigues!... Aliás, o Rallye inicialmente já esteve marcado para esta data!... Não digo mais nada sobre este assunto de trocas e baldrocas!...

A 20 e 21 ou a 27 e 28 lá espero estar!... Porém, não posso deixar de referir que esta alteração já me traz alguns problemas, pois tinha no início desta semana assumido compromissos, na qualidade de Presidente da Direcção do CAACB, para o dia 28 de Março!...

Na barafunda e confusão em que o País se encontra é natural que tal facto contagie outras entidades e organizações! Haja saúde!...
  SandroRodrigues - 12-02-2010 às 00:05
 Para quem ainda não reparou, o Rali Museu Vinho da Bairrada passou para o fim de semana de 27 e 28 de Março.
  João Queiroz - 04-02-2010 às 12:07
 Bom dia,

Caro Sandro Rodrigues,

Com o aparecimento do TNRR e sua regulamentação, os regulamentos individuais das provas passaram a ser todos idênticos e com muito pouca informação específica a cada uma delas.

Sendo assim, se procurar aqui o regulamento do Museu do Vinho da Bairrada ou o do Terras do Norte do ano passado terá a "foto" do Bairrada deste ano, faltando, provavelmente, mudar datas, horas e distâncias. E, mesmo essas, no que se refere ao Bairrada, apenas irão diferir em pormenores.

Saudações desportivas
  António Ramos - 04-02-2010 às 10:30
 Caro Sandro Rodrigues,

Que eu tenha conhecimento, ainda não estão disponíveis a Ficha de Inscrição e respectivo Regulamento do Rallye Museu Vinho da Bairrada. Talvez lá para o final do mês!...

Mas, de qualquer forma, o site onde por norma é colocada, em primeira mão, toda a informação sobre os Rallyes do TNRR é este mesmo: www.classicclube.com

Um abraço

António Ramos
  Melim - 04-02-2010 às 00:47
 Sandro, boa noite

Vou aí à Madeira, dia 14 de Fevereiro e venho a 21. Se quiser, podemos-nos encontar, para falarmos sobre o que sei sobre TNRR, que mais ou menos é o que diz o António. A minha 1ª prova aqui no Continente, tirando 3 ou 4 Campeonatos de perícias, foi o Rally Verde Pino, Pai das provas de regularidade históricas, em 1992.

Um abraço
Adalberto Melim

Nota: Este Madeirense tem participado desde 1992, em pelo menos uma prova/Ano de Clássicos Desportivos e sempre fiel ao AlfaRomeo 2000 GTVeloce.
  SandroRodrigues - 03-02-2010 às 18:40
 Já agora, alguém sabe onde posso ter acesso aos regulamentos do rallye museu vinho da bairrada do próximo mês de março?

É que o site da DemoPorto está em manutenção...
  SandroRodrigues - 03-02-2010 às 18:18
 É isso mesmo... sou eu que "aturo" o Francisco (ou será vice-versa?).

Como bem disse temos um excelente carro... e vontade de competir não falta.

Já tinha investigado o site da FPAK sobre os regulamentos do TNRR e os custos e documentação necessária para as licenças, mas agradeço de novo as dicas sobre essa informação.

Espero que possamos fazer boa figura aí no "rectângulo" e aprender novas coisas convosco e claro ganhar experiência para voos futuros.

PS: Obrigado Ivo pelas dicas que também me enviaste por mail. Dou-te resposta à noite!
  António Ramos - 03-02-2010 às 17:39
 Caro Sandro Rodrigues,

"Isto o mundo é pequeno!..." Presumo que seja o navegador do Francisco Camacho! O ano passado, por esta altura, troquei alguns e-mail''s com o Francisco relativamente a um 2000 GTV branco que eu tinha à venda e que acabei por vender para Barcelona!...

Pelos vistos o projecto 2000 GTV não caíu e o Classic Rally Team já possui um exemplar desejoso de fazer rallyes de regularidade! É sem dúvida um excelente carro e uma magnífica opção para os rallyes de regularidade histórica sport do TNRR!...

Não sendo viável a V/ participação no Troféu FIA acho que encontrarão no TNRR uma excelente alternativa. Um Troféu cada vez mais competitivo e com um bom "clima" entre os habituais participantes.

Esperamos já contar com a V/ equipa "made in Madeira" no Rallye Museu Vinho da Bairrada, nos próximos dias 20 e 21 de Março!

Parabéns pelo V/ site! Eu já o conhecia! Revisitei-o hoje e está de facto excelente.

Voltando ao tema ALFA ROMEO acho que tripulando vocês um 2000 GTV terão muito apoio de aficionados da marca nos Rallyes do TNRR. A começar pelo Presidente do ALFANord, habitual concorrente no TNRR, qual traidor, ao volante de um BMW 1600!... Depois poderão sempre contar com o José Luís Nunes, sempre fiel à marca, do José Familiar, e quiçás, de vez em quando, do V/ conterrâneo Adalberto Melim!...

Sendo que no TNRR contarão os 4 melhores resultados dos 6 Rallyes programados, a participarem em 5, aconselho-os a tirarem a Licença Desportiva para que possam pontuar no TNRR.

No TNRR, o ALFA ROMEO 2000 GTV de 1972 integrará a Classe G / Classe 8 - ver sff Regulamento e Prescrições Específicas no site da FPAK.

Contaremos com a presença do Classic Rally Team nos Rallyes do TNRR. Irão gostar e divertir-se!...

Um abraço
  SandroRodrigues - 03-02-2010 às 16:22
 Caro António,

Agradeço-lhe imenso os esclarecimentos. Na nossa participação em 2008 no Troféu FIA apenas participámos em ralis com provas de regularidade absoluta (apesar de ter havido outros ralis nesse campeonato que incluiam também provas de velocidade em circuitos fechados), pelo que a minha experiência com esse tipo de provas é praticamente nula.

Quanto ao que falou dos aficionados de ralis de regularidade na Madeira, infelizmente contam-se pelos dedos os que realmente têm paixão por competição, apesar do excelente parque automóvel clássico que temos por cá. Tanto é que apenas temos um rali de regularidade, a Volta à Madeira, que possivelmente conhece.

Correm no entanto rumores de que a secção automóvel do Clube Desportivo Nacional irá organizar em 2010 um rali de regularidade. Se a coisa correr bem é possível que se possa sugerir ao clube a inclusão de futuras edições dessa prova no TNRR. Eu próprio e o meu piloto (Francisco Camacho) já tínhamos inclusivé pensado nessa hipótese. Caso este rali se realize este ano irei concerteza colocar neste forúm a informação da prova para vocês virem cá passar uns dias!

Quanto ás provas que pensamos participar, vou lhe ser sincero:

O nosso objectivo principal passa sempre pela participação no Troféu FIA (esse é um "bichinho" de que dificilmente nos iremos livrar!), no entanto, devido aos valores envolvidos temos muita dificuldade em conseguir patrocínios, quer nacionais, quer internacionais, que nos permitam competir lá fora.

Não sendo isso possível, e não querendo ficar parados, a nossa segunda opção passa pelo TNRR e, quem sabe, pela Challenge Ibérica.

Se decidirmos então pelo TNRR a ideia é participar em todas as provas a se realizar no continente e possivelmente descartar a da Ilha Terceira, muito devido os custos que poderão estar envolvidos com o transporte da viatura para os Açores, a menos que a organização dessa prova apresente soluções interessantes sobre esse aspecto. Vamos ver como as coisas correm...

Quanto a viatura temos um "novo" AlfaRomeo GTV 2000 de 1972. "Novo" porque foi adquirido no ano passado e ainda não competimos com ele.

Quem estiver interessado dê uma olhada no nosso site www.classicrallyteam.com (estamos também no Facebook). Pois é... temos site e tudo! Só falta verbas para competir!

Um abraço



  António Ramos - 03-02-2010 às 13:00
 Caro Sandro Rodrigues,

Estive na expectativa que alguém mais habilitado do que eu respondesse às suas questões, mas, já que tal não se verificou, e porque o Sandro não deverá ficar sem resposta, resolvi ser eu a dar o pontapé de saída para a resposta que poderá e deverá ser complementada por outros "foristas" desta casa.

Antes de mais, registo com muito agrado, a sua vontade de querer participar em Rallyes de Regularidade Histórica Sport do TNRR 2010. Apareça que será certamente bem recebido!... Por outro lado tenha em consideração que poderá ser a estreia (assim o julgo), de uma equipa madeirense no TNRR!...

Há muitos aficionados de clássicos e de rallyes de regularidade na Madeira! Seria óptimo que mais equipas da Madeira resolvessem participar em Rallyes do TNRR e, porque não pensarem a médio prazo, na realização de um rallye deste tipo na Ilha da Madeira, à semelhança do que irá acontecer este ano nos Açores??!!...

Relativamente às suas questões:

1. De facto, em quase todos os Rallyes do TNRR, se não todos, realizam-se provas complementares, que poderão ter lugar no final da prova ou em qualquer outra das suas fases. Dou-lhe como exemplo o Rallye Museu Vinho da Bairrada 2009 que contemplou 4 provas complementares, durante e no final do Rallye, tendo as mesmas uma classificação diferenciada da prova de estrada. Mas, de facto, o mais habitual é que as provas complementares, nomeadamente quando é apenas uma no Rallye, se realize no final do mesmo.

2. As provas complementares, por norma, não contam para a classificação final do Rallye! Têm uma classificação individual e diferenciada. Porém, poder-se-à dar o caso de que, por decisão do Clube Organizador, vertida no respectivo Regulamento, a mesma possa ser considerada para efeitos de classificação geral do Rallye! Sobre a obrigatoriedade de participação, mais uma vez, tal decisão depende da vontade do Clube Organizador. Estas provas complementares servem para chamar público e proporcionar um retorno, nomeadamente, às Autarquias, que habitualmente apoiam estes eventos! Presumo que caso se venha a verificar que um número significativo de equipas não participe voluntariamente neste tipo de provas, os Organizadores encontrarão certamente uma forma regulamentar de as tornar obrigatórias. Mas, é muito raro que uma equipa não participe, a não ser por questões de avaria ou de segurança.

3. Uso de capacetes: se o Organizador estipular que se trata de uma prova complementar de velocidade, é obrigatória a utilização de capacetes, caso das 4 complementares que referi do Rallye Museu Vinho da Bairrada 2009. Caso o Organizador organize uma complementar em regularidade, como foi o caso do slalom final das "24 Horas de Portugal" não será necessário utilizar capacete. Durante o Rallye, troços de ligação e realização das provas de regularidade, não é obrigatório utilizar capacetes.

5. Não é obrigatório que a viatura tenha montado roll-bar. Porém, como muito bem refere, por questões de segurança, é cada vez maior o número de automóveis que os têm montados (eu próprio irei montar um no meu GOLF GTi para o TNRR 2010). Com efeito, as médias a utilizar nunca podem oficialmente ser superiores a 50 kms/hora, mas daí não se pode inferir que por vezes não se possa andar rapidinho, principalmente quando as estradas são muito sinuosas e estreitas!...

Espero ter contribuído para o cabal esclarecimento das dúvidas que apresentou sobre os Rallyes do TNRR 2010.

Já agora lanço-lhe a pergunta: em que Rallyes está a pensar participar e com que automóvel?!...

Ficamos à espera dessa estreia madeirense em Rallyes do TNRR 2010.

Cumprimentos,

António Ramos
  SandroRodrigues - 02-02-2010 às 12:18
 Bom dia a todos,

Apesar de já ter alguma experiência em ralis de regularidade, em especial fora de Portugal (em Portugal a minha experiência cinge-se à Volta à Madeira, de onde sou, que não é mais que um passeio com provas de regularidade), nunca tive a oportunidade de participar numa prova do TNRR mas espero que 2010 seja o meu primeiro ano nesta competição.

Costumo ler os fóruns neste site, quando relacionados com esta competição ou com a Challenge Ibérica e sou igualmente ávido leitor da Topos&Clássicos.

No entanto, como verde que sou nos regulamentos e regras implícitas na realidade de Ralis de Regularidade em Portugal e Espanha, gostaria que alguém me pudesse explicar algumas questões que tenho, se não se importarem, claro.

Vejo que é habitual ser feita uma "prova espectáculo" no final de cada rali do TNRR. Estou certo?

Esta prova pelo que entendo nunca conta para a classificação no rali. É obrigatória a participação ou não?

Vejo também, por diversas fotos e videos que fui pesquisando na net que por vezes utilizam capacetes e outras não. Pelo regulamento da FPAK e de algumas organizações, não vejo que seja obrigatório. Esse uso de capacetes é apenas para a tal "prova espectáculo"?

Já agora é também obrigatória a existência de rollbars na viatura? Compreendo naturalmente a sua utilidade e a segurança que daí advem, mas pelo que conheço de Ralis de Regularidade as médias habutialmente não excedem os 50kms/h o que significa que o risco de excessos de velocidade e acidentes é teoricamente menor.

Peço desculpa se algumas destas questões vos possam parecer algo básicas mas como disse, não conheço a realidade do TNRR e se calhar após uma primeira participação vou também pensar o mesmo, mas gostava de ir para a prova com algumas questões eslcarecidas.

Agradeço a todos e boas provas!
  António Ramos - 17-01-2010 às 17:53
 Obrigado João Serôdio pelo alerta da alteração de datas dos Rallyes Museu Vinho da Bairrada e Terras do Norte, ambos organizados pela DEMOPORTO.

E, constato, que os meus votos para que as datas inicialmente divulgadas para os Rallyes do TNRR não fossem alteradas, não tiveram, infelizmente, eco!

Analisando as alterações anunciadas, do meu ponto de vista, quem ficará eventualmente a perder com a alteração agora anunciada será o próiprio Clube Organizador!

No que se refere ao Rallye Museu Vinho da Bairrada, a antecipação de uma semana a mim não me incomoda rigorosamente nada, mas, tal facto, poderá traduzir-se na eventual impossibilidade e alguma das equipas "internacionais" que irão participar no "Costa Brava" (que se realiza no fim-de-semana anterior), não poder participar. Sublinhe-se que os bólides deverão chegar da Catalunha na terça-feira anterior. Se algum carro necessitar de alguma reparação, o tempo disponível para o fazer, é escasso!

Relativamente, ao Terras do Norte, o facto de com a alteração, passar a ser o último rallye da época do TNRR e, tratando-se de uma prova que se realiza no Norte porfundo (cerca de 2/3 dos praticantes regulares desta modalidade residem a Sul do Mondego), numa altura em que muitas classificações já deverão estar definidas, em que as condições climatéricas já serão potencialmente adversas..., tudo isto, poderá fazer com que se registe uma fraca participação, à semelhança, aliás, do que já aconteceu em 2009 e também em 2008!...

  João Serôdio - 15-01-2010 às 16:44
 Será que ainda funciona ? Já não utilizo o fórum desde o curso de iniciação às regularidades em 2007...

Nova alteração de calendário feita ontem:

Março 20.21 RALI MUSEU VINHO BAIRRADA DEMOPORTO
Novembro 27.28 RALI TERRAS DO NORTE DEMOPORTO
  António Ramos - 23-12-2009 às 12:00
 Conhecido o Calendário de Rallyes do TNRR 2010, parece-me que o mesmo está bem delineado no tempo: 4 rallyes até ao mês de Agosto e mais 2 após as férias!...

Faço votos para que as datas agendadas se mantenham fixas, de forma a que possamos planear da melhor forma as N/ participações! Por norma, a falta de rigor e, as trocas e baldrocas, têm sempre consequências negativas para os concorrentes e para os organizadores!

Por outro lado, Clubes que desenvolvem actividades não desportivas ou mesmo com um cunho desportivo, estão sempre dependentes de agendarem as suas actividades, de forma a que não colidam com os Rallyes de Regularidade (Sport e FIVA) inscritos na FPAK. Pelo menos eu, enquanto Presidente da Direcção de um Clube da Província tenho semrpe essa preocupação. Se começa a haver mudanças de datas nos Rallyes, tais alterações poderão ter um efeito negativo para todos! Há que pensar nisto!...

Caro Cipriano Antunes,

Li ontem o Regulamento do TNRR 2010 na diagonal, sem me deter muito nos pormenores do articulado, mas, salvo melhor opinião, parece-me que para efeitos de classificações no TNRR, pontuárão 4 dos 6 Rallyes inscritos no mesmo!...

Cumprimentos,

António Ramos
  Viperoan - 16-12-2009 às 19:25
 boa noite a todos os doentes.
ao passar os olhos, pois gosto imenso de ir acompanhando as novidades, verifiquei que o calendario para o ano está praticamente pronto e que irá ser igual ao ano passado, o que no geral penso que está correto, só queria deixar aqui um alerta para aqueles que andam por estas andanças ha mais tempo, que é o facto de o numero de provas que contam no final para o trofeu, serem só tres , pois penso que o espirito competitivo bem como a participaçao em provas seria de maior numero de participantes, pois em vez de 3 provas contarem 4 ou porque não 5, faria com que aqueles que mais participam podessem ser em maior numero.

certamente nem todos estarão de acordo mas deixo aqui este ponto para que possa ser discutido e analizado.

quero aqui tambem deixar para todos o desejo de um feliz natal e um bom ano novo.

sao os vostos sinceros de
cipriano/vicente
  Paulo Almeida - 16-12-2009 às 18:49
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Apesar da tormenta que assola a Terceira, estive ao telefone com os dirigentes do AC Terceira que me confirmaram a data solicitada. Ficando o calendário como está indicado.

Falta agora conhecer os regulamentos, mas tudo indica que a FPAK vai manter a situação de 2009 e só será obrigatória licença par quem quer pontuar. Vai também ser possível a pilotos espanhóis pontuarem no TNRR com uma licença do RACE
  Paulo Almeida - 16-12-2009 às 11:04
  Olá Ana

Sempre atenta às coisas que interessam.

Sobre o calendário, penso que ainda não chegou à FPAK o pedido de alteração da data da Volta à Ilha Terceira, uma vez que esta coincide com a C.Brava. Vou tentar que alguém do Terceira Automovel Clube, venha aqui esclarecer qual a nova data proposta.

Ao que sei as outras datas já estão OK
  João Mexia Leitão - 16-12-2009 às 09:52
 Já está novo calendário na FPAK.

Bjs
Ana Mexia
  António Ramos - 10-12-2009 às 14:35
 Eh pá!... No post anterior "meti a pata na argola!..."

Afinal entrei no calendário de 2009 e não no de 2010!... Acho que todos os campeonatos e troféus estão terminados!... Também não vislumbro a razão da FPAK manter o calendário de 2009!... Depois dá confusões como esta!...

Bom, de qualquer forma o que antes afirmei, acho que continua a ter pertinência, ainda que com um ligeiro acerto de datas, decorrente do calendário de 2010!...

Só tenho mesmo de pedir desculpa ao Carlos Cruz, pois referi que tinha recuado o Rallye Museu Vinho da Bairrada uma semana relativamente ao "Costa Brava" e, afinal, ainda nada há de concreto sobre o assunto!...

Está tudo muito calado sobre este assunto! Estarão a hibernar!...

  António Ramos - 10-12-2009 às 12:15
 Caros Amigos,

Ontem à noite dei uma vista de olhos ao site da FPAK e eis senão quando, que verifico que para além do calendário já estar mais dilatado, com a inclusão de mais provas, também já se registam algumas alterações.

No que se refere aos Rallyes de Regularidade Sport (TNRR) verifica-se que o Rallye Museu Vinho da Bairrada passou para 7 e 8 de Março. Eu não irei participar no "Costa Brava", mas se calhar para as equipas nacionais que irão participar neste Rallye internacional, 8 dias de intervalo é pouco! Mas, se calhar, também o Organizador não terá conseguido antecipar a data mais uma semana (disponibilidade do Hotel e Museu)!

Entretanto, verifica-se que a 1ª Volta à Ilha Terceira saiu do Calendário da FPAK! Será uma decisão temporária ou definitiva??!!...

Olhando para a marcação do "Rainha Santa" (27 e 28 de Junho), para o Rallye Cidade da Guarda (18 e 19 de Setembro), 24 Horas de Portugal (7 e 8 de Novembro) e "Terras do Norte" (28 e 29 de Novembro), parece-me que o timing mais favorável para os homens dos Açores, caso venham a levar eventualmente a efeito, a 1ª Volta à Ilha Terceira, será o mês de Maio e as datas de 8 e 9 ou 15 e 16 de Maio!

Desta forma, ficariam calendarizados 3 Rallyes antes da época estival e 3 Rallyes depois dela!...

Parece-me que a coisa começa a compor-se! Haja sensibilidade e bom senso e as "coisas" tomam o seu rumo!...
  Carlos Cruz - 07-12-2009 às 23:16
 Boa noite
De facto os mus caros amigos têm toda a razão, quanto ás datas, pois quando enviei para a FPAK as dtas das provas para 2010, foi no passado mês de Setembro, e nessa altura ainda não sabia da data do Costa Brava. Entretanto já estou a tentar arranjar uma outra data que provávelmente vai ser a semana anterior ou ainda uma mais atrás, depende da disponibilidade na Anadia, quer no Museu quer no Hotel, entre outras situações.
Agora de facto a outra prova que entretanto aparece nessa data, já depois de ter saído o primeiro calendário a 03.12.09, deve ter sido distração ou puro engano.
Entretanto e como o assunto das licenças parece continuar como até agora, iremos provávelmente ter "Terras do Norte", só estava á espera dos outros calendários (Rallyes do Regionel) para marcar essa data.

Um abraço
Carlos CRuz
  Carlos Cruz - 07-12-2009 às 23:16
 Boa noite
De facto os mus caros amigos têm toda a razão, quanto ás datas, pois quando enviei para a FPAK as dtas das provas para 2010, foi no passado mês de Setembro, e nessa altura ainda não sabia da data do Costa Brava. Entretanto já estou a tentar arranjar uma outra data que provávelmente vai ser a semana anterior ou ainda uma mais atrás, depende da disponibilidade na Anadia, quer no Museu quer no Hotel, entre outras situações.
Agora de facto a outra prova que entretanto aparece nessa data, já depois de ter saído o primeiro calendário a 03.12.09, deve ter sido distração ou puro engano.
Entretanto e como o assunto das licenças parece continuar como até agora, iremos provávelmente ter "Terras do Norte", só estava á espera dos outros calendários (Rallyes do Regionel) para marcar essa data.

Um abraço
Carlos CRuz
  MRS411 - 07-12-2009 às 17:11
 Só para marcarem na Agenda:Rali de Portugal Histórico-11 a 16 de Outubro.A acabar sábado de manhã,como este ano.Quem sabe se haverá eleições........... IHIHIHIHIH!
ACP previdente.

Quanto à proposta do João Queiróz ,como concorrente interessado, acho muito bem.E aprticipo.
Manuel Romão
  António Ramos - 07-12-2009 às 13:03
 Caro João Queiroz,

Sem dúvida que é importante fazer, por parte de todos os actores envolvidos nos Rallyes de Regularidade Sport / TNRR(Organizadores, Concorrentes, FPAK...), uma reflexão sobre a época de 2009, num registo de eminente crítica construtiva, de forma a projectar de forma planeada e suficientemente bem estruturada a época de 2010.

Os primeiros alertas foram desde já colocados em evidência e, pela negativa. Presumo que possam ser um bom ponto de partida para que a sensibilidade, o bom senso e, sobretudo, a disponibilidade de diálogo e de entendimento coordenado venham a imperar, a curto prazo.

Parece-me que seria importante que, o mais rapidamente possível, até ao Natal, os diferentes Organizadores se pudessem reunir presencialmente e, que nessa reunião, os concorrentes pudessem estar representados por uma comissão de 3 a 5 elementos.

Como objectivos para essa eventual reunião parecem-me ser pertinentes, na Ordem de Trabalhos, os seguintes assuntos:

- Definição de critérios para a marcação no calendário das datas relativas à realização dos Rallyes
- Definição coordenada do calendário de 2010, tendo em consideração os critérios definidos
- Estratégia de promoção e divulgação das provas
- Estabelecimento de regras relativamente à definição de taxas de inscrição (em tempo de crise)
- Quadro de incentivos à participação de concorrentes
- Potenciação da mediatização das provas
(...)
(...)
(...)

Acho que todos devemos reflectir e opinar sobre isto.

Para dar o pontapé de saída, permitam-me esta primeira reflexão relativamente aos critérios para a marcação de provas no calendário:

- Parece-me ser pertinente que, aquando da marcação dos Rallyes que venham a integrar o TNRR em 2010, ao que parece, 6, se tenham em consideração as seguintes premissas:
a) Não marcar provas nos 15 dias anteriores ou posteriores à realização de um Rallye Internacional no estrangeiro, já há muito agendado no calendário internacional, onde, de antemão, há conhecimento da participarão, de pelo menos 6 equipas nacionais (casos do "Costa Brava", Rallye Internacional das Astúrias...
b) Não marcar Rallyes do TNRR com menos de 30 dias de intervalo de realização entre si
c) Desconhecendo se irá ou não haver Challenge Ibérica 2010, mas, pressupondo que irá haver, acho que se deveria aplicar a regra constante da alínea a) apenas em relação aos Rallyes espenhóis que já estão calendarizados (os que não estão, serão os respectivos Organizadores que se terão de ajustar ao calendário)
(...)

- Relativamente a taxas de inscrição, em 2009, praticou-se a taxa de 245,00 € (acho que se deve manter em 2010 (a crise continua) - deverá caber aos Organizadores a dura e árdua tarefa de conseguirem apoios e patrocínios que viabilizem a realização das suas provas), mas, houve Rallyes em que a taxa de inscrição de 245,00 € contemplou 3 refeições, enquanto que outros apenas contemplou 2 refeições! Em minha opinião, acho que há que definir o mesmo critério para todas as provas.

Muitos outros assuntos, temas e referências há que trazer para a necessária e imprescindível discussão. O contributo opinativo de todos será pouco para aquilo que, em minha opinião, urge fazer!

Fica apresentada a proposta e o desafio. Agora venham daí mais opiniões.
  Ivo Tavares - 06-12-2009 às 20:57
 Boas tardes

metendo a colherada na coisa acho que para já há 2 questões que são "quiçá" as mais pertinentes.

1º - 2010 as provas do TNRR são ou não "somente" para Federados?

2º - Quantas e quais as que integram o TNRR?

Outra situação é essa tal de "saída" do continente, se por um lado acho muito bem, porque as ilhas também são parte integrante do país, por outro isso coloca um problema em termos de logística porque é um pouco carote levar os carros para o meio do atlântico. Tou certo?

um abraço
  João Queiroz - 06-12-2009 às 18:43
 Caro António Ramos,
Obrigado por ter colocado esta questão, tão pertinente.
Era minha intenção iniciar uma discussão (construtiva) sobre o que foi a época de regularidade em 2009 (TNRR e outras provas) e o que deveria ser a de 2010, à luz do que se passou este ano e das perspectivas do que será o próximo em termos económicos, factor essencial para o desenvolvimento de qualquer actividade lúdica/desportiva.
Pelos vistos já existem várias organizações em marcha e, conforme se comprova, sem procurarem encontrar caminhos de entendimento.
Por acaso, para mim (e pelo menos para mais 11 equipas) já está resolvido um problema. Com efeito, não vamos precisar de escolher entre a Terceira e a Bairrada, já que nessa altura estaremos entre Barcelona e Lloret de Mar, não numa viagem de finalistas, mas a disputar o Rallye Costa Brava Históric.
Era bom que as organizações portuguesas, para além de tentarem coordenar-se entre si, fossem consultando os calendários das provas internacionais onde algumas equipas portuguesas costumam participar, para não (se auto) criarem problemas.
Quanto a analisar 2009 e discutir 2010, o que é que acham? Num outro site li outro dia, e muito bem, que não há provas sem concorrentes. Mas também não nos podemos esquecer que não há provas sem organizadores. Por isso, julgo que seria salutar discutirmos todos o que queremos ou, pelo menos, aquilo que gostaríamos de ter.
Saudações desportivas