Triumph TR7
  VII Rally Ciudad de Vigo
 Eduardo Sánchez
 30-09-2013 às 12:27
  Rali das Donas.
 Eduardo Sánchez
 20-06-2013 às 09:02
  Passeio Clássicos Alentejo 24 a 26 Maio
 camposerrabrava
 25-04-2013 às 10:56
  6º dição Passeio Road Book Santa Maria da Feira
 Abílio Gonçalves
 23-01-2013 às 18:44
  Rally Fm d''Ano Figueira Foz 2012-13
 Abílio Gonçalves
 25-11-2012 às 21:22


 MENSAGEM
 De:  João Queiroz
 Data/Hora:  31-01-2009 às 10:09
 Assunto:  Monte Carlo Historique 2009
 Mensagem:
 Bom dia,

Pois que já está na estrada e nós com aquele sentimento misto de quem sabe que não pode e também não deve ir, mas que está todo 'roídinho' por não estar lá. Com aquele espiríto, meio masoquista, de quem quer neve e depois arrependaer-se do desejo, quando ela começa a cair como deve ser.

Pelo que li, este ano vai ser festival glacée, pois a partir de amanhã vem uma frente qualquer com frio e neve com fartura para aqueles lados e, em muitos sítios, os efeitos dos últimos nevões ainda não tinham passado.

Mas o importante é a malta seguir a prova dos nossos portugas e, sempre que possível, incentivá-los. Esperando e desejando que tragam um bom resultado Refiro-me ao João Abrantes e ao Pedro Black no Saab 96 da Old Racers e ao Zé Segarra Marques, com o 'Javito', no HF do Team Repsol Classic.
Não esquecer o nosso compatriota, emigrante em França, Jorge Cavalheiro, já um habitué do Portugal Histórico.

Para seguirem em directo é só ir ao www.acm.mc e verem a secção dos tempos em directo. Se for como os outros anos estes só saem no final da ZR (PEC), ainda que haja (houve o ano passado) um truque para entrar no sistema e vê-los (aos tempos) a cair. Se alguém souber dar a dica, penso que o pessoal agradecerá.

Podem seguir, para as fotos, o pieldetoro e para as crónicas deixo estes dois blogs: http://montecarlo09.blogspot.com/ (dos concorrentes Roland Holk e do Jorge Berolegui - acho que não se escreve assim, mas pronto, o link está correcto e foram os 5ºs. classificados no 127 o ano pasado) e http://mc-historique.blogspot.com/ (dos nossos amigos galegos Júlio Alvarez e Javier Figueiredo que farão a reportagem como jornalistas num flamante Escort MKII de matrícula portuguesa.

Saudações desportivas
 Respostas relacionadas:
  Joao Vilarinho - 15-02-2009 às 19:21
 José Segarra ,sabias que o 'o GTI do Lobon',que fez parte da tua equipa ,já foi Portugês-
1 abraço
  António Ramos - 10-02-2009 às 09:58
 Li de fio a pavio as crónicas do Segarra Marques e do Pedro Black sobre as suas participações no Monte Carlo Historique e, só tenho um 'adjectivo' para as classificar: 'gostei' e muito.

Muito obrigado pelo V/ relato que nos faz transportar para as aventuras, desventuras e emoções desta, que é com toda a certeza, a prova rainha das Regularidades Históricas!
  MRS411 - 08-02-2009 às 23:00
 Obrigado Pedro Black.

Pessoalmente falaremos mais.Quando era puto ficava a noite inteira a ouvir a RMC e a torcer pelo Munari na noite do Turini.Nunca lá fui mas pode ser que ainda haja uma oportunidade.Uma grande embaixada nacional,como a que vai ás Asturias.Abraço.
Manuel Romão
  P. Black - 07-02-2009 às 22:42
 (Continuação)

Agora que acabado o rali e despachada a longa viagem de volta volto a dizer que não voltei desiludido. É verdade que tivemos pouca sorte com o tempo no sentido em que pelo menos eu queria um rali com muita neve. Talvez depois mudasse de ideias! Com todas as particularidades de organização que têm o ACM estas pouca importancia têm quando as ambições de classificação são poucas. Uma das poucas coisas que me incomoda é a total indiferença ao transito local dentro dos troços que a organização não faz qualquer esforço por desencorajar. As estradas no entanto são uma loucura e as médias dificeis de cumprir. Os locais por onde passamos são carregados de história e as gentes locais genuinamente gostam do Rali. Não é qualquer rali que tem mais de 300 carros à partida e recusa outra centena nos tempos que correm. Não conheço nada igual!

Um abraço para todos e um muito obrigado a todos os que nos ajudaram e apoiaram.

P. Black
  P. Black - 07-02-2009 às 22:37
 (Continuação)

Na manha seguinte quando saimos de Valence com destino ao Monaco devo dizer que ia confiante. O carro funcionava na perfeição e já começavamos a acertar cada vez mais com o programa. De facto as quatro especiais antes do jantar correram bem e em Entrevaux/St. Pierre ficamos em 63º. Estava convencido que ainda tinhamos hipotese de entrar nos 100 primeiros durante a noite mas a realidade foi diferente. A noite consistia numa “boucle” de dois troços repetidos numa segunda volta. O primeiro destes iniciava com uma subida para o Col do Turini onde se sucediam os ganchos intercalados por rectas ingremes. Aqui reapareceu o problema do primeiro dia. Ou bem que o motor ia a gritar em 2ª ou morria muito ao passar para a 3ª quando ainda estavamos a subir. Continuavamos com os pneus de pregos quando a estrada apenas estava molhada. Por muito depressa que curvassemos nos ganchos as rectas a subir eram um calvário e o atraso ia acumulando. Só quando a estrada começou a nivelar pudemos recuperar para o nosso tempo e quando passamos lá em cima no hotel estavamos outra vez certos. Fantastico o cenário da estrada cheia de gente durante a noite! Tivemos inclusivé direito a neve deitada para o meio da estrada como nos bons velhos tempos! (l’ambiance) O problema da caixa repetiu-se na segunda volta (os ganchos continuavam lá) e reinava a desmoralização a bordo. Voltavamos assim para o Monaco onde chegavamos às 4 da manhã na 116ª posição.

(continua)
  P. Black - 07-02-2009 às 22:36
 (Continuação)

Quando saimos do armario no dia seguinte encontramos a nossa assistencia de excelente humor. Parece que o tal hotel a 40 Kms de Valence ficava afinal a menos de 15 minutos por estrada boa e dispunha de todos os confortos. Adiante. Como a voz da caserna indicava alertas de mau tempo em tudo o que era sitio resolvemos deixar ficar os pregos e foi assim que arrancamos de Valence para a etapa que voltaria para terminar no mesmo sitio. Começamos o dia fazendo a 1ª ZR, St. Pierreville e seguimos para o Burzet. Infelizmente, e digo isto porque é para mim uma das especiais miticas do Monte-Carlo, esta foi anulada porque não estava transitavel. Paciência. Continuamos porque seguia-se outro dos nomes famosos, St. Bonnet-le-froid e foi nesta fase que o VH trip resolveu dar o berro resolvendo de vez todos os problemas que eu estava a ter com a aferição. A partir daqui só navegando com o conta-kms do carro (que embora não tivesse parcial curiosamente tinha um erro muito pequeno) e acertando pelas figuras do road-book. Fizemos St. Bonnet onde nos cruzamos com a nossa claque e onde os pregos mostraram o que valiam pela ultima vez no rali. Aqui e sem trip fizemos 111º o que já mostrava outro à vontade na neve e habituação ao carro. Não voltamos a encontrar neve durante o resto da prova mas, como gato escaldado de água fria tem medo, não voltamos a montar os contactos. A nossa assistencia vendo-se com pouco que fazer limitava-se a atestar o carro enquanto eu me encarregava de esgotar o stock de sandes. Fizemos Lamastre/Alboussiere e voltamos para o nosso armario em Valence.

(continua)
  P. Black - 07-02-2009 às 22:35
 (Continuação)

Outro telefonema para o Carlos para o avisar que iamos precisar de pneus de pregos e combinamos a assistencia para o Col de Proncel cerca de 9 Kms antes do inicio da especial. Foi uma assistencia à mundial. Ainda mal tinha vazado liquido e agarrado numa sandes e o carro já tinha os 4 pneus trocados, niveis vistos e motor a trabalhar. Afinal havia alguma coisa que funcionava bem nesta equipa e ainda por cima a sandes estava optima! Tivemos assim a ultima ZR do dia e a primeira com verdadeiro sabor a “Monte” com varios Kms de estrada completamente branca antes de seguirmos para Valence.
Chegados a Valence tinhamos uma recepção preparada. À nossa espera para nos encorajar estava um grupo de “homens do norte” incluindo o Carlos Cruz que ia tirando notas para futuras provas do FCP. Voltariamos a vê-los varias vezes ao longo dos proximos dias normalmente em alguma zona mais complicada dos troços e normalmente com uma pá na mão e ar sorridente. Muito suspeito. Também em Valence estava o Antonio Caldeira à nossa espera. Ao saber que tinhamos hotel marcado a 40 Kms dali foi-nos buscar ao parque fechado e colocou à nossa disposição um dos quartos que lhe tinha sido reservado pela sua equipa bastante mais perto do parque fechado. Obrigado Toni! Fiquei no entanto convencido que essa mesma equipa não aprecia devidamente o nosso compatriota. De facto aquilo que pensavamos ser apenas um armario afinal era um quarto para 3 pessoas com wc incluido! Quando um queria abrir a mala para tirar a pasta de dentes o outro tinha que sair para a rua para lhe dar espaço. Revolta-te Toni! Mereces melhor.

(continua)
  P. Black - 07-02-2009 às 22:33
 (Continuação)

Arrancamos para a 1ª ZR com a estrada molhada mas neve só mesmo nas bermas. Os pregos faziam barulho mas o carro tinha bom grip lateral e dava para manter um bom ritmo. Só à saida dos ganchos o carro parece patinar mais com os pregos (não temos autoblocante) mas a coisa vai. O maior problema parecia estar no escalonamento da caixa que com os pneus de maior perfil ficava com um grande intervalo entre 2ª e 3ª. Ou bem que o motor ia a gritar em 2ª ou morria muito quando se passava para a 3ª e ainda estavamos a subir. Acabamos a ZR e o trip indicava uma distancia substancialmente inferior aos valores do road-book. A aferição que batia certo na ligação estava curta na especial e fazia-nos andar constantemente adiantados. Ficamos em 152º mas problemas maiores estariam para vir.

No fim da ZR encontramos o Carlos e o Neves e seguimos em comboio para o Monaco. Fantastica a descida para a cidade à medida que vai aparecendo a costa e nos aproximamos do porto. Paramos para voltar a montar os contactos e encher de gasolina. O road-book do Cuni estava perfeito e encontramos o parque fechado após uma sucessão de sinais, cruzamentos e rotundas. Chegados ao Monaco só pensavamos em descansar pois estavamos à 24 horas dentro do carro.

No dia seguinte arrancamos para a etapa Monaco-Valence, resolvemos manter os mesmos pneus para as primeiras três especiais e acertamos na escolha. Entretanto com a ausencia de almoço paramos para aliviar e comermos umas barras energeticas (uma experiencia muito semelhante a comer cartão canelado). Continuava muito atrapalhado com a aferição do trip mas a coisa ia melhorando com cada especial ao ponto que ficavamos em 58º na L’Epine/Col des Tourettes, 3º especial do dia. Neste ponto tivemos um assomo raro de intelegência e com um telefonema para o Zé Segarra Marques que rolava varias horas à nossa frente ficamos a saber que iriamos apanhar neve no Col de l’Echarrason.

(continua)
  P. Black - 07-02-2009 às 22:30
 (Continuação)

Saimos por volta das 8 da noite e ao fim de 700 mts já me tinha conseguido perder dentro de Barcelona. Isto prometia. Durante a madrugada passamos os Pirineus e apanhando um pouco de neve no Col d’Ares para animar a coisa entramos em França. Começava a chover a sério mas o carro respirava saude e a chauffage era potente. Chegavamos muito adiantados a todos os controles mas mesmo às 3 da manhã alguem tinh montado uma barraca com comes e bebes para receber a caravana. Impressionante o acolhimento nas terras por onde passavamos e ainda só estavamos no percurso de concentração. Estrada torna-se muito monotona e o sono começa a apertar enquanto o sol não nasce. Finalmente chegavamos a Courtheson por volta das 7 da manhã e encontravamos os carros que tinham partido de Turin. Muita gente dentro de um polidesportivo aguardava para voltar à estrada. Alguns deitavam-se em cima do palco e dormiam . Pareceu-me boa ideia e segui-lhes o exemplo. Arrancamos para o resto do caminho e subimos ao Mont Ventoux onde tivemos direito a um bocadinho mais de neve. Chegamos finalmente a St. Andre-les-Alpes e ao fim do percurso de concentração. A caravana ficava completa com mais de 300 carros. As equipas que tinham partido de Oslo estavam há 2 dias na estrada. No meio destas uma conduzia um minusculo Vespa 400 com motor a dois tempos e tecto de lona o que só prova que há malucos para tudo. Aqui chegados reencontramos a nossa assistencia (c’est bon d’etre pilote usine) e colocou-se a duvida sobre se mudamos ou não de pneus para fazer a 1ª ZR (Turini) antes de chegarmos ao Monaco. Montamos os pneus de pregos ou mantemos os contacto? O Carlos Aniceto e o Neves estão prontos para entrar em acção mas reina a confusão e também a a sensação que não percebemos nada disto. Optamos por levar pregos só à frente, uma de muitas decisões erradas que tomariamos ao longo do rali.

(continua)
  P. Black - 07-02-2009 às 22:28
 
Boa noite

Agora que chegamos de mais uma etapa (Monaco-Lisboa) e já com o descanso cumprido vou relatar da melhor forma possivel como correu a nossa prova:

Ao longo dos ultimas edições acompanhei sempre à distancia, as esforços das equipas Portuguesas no Monte Carlo Historico e sobretudo, e como não podia deixar de ser, as provas do João Queiroz e da Marta. Fui criando Tinha grandes expectativas para este rali e não voltei desiludido.

A preparação do carro e da prova começou meses antes ainda em Lisboa. O carro nunca me causou preocupação, primeiro porque a escolha pelo Saab era segura mas sobretudo porque o Carlos Aniceto estava envolvido e nada ia ser deixado ao acaso. Mais preocupante era a falta de experiência dos dois tripulantes tanto no tipo de piso/condução que iamos encontrar como na própria estrutra da prova/regulamentos/navegação. Aproveito para agradecer a ajuda que nos deram nesta fase o Zé Segarra Marques e o João Queiroz ambos muito conhecedores daquilo que nos esperava. Ainda com o objectivo de estarmos preparados chegamos a ensaiar uma troca de pneus (com cronómetro e tudo) levada a cabo pelo João Abrantes e pelo próprio nas instalações da Old Racers. Parecia um programa dos malucos do riso e acho que o staff da casa nunca tinha tido um espectaculo tão divertido. Graças ao Cuni tivemos acesso ao road-book elaborado pelo próprio, ferramenta essencial uma vez que a organização só fornece uma lista de localidades e estradas que o rali percorre.

Na partida de Barcelona já encontramos ambiente de grande prova com muita gente e aparato.Os concorrentes variavam entre os mais experientes com ambições e meios e outros que partiam à descoberta com tudo o que precisavam dentro do carro de prova. Uma equipa que partiu de Turin a bordo de um Fiat X1/9 resolveu o problema de falta de espaço para a roupa apresentando-se na partida já com o smoking vestido e prontos para a entrega de prémios.

(continua)
  José António - 04-02-2009 às 21:17
 Olá Clássicos Amigos,

Obrigado a todos os que aqui nos deixaram acompanhar o Monte Carlo Historique, principalmente ao João Queiroz pelos extensos relatos e explicações de grande conhecedor não só desta prova, mas das regularidades em geral.

Ao João Vilarinho, que como sabem foi um dos meus companheiros no ano passado na 'visita' ao MC de que em altura nenhuma nos pediste para alugar um veículo para dares umas boas pedaladas - se esse for o motivo para lá voltarmos tentarei procurar no rent-a-car bicicleta com pnues de pregos e aqui pouco importa o 'estilo' dos mesmos...(falo dos pregos!).

Também estou de acordo com o João Queiroz e aguardo impaciente o relato dos compatriotas que lá estiveram.

Antes de terminar quero deixar os PARABÉNS aos nossos compatriotas que estiveram no Monte Carlo Historique 2009, extensíveis ás equipas de assistencia e aos 'espectadores'.

Cordiais Saudações Clássicas,
José António.
  João Queiroz - 04-02-2009 às 12:04
 Paulo,

Com as vezes que lá fomos e a trabalheira que é treinar a partir de casa (mapas e outra informação relevante), mal seria se não conhecesse melhor aquilo do que a maior parte dos sítios onde passam os nossos ralis. E é sempre um prazer compartilhar aquilo que sabemos com as pessoas que gostam do mesmo que nós.

A propósito, para além dos nossos participantes, será engraçado encorajarmos os outros 'viajantes' que sabemos serem leitores do Fórum a terem um papel de partilha activa. Desde os 'turistas' (Ângelo e companhia venham de lá essas fotos) até ao Toni Caldeira que esteve em missão, não sei se de observação se de trabalho e que nós sabemos ser um dominador da escrita.

Da presença dele em MC apenas sei que me comprou o livro do Yves Gallet (o homem da Retrocourse) relativo ao rali do ano passado. Mas quero/queremos saber mais detalhes da viajem.

Vamos dar-lhe um dia para descanso após o regresso, e depois toca a chateá-lo. É um bom programa, não acham?

Só ainda mais uma coisa sobre as penalizações que não abordei no último texto. Desta vez, e já é tempo que se comece a levar este assunto a sério nas nossas provas, as penalizações 'por tourada' às tomadas de tempo foram mesmo para a frente. Isto quer dizer que às vezes ter batedores e não saber usar a sua informação dentro do carro é uma maçada.

Se bem que este assunto também seja delicado, por causa de estar sujeito às interpretações individuais sobre o que é o anormalmente lento ou até sobre aquelas discussões metafísicas do 'não parei, mas ia para aí a uns 0,01Km/h'. Enfim, alguns de nós temos tentado pensar numa solução, pelo menos para os CHSP, mas para isso´seria necessário repensar os meios de cronometragem das provas,

Eu vou metendo estas 'farpas' sobre as nossas provas, a ver se alguém começa uma discussão sobre provas, calendários, troféus, etc.

Saudações desportivas
  Almeida - 04-02-2009 às 09:35
 João Queiroz

Obrigado pela explicação e pelos relatos que deixam transparecer um profundo conhecimento do terreno, e apenas com a informação das penalizações lhe permite, deduzir o que se terá passado cada PEC.

Foi bom que os nossos compatriotas lhe tivessem enviado os SMS´s com o que estavam a sentir em cada momento, para também podermos partilhar estas informações.

Fiamos á espera do discurso directo dos que lá estiveram

Obrigado

PA
  João Queiroz - 04-02-2009 às 06:18
 (FIM)

Para acabar (irritado com os 2.000 caracteres)

Paulo,

É mesmo velcro. O regulamento é explícito. Podem-se levar relógios electrónicos e zingarelhos, desde que não seguros ao carro, em qualquer momento. Claro que todos os anos se viam aparelhos agarrados ao carro e muitos de forma fixa. Aliás, como ninguém ligava, os meus Big Digit que bem se vêem nas fotos são prova disso. Este ano parecia que iam levar a sério o regulamento e zás. Mas, como deve ter havido um grande rebuliço (estou a ver alguns personagens e a lembrar-me, pelo nosso mau exemplo, da reacção de responsáveis de clubes a certos comportamentos), voltaram atrás. Se utilizassem os neurónios, teriam feito um aditamento que entregavam nas verificações e depois já ninguém se podia queixar.

Passou-se o mesmo com os pneus. Na União Europeia, parece que apenas são permitidos os pregos cilindricos. Os dois fabricantes mais famosos deste tipo de pneus (Nokkian e Gislaved) só têm pregos em forma de diamante nas últimas versões desta suas gamas. E aqui começam algumas dúvidas. Estes fabricantes, e tenho prova disso, dizem que vendem este tipo de pneus na Europa (ainda que seja difícil encontrá-los, mas isso é outra história). Sendo assim, aplicar a lei (ainda que o seu desconhecimento não desculpe a falta) podia tornar-se mais problemático, podendo haver pessoas a provar que tinham comprado os pneus na UE. Mais uma vez, o exemplo pessoal. O ano passado levei pneus desses ilegais, ainda que acompanhados de uns mails a mostrarem ignorância do fabricante sobre essa ilegalidade.

Pelas fotos que vi, também verifico que já houve mais concorrentes a respeitarem as normas sobre publicidade, mas não todos. São essas pequenas coisas que demonstram que o rigor é mais ou menos falível lá para aquelas bandas. E depois saem-lhes alguns tiros pela culatra, como foi o caso da nossa penalização de 10.000 pontos que depois tiveram que retirar.
Mas que conseguiram desmoralizar/irritar-nos, lá isso conseguiram.
  João Queiroz - 04-02-2009 às 05:16
 Acabou.
Parabéns aos nossos concorrentes, sem esquecer a equipa do Carlos Aniceto, assistência do João/ Pedro.
Parabéns porque acabaram, não penalizaram na estrada, no meio das diversas vicissitudes trouxeram um 102º (Zé) e um 106º (João/Pedro) e, mais importante do que tudo, porque penso que se divertiram. Infelizmente o Jorge Carvalheiro desistiu antes da última ZR.
Pelo que consegui apanhar (olhando a correr para as penalizações), o Turini, principalmente na segunda passagem devia estar com alguma neve e a descida para La Bollène com gelo.
Do Zé não tenho mais notícias após a primeira da noite mas, pelo que me apercebi, correu tudo na normalidade, com uns pontos a cairem forte na segunda passagem pelo Turini e uma boa última ZR.

O Pedro mandou-me uma mensagem que me permito transmitir (espero que ele não se zangue comigo) e que, no fundo, exprime a 'magia' do Monte Carlo: 'A noite foi o descalabro. Quando chegámos a primeira vez ao Turini já tinhamos sido ultrapassados por 2 carros. De qualquer maneira uma coisa é certa! Este é O RALLYE.'

Como se vê pela subida na classificação (conforme o que eu aqui tinha escrito antes) aquilo que no carro parece ser uma desgraça no final é uma boa prova, dadas as circunstâncias.
Bom, agora é esperar que eles venham, para ver se nos relatam as aventuras.
A última noite trouxe mais umas reviravoltas, principalmente com o infeliz abandono do Juan Breda e da Angela, quando iam em 2ºs e ai-ai, que o primeiro não estava longe. De qualquer forma era difícil lá chegar, já que a última ZR não trouxe muitas
penalizações aos da frente.
Para os fans do Z, parabéns pela vitória do Sven Lund. O Alain Lopes não conseguiu recuperar, apesar de ter ficado próximo do 2º, e mais uma vez continua a não haver repetição de vencedores.
Os primeiros espanhois acabaram por ser Victor Sagi, pai e filho, em 13º, com o Cuni a ficar em 14º. Mas deixo-vos a consulta ao site do ACM para verem classificações e penalizações.
(continua)
  Almeida - 03-02-2009 às 23:59
 João Queiroz

Tenho lido no PDT que umas das penalizações que deram e tiraram era por causa do 'velcro'...é mesmo por causa disso, ou uma forma de falarem dos electronicos ?
PA
  João Queiroz - 03-02-2009 às 22:30
 Boa noite,

Má notícia. Javier Ortega sai no Col de l'Orme e perdem 4 minutos. Recuperaram bem e chegaram a tempo a La Bollène. De qualquer forma deve-lhes ter caído uma chuva de pontos.

Esperemos pelos resultados desta ZR que é igual à que foi transmitida em directo no Eurosport aquando do IRC.

Entretanto, parece que estão a tirar os pontos dos pneus e dos aparelhos electrónicos 'colados' ao carro. São muito estranhos estes gauleses...já dizia o Astérix. Se era para tirar, porque raio é que os deram?

Saudações desportivas
  João Queiroz - 03-02-2009 às 17:21
 Boa tarde,

Essa esteve bem Monsieur Vilarin.

Pois que tivemos uma manhã animada. Os 'nossos' sempre a subir. Antes da noite do Turini temos o Zé Segarra em 54º (1.910 pts.) e o João Abrantes e o pedro Black em 119º (4.132pts.). Se continuarem como da parte da manhã e falta ver se haverá neve ou gelo (quase certo e em grande quantidade na 2ª passagem) penso que o Zé poderá até ao 45º e o João e o Pedro terão alguma dificuldade para ganhar mais do que um ou dois lugares.

Não tive ainda notícias do Zé que deve estar a tirar a 'marrequinha' da ordem antes do buffet que antecede a partida, e o Pedro há pouco mandou mensagem a dizer que correu tudo bem salvo um bocado da 13ª ZR que tinha neve. Estão a andar pelo conta-quilómetros e pelas figuras do RB e, como se vê, estão a sair-se bem.

Não sei se foi pela tal neve se a chuva tem ajudado, mas hoje as classificações andarm às reviravoltas. O 1º caiu para 3º, o 2º subiu a 1º e depois caiu de novo para 2º, o 3º subiu para 2º e depois para 1º, ainda que só tenha 12 pontos de avanço (1,2 segundos). O Breda fez uma boa prova e está em 4º, ainda que, em condições normais, dali já não passe dada a diferença pontual.

O Gullermo Velasco estava a ir muito bem, mas na última afundou-se para 39º. O Cuni também caiu mas já recuperou de novo para 24º. O Pascal Aimé no Steyer também desceu um pouco para 13º.

Os Aufauvre seguem em 5º.

Francisco, quanto percebo, os números são atribuídos da seguinte forma: 1º os nomes sonantes (Nicolas, Comas, Duez, etc.) e os conhecidos do Mónaco, depois os habituais com algum palmarés na prova ou fazendo parte de 'grandes' equipas, isto para aí até ao 60 ou 70. Depois não sei bem, até pode ser que continuem a fazer uma triagem por palmarés. Os últimos, a partir do 290 e tal são os pré-65 (ou 66, lá apareceu o estupor do alemão) que escolhem a média baixa. Só eses é que podem optar entre a média 'normal' e a baixa.

Vamos lá esperar pela noite e seguir as classificações.
  Joao Vilarinho - 03-02-2009 às 17:01
 Amigo João Queiroz ,também estou ruido de não estar por lá ,embora tenham 4 rodas e para mim tem 2 a mais.
Desejo a todos um Bom Ano com umas boas pedaladas,ups enganei-me gazadas.
  Ivo Tavares - 03-02-2009 às 14:54
 Após a SS10:

64º Segarra Marques Lancia 1691pts
136º J Abrantes/P Black SAAB 3769pts
176º J Carvalheiro Renault 6963pts
  Francisco Fonseca - 03-02-2009 às 10:19
 Bem, depois de uma passagem rapida, pelo site da ACM, já vi que o dia já começou.

Boa sorte aos nossos Tugas.

Aproveito o post, para agradecer ao João Queiroz pelas suas leituras do Monte Carlo, valem mais do que as visitas ao site da ACM para tentar perceber algo mais do que a classificação.

Quanto a infelicidade que houve nesse rali com os irmãos Black, por mais que me esforce quase todos os dias me lembro dele, paço a 100m do 'ponto de contacto' e a 10m do inicio da pec quando vou trabalhar.

Voltando ao monte-carlo, como é feita a numeração dos concorrentes?

Estou a perguntar isto porque reparei que numa lista com 330 equipas, as primeiras 13 são numeros baixos, é só coincidência?

O meu pai está para lá a ver, mas deve andar mais entretido em 'fazer' fotos, não tenho nenhuma noticia 'extra' como o joão tem.
  João Queiroz - 03-02-2009 às 07:20
 Bom dia,
Ontem não correu tão bem quanto todos desejávamos. O Zé Segarra alterou inadvertidamente a calibração em St. Bonnet e como as distâncias não quadravam, inexplicavelmente para quem ia dentro do carro, o resultado foi uma penalização pesada.

Já na primeira ZR chegaram com a distância certa no final, mas nos 2 controlos parciais penalizaram mais do que estavam à espera, sem uma explicação para o sucedido.

De qualquer forma, já recebi há bocado a mensagem que estão preparados para ir à luta.

J. Abrantes e P. Black ficaram sem VHTrip antes de St. Bonnet, mas vão aguentando. O Pedro mandou a mensagem de bom humor do dia, dizendo 'a partir daqui já não temos que nos preocupar com o acerto constante do conta metros'. Penso que eles irão, apesar de tudo, melhorar a classificação, através da navegação pelas figuras.

Apesar dos nevões que caem em França, os Alpes foram poupados até agora. O tempo já não é o que era. Para hoje e por enquanto, também não há grandes perspectivas que haja neve ou mesmo muito gelo nas ZR da noite.

Contudo, tudo pode mudar num instante e de repente acabarmos com um Monte Carlo “a sério”.

Sobre a prova, os 2 VW GTI espanhóis que estavam bem classificados, com mais uns quantos outros carros, foram penalizados com 10.000 pontos por pneus não conformes.

Também vi pela primeira vez penalizações por parar ou por velocidade excessivamente lenta em controlos. Aviso à navegação para o nosso TNRR?

Sobre os Aufauvre pois lá vão em quintos e tenho pena que à sua simpatia não corresponda o assumir de responsabilidades quando toca ao azar. Mas, quando pensamos que somos prejudicados devemos, em minha opinião, ir pedir “contas” no final do dia. Nem todas as pessoas são como os irmãos Black que insistiram, até conseguirem, pagar um malfadado encontro de terceiro grau (e dos pesados) que tiveram connosco num Terras do Norte.

E onde a única culpa que tiveram foi sair no mesmo sítio onde nós o tínhamos feito uns minutos antes.
  Ivo Tavares - 02-02-2009 às 23:12
 Boas se me permitem mais uma intervenção:

após SS9

69º Segarra Marques Lancia 1610pts
149º J Abrantes/P Black SAAB 3692pts
191º J Carvalheiro Renault 6497pts.

Cumprimentos vou jantar
  MRS411 - 02-02-2009 às 15:42
 Caro João Queiróz
Uma de brincadeira!Que os Aufauvre andam bem isso é uma realidade.Ganharam a 6ª e gostaria de saber como.
Mas simpáticos!Em Castanheira de Pêra fizeram uma marcha-atrás num semáforo sem olhar para o retrovisor e partiram-me o carro todo.Saiu, viu o que era e até logo que tenho pressa.Mas o Alfa ficou pior que o meu.Como andei muitas vezes junto com leles comparei os tempos e o menino que tem 60 ou mais carrega naquilo que não é brinquedo.
Está-se a ver neste Monte.Mas simpártico era se pagasse a conta do que partiu!

Manuel Romão
  Ivo Tavares - 02-02-2009 às 12:16
 Boas

fazendo só uma espécie de resumo (mesmo resumido) porque o Mestre Queiróz sabe disto muito mais que eu deixo as classificações dos portugueses: (se me esqueci de alguém peço desculpa)

após SS5
33º Segarra Marques Lancia 694pts
169º J. Abrantes/P. Black SAAB 3202pts
177º J. Carvalheiro Renault 3554pts

está neste momento a disputar-se o SS6 e o SS8 (o SS7 foi cancelado).

Um abraço
  João Queiroz - 02-02-2009 às 12:04
 (fim. Paulo, quando é que esta p...a permite mais dos 2.000 caracteres?)

Nas desistências conhecidas e importantes temos o Joseph Lambert, vencedor com o Alain Lopes e sempre temível com o Joseph Lareppe, como sabemos do Costa Brava e do Portugal Histórico, mais de umas não sei quantas provas, já que o homem, mal “acomparado”, é assim uma espécie de Toni Caldeira ou João Sismeiro. Para não haver más interpretações, isto traduz-se por: anda com muitos pilotos e tem quase sempre bons resultados.

Destaque ainda para a desistência do Fréderic Magdziarek, o “peso pluma” (OK, não é preciso perguntar se me tenho visto ao espelho) que o ano passado teve aquele acidente feio, de frente, com o belo 911 ST 2,5 laranja. Penso que é este o modelo e se não for, também não é preciso bater. Tal com no ano passado, em que o carro ficou a precisar de ir ao bate chapas no final, foi ao MC de Lotus Cortina

Sobre a Kiss FM uma última nota para dizer que para além das reportagens, tem boas informações sobre as ZR, sobre o tempo e sobre as preparações da prova (organização e concorrentes)
Bom, se houver mais notícias venho cá deixá-las e agora toca a voltar ao trabalho.

Saudações desportivas
  João Queiroz - 02-02-2009 às 11:59
 (continuação)
Na única ZR que tinha mesmo branco com fartura a coisa não correu muito bem, penso que por falta de hábito. Foi pena porque estavam a fazer uma prova de trás para a frente muito interessante até à 4ªZR. A ver se hoje já estão mais preparados.
O Zé Segarra estava a fazer uma bela prova, ocupando já o 16º. lugar, ao final da 4ª ZR. Na quinta houve um problema com os tempos num controlo, segundo lhe disseram, mas o que é certo é que pelo que está publicado baixaram um bocado, para 33ºs. Hoje de manhã enviou-me uma mensagem que só dizia que sem batedores é impossível fazer resultados. Espero ter a “tradução” disto logo à noite, se era referido a ontem ou à primeira ZR de hoje. Mas que, de forma geral, é a grande verdade para esta prova, lá isso é. E parece que o Team Repsol não leva as coisas tão a sério como aquela outra equipa espanhola de Madrid.
De destaques competitivos, temos alguns dos “do costume” na frente, a começar pelo Alain Lopes, vencedor há dois anos que comanda, seguido de mais uns nórdicos e o Tchine velho conhecido dos Vinho do Porto e, penso, da Volta ao Algarve dos finais dos anos 70. Em 6º vem o Juan Breda com a Angela de la Hoz, em 8º o Guillermo Velasco com o Eduardo Ansoteguí. Em 11º segue um casal francês, muito simpático, que esteve o ano passado no Portugal Histórico (a propósito haverá Portugal Histórico, pelo menos como o conhecemos, com “aquela coisa” das matrículas?) e que o ano passado no MC eram o número anterior ao nosso. Em 15º segue o casal Aimé, no Steyer Puch 650 TR2 que já foi português e o Marcos Kremers, a acompanhar o Chema Perez-Ulivarri, vai em 18, com outra dupla bem nossa conhecida (penso que posso dizer dois bons Amigos), o Miguel Verano e o Moisés Álvarez a aparecerem em 23º, recuperando de um princípio menos bom.
(cont.)
  João Queiroz - 02-02-2009 às 11:34
 Bom dia,
Pois é mesmo dia de trabalho, mas aqui vão mais umas dicas.
Em primeiro lugar, é preciso fazer umas rectificações, que isto de escrever de memória já não é o que era. O 127 o ano passado ficou em 6º e não em 5º e o navegador chama-se Beorlegui. Já agora o Jorge é Carvalheiro e o segundo nome do piloto do Zé Segarra é Ortega.
Para quem pescar pelo menos um bocadinho de francês recomendo o site da rádio oficial, a Kiss FM que, mesmo não tendo os tempos em directo, tem as informações, através de reportagens bem feitas e em cima do acontecimento. O link é http://www.kissfm.fr//operation-speciale.asp
Para o Hélder e conforme se pode ver na foto que o Paulo editou, julgo que o carro não é Ex-Diabolique e pelo relato dos ocupantes custou-lhe a sair de Ourense para Barcelona. Tiveram que voltar duas vezes para trás para o arranjar e em vez de saírem de manhã cedinho, acabaram por “largar” ao fim do dia. Para quem tem aqueles quilómetros todos para fazer…
Quanto a tempos estamos mal. Pelo que o Diego (Seiko) Gonzaléz apurou, os organizadores estes ano defenderam-se, ainda que seja possível ver os tempos antes de os publicarem no site, quando estiver escrito Terminé no Statut. Eles apenas os põe quando o Statut passa a Oficielle. Ver em http://www.acm.mc/rmch/rmch_main.php?page=2009/zelive_clt_epr_gen_2_2009.php&mode=2&meet=864&type=0&code=5&f=0&g=all&categ=0&lg=fr
Substituindo o 5 pela prova que querem ver.
Notícias do dia. O Burzet foi anulado devido ao mau tempo, como quem diz neve com fartura e vento a levantá-la. Só quem já apanhou isto é que imagina como aquilo deve estar, para o ACM anular um troço.
Isto quer dizer que St. Bonnet le Froid deve estar lindo. Lá para as 13h00 deve haver tempos do 1º.
Notas das nossas equipas. O Pedro Black mandou mensagem a dizer que acertar a aferição tem sido difícil e que o carro é um espectáculo, ainda que um bocadinho curto de motor.
(cont.)
  alfaberardo - 01-02-2009 às 14:29
 O carro do Javier e do Zé Segarra é esse mesmo - o belo Fulvia Fanalone com as cores da Repsol Classic Team.
A todos os portugueses em prova desejo as maiores felicidades e claro, um abraço muito especial à tripla Javier+Segarra+Fanalone. Força Javi!
  Almeida - 01-02-2009 às 12:56
 Aqui fica uma pequena ajuda, com as fotos para ilustrar a introdução do João Queiroz. As fotos são do PDT postadas pelo Jorjon (quempoderia ser senão ele) e pelo próprio Figueiredo no caso do Escort Mexico.
A foto do carrro do Zé Segarra (nº 58) foi a única que consegui, e embora etnha algumas dúvidas penso que é eese mesmo.

Embora amnhã seja dia de trabalho espero continuar a ler aqui os comentários do nosso maior motecarlista


Image Hosted by ImageShack.us
  Helder Valente - 31-01-2009 às 21:58
 
... num flamante Escort MKII de matrícula portuguesa.

Ex Diabolique ?