Porsche 911 3.2
  VII Rally Ciudad de Vigo
 Eduardo Sánchez
 30-09-2013 às 12:27
  Rali das Donas.
 Eduardo Sánchez
 20-06-2013 às 09:02
  Passeio Clássicos Alentejo 24 a 26 Maio
 camposerrabrava
 25-04-2013 às 10:56
  6º dição Passeio Road Book Santa Maria da Feira
 Abílio Gonçalves
 23-01-2013 às 18:44
  Rally Fm d''Ano Figueira Foz 2012-13
 Abílio Gonçalves
 25-11-2012 às 21:22


 MENSAGEM
 De:  Carlos Cruz
 Data/Hora:  05-11-2009 às 23:01
 Assunto:  TERRAS DO NORTE
 Mensagem:
 È COM GRANDE AGRADO QUE VEJO A LISTA DE CONCORRENTES ÁS 24 HORAS BASTANTE RECHEADA DE BONS CONDUTORES E NEVEGADORES.
PARA TODOS ELES E PARA A ORGANIZAÇÃO DO CLASSIC CLUBE DESEJO AS MAIS FELICIDADES.
DESTA VEZ NÃO PODEREI ESTAR AO LADO DO MEU AMIGO CAMILO PARA METER UMAS FIFIAS. O NAVEGADOR QUE O ACOMPANHA DESTA VEZ É CONCERTEZA BEM MELHOR DO QUE EU NESSAS ANDANÇAS DO PASSAGEIRO DO LADO DIREITO.
QUANTO AO RALLYE TERRAS DO NORTE ACABARÁ DE FICAR DELINEADO NO DECORRER DESTE FIM DE SEMANA.
TERÁ DUAS SECÇÕES, CERCA DE 300 KMS, COMEÇA E TERMINA EM FAFE. PROVÁVELEMNTE VAI TER AQUELES CHSP DO COSTUME.
EM BREVE ESTARÁ NA NET O BOLETIM DE INSCRIÇÃSO E O REGULAMENTO.
ATÉ BREVE E UM FIM DE SEMANA CHEIO DE EXITO
CC
 Respostas relacionadas:
  José António - 04-12-2009 às 22:56
 Olá Clássicos Amigos,

Depois das reportagens do 24 H e do Terras do Norte, "atrevo-me a vir á antena" só para mais uma vez Elogiar e Agradecer a todos os fotografos sempre presentes, quer esteja tórrido (por ex, o Algarve Classic Cars), ou gelo (o 24 H e o terras do Norte), porque esperar pelos concorrentes durante um dia inteiro não é nada fácil.

E porque neste último rali também os acompanhei quero ainda chamar á atenção de que se há aqui um(a) iniciada na máquina (fotográfica), deixo os Parabéns á Joana pelos dotes evidenciados na condução daquela Lancia da Eurorentlei - «magistralmente» conduzida, até porque obviamente a intempérie também foi para nós - muito segura e garanto-Vos que se um dia trocar o lugar de navegadora (que já o fez e muito bem), pelo de condutora vai surpreender muito boa gente - depois não digam que não estão avisados!
E porque não um dia destes que o "DD esteja de folga" voltarmos a ver uma equipa feminina do clã Queiroz???

Beijinhos a "quem de direito",
Abraços aos Amigos, e,
Cordiais Saudações Clássicas,
José António.
  75america - 02-12-2009 às 02:36
 (CONT)
chegamos mais abaixo deparamos com o J Queiroz já em manobras para sair dali, o que era a subir, com paralelo molhado e a Giulinha patinava e não saiu do mesmo lugar por uns segundos valentes. Com este aviso, arranquei mais de trás e,embora patinando, lá fomos por aí acima e virámos à direita na tal capela. O J Queiroz seguiu em frente, atrasando-se irremediavelmente para os CHSP da pec seguinte. A tal sorte acabei por tê-la nesta aldeia, porque se não conseguisse ter dado a volta depressa e se tivesse seguido por onde o mestre Queiroz seguiu, também teria a prova estragada. Acabaria por me ultrapassar a caminho dos CHSP''s, mas chegou lá atrasado.
Esta RA de Favais, bem como os CHSP''s de Macieira, e as ligações antes de ambas as pec''s foram feitas com condições de nevoeiro extremas nalguns pontos em que nem 5 metros se via em frente. Houve, parece-me até controlos anulados, porque os controladores que estavam em ganchos ou curvas a fazer 2 controles (o antes e o depois) não viam de um para o outro. Ás vezes desaparecia o nevoeiro por instantes e era a proveitar tudo por tudo para adiantar serviço, mas mesmo assim, no cimo de um monte, numa curva à esquerda, 3 bois aparecem no meio da estrada a atrapalhar esse momento de recuperação. Os CHSP de Macieira correram relativamente mal, já que apanhámos 13 pontos, 3 por adiantamento em 2 controlos (???!!!) e 3 por atraso em outros 2.

Muito contentes pelo nosso melhor resultado de sempre, um tanto frustrados porque, como sempre, podia ter sido melhor, mas neste caso o "ses" até podiam dar a vitória. Desta vez foi a vez de o Jorge e o Tiago não terem "ses", e por isso a vitória assenta-lhes muitissimos bem.

Para terminar, e para ilustrar os tais 7 segundos "doados" de manha, as condições da estrada e do tempo (que só foram piorando ao longo do dia) e os contratempos que se podem apanhar nestas provas (vacas, cabras, ovelhas), aqui vai um video da RA de Aboim. Infelizmente a camera não filmou pec''s muito mais interessantes, porque deu em se desligar sozinha de vez em quando...

http://www.youtube.com/watch?v=wuWq7VbZAZA

Quanto ao TNRR 2009, o balanço foi bom para nós. 5 vitórias em 5 na F (a malta da F é muito fixe, não desfazendo), um 4º(TN), um 5º(R Santa) e um 6º(Bairrada) à geral, e uma aprendizagem sempre constante dentro do carro. Ás vezes já nos conseguimos meter a arreliar os grandes, e pode ser que qualquer dia tenhamos menos "ses" que os outros e consigamos melhorar o 4º da geral.

Uma palavra para:
- os fotógrafos (R Lima, JP Martinho e Joana Queiroz. - Joana, a tal foto??!!)) que foram corajosos o suficiente para haver registos para a posteridade e para nosso contentamento
- Algumas equipas "rookies" que começam a apresentar resultados do entrosamento crescente (P.Summavielle /Helena - 5ºs, J.V. Borges/ o "outro" João Martins - 7ºs, e JM Matos / João Serodio no exótico volvo - 9ºs da geral)
- J Familiar/Hugo e Ana/Magda pela bonita "luta de empatas". No pouco tempo que levo disto, não me lembro de um 2º lugar ser tão renhido.
- Last but no least, o meu navegador, João Martins, que esteve absolutamente perfeito! Começa a ter nervos de aço este "navegas". Nem um "olha aí" num dos muitos numeros de circo voluntarios e involuntários por que passámos. É a ele que devo o maior pedido de desculpas por não termos ficádo melhor classificados. Deixa lá João, temos um 7º, um 6º, um 5º, um 4º, por isso um dia destes entramos no pódium.

Venha o TNRR, haja euros, e prevaleça o bom senso de quem manda nestas coisas, que sem concorrentes nenhuma organização organiza coisa nenhuma.
Abraço
Paulo Marques
  75america - 02-12-2009 às 02:34
 Cá vai a palestra sobre o Terras do Norte 2009 da equipa nº6.

Parabens Jorge Dinis / Tiago Caio / Porsche 911, que merecidamente ganharam, tendo a habilidade para aviarem os 3 mais directos perseguidores por 4 segundos.
Um rally com condições difíceis, chuva, nevoeiro, embaciamento de vidros e frio. Mas tal como em 2008, sentimos dentro do carro que estava à nossa medida e que podíamos tirar partido da estrada com pouco grip. Há um ano atrás, conseguimos a nossa melhor classificação de sempre num rally, com um 7º lugar à geral precisamente no Terras do Norte, e em condições igualmente dificeis. Junto-me ao coro de lamentos por não ter havido mais umas dezenas de inscritos, no que é um ponto a ver no futuro, a divulgação por parte da organização.

Depois das 24 Horas, o macho foi tratar de algumas mazelas: O escape teve de ser (bem) feito de raiz e correctamente fixado, já que em cada rally se partia ou soltava por um sitio diferente e começava a parecer uma manta de retalhos. Mais importante, a parte eléctrica teve de levar uma revisão geral, depois de nas 24 horas termos tido problemas de falta de alimentação com as luzes ligadas. Uma afinadela na vespera da partida pelo mestre Adriano e estava o bólide pronto para os 1000km do fim de semana.

O inicio do rally foi pacifico, sempre com um olho nas distancias do terratrip, que teimou nas provas anteriores em nos criar muita insegurança, necessitando de ajustes constantes na calibração. Desta vez não nos deu diferenças dignas de nota, o que me faz pensar que os problemas eléctricos do passado podiam eventualmente ter algo a ver com as variações nas medidas com que o terratrip nos tem andado a brindar.

Nas 4 provas da manhã (depois de a 5ª uma pec de CHSP ter sido anulada pelos problemas que o JF já relatou), correu-nos tudo bem, à excepção de um deslize na pec de Aboim, onde levámos 7 segundos num controlo colocado poucos metros depois de um stop. "Passei-me", abrandei e pensei que a PEC tinha acabado aí nesse stop. Não tinha, e a culpa é toda minha. De todo o modo, é a primeira vez que me lembro de haver um controlo logo a seguir a um stop, já que há grandes probabilidades de alguns concorrentes serem prejudicados em relação a outros pelo transito que possam apanhar. Sabemos que há pouco transito, mas... às vezes há algum e acaba por ser uma lotaria.
Na pec 4 o carrito também se "despipa" numa curva para a esquerda, mérito da estrada escorregadia, mas também do estimado publico que tem de ser brindado por ter a "corage" de num dia invernoso trocar a lareira por um lugar na serra para ver passar uns malucos.

Depois de termos constatado que tinhamos 7 minutos para fazer 14 km de ligação antes do almoço, e que tal seria concerteza do engano organizativo que já vinha de trás, apanhámos uma estrada, que além de molhada, tinha um rasto de gasóleo que de vez em quando provocava uns numeros de circo, que tinham pouquissima piada quando eram às 4 rodas. Foi na ponta dos dedos, e com muita cagufa que as aproximações às curvas foram feitas. A Ana no GTI ia mais à frente quase como se nada se passasse, e fiz parte desse troço, como aliás todo o rally, "entalado" entre as duas bellas, a Giulia pilotada magistralmente pelo J.Queiroz (que deve ter sido a montada mais fiável que teve este ano) e que dava um gozo especial às vistas, e o Gt Junior pilotado pelo J Familiar, que nas curvas se aproximava face à minha condução mega super hiper acagaçada.

Ao almoço alguem nos disse que estávamos em 3ºs, a 5 segundos do 1º. Aqueles 7 segundo dados de borla depois do tal stop estavam a custar-nos a liderança, e iriam custar o 1º lugar no final do rally. A prova provada que as diferenças lá à frente são muitissimo curtas e que por 1 segundo se ganha e por um se perde, o que dá ainda mais mérito aos vencedores.
Resultado da manhã, 19s de penalização, vitória numa pec, 3ºs noutra, 6ºs noutra e 7ºs na tal de Aboim.

Da parte da tarde as condições agravaram-se, com chuva quase constante, e o nevoeiro a fazer aparições cada vez mais longas. Para ajudar à festa, fez-se de noite muito cedo.
Para começar, 11 pontos (4 + 7) num controlo duplo logo no inicio da RA de Alvadia, que não tinha mais controlos. Logo depois 5 na RA de Lamas, 3 dos quais por avanço (???!!!) no ultimo dos 4 controlos Nos 7 CHSP de Cerva, 4 pontos no total, 3 dos quais por avanço no penultimo (burro! - Não bastava os 7 oferecidos de manhã, já tinha oferecido mais 6 à tarde, por adiantamento em 2 controlos!!!!!!!!!). E vão 13 pontos oferecidos. Na RA do Pinduradouro, onde fomos os menos penalizados, 2 Pontos E 5 pontos na RA de Favais.
A falta de "sorte" de que me queixei com os tais 13 pontos oferecidos à casa, acabei por tê-la já na fase final da RA de Favais. No meio da aldeia, em paralelo, sem notas de road book, ou seja, seguir sempre na mesma estrada, há uma altura em que me pareceu, numa descida ao pé de uma capela, que a estrada continuaria em frente. Afinal, a rua apertava cada vez mais, e quando
  Jose Familiar - 01-12-2009 às 18:54
 (Cont.)

4ª PEC – Olha que a chuva e o nevoeiro estão catitas sim senhor, dizia-me o Hugo, e aqui (fazemos a 1ª PEC da tarde ao contrário), somamos um pecúlio de 6pts (quatro são do “aparvalhamento” do Terra?!)…

5ª PEC – Depois do erro do “Terra” na PEC anterior (quando não sabemos dançar é a sala que está torta) caiu a noite, o que multiplicou a dificuldade do nevoeiro (nem de mínimos), mas lá conseguimos Ganhar a prova com 2pts de penalização em três controlos (um deles por avanço), com os “Linces” mais próximos a 3 pontos. Mesmo no fim da PEC, o nevoeiro era tanto que, em vez de seguirmos a estrada principal fomos passear ao paralelo de uma aldeia…LOL

6ª PEC – Após a “nevoeirada” anterior com direito a “Um Passeio na Aldeia”, tivemos a sorte de mudar de lado da Serra e o tempo “limpou” o que deu para fazer a ligação nas calmas. Nestes CHSP fazemos 7 pontos e 3ºs na Geral com uma “atravessadela”monumental pelo meio (entre CHSP)

E pronto, vamos para Fafe que se faz tarde.
Quando estamos em plena AE e numa das passagens de caixa de 4ª para 5ª velocidade entrou a… 3ª?!,… ops, que agora estou nabo…repito o movimento mas mais devagar e… 3ª outra vez…olá, não querem lá ver que está a dar o badagaio à traquitana?! … de fininho pus novamente a Nº 4 e assim percorremos mais uns 12kms até à Portagem paguei e com muito cuidado consegui meter a segunda e lá fomos até ao CHC controle à vista, 10 minutos de espera para entrar nos cinco de avanço regulamentares e… após o controlo arranco novamente em 2ª, quando já tenho o carro em frente do camião porta automóveis da AutoTranscais tento meter a 1ª para o motorista carregar o carro e fico literalmente com a alavanca na mão. Boa, os Alfas já sabem quando é hora de descanso (merecido).

TNRR 2009
Para acabar a história dos Empates (o Sporting também empatou com o Benfica), o TNRR acabou com a merecida vitória absoluta do João Mexia/Nuno Machado/Porsche 911 e com o José Grosso/João Sismeiro/BMW 2002, o Rui Pereira/Filipe Menezes/OPEL 1904SR, Moi méme/Hugo Soares/Alfa Romeo 1300GTJunior e a Ana Mexia/Magda Ferreira/Golf GTi todos empatados com 19 pontos… e esta hein?!

Esta prova também consagrou o Paulo Marques/João Martins/BMW 1600 com o pleno de 5 vitórias em outras tantas provas na Classe F e o Cipriano Antunes/Vicente Antunes/Audi Quattro como vencedores da Classe H. A classe G foi vencida naturalmente pelo João Mexia/Nuno Machado.

É de destacar também a prestação do Hugo Soares, meu navegador, que neste seu primeiro ano de “Pendura” nas regularidades, conseguiu o Vice Campeonato na Classe H e ser 4º absoluto no Troféu em igualdade pontual com o Vice-campeão 2009 e Campeão de 2008, o consagrado João Sismeiro.

Para o ano há mais…

Bjs e abraços,
JF

  Jose Familiar - 01-12-2009 às 18:53
 (Cont.)

E vamos para o “caso” da manhã, em que um “erro de simpatia” nos kms da carta de controle em relação ao posicionamento dos CHSP (estavam 57 em vez de 67km a somar à referencia) leva-nos a ir na PEC à procura dos CHSP e… nada no primeiro,… nada no segundo,… por esta altura surge a duvida clássica e habitual de: estamos enganados, só pode… vai de ver o road book e nadinha de virar para lado nenhum (era só para lá dos 110km),… zuca truca, zuca truca, vamos indo e vemos entretanto o Queiroz na Julinha a fazer-se ao 3º CHSP... que também lá não estava o pensamento agora era de que, como o tempo estava bera, os controladores não tinham tido tempo de montar os primeiros controles, vai dai lá fomos com atenção (moderada) nos locais (supostamente) de controle e…nada de nada até que quando virámos à esquerda para o Covelo, lá estava uma Toyota com o CHSP montado (?). No nosso entender (naquele momento) qual era aquele controle?! Bem, grande confusão dentro dos carros (nosso e do controlador), pois que aquilo não batia com nada para nós o controle estava 2km´s mais cedo, e para o controlador nós estávamos como que “perdidos”, quase a parar e sem reacção com papéis pelo ar dentro do carro… zzzzrrrrzzzzrrrzzzz… isto era o ruído dos cérebros a tentar trabalhar,… mais zzzzrrrrzzzzrrrzzzz… e uns quatro zzzzrrrrzzzzrrrzzzz depois decidimos ir andando à média de 50km/h até ao fim do troço apanhando todos os controles pela frente (escusado será dizer que tivemos de recuperar um bocadinho).

Como antes dos CHSP tínhamos estado a “pastar” lá atrás com um tempo “dado de bónus” pelo organizador para os controles, o mesmo fez-nos falta para chegar ao CHC antes do almoço, pois que, quando apanhei o “Grupo” que ía à minha frente liderado pela Ana Mexia, mais o João Queiroz e o Paulo Marques (o tal que é presidente de um Clube Alfista, anda de BMW e gosta de Porsches…) numa estrada molhadinha e “carregada” de gasóleo, tínhamos cerca de 7 minutos para fazer 14kms, um fartote. Ainda deu para ver o Paulo a fazer uma “figura de estilo”, mesmo à nossa frente quando o “macho” se empinou um bocadinho mais que o desejável,… e para acompanharmos a Guida no Golf a coisa não estava muito fácil.
Todos os CHSP e o CHC foram anulados.

2ª Etapa:

Já “refasteladinhos” na poltrona do Alfa e de papo cheio, lá fomos tranquilamente para a secção da tarde que, ora se abriam as portas do céu, ora era um “fog” do “catano”… e assim fizemos a 1ª PEC da 2ª Etapa… que acabámos com 12pts por força de a mesma começar a subir (p’ra chuchu), e como saímos no tempo certo “toma lá que já almoçastes” o que até era verdade, pois o Carlos Cruz pôs um controlo logo aos 40m(?) e outro aos 150m(?) a seguir a um gancho à direita, o que acabou por beneficiar quem arriscou e arrancou mais cedo (como nós pensámos que o controle estava a controlar a partida à hora, levámos com a “mostarda”)…

2ª PEC – Num nevoeiro porreiro e chuva do melhor, lá fizemos a PEC e colhemos 5pts…

3ª PEC – CHSP – estamos (eu e o Hugo) a trabalhar e a evoluir neste tipo de prova, tentando organizar as coisas dentro do carro, vai daí, colhemos 8pts, sendo que me embaralhei na distância (100mts) e entrei pelo penúltimo controle dentro como se não houvesse amanhã (7pts por avanço) e mais um por avanço no seguinte (palermice minha da mais pura qualidade “Late Harvest”) e que acabou por custar um bocadinho a engolir (vitória à Geral, Vice Campeonato, etc, etc, etc,…).

(Cont.)
  Jose Familiar - 01-12-2009 às 18:51
 Rali Terras do Norte 2009… a prova dos “empatas”,… eles só andam a 50km/h.

Boa tarde,

Em primeiro lugar os Parabéns à tripla Jorge Dinis/Tiago Caio/Porsche 911 pelos 55pts e merecida vitória no Rali foram os mais regulares.

Em segundo lugar, Parabéns às meninas do Golf Gti verde (uma boa cor) Ana Mexia Leitão/Magda Ferreira, que na realidade acabaram com os mesmos 59pts que eu e o Hugo, mas pelo critério dos regulamentos da FPAK para o desempate, ficaram com o 3º lugar cada vez está mais próximo aquilo que já não vai ser surpresa…!!!

Em terceiro lugar, Parabéns aos meninos do AlfaNord, Camelo e Tertuliano do Ferodo Queimado que andam de BMW, que também acabaram com a mesmíssima pontuação que nós (e da Ana/Magda), com a curiosidade acrescida de ambos termos feito 19pts de manhã e 40 à tarde portanto, somos uma cambada de “empatas” é o que é…

NOTA: O critério de desempate no Troféu é: o resultado de cada equipa na 1ª PEC se subsistir o empate será o resultado da 2ª PEC e assim sucessivamente o engraçado disto tudo é que na primeira PEC empatámos os três e teve de ser a 2ª PEC a desempatar a coisa. Foi por este facto que momentaneamente apareceu nas pautas a Ana Mexia em 2º lugar e o Paulo em 3º, mas após a costumeira análise, verificou-se que nós os três tínhamos empatado na primeira PEC, por isso passámos à 2ª. Constatado o lapso, este foi denunciado à Organização (com Fair Play) pela Ana Mexia e pela Magda… e com essa atitude “perderam” não só o 2º lugar na prova, mas mais importante, o Vice Campeonato e a Vitória na Classe H no TNRR, já que o Caneco das Senhoras já lá cantava.

Uma palavra de agradecimento também ao Carlos Cruz e à sua equipa que, apesar de algumas coisas não terem corrido como idealizou, corrigiram de pronto o que correu menos bem. Foi pena a “relativa” pouca afluência de concorrentes, tanto mais quando há bem pouco tempo houve “a outra prova” com 75 “clientes” mas penso que a isso não será alheio a menor visibilidade e o pouquíssimo tempo de exposição mediática (e divulgação) dado pelo organizador à prova (pouco mais de 15 dias), facto que a ser revisto para o ano (assim a FPAK desça à terra e perceba que as provas só se realizam se houver concorrentes) certamente se revelará profícuo.


A nossa prova:

1ª Etapa:

Partimos para a 1ª PEC da manhã com a mais que normal calmaria dentro do carro, pois que vamos a 50km/h, na opinião de muitos (que nunca puseram os pés num RR Sport), é devagar, o problema surge é nos ganchos a subir onde os 1290cc e +/- 100cv do Alfa se tornam “curtos” e só se fazem à custa de levar o motor para lá das 7.000rpm…

Nesta primeira PEC apesar do nevoeiro a coisa até correu muito bem (como se veio a revelar mais tarde), pois ganhámos a PEC à Geral com 2 pts em quatro controles … empatados com mais uns quantos, inclusive a Ana Mexia e o Paulo Marques
.
Na PEC 2 voltou tudo a correr dentro dos parâmetros e fizemos o 1º lugar à Geral com 5 pontos em outros tantos controles, em parceria com o Jorge Dinis e…

… aí vamos nós a dar ginja para a PEC 3 onde fomos brindados com 10 pontos (ainda estou para saber como foi isto em 4 controles EH EH EH). No primeiro gancho apanhamos logo 3 e 4 pontos que é para abrir a pestana. O curioso disto tudo é que dentro do carro, o máximo que atrasámos para o 2º controle foi de 20 metros…!!

PEC 4 – Ora de volta aos estimados fotógrafos, o automóvel resolve dar um ar da sua graça e “despipa-se-me” mesmo à frente da “turma dos fotógrafos” e tunga, foi com grande sorte que não dei barraca (ou por outras palavras, foi uma “mão” que nos amparou)… para fazer o 3º lugar na PEC com 2 pontos.

(Cont.)
  Ivo Tavares - 28-11-2009 às 22:50
 Epá tá animado isso :D
  António Ramos - 28-11-2009 às 22:39
 Alterações na classificação geral do "TERRAS DO NORTE 2009", segundo parece, por força da aplicação de critérios de desempate!

Aqui fica a classificação dos 15 primeiros:

Notícia de última hora: CLASSIFICAÕES DO RALLYE TERRAS DO NORTE 2009 (top ten):

1º - Jorge Dinis / Tiago Caio - PORSCHE 911 SC
2º - José Familiar / Hugo Soares - ALFA ROMEO 1300 GT JÚNIOR
3º - Ana Mexia / Magda Ferreira - VW GLF GTi
4º - Paulo Marques / João Martins -BMW 1600
5º - Parcídio Summavielle / Helena Carvalho - OPEL 1904 SR
6º - João Mexia Leitão / Nuno Machado - PORSCHE 911
7º - João Vieira Borges / João Martins - BMW 635 CSI
8º - José Manuel Matos / João Serôdio - VOLVO 144 S
9º - Ricardo S. Cardoso / Ricardo S. Cardoso - MERCEDES 280 SE
10º - Vítor Borges da Costa / João Botequilha - PORSCHE 911
11º - João Queiroz / Pipa Queiroz - ALFA ROMEO GIULLIA
12º - Sinel Martins / Francisco Fonseca - BMW 2002
13º - José Grosso / João Sismeiro - BMW 2002 Tii
14º - Cipriano Antunes / Vicente Antunes - AUDI QUATTRO
15º - Edgar Botelho Moniz / António Batista - VOLVO PV 544

  António Ramos - 28-11-2009 às 21:49
 Notícia de última hora: CLASSIFICAÕES DO RALLYE TERRAS DO NORTE 2009 (top ten):

1º - Jorge Dinis / Tiago Caio - PORSCHE 911 SC
2º - Ana Mexia / Magda Ferreira - VW GLF GTi
3º - Paulo Marques / João Martins -BMW 1600
4º - José Familiar / Hugo Soares - ALFA ROMEO 1300 GT JÚNIOR
5º - Parcídio Summavielle / Helena Carvalho - OPEL 1904 SR
6º - João Mexia Leitão / Nuno Machado - PORSCHE 911
7º - João Vieira Borges / João Martins - BMW 635 CSI
8º - José Manuel Matos / João Serôdio - VOLVO 144 S
9º - Ricardo S. Cardoso / Ricardo S. Cardoso - MERCEDES 280 SE
10º - Vítor Borges da Costa / João Botequilha - PORSCHE 911
  Carlos Cruz - 27-11-2009 às 17:13
 Muita Atenção
o Km Padrão deverá ter a seguinte redacção:
Troço de Aferição

Na EN 311 no troço entre o final do IC 5 de Fafe para Cabeceiras de Basto

Estando em Fafe vá em direcção a Cabeceiras de Basto, no final da via rápida entre na EN 311 e passados cerca de 1Km encontrará a placa de INICIO de povoação MARINHÃO. Dessa placa à Placa de INICIO de povoação MOREIRA DE REI percorrerá 2,08 Kms.
No Sentido contrário e Nessa mesma placa de MOREIRA DE REI (AGORA DE COSTAS) até à placa de INICIO de povoação ESTORÃOS percorrerá 2,31Kms
Estes dois troços de aferição estão marcados com placas de INICIO E FINAL DE KM DE AFERIÇÃO NOS PÉS DAS REFERIDAS PLACAS.

Uma boa Viagem para todos
Carlos cruz
  75america - 27-11-2009 às 06:22
 Copio aqui post colocado por mim no forum do alfanord:

"Para nós, alfistas, além de todos os pontos de interesse que são termos alguns amigos a participar em montadas de outras marcas (tss tss ), 3 pontos de interesse especiais:

- O Zé Familiar com o seu carro com maior palmarés, o 1300 GT Junior
- O Luis Ramos, a repetir a participação que fez com a Berlina nas 24h, com um brilhante resultado de estreia
- Surpresa das surpresas: O decano, veteranissimo, campeonissimo e mais internacional de topos os regularistas portugueses (incluindo algumas participações no mitico Monte Carlo), João Queiroz, a participar na bella Giulia Rally, cedida pelo José Familiar. Quanto a mim, vai ser a prova provadinha que a unica maneira de ele chegar ao fim sem pannes é mesmo ir de Alfa!!!! BMW''s e Porsches é só para quem não tem Alfas!!

(Não é inédito, depois de 3 ralis seguidos a ficar pelo caminho com problemas no BMW, o campeão em titulo Zé Grosso, alinhou nas 24h em Alfa Romeo e sacou o 2º lugar, que lhe permite neste momento ainda estar em luta pela revalidação do titulo)."

Ao que acrescentaria ainda que o unico BMW que não tem dado problemas de maior, se vai safando eventualmente por alguma influencia alfista...

E agora a ver se durmo 2 horas para depois ver se o carrito me leva para cima ou não.

Abraço
Paulo Marques
  Viperoan - 26-11-2009 às 16:24
 amigo Carlos Cruz, acabo de analizar a lista de inscritos e verifico que certamente por não ter enviado não consta da mesma a nossa equipa (cipriano & antunes, s.a.) nem o nosso numero de licença desportiva (1561 - 1015) condutor/navegador.
espero tambem que tenha reservado hotel para as duas noites.

cumprimentos
cipriano
  João Queiroz - 25-11-2009 às 23:23
 Boa noite,

Pois que a memória já vai pregando umas partidas.

E já me lembrei de mais dois: VW POLO GT, da Marta, tal como o Mini (Rali João Marques) e FIAT 500 (Rali Auto Museu do Maia), o tal em que fomos ultrapassados por uma roda.

Obrigadpela lembrança.
  Carlos Cruz - 25-11-2009 às 23:23
 Só mais uma pequena notinha:
Definitivamente o RB assim como a carta do controle só será entregur sábado a partir das 9 horas.
Quanto a da 2ªsecção apenas será entregue á chegada da 1ªSecção.
CC
  Carlos Cruz - 25-11-2009 às 21:51
 Peço desculpa de não ter dado grandes noticias nos últimos dias, mas houve situações que me ocuparam bastante mais tempo do que aquele que bseria o normal, e de facto prejudiquei umpouco as nossas noticias.
De facto e depois de ler as diveras mensagens aquele que me faz algumas perguntas é o João Queiroz.
Pois meu amigo já vai aparecer na lista de inscritos com a nova viatura.
Já agora julgo que quando inumerou os carros com quen fez provas lhe faltou um mini com que fez um Rallye aquando do salão do Porto.
No que se rfere ao KM padrão o mesmo terá uma indicação de Inicio de Km Padrão e Final km Padrão no pé da Placa que em todos os casos é de inicio de povoação. Espero poder fazer um traço amarelo de tinta no alcatrão se a chuva o permitir.
Quanto á list ade inscritos será enviada hoje para todos os sites.

CC
  carpinteiroalbino - 25-11-2009 às 11:46
 Bom Dia,

Então e uma listinha de inscritos?
Ainda não há?
Gostava de ver quantos inscritos há e qual o número do meu primo Nuno Albino, que vai fazer a sua primeira prova, acompanhado pelo navegador com mais provas, o Fifé, num "potente" Datsun 1200.
Boa prova para todos os participantes e organizadores.
Abraços

ECA
  João Queiroz - 24-11-2009 às 14:11
 Boa tarde,

Só para dizer que esta viatura não é novidade nos RH.

Bem pelo contrário. É a Giulia do meu "team mate" José Familiar que fez o favor de a emprestar para este rali.

Obrigado Zé
  rui lima - 24-11-2009 às 13:51
 é muito bom saber que vao aparecer uns "carritos" não "habitue"

isso so para dizer , que confirmo a minha presença por terras de Fafe,
assim bem cedinho estarei por la , certamente estarei nos locais "menos" habituais, so espero andar e nao me perder

se nao for mais

um , ate breve

RUI LIMA
  João Queiroz - 24-11-2009 às 12:57
 Amigo Melim,

Estiveste bem com essa das curvas.

Quanto ao Alfa não me pareceu nada pirata na voltinha que lhe dei, até que me pareceu bem “legal” (não sei se topas a brasileirada).

Quanto às coisas que lhe “colocas” parecem-me mais um mito urbano. Travões tem, se são Porsche ou não, não sei, até porque a Porsche vai buscar essas coisas aos mesmos fabricantes que a Alfa e outros fabricantes diferencial autoblocante também lá está e “cheirou-me” a Alfa (de qualquer forma não evitou que fizéssemos uma pirueta que não estava prevista no “road-book”) a caixa, essa, é uma Alfa, de certeza, pela demora no tempo de passagem! (já prometi a mim mesmo e vou repetir cem vezes na sexta feira que vou passar as mudanças devagarinho e tentar não partir a alavanca!!!) motor bem de série que puxa em baixo que é uma maravilha (parece um diesel ou o anterior motor do carro do Nuno), de tal forma que a direito arranca em segunda nas calmas.

Carrinho muito bem feito de suspensões e travões, bem equilibrado, uma maravilha. E réplica de um modelo existente (homologação África do Sul). Com tantas qualidades, só espero não deixar ficar mal a marca que, para quem não saiba, é uma das minhas preferidas.

Apesar de andar de alemães nos últimos anos, e onde tenho mais provas feitas, sabes que andei nestas andanças em mais carros italianos do que de outras nacionalidades?

Isto fez-me, aliás, rebobinar um bocadinho e chegar à conclusão que nestes 35 anos (já ou só) utilizei, com a Giulia, doze carros: 1 FIAT 125S (GA –) 2 FIAT 124 SPIDER (DN – ao lado do Henrique Brites e BM –) 1 FORD ESCORT MKII (IZ – ao lado do Henrique Brites) 2 LANCIA THEMA (UG – e – DE –) 1 SUBARU (- BM) 2 BMW 2002 (IH – e ST do Nuno) 1 VW GOLF GTI (do Camilo, não sei a matrícula) 1 PORSCHE 924 TURBO (FC –) 1 ALFA ROMEO GIULIA (FH –)

O que dá 6 italianos, 4 alemães, 1 inglês e 1 japonês.

Abraço
  Melim - 23-11-2009 às 21:44
 João Queiroz

Desculpa o meu erro, mas o "S" é por cima do "Z" e no Código de estrada é " curva à direita e contracurva " ou " curva à esquerda e contracurva ", é quase igual mas é totalmente diferente.
Está rectificado.
Um abraço
A.M.
  Melim - 23-11-2009 às 21:43
 João Queiroz

Desculpa o meu erro, mas o "S" é por cima do "Z" e no Código de estrada é " curva à direita e contracurva " ou " curva à esquerda e contracurva ", é quase igual mas é totalmente diferente.
Está rectificado.
Um abraço
A.M.
  Melim - 23-11-2009 às 21:25
 Amigo Queirós
Afinal vais participar num AlfaRomeo pirata ? Será aquele que tem bombas de travão da Porsche, diferencial de Maserati, caixa de velocidades da Fiat e motor GêTêA ? Uma autêntica manta de retalhos, que por sinal é uma verdadeira bomba. Vê lá se deixas ficar mal a Marca!!!
Um abraço e boa prova
A.M.
  João Queiroz - 23-11-2009 às 19:24
 Boa tarde,

Carlos posso fazer aqui a alteração da viatura, já que não há indicação de e-mail, ou é necessário enviar uma ficha de inscrição com os dados novos?

Pelo sim, pelo não, fica já feito aqui o pedido de substituição, sendo a viatura a considerar seguinte:

Marca: Alfa Romeo
Modelo: Giulia Super
Cilindrada: 1976cc
Matrícula: FH-97-89
Data Matricula: 30-Mai-1972
Chassis: AR-2265800

Uma outra pergunta, esta relacionada com o troço de aferição. No sentido Cabeceiras - Fafe, a placa a considerar é a de início ou de fim da localidade?

Saudações desportivas
  Edgar Botelho Moniz - 21-11-2009 às 00:23
 Enviei ontem ao fim da manhã a minha inscrição por Fax.No entanto não fiz referencia à dispensa de alojamento para as duas noites.
Até sexta feira
  Carlos Cruz - 20-11-2009 às 22:59
 Ainda não terminaram as inscrições, falta pouco mas entretanto já temos mais as seguintes:
- Olga Magalhães - Américo Costa
- Francisco Couceiro - Tasso Caio
-Angel Monteagudo - Francisco Hernandez
- Paulo Marques - João Martins
-Cabral Menezes - Luciano Carvalho
- José Manuel Matos - João Serôdio
- Filipe Freitas - Nuno Ferreira
- João Ralha - Pinto da Fonseca
- Nuno Albino - Filipe Fernandes
- Rui Ribeiro - César Freitas
-Sinel Martins - Francisco Fonseca

por agora é tudo, segunda feira sairá a lista definitiva.

Melhores Cumprimentos
cc
  Carlos Cruz - 20-11-2009 às 22:59
 Ainda não terminaram as inscrições, falta pouco mas entretanto já temos mais as seguintes:
- Olga Magalhães - Américo Costa
- Francisco Couceiro - Tasso Caio
-Angel Monteagudo - Francisco Hernandez
- Paulo Marques - João Martins
-Cabral Menezes - Luciano Carvalho
- José Manuel Matos - João Serôdio
- Filipe Freitas - Nuno Ferreira
- João Ralha - Pinto da Fonseca
- Nuno Albino - Filipe Fernandes
- Rui Ribeiro - César Freitas
-Sinel Martins - Francisco Fonseca

por agora é tudo, segunda feira sairá a lista definitiva.

Melhores Cumprimentos
cc
  bralca - 20-11-2009 às 18:14
 Já enviei a minha para o fax 220318993
Manuel Cabral Menezes / Luciano Carvalho - datsun 260 Z

Abraço
Manuel Cabral
  75america - 20-11-2009 às 04:17
 Insc enviada por email para geral@demoporto.com

Abraço
Paulo Marques
  75america - 20-11-2009 às 03:55
 Carlos Cruz,
PF considerar a inscrição de Paulo Marques / João Martins / BMW 1600.
A ficha de inscrição segue esta sexta feira.
Abraço
Paulo Marques
  João Queiroz - 19-11-2009 às 21:40
 Boa noite,

Então, não há mais comentários?

Inscrições?

Saudações desportivas
  António Ramos - 18-11-2009 às 12:46
 Nos últimos 3 Rallyes o GOLF GTi manifestou problemas mecânicos que tiveram as seguintes consequências:

- Impediu-nos concluir o Rallye da Guarda (motor partido)
- Não nos permitiu concluir o "EntreSierras" com normalidade. Fizémos cerca de 50% do Rallye com o carro a falhar e inclusivamente tivémos de parar algumas vezes! O diagnóstico foi o de avaria no módulo da ignição elecrónica. Foi substituído antes do "24 HORAS DE PORTUGAL"
- Nas "24 HORAS" tivémos o carro a falhar na PEC-12, após passarmos por um buraco mais fundo na estrada. Com alguma dose de sacrifício (do carro e nossa), conseguimos concluir a PEC sem ter penalizado muito! Tivémos sorte que os últimos controles da PEC estavam colocados em zonas a descer!... Conclusão: o problema não era afinal do módulo da ignição, mas sim da balança da injecção mecânica!

Por outro lado, o motor comprado na sucata não está com muita saúde, não apresentando níveis de fiabilidade e performance que nos transmitam confiança e tranquilidade.

Por tudo isto e porque também estou a braços com Gripe, não sei se A, B ou C, mas que me obriga a estar de quarentena nesta altura, faz com que grande pena minha, não seja possível participar no Terras do Norte 2009. A prioridade neste momento é tratar de colocar o GOLF a 100% para aventuras regularistas futuras!

Aproveito o ensejo para apresentar os meus votos de sucesso ao Carlos Cruz e à sua equipa na montagem e ução do Rallye. E, relativamente aos concorrentes inscritos e aos que ainda certamente se irão certamente inscrever, desejo, acima de tudo, que se divirtam e passem um excelente fim-de-semana rétro desportivo pelas Terras do Norte.

Ouvi dizer que o Carlos Cruz irá manter a sua imagem de marca no design dos seus Rallyes (e ainda bem que assim é! É óptimo que não sejam todos semelhantes), com muitos CHSP''s, etc., mas, também me chegou a informação, não sei se verdadeira ou falsa, de que o Carlos Cruz irá entregar a(s) carta(s) de controle na sexta-feira à noite, durante as verificações administrativas?!... Será mesmo verdade?!... A verificar-se isso, aplaudo desde já essa opção estratégica, facilitadora do trabalho dos navegadores e que não retirará, por certo, competitividade ao Rallye, na estrada.

Votos de um bom Rallye para todos, sobretudo para a agendada luta de gladiadores pela vitória no TNRR 2009!...

  João Queiroz - 18-11-2009 às 10:25
 Bom dia,

Carlos, agradeço a reserva de um quarto duplo para sexta e sábado.

Ainda estou a ver muitos "faltosos". Só já faltam três dias...

Paulo, pergunta ao Zé Grosso. Ele resolveu levando um Alfa, enquanto não faz o tratamento completo anti-bruxedo no BM. Não sei se é pista ou se há outra solução.

Eu, como se nota pelo pedido, estou inscrito, não sei é em quê!Mas vou tentar não deixar escapar os euritos.

Saudações desportivas
  75america - 18-11-2009 às 01:18
 Ainda não me é possivel confirmar a presença, por doença electrica misteriosa no bolide. A ver vamos se se resolve. Alguem tem o contacto do tal bruxo do Ronaldo?

Carlos Cruz, ratoeiras não queremos, mas no resto desejo um rally à Carlos Cruz!

Abraço
Paulo Marques
  Carlos Cruz - 17-11-2009 às 23:56
 Meus caros amigos, ai vão mais alguns dos inscritos:
José Grosso - João Sismeiro
Parcidio Summavielle - Helena Carvalho
Carlos - Ricardo Seara Cardoso
Ana Mexia Leitão - Magda Ferreira
João Mexia Leitão - Nuno Machado
António Silva - Pedro Vaz
José Ribeiro - Cacilia Monteiro
João Queiroz - Pipa Queiroz
João Brito - Susana Brito
Fernando Cordeiro - Rui Martins
João - Susana Vieira Borges
Parcidio Summavielle - Jorge Oliveira

Os atrasados ains se podem inscrever até 6ªFeira.
O Rallye deste ano não tem as famosas ratoeiras do CC.
É um óptimo rallye para principientes, a dificuldade poderá apenas existir pelas condições climatéricas.

Até Breve
Carlos CRuz
  Carlos Cruz - 15-11-2009 às 22:18
 Ai Vão o nome dos inscritos até á presente data.
José Familiar- Hugo Soares - Alfa Romeo
Jorge Dinis - Tiago Caio - Porsche
Pedro Fernandes - Ford Escort
Cipriano Antunes - Vicente Antunes - Audi Quatro

Logo que tenha mais inscrições, divulgarei

Carlos Cruz
  Jose Familiar - 13-11-2009 às 18:37
 Boa noite,
Confirmo que preciso de dormida (2 noites).
Abraço
JF
  Carlos Cruz - 13-11-2009 às 00:15
 JF a sugestão é boa e fareoi concerteza aquilo que me pede.
Mas neste momemto apenas tenhoa a sua incrição
Já agora sugiro a todos quantpos se inscreverem que indiquem se necessitam de dormida.

cc
  Jose Familiar - 12-11-2009 às 20:48
 Boa noite,
CC, já enviei a minha inscriçãozinha.
É só uma sugestão, mas seria interessante ir(es) actualizando aqui a lista.
Abraço
JF
  Carlos Cruz - 11-11-2009 às 23:53
 Acabei de enviar oregulamento e boletim de inscrição para o rallye terras do Norte.
Vai ser uma prova muito compacta com apenas 310 Kms, com duas secções. A primaneira com 144 Kms e a segunda com 166:
Começa ás 10 horas em Fafe e termina no mesmo local cerca das 19 horas, ao que seguirá um jentar com distribuição de prémios.
Aguardo as vossa inscrições.
Qualquer esclarecimento, estou ao dispôr.
cumprimentos
Carlos Cruz