Fotos de João Rodrigues e Helder Valente
Crónica de João Rodrigues
Caros Amigos
João Rodrigues e António Caldeira acabaram de participar no Rally Mundial Fiva em Itália, organizado pelo Automotoclub Storico Italiano, conduzindo um Mercedes 190 C de 1964. Este foi exemplar no seu comportamento, percorrendo uma distância de cerca de 1800 kms. O percurso iniciou-se em Turino e passou pelas seguintes cidades: Génova, La Spezia, Piza, Siena, Roma, Perugia, Rimini, Vila Franca de Verona onde há o famoso museu automóvel de Nicholis e terminou na bonita cidade de La Stresa
Além da nossa presença, faziam parte do team português: Hélder Valente acompanhado da sua navegadora Júlia Valente, conduzindo um Porche 356 de 1962, que começou o percurso de Portugal para Itália e vice-versa. Parabéns a este team de aço
Ambos chegamos ao final da prova, nos primeiros lugares.
A prova não teve classificativas, foi uma réplica da de 1901, em que o objectivo era chegar ao fim e sempre em grande velocidade, as médias deste rally eram superiores a 100 kms/h. Tratou-se de uma prova de resistência.
Parabéns à organização e os carabinieri que com a sua perícia foram excelentes batedores para todos os participantes do rally.
Não há palavras para descrever a qualidade da frota automóvel presente, desde Ford A, Rolls Royce, Lagonda, Blentley, Mercedes, Porche, Maseretti, Alfa Romeo, Lancia, Fiat, MG e muitas marcas.
Foi uma experiência muito gratificante, pelo convívio e comportamento de todos os participantes. Os Hotéis e a comida foram de 5 estrelas.
O team português, foi agraciado com um presente pela sua participação, entregue ao nosso embaixador de rallys António Caldeira, que proferiu um discurso onde teceu elogios à organização, policia italiana e à presença de todos os países ali representados.
Agradecimentos a todos os que nos desejaram o melhor resultado para a nossa prova.
Um especial agradecimento ao meu navegador, Antonio Caldeira, considerando-o o melhor navegador Ibérico.
Cordiais cumprimentos,
João Rodrigues