Pois meus amigos, foi isso que aconteceu, pois fomos quinze entre 7, 11 e15 cavalos o que deu um media de 184,5 cavalos que no principio do mes resolveram invadir FRANÇA, e limpar o bom nome PORTUGUES, que desde as invasões ao nosso território efectuadas pelo general Napoleão Bonaparte o nosso bom nome estava por limpar.(pensamos que mesmo com todos os precalços de alguns dos nossos cavalos o nosso bom nome ficou bem polido, ou seja bem limpinho.
Mas passo a descrever: partiram de Lisboa em cima de camions os nossos melhores cavalos com destino a PARIS, cidade onde se iriam iniciar as hostes. Tdo correu bem até ai, pois no dia 8 de julho iniciamos a invasao com destino a DUNQUERQUE, pois segundo reza a história é nessa grande cidade que se toma a resoluçao das grandes lutas,foi na segunda grande guerra e foi agora na nossa grande invasao, com destino a ARRAS.
(COMEMORAÇAO DOS 75 ANOS DA TRACTION).
Com alguns precalços, e apenas uma baixa que foi recuperada até á nossa invasão em ARRAS, chegamos a DUNQUERQUE, onde pernoitamos e aí alimentamos e cuidamos devidamente da nossa cavalaria.
Na manha seguinte partimos em direção a ARRAS, onde já se encontravam estacionadas as cavalarias aliadas, que eram de um tal potencial, que logo ali sentimos que a batalha estava ganha.
Segundo a organizaçao eram cerca de 1200 viaturas traction (arrastadeiras), entre copês, cabrioletes, turismos etc. todas elas extraordinárias, a ponto de a opinião geral de que só por ver aquela paisagem já tinha valido a pena a viagem.
Gostaria imenso de transcrever para todos o prazer que senti ao participar e ao ver o que de belo tinha áquela grande concentração, pois não pensava que fosse possível juntar tanto carro da mesma marca e modelo e todos eles com um grande historial atrás deles, era belo demais.
Depois da grande pleia, chegou a segunda feira, onde partimos nós Portugueses á conquista de mais espaço e subimos novamente em direcçao ao Atlantico onde depois de o encontrarmos, começamos a navegar para Sul, onde pernoitamos afim de recuperarmos forças para no dia seguinte invadirmos PARIS, chegamos no dia 14 julho preparamos os cavalos para o regresso á Pátria e então com a infantaria resolvemos invadir os campos ELÍSIOS, onde assistimos parcialmente ás comemorações do 14 julho, foi interessante.
Chegamos ao fim com a toda a cavalaria á excepçao de uma montada que se cansou pelo caminho e teve que fazer o resto do percurso a reboque.
Retirando estes pequenos precalços este incursão por terras Gaulesas foi deveras agradável, pois não só deu-nos a oportunidade de testarmos as nossas máquinas durante 1.080 km como nos proporcionou um convívio muito interessante, já marcamos lugar para regressar para as festas dos 100 anos. convidamos todos aqueles que queiram participar nos 100 anos da ARRASTADEIRA. (TRACTION).
Logo que possivel enviarei fotos de toda esta viagem bem como da grande concentraçao.
um abraço
Cipriano Antunes