Ponte de Prata fechou o seu primeiro ciclo com o jantar de entrega de prémios que contou com a presença de mais de 80 pessoas entre portugueses e espanhóis , nas magníficas instalações do Clube de Campo de Vigo.
Quando os promotores avançaram há pouco mais de um ano para esta organização ambiciosa , um factor era importante tornar claro ás diferentes provas que iriam pontuar para o Trofeu Ponte de Prata, a flexibilidade dos regulamentos e a ampla plataforma organizativa que o modelo oferecia, pois mais que tudo era importante que os vários clubes organizadores , pudessem organizar as suas provas dentro do seu próprio perfil, e desta forma o sucesso veio a ser atingido com naturalidade , e o verdadeiro espírito de amizade e companheirismo entre os entusiastas dos dois países saiu realçado e fortalecido.
Sete provas foram preparadas permitindo a inscrição a mais de 250 equipas , resultando mais de 500 participantes pontuados , totalizando cerca de 1600 km de um museu vivo na estrada , com participantes de mais de oito países e ainda alguns muitos milhares de pessoas que puderam ver evoluir todos estes magníficos automóveis , desde a Corunha até Aveiro, resultando provavelmente no maior troféu jamais realizado entre os dois países , em regularidade histórica.
Iniciando-se o troféu com o prestigiado Rali de Invierno , que por estradas da Galiza fez evoluir mais de cem participantes numa prova competitiva de dois dias , e que pontuava apenas para as classes E, F e G, passadas umas semanas teve lugar o carismático Rali Rias Bajas que levou cerca de 80 automóveis de novo as belíssimas estradas Galegas pontuando para os Pos 45.
O Rali Terras da Maia não menos prestigiado e que de novo colocou na estrada um excelente grupo de 121 automóveis desde anos 20 até aos anos 70 , pontuando esta prova para todas as classes pré 45 e pós 45 ou seja , B,C,D,E,F e ,G, fez com que o Ponte de Prata viesse a Portugal e se já nas duas anteriores provas o fluxo de participantes Portugueses teve um impacto significativo nas organizações das duas provas , aqui no Terras da Maia foi de novo este um dos principais factores de sucesso , registando-se de novo a participação de mais de 40 equipas estrangeiras.
A excelente moldura de participantes destas três provas iniciais teve sequência com o Rali Automobilia que de novo ofereceu aos participantes das classes E,F e G a possibilidade de pontuar para o troféu , resultando uma excelente prova com mais de 60 participantes, que por terras de Aveiro veio a registar um sucesso assinalável, desta vez com espanhóis em lugares de destaque.
O Trofeu Ponte de Prata volta a Espanha com nova prova pestigiada, que oferece aos participantes das classes B,C,e D um magnífico fim de semana com um adicional concurso de elegância com traje de época. O Rali Teresa Herrera leva assim ás estradas da Corunha , mais um excelente grupo de magníficos automóveis evoluindo por estradas lindíssimas desta região Galega.
Ficando ainda por Espanha até ao final do troféu , foi possível de novo registar um sucesso muito visível com a prova do Rali Clube de Campo pontuando de novo para os pré 45 , com mais de 60 participantes e um lote fantástico de viaturas , assim como uma assistência entusiasta de alguns milhares de pessoas na estrada e nos locais de concentração, manifestando o seu apoio aos concorrentes , como aliás foi pratica comum em todas as provas do Troféu Ponte de Prata.
É o Rali de Ferrol que encerra o Trofeu Ponte de Prata com nova interessante prova que mobilizou mais de 40 participantes e que pontuava para as categorias E,F e G.
Voltando á cerimónia de entrega de prémios que neste primeiro ano teve a colaboração do Centro Porsche Porto e da Alfanord que premiaram os 3 melhores classificados nas respectivas marcas, esperando-se novas marcas a aderir ao Troféu Ponte de Prata com prémios monomarca ou monoclube.
De salientar entre os premiados um forte equilíbrio entre participantes portugueses e espanhóis e que acaba por ser interessante dado o facto de apenas terem pontuado três provas nacionais (já que o Terras da Maia contou para as duas categorias).
Com a presença de todos os representantes das sete provas que contaram para o troféu , fica a vontade expressa de todos de que a segunda edição se apresente e que pelo menos venha a representar o mesmo sucesso desta edição inaugural.
A todos os participantes o muito obrigado dos promotores , pois foi a participação entusiasta de todos que construíram o sucesso deste troféu , assim como um fortíssimo agradecimento ás organizações que acreditaram na ideia e que contribuíram para que o Primeiro Trofeu Ponte de Prata passasse a representar um marco Histórico nas relações desportivas entre os dois países.