Realizada no passado Sábado, dia 15 de Setembro, a VII Tertúlia Sportclasse foi dedicada às memórias do Circuito de Vila do Conde. Abandonando pela primeira vez as instalações da Sportclasse em Lisboa, este encontro foi excepcionalmente organizado em Vila do Conde, mais precisamente nas instalações do Seca Bar, situado junto à famosa Curva do Castelo.
No local, estiveram presentes mais de 150 entusiastas, que puderam presenciar uma animada conversa, moderada por Ricardo Grilo, José Mota Freitas e Rui Sanhudo.
Entre os vários pilotos participantes, podemos referir os nomes de Carlos Gaspar, António Rodrigues, Carlos Rodrigues, Rui Lages, Miguel Correia, João Baptista, Fernando Baptista, Luís Sena de Vasconcelos, Rufino Fontes, Alexandre Guimarães, Daniel Vidal, Alberto Freitas, Luís Alegria e Nuno Pimenta. Histórias, aventuras, desventuras, sonhos e azares, os convidados partilharam com todos os presentes as experiências por si vividas entre os anos 60 e o final do circuito, em 2003.
Durante o encontro, foi oferecida a Carlos Gaspar uma miniatura à escala 1/32 do seu antigo Lola T280 do Team Bip, um ``slot car`` cujo lançamento mundial foi feito no decurso do evento. Num momento inédito, o antigo piloto ensaiou o Lola numa pista de ``Slot`` que reproduzia o traçado do antigo circuito de Vila do Conde, tal como ele se encontrava nos anos 70. Em complemento, estiveram expostos alguns carros reais, representativos das corridas do passado, como o Porsche 914/6 GT de Jorge Nunes, o Unipower GT de Rui Sanhudo, o Mini Grupo 5 de J.Rodrigues, o Escort RS1600 de José Silva, o Fiat Abarth Corsa 1000 de Nuno Carvalho e o Mini 1275 GT de Alberto Freitas.
De entrada livre e sem qualquer intuito de ordem comercial, as Tertúlias Sportclasse realizam-se desde 2006. Têm como principal objectivo aproximar entusiastas, pilotos, jornalistas e organizadores, em encontros onde se ouvem testemunhos na primeira pessoa e se conversa sobre a história do desporto automóvel nacional, nas suas mais diversas vertentes.