O regresso às origens foi o mote para a apresentação do 15º Rali Chopard Escuderia Castelo Branco, e foi realçando este aspecto que Luis Moreira, Presidente da Escuderia Castelo Branco, abriu a sessão, agradecendo ao Município de Idanha a Nova, Naturtejo e Junta de Turismo das Termas de Monfortinho a forma como que conseguiram criar as condições para que as Termas de Monfortinho sejam de novo o centro do Rali. Moreira acabou a sua intervenção agradecendo também o patrocínio da Chopard/Torres Joalheiros e Mercedes/Auto-Jalbi, para além do apoio das Juntas de Freguesia de Proença a Velha, Penha Garcia, Idanha a Velha, Idanha a Nova e Termas de Monfortinho.
Seguiu-se a intervenção de Gonçalo Eduardo, director de prova, que descreveu a forma como a mesma irá decorrer a, tendo assinalado na componente turísticas as visitas a Idanha a Velha e Proença a Velha e na parte desportiva a Rampa de Penha Garcia e o slalon das Termas de Monfortinho que encerrará a prova. Pelo meio muitas provas de regularidade.
Depois do presidente da Junta de Freguesia de Proença a Velha, tomou a palavra o Engº Armindo Jacinto que realçou a missão do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, que une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, que tem como objectivo valorizar os locais que agem como testemunhos-chave da História da Terra, fomentando o emprego e promovendo o desenvolvimento económico regional. Acabou referindo a forma como se enquadra nestes objectivos o apoio a eventos como o Rali Chopard Escuderia Castelo Branco.
Encerrou a sessão o Presidenta da Câmara Municipal de Idanha a Nova Engº Álvaro Rocha. Na sua intervenção agardeceu o facto de Rali de Automóveis Antigos da Escuderia ter regressado às origens, referindo que não podia ter havido melhor escolha para comemorar a 15ª edição, uma vez que o concelho de Idanha a Nova tem um rico património cultural cujo usufruto complementa da melhor forma a parte desportiva do evento.