Classificação Final
Poderá visualizar as fotos deste Rallye na galeria de www.mangallo.org, mais concretamente em http://www.mangallo.org/galeria/thumbnails.php?album=15
I Rallye Castro Caldelas – DHL
17/02/2007
Com algo mais de meia centena de participantes, celebrou-se no passado Sábado, dia 17 de Fevereiro, o “I Rallye Castro Caldelas – DHL” de regularidade clássica, organizado pela Associação de Automóvel “Mangallo Classic”, em colaboração com a Escudería de Automóviles Clásicos de Ourense e o Concelho de Castro Caldelas, pontuando para o campeonato social da escudería ourensana de veículos clássicos.
Num percurso de aproximadamente 180 km., a prova disputou-se por estradas da Comarca de Terra de Caldelas, recorrendo aos concelhos de Castro Caldelas, A Teixeira, Quiroga, Puebla de Trives, Manzaneda, Chandrexa de Queixa, entre outros. As condições meteorológicas fizeram com que se tivesse de suspender uma parte do percurso nas proximidades do alto de Manzaneda.
O parque fechado situado no centro de Castro Caldelas acolheu este ano mais de 50 veículos, vindos de toda a Galiza, iniciando-se a sessão com as habituais verificações administrativas e técnicas, e a entrega da documentação aos participantes. Pelas 16:30 deu-se começo à prova, que se desenrolaria pelas zonas atrás indicadas e com finalização no mesmo ponto, pelas 21:30. Posteriormente homenagearam-se todos os participantes, no Castelo Medieval de Castro Caldelas, finalizando com a entrega de troféus, cerca da meia-noite.
A disputa pela vitória foi muito renhida desde o início do Rallye. Cabe assinalar o facto de os 4 primeiros classificados estarem separados somente por 8 pontos na Classificação Final, destacando-se que o segundo lugar encontra-se apenas a 1 ponto de diferença do primeiro lugar. A nota anedótica do rallye prende-se com o facto de, à falta da última secção denominada “Noite do Licorcafé”, com 5 mudanças de média, comandavam a classificação Carlos Rodríguez e Cristina Gómez, a bordo de um Alfa Romeo 2000GT Veloce, sem nenhum tipo de instrumento de medição; porém um erro de cálculo e a proximidade das equipas perseguidoras arruinaram as suas aspirações à vitória. Relativamente à finalização do rallye, Angel Monteagudo e Mauricio Canosa (BMW 1602) saíram vencedores, Daniel Figueroa e Pablo Ferreira (Mini Cooper) como segundos classificados, e Marcos Fernández e Yolanda López (Mini Cooper) completando o podium da prova. Como primeiro veículo sem equipamento de medição e 4º classificado da geral encontram-se Oswaldo Sánchez e Eduardo Sánchez (Alfa Romeo Giulia GT 1.300), completando o quarteto de aspirantes à vitória final.
Em suma, uma prova passada com muita água, dadas as condições climatéricas, fazendo com que se perdesse um pouco da beleza das vistosas e pitorescas paisagens da Ribeira Sacra, mas que deixou água na boca aos aficionados do mundo dos clássicos.
Classificação final:
1º Angel Monteagudo – Mauricio Canosa – BMW 1602 – 45 ptos.
2º Daniel Figueroa – Pablo Ferreira – Mini Cooper – 46 ptos.
3º Marcos Fernández – Yolanda López – Mini Cooper – 52 ptos.
Texto: Marcos Vázquez
Tradução: Mariela Luciano