Capa e Introdução
Memórias do Circuito de Vila do Conde – 1931-1969
Colaborador regular da Topos & Clássicos há vários anos e um apaixonado por automóveis, especialmente pelos que fizeram a história da competição portuguesa, Mota Freitas, como homem do Norte que é tem, também, uma outra paixão: Vila do Conde, nomeadamente o seu Circuito.
Sabemos que há mais, muito mais gentes de todo o país que têm pena que um espaço de competição com tantas tradições esteja a atravessar um "mau bocado". Aliás, têm sido várias as tentativas para conseguir levar de volta os antigos (de competição e não só) para a zona onde se realizavam as provas, infelizmente com pouco êxito. Lamentamos, mas esperamos que a situação mude e que esta publicação, que agora iniciamos, possa, de algum modo, servir para alertar as pessoas para a importância que este circuito tem na memória desportiva de todos.
Para aguçar o apetite aqui vos deixamos uma parte da Introdução de Moto Freitas ao seu livro que, a partir de agora, estará nas bancas todos os meses juntamente com a vossa Topos & Clássicos.
"Apesar do Circuito da Boavista ser uma recordação viva para os aficionados portuenses, o Circuito de Monsanto ser uma bela memória para os lisboetas, o Autódromo do Estoril ter grande prestígio a nível internacional e Vila Real ser a pista mítica do nosso automobilismo, o facto é que Vila do Conde é provavelmente a pista mais querida e mais saudosa para todos os amantes do automobilismo de todas as idades e gerações.
Como desde Fevereiro de 2002 sou colaborador da Revista Topos & Clássicos, e tendo ganho alguma experiência com a escrita e com os gostos dos leitores e depois de ver que saíra um excelente livro (da autoria de Carlos Guerra) sobre os Circuito de Vila Real e estava em preparação outro idêntico sobre o Circuito da Boavista da autoria de José de Barros Rodrigues, achei que era a altura ideal para meter ombros à tarefa de escrever qualquer coisa sobre Vila do Conde, tendo apresentado a ideia ao Miguel José Lopes e ao António Gil das Publicações DaCosta, que desde logo acharam que a coisa tinha pernas para andar.
De facto, creio que faltava uma obra que contasse as memórias ilustradas de mais de 50 anos de corridas na pista do Ave, os duelos Vasco Sameiro Casimiro de Oliveira, os Mercedes 300 SL do final dos anos 50, os primeiros anos da Fórmula V, os Porsche Carrera 6, As vitórias dos Simca Rallye, dos Commodore e dos Dolomite no Grupo 1, os Porsche de Barros, Moutinho e Giannone, as corridas de Grupo A dos anos 80, o Grupo N Nacional e o SuperTurismo nos anos 90, a época de esplendor dos bons Troféus Monomarca, o regresso dos Clássicos em 96, os GT espanhóis em 99, etc., etc.
Para melhor ilustrar o que se passou na pista vilacondense pedimos a alguns ex-pilotos para que nos contassem algumas das suas peripécias e participações mais curiosas, e a alguns amigos, aficionados e ligados ao automobilismo de várias maneiras, que nos mandassem um apontamento sobre o modo como viam as corridas em Vila do Conde. Alguns são já veteranos e lembram-se de peripécias bem antigas e curiosas, outros são mais jovens, mas viveram também de perto, às vezes mesmo por dentro, as emoções que a pista vilacondense a todos provoca.
Espero que a todos vós vos agrade tanto a leitura deste livro como me agradou a mim imaginá-lo e escrevê-lo. E com a vossa contribuição, comprando-o e divulgando-o, decerto que para o futuro muitos outros aficionados, farão como eu e sentir-se-ão incentivados para vos contar outras histórias, também interessantes, sobre outras provas e outras pistas que povoam o nosso imaginário."
Todos os meses por apenas mais €1,20 juntamente com a vossa T&C podem adquirir os vários fascículos que compõem esta colectânea de Memórias.