
Decorreu no passado dia 17 Novembro, o evento que assinala oficialmente a Fundação da Confraria do Automóvel Histórico, que reuniu a quase totalidade dos Confrades Fundadores, Honorários e Beneméritos, resultando numa cerimónia prestigiante que responsabiliza todos os Confrades para a defesa do Automóvel Histórico como veículo de cultura e lazer, afinal o principal objectivo da Confraria.
Como Confrades Honorários foram distinguidos o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Rio, o Exmo. Sr. Past-Presidente do Automóvel Clube de Portugal, Dr. António Matos Chaves, a Escuderia Pestana de Vigo/Espanha e ainda como Confreira Benemérita a prestigiada artista plástica, Exma. Sr. Dra. Armanda Passos, tendo estas personalidades sido investidas pelas Entidades Madrinhas da Confraria do Automóvel Histórico, o Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Maia, Engº Bragança Fernandes, o Exmo. Sr. Director do Clube Português de Automóveis Antigos, Dr. Álvaro Camiña, e do Exmo. Sr. Presidente da Confraria Gastronómica das Terras da Maia, Dr. Nogueira dos Santos, além de um dos Directores do Auto Museu da Maia, Exmo. Sr. Abílio Moreira, numa cerimónia carregada de simbolismo, foram um a um entronizar os Confrades Fundadores que têm em comum apenas o facto de entenderem o Automóvel Histórico como um valor cultural a preservar e defender.
Muitas actividades prepara a Confraria do Automóvel Histórico no âmbito dos seus objectivos estatutários, actividades que a Direcção irá apresentar aos Confrades insigniados em Assembleia Geral a convocar para a primeira semana de Janeiro de 2007, e muitas destas actividades são apresentadas com o objectivo de envolver a sociedade e seus entusiastas com o mesmo espírito de defesa e preservação de um património que é de todos nós.
