HONDA CRX MKI
  VII Rally Ciudad de Vigo
 Eduardo Sánchez
 30-09-2013 às 12:27
  Rali das Donas.
 Eduardo Sánchez
 20-06-2013 às 09:02
  Passeio Clássicos Alentejo 24 a 26 Maio
 camposerrabrava
 25-04-2013 às 10:56
  6º dição Passeio Road Book Santa Maria da Feira
 Abílio Gonçalves
 23-01-2013 às 18:44
  Rally Fm d''Ano Figueira Foz 2012-13
 Abílio Gonçalves
 25-11-2012 às 21:22

 Auto Museu da Maia apresenta Vinci GT

Auto Museu da Maia apresenta Vinci GT

Um retro concept de linhas modernas e alta performance inspirado nos desportivos dos anos 60 e 70

 

O Auto Museu da Maia e o CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação

na Indústria Automóvel, acabam de apresentar o Projecto Vinci GT, um 

novo concept car totalmente desenvolvido em Portugal. O evento

decorreu nas instalações do CEIIA, onde o novo protótipo foi

apresentado à escala real de 1:1 em três dimensões, através de

tecnologia de ambiente imersivo, na sala de Realidade Virtual do CEIIA,

um equipamento único na Península Ibérica, equipado com um dos

maiores écrans do mundo.

O Vinci GT é um projecto inteiramente desenvolvido em Portugal pelo Auto Museu da Maia, em parceria com o CEIIA. O novo concept car é inspirado nos míticos automóveis desportivos dos anos 60 e 70, resultando num retro concept, ou seja um automóvel de estilo retro, mas moderno, desportivo e de alta performance, de linhas equilibradas e harmoniosas, utilizando a mais avançada tecnologia automóvel.

De acordo com Miguel Rodrigues, este projecto representa “uma das grandes apostas do Auto Museu da Maia para 2007 e constitui um exemplo da capacidade tecnológica e inovadora que a indústria portuguesa pode exibir internacionalmente, bem como uma prova inquestionável da qualidade dos técnicos portugueses ligados ao sector automóvel, perspectivando a penetração num mercado nacional e internacional , que se disponibiliza pelo prestígio que já conseguimos alcançar além fronteiras”.

Com efeito, o projecto Vinci GT só foi possível com a estreita colaboração do CEIIA – Centro de Engenharia que, devido à sua estratégia e posicionamento na área de desenvolvimento de produto, e recorrendo às mais avançadas tecnologias de engenharia e know-how, permitiu concretizar a modelação, a renderização e a produção de um modelo à escala de 1:1.

O investimento no projecto Vinci GT ronda os três milhões de euros, englobando a primeira fase, de desenvolvimento de projecto, bem como a segunda fase, dedicada à produção. De facto, os mentores do projectos pretendem avançar de imediato para a segunda fase do projecto prevendo-se que este primeiro coupé desportivo inteiramente concebido e desenvolvido em Portugal possa chegar às 50 unidades.

O objectivo deste projecto não era apenas o desenvolvimento de um novo veículo, mas também que fosse um veículo com um valor muito especial, com capacidade para atingir a mesma valorização que um clássico. Por essa razão o Auto Museu da Maia aposta numa produção de um máximo de 50 unidades.

“Trata-se de um automóvel desenvolvido para um nicho de mercado, acompanhando as tendências que o indústria automóvel tem seguido nos últimos anos, optando por pequenas produções com qualidade de excelência”, salienta Miguel Rodrigues. Estamos conscientes do potencial que representa o projecto do primeiro coupé desportivo português para a nossa industrial automóvel e confiantes na sua capacidade de produzir automóveis de nível mundial”.

Para a segunda fase do projecto foi criada a empresa VinciGT, Lda, com um capital social de 100 mil euros detido na totalidade pelo Auto Museu da Maia. Para além de liderar a gestão do projecto Vinci GT, esta empresa tem como objectivo procurar possíveis investidores, bem como desenvolver as parcerias necessárias para garantir as melhores e mais evoluídas tecnologias mundiais ao nível dos componentes mecânicos do automóvel.

Com a colaboração do CEIIA, Miguel Rodrigues garante que o primeiro automóvel Vinci GT poderá estar produzido dentro de quatro meses. Já para a totalidade das 50 unidades, o mesmo responsável avança um prazo de cerca de dois anos. O objectivo é que todas as peças e componentes possam ser fabricados em Portugal, sendo a montagem das viaturas realizada em estrutura a criar adjacente ao  Maia Clássico,  atelier automóvel do Auto Museu da Maia.

O show car do Vinci GT, produzido pelo CEIIA à escala 1:1, terá a sua primeira apresentação ao público no próximo dia 29 de Setembro, na inauguração do Auto Clássico 2006, o certame dedicado aos automóveis clássicos, na Exponor, em Matosinhos.

Sobre o Auto Museu da Maia

O Auto Museu da Maia é uma empresa criada em Maio de 2004, que baseou a sua estratégia de marketing na inovação de conceitos na área dos automóveis clássicos, criando ao fim de dois anos uma das mais importantes empresas europeias no sector.

Com um stock de alta qualidade de mais de 200 automóveis clássicos e um atelier de restauro qualificado e experiente — o Maia Clássico —, o Auto Museu da Maia é já uma empresa de referência no mercado nacional e internacional, como se pode comprovar pelas relações comerciais desenvolvidas após a inauguração do seu novo site, em Julho de 2006, disponível em oito línguas (www.automuseu.com).

Foi no âmbito desta expansão internacional que o Auto Museu da Maia decide criar condições para desenvolver um automóvel moderno, mas que conseguisse oferecer muito do estilo e da harmonia de linhas patentes nos desportivos dos anos 60 e 70, que perpetuaram a sua imagem até aos nossos dias.

 

 

 

 


 Mais Notícias...