Artigo para a Imprensa
Organizado pela CORUÑA VETERAN CAR, o XVII Rali Tereza Herrera é um rali de cariz social, ou seja não tem "tramos" de regulariedade.
Entre muitos concorrentes habituais destas “andanças”, o nosso amigo José António e seu companheiro Joaquim Abreu não puderam deixar de estar presentes e foi deste modo que o José António nos relatou este magnífico rali: na sexta-feira, dia 18 de Agosto, tivemos a recepção das 17 às 19h na "Praça Maria Pita", em frente ao "Ayuntamiento" onde os "coches" ficaram em "parque cerrado", até sábado de manhã. Fomos recebidos na "Câmara Municipal" pelo Sr. Alcaide, que depois das boas vindas nos ofereceu um cocktail. Logo de seguida uma busca ao tesouro, ou se quiserem um "rali paper" pelas ruas pedonais desta parte da cidade da Corunha. Jantar e cama até porque já era sábado!
No Sábado começam a chegar ao parque fechado os participantes "ATAVIADOS À ÉPOCA DO COCHE". Rumámos então a Ferrol onde fomos recebidos na Câmara Municipal. Novo cocktail e com um sério aviso do Sr. Alcaide: "não pode ficar nada nos pratos!" - é claro que pela equipa de peso fizemos o que pudemos ... Levámos os carros até ao porto marítimo onde ficaram parqueados até depois do almoço. Antes um passeio de barco para abrir o apetite - ou seria para também fazermos a digestão do pequeno almoço!!!
De regresso a Corunha e à Praça Maria Pita, ao parque fechado, mas não sem antes atravessarmos a cidade para neutralizarmos no estádio do Deportivo (diz o Helder "a filial do FCP") enquanto preparavam um slalon no famoso passeio marítimo. Depois dos "carrinhos deitados" era hora - ora pensem lá - era hora de jantar!
Chegou Domingo, o grande dia: novo desfile pela cidade, regresso à praça onde estavam montadas umas bancadas e a tribuna do júri para o desfile dos "coches", sendo obrigatório os seus ocupantes trajarem à época do ano do carro. Saímos então do parque para imobilizarmos o carro no meio das bancadas e fomos desfilar em frente ao júri e ao público. Encerramento com um almoço num casino para onde nos deslocámos a pé, deixando os carros no local habitual desde sexta-feira... é por isso que eu dizia que era um rali muito difícil para o estômago! Aliás, no elevador do casino que nos levou ao nono piso havia um letreiro que dizia “4 pessoas ou 300 kg”, e um espanhol que subiu com o Hélder comentou que se ali fosse a equipa do Chevrolet não podia ir mais ninguém - já lá chegou a fama da equipa de peso !!!
Mas é claro que viemos com muitos prémios: o maior de todos foram as novas amizades que trouxemos, embora nos tenha dado "gozo" o 2º lugar do "trio" Hélder Valente / Júlia Rocha / Porsche 901 na categoria pós 50, e o 1º lugar da "geral" do "conjunto" mais elegante e sóbrio constituído pelo Eduardo e Catarina Neves: pelo Fernando (que desempenhou mui bem o papel de "choffeur") e o magnífico Rolls Royce Phanton III. Quanto ao Joaquim Abreu, José António e o Chevrolet, o melhor que tiveram no desfile foi ouvir na locução (acompanhada por música da época de cada carro) primorosamente feita por uma menina – que no jantar de sexta-feira perguntava de mesa em mesa e fazia uma "cábula" para a ajudar – referencia às malas da época e ao que leu no capot do carro: "com o apoio do CLASSIC CLUBE DE PORTUGAL" - e esta hem !!!
Resta-me em nome das equipas portuguesas AGRADECER a maneira cordial e amiga como fomos recebidos por toda a equipa do CORUÑA VETERAN CAR, e ainda um abraço especial à Maria e Alfredo Barcena por se terem "lembrado" de nos convidarem para irmos à sua "terra".