Quando um grupo de pessoas decide avançar para a Fundação da Confraria do Automóvel Histórico, estavam a lançar a semente para uma instituição que vem posicionar-se no sector do automóvel histórico em Portugal, com uma perspectiva de defesa do património cultural que o automóvel representa.
A Confraria agora fundada, apadrinhada pela Câmara Municipal da Maia, pelo Auto Museu da Maia, pelo Clube Português de Automóveis Antigos e ainda pela Confraria Gastronómica das Terras da Maia, reúne um conjunto de pessoas de variadas actividades profissionais, possuidoras ou não de viaturas clássicas, ligadas ou não ao sector devido às suas funções, mas que nutrem pelo automóvel clássico uma admiração e entusiasmo, que os coloca numa posição privilegiada para assumir o principal papel como Confrade, o da defesa e divulgação do automóvel histórico como veículo cultural e de lazer.
A Confraria do Automóvel Histórico assume, desde a sua fundação, uma dimensão internacional, já que tem como Confrades Fundadores membros portugueses e espanhóis, e em perspectiva a admissão de novos confrades provenientes de outros países, sendo uma Confraria invulgar por se dedicar por inteiro à defesa do Património Cultural e Histórico que o Automóvel representa em todo o Mundo.
A Confraria do Automóvel Histórico e assim fundada por cerca de 30 Confrades que terão a cerimónia de etronização em 14 de Outubro de 2006 em hora a definir, cerimónia que irá investir todos os Confrades como defensores dos objectivos da Confraria, tendo sido convidadas algumas figuras de relevo que de algum modo prestaram serviços relevantes na defesa e divulgação do Automóvel Histórico e que serão instituídas como Confrades Honorários como são o caso do Exmo. Sr. Dr. Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto, e do Exmo. Sr. Dr. António Matos Chaves, durante longos anos Presidente do Automóvel Clube de Portugal, e ainda como Confrades Beneméritos como são o caso da Artista Plástica Dra. Armanda Passos.
Perspectivando inúmeros eventos onde o automóvel histórico é nota de destaque, alguns destes eventos dirigidos apenas aos Confrades, e outros dirigidos também para a comunidade e para todos os entusiastas em geral, a Confraria do Automóvel Histórico dá assim o primeiro passo para se evidenciar como uma estrutura singular, impulsionada pelos seus Confrades, assumindo os destinos que todos definirem para o futuro, pois é esta uma das principais características de uma Confraria, a intervenção activa de todos os membros.
Oportunamente será divulgada a lisa de actividades para 2006 e 2007.
Os corpos gerentes são constituídos pelos seguintes elementos:
Direcção:
- Presidente: José Miguel da Conceição Rodrigues
- Secretário: Hilário de Castro Pinheiro
- Tesoureiro: Abílio de Oliveira Moreira
Assembleia Geral:
- Presidente: Alfredo Barcena Varela
- Vice-Presidente: Hélder Augusto Silva Valente
- Secretário: Gabriel Pestana Sanjurio
Conselho Fiscal:
- Presidente: Fernando Ricardo Alves Moreira Gonçalves
- 1º Vogal: Adriano Manuel de Seabra Ferreira Campos
- 2º Vogal: Aurélio Augusto Pita das Neves