Lista de Inscritos
O 1º Rali Rota dos Vinhos Verdes, tem lugar no próximo dia 22 de Julho.
Trata-se duma organização conjunta do Clube Português de Automóveis Antigos e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Tirsenses ( Amarelos ).
Como o próprio nome indica, o Rali Rota dos Vinhos Verdes desenrola-se numa zona privilegiada em que a cultura do vinho é predominante.
A partir do século XII existem já referências à cultura da vinha nesta região.
Se como sabemos a viticultura permaneceu incipiente até aos séculos XII e XIII, por essa altura o vinho entrou definitivamente nos hábitos das populações do Entre-Douro-e-Minho.
A designação Vinho Verde surge no século XVII, como atesta um documento da Câmara do Porto de 1606.
Em 1949, o OIV – Office Internacional de la Vigne et du Vin, reconheceu a denominação de origem, conferindo o uso exclusivo a um vinho com as características já consagradas por uma tradição que se perde nos tempos, associada a uma região produtora inconfundível : O MINHO.
Minho, cartaz permanente de cor e movimento, itinerário de beleza paisagística impar, será cruzado pelos automóveis participantes do 1º Rali Rota do Vinhos Verdes.
Como primeira nota gostaríamos de salientar o extraordinário interesse que o Rali despertou entre os entusiastas por este tipo de provas, e que se traduziu pela inscrição de mais de 100 participantes...
O 1º Rali dos Vinhos Verdes tem como Director de Prova o Engº António Gomes da Silva e Carlos Cruz como Director Adjunto.
As verificações técnicas e documentais terão lugar no dia 21 de Julho (Sexta feira ) das 17.00 às 19.00 h. e antecedendo a partida entre as 8.00 e 9.00 horas de sábado, no Parque da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Às 10.01 saíra o primeiro concorrente para a 1ª etapa “ S. Tirso Convida” que liga esta cidade a Ponte da Barca.
Com 98,000 kms. a percorrer , e passando por Carreira S. Tiago, Midões, Barcelos, Lijó, Santa Cruz do Lima, terminará em Ponte da Barca.
Na Estação Vitivinícola Amândio Galhano terá lugar o almoço.
Às 15.01 h. com partida do 1º concorrente, dá-se início da etapa complementar , que ao longo de 89,900 kms. a percorrer, passará por Portela do Vale, Pico de Regalados, Geme, Falperra, Sameiro, Fraião, Abade de Vermoim e chegada a Santo Tirso.
Terminada a etapa, os correntes disputarão um Slalon em regularidade que terá como palco a Praça da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Momento importante para o público em geral poder apreciar a qualidade e beleza dos veículos intervenientes e naturalmente, a maior ou menor perícia dos condutores, que procurarão obter a melhor classificação possível.
Está prevista a afixação de resultados pelas 20.30 h seguindo-se às 21.00 h o jantar de encerramento e distribuição de prémios.
Não é demais repetir que o 1º Rali Rota dos Vinhos Verdes destaca-se para além da quantidade de automóveis inscritos, pela qualidade dos veículos, pelo percurso criteriosamente escolhido, tudo contribuindo para que se anteveja uma prova que ficará na memória de todos.