O Viana Motor Clube – Clássicos vai iniciar no próximo dia 11 de Março as suas actividades de 2006 com um evento pioneiro no nosso país.
Trata-se do I Encontro de Automóveis G.T. que não é mais do que um encontro de automóveis que ainda não são Clássicos mas que, devido às suas características puramente desportivas que foram transportadas para a competição Automóvel nas suas épocas, o serão dentro de poucos anos.
Quem não se recorda dos diversos carros que fizeram história na competição nacional dos anos 80? Podemos referir vários exemplos, desde os Toyota Starlet e Corolla GT Twin Cam 16V, os Citroen Visa Chrono e AX Sport não esquecendo as participações dos BX Sport e GTi no Grupo A, o Renault 5 Maxi-Turbo e o sempre muito participado Troféu 5 GT Turbo, os BMW 528i, 635 CSi, 325i e M3 de Grupo A e 320iS de Troféu, o VW Golf GTi, o MG Metro Turbo, os Mercedes 190 E 2.3 16 e 190 Evolution, os Ford Sierra Cosworth de grupo N e o fabuloso RS 500 de grupo A, os Alfa-Romeo GTV6 e 75 Turbo, o Volvo 240 Turbo, os Lancia 037 e Delta Integrale, entre muitos outros.
Desde a velocidade aos Ralis, várias foram as marcas e modelos que fizeram história e que, dada a sua relativa "juventude", ainda não são considerados Clássicos mas merecem ser destacados, mais que não seja por terem sido conduzidos por nomes como Joaquim Santos, Jorge Ortigão, Joaquim Moutinho, António Rodrigues, Manuel Fernandes, Mário Silva, Carlos Bica, Pêquêpê, Ni Amorim, José Carlos Macedo, Rufino Fontes, Rui Lages, António Coutinho, Pedro Matos Chaves, Adriano Barbosa, José Zamith, Carlos Rodrigues, Jorge Petiz, Alcides Petiz, António Barros, entre muitos outros.
Desta forma, e porque há já um grande interesse nestes modelos, o VMC-Clássicos decidiu realizar um encontro quase que "informal" com um programa que alia o sempre salutar convívio ao cariz puramente desportivo destes modelos.