Caros amigos,
Ora então boas noites,
Antes de mais muito obrigado pelas bonitas palavras que expressaram!
Acabadinhos de chegar aqui estou a dar uma primeira “mostra” do que sucedeu para não aumentar mais a vossa espera de noticias e também porque sinto que preciso de algum descanso.
Mais tarde vou contando mais pormenores conforme forem sucedendo as questões.
Mas façam o favor de entender desde já uma coisa:
Entrar naquele recinto – NOGARO-, pista emblemática de grandes corridas do passado, actualmente a escola oficial de pilotos da Renault Sport, com uma garagem repleta de “bombas” ( vejam as fotos ), é de fazer arrepiar toda a nossa pele mesmo as estes três cotas que há muitos anos andam metidos neste “meio”. Por sinal foi-nos atribuída ao mesma box que ao J. Villenneuve em 1999 nos testes do F1 da Bar!
Depois foi aliciante verificar o aparato profissional do troféu com equipas de renome, uma delas a “ Polybaie” com Alfas, BMW Schnitzer, e mais não sabemos quantos Porsches, Alfas, Triumphs, BMW, TRV, Alpine Renault ( do campeão ), etc etc etc super bem preparados que nos fez a determinada altura acharmos que se calhar estávamos ali “a mais”.
Mas como nenhum de nós tem no seu vocabulário a palavra “medo” nem nos intimidamos com facilidade, aquilo serviu para ainda ficarmos mais bem dispostos. Afinal era uma corrida à seria e é disso que nós gostamos!!! E creiam que era mesmo!
Como chegamos mais cedo que todos os outros ( quinta ), a nossa vontade foi mesmo saltar com o Flecha para a pista onde andavam em testes alguns formula Renault. Esteve por um fio mas concluímos a grande custo que já tínhamos idade para não fazermos dessas coisas. Aliás as nossas “babes” tiveram grande influência no nosso ” bom” comportamento. Pfuuuu!?!?!?!?!??
Fizemos as verificações administrativas e técnicas sem problemas.
Assim nos treinos, eram ainda 6 da manhã, quer dizer da noite, estávamos já equipados e prontinhos de capacete debaixo do braço para fazer valer os nossos méritos. Tal a vontade, hem?
Amanheceu com muito nevoeiro. Para quem conhecia a pista apenas no papel era capaz de ser uma abordagem meio complicada.
Resumindo. Lá passamos pelo briefing, e entramos finalmente na pista.
Fomos estudando a pouco e pouco, vendo os outros maquinões a andarem em ritmo de prova de velocidade pura com tempos na ordem dos dois minutos e dez, e quinze, e vinte.
No início começamos por uma volta de referência muito segura mas os nossos tempos rondavam bem mais abaixo e resolvemos baixa-lo para 2m30s considerando a possibilidade de haver chuva o que dava uma média por volta bastante viva na ordem dos 87/90 km/h.
Durante os treinos deu logo para perceber que qualquer um de nós quando não “zerava” apenas tinha um diferença de 1 ou 2 segundos para a volta de referencia, indicador importante para obtenção dum bom resultado final.
Havia mais dois Minis. Um Cooper 1000 de 1969 e um Mini Cooper Innocenti 1300. O primeiro avariou logo nos treinos não sem antes lhe termos emprestado algum material. O segundo ficou em 14º quando tinha andado durante a primeira hora nos primeiros lugares. Por sinal um dos pilotos do Cooper reconheceu-me porque participou com um Opel Comodoro nas 6 horas de Braga numa das 2 provas em que a minha equipa BART concorreu. Um outro piloto concorrente tinha participado também com um Volvo 144 azul e que seguramente quem lá esteve se deve recordar da espectacular classificação então obtida ( 3º).
Sobre o Mini do Maciel, teve alguns problemas de juventude e faltou tempo para colocar toda a mecânica em condições para uma prova deste nível. Por isso, à ultima hora decidimos levar o meu "Mini Special" mais conhecido pelo "flecha de prata" por ser prateado.
Este menino já nos levou ( e voltou ) a Madrid ao Historic Festival em Jarama, ainda em Junho passado a Barcelona ( Salou ) ao International Mini Meeting e por isso estava mais que rodado.
Acreditem que foi só mudar o óleo e o filtro, limpar os carburadores e as velas ( nem foram novas ), lubrificar, dar uma afinadela, meter mais pressão nos pneus, desce-lo para o atrelado e ….. fazer a corrida!
Resumidamente, foi isto que aconteceu.
Durante as primeiras 2h 30m de prova com cerca de 60 e tal voltas cumpridas o tempo estava limpo e com sol. A partir daqui e até ao final foi chuva da grossa.
Quando começou a chover estávamos mais ou menos em 14º, o que para nós já era muito positivo. Foi exactamente aqui que o Mini demonstrou toda a sua agilidade ao conseguir manter a média de referencia debaixo daquela chuva horrível e passar por todos os Porsches, Alfas, BMW, e sei lá mais que bombas, obtendo assim um mais que honroso 6º lugar da geral entre 56 participantes. Fomos os 1ºs Estrangeiros, os 1ºs Estreantes e os 1ºs “não troféu”.
Resta acrescentar que a nossa diferença para o 4º lugar foi de apenas 3 segundos e que no total das 4 horas de prova e 93 voltas cumpridas ( mais 7 que foram anuladas devido à presença do pace car em pista devido a derrame de óleo ) apenas penalizamos 77 segundos. Tudo isto foi magnificamente controlado nas boxes e no muro pelas nossas "babes", pois era absolutamente interdito levar qualquer tipo de relógio ou aparelho de medição para dentro do carro. Dava eliminação imediata.
Isto quer dizer, sem modéstia, que deixamos atrás de nós, a quilómetros e minutos de distância, os Polybaies e Cª Ldª e mais 50 equipas quase todas super experientes nestas provas.
Que dizer mais?
Os Tugas foram super aplaudidos até porque nos 10 primeiros lugares NUNCA ficam este tipo de carros “menores” ( dizem eles…), nem estreantes, nem estrangeiros, nem concorrentes que não sejam do troféu!!!!!. Aliás, para chatear ainda mais o pessoal, no sorteio de rifas ganhamos um fato de competição homologado da MOMO!!!!!
As taças e os troféus vieram na parte da frente da nossa AutoHome para que todos vissem o que os Tugas conseguem fazer no estrangeiro com um Mini!!!!!
Resta acrescentar que as receitas deste troféu revertem integralmente para uma associação de invisuais de França “ SOS RETINITE FRANCE” e que o director da prova é filho de um emigrante Português.
Fomos convidados para estarmos presente na próxima prova de 8 horas que se realiza em Março na pista de Paul Ricard!!!
Vamos ver…. Vamos ver!
No dia seguinte acordamos com a invasão de NOGARO por centenas de motas que iriam fazer um track day de dia inteiro por.... € 80,00!!!!
Apenas um comentário final para reflexão de todos os que gostam de carros clássicos, e não só:
Porque será tão difícil e tão dispendioso organizarem-se provas em Portugal?
Fotos em:
www.hacets.com/pagequipa.htm