Decorreu no passado dia 27 de Novembro o 3º Passeio Gastronómico do VMC Clássicos.
Depois da visita ao bom marisco de Bayona e do Cabrito assado no forno em Melgaço, o Viana Motor Clube decidiu desta feita ir a Paredes de Coura experimentar o Sarrabulho de Javali.
E em boa hora o fizeram.
O ponto de encontro foi, como já vem sendo hábito, a Marina de Viana do Castelo tendo como pano de fundo a bonita cidade de Viana do Castelo, banhada pelo límpido rio Lima. Com um total de 26 carros, representando várias marcas - BMW, Triumph, Citroen, Datsun, Rover, Ford, Toyota, Matra-Simca, Mercedes, Packard, Austin, Opel, Porsche, Renault e Saab - a caravana partiu rumo a Paredes de Coura por um bonito percurso, passando pelas localidades de Viana do Castelo, Caminha, Vilar de Mouros, Covas, Romarigães e finalmente Paredes de Coura.
Foram cerca de 70 Km em estradas interiores, condizentes com as características dos carros presentes, e mostrando toda a beleza destas paisagens bem no coração do Alto-Minho.
Passando pela bonita vila de Paredes de Coura, a caravana dirigiu-se ao Restaurante Casa do Xisto, onde foi servido o prato até então desconhecido para a maior parte dos presentes. Este restaurante, que fica literalmente no meio da serra, integra uma reserva de Javalis e trutas, podendo os visitantes tentar a sua sorte na pesca, desporto tão característico nesta zona.
Após um breve “contacto” com os Javalis e uma rápida visita às lagoas das trutas, era chegada a hora de provar o tão esperado Sarrabulho de Javali.
O almoço decorreu na maior das descontracções e o "novo" prato foi aprovado por unanimidade, tendo muitos dos presentes ficado clientes e programado nova visita à Casa do Xisto.
Chegada a hora da despedida, o regresso foi feito por Ponte de Lima onde a caravana se dividiu rumo aos diferentes destinos - Porto, St.º Tirso, Póvoa de Varzim, Espinho, Vila do Conde, Braga e Viana do Castelo, aguardando os participantes pela comunicação do próximo Passeio Gastronómico, que está já "no forno" e a seu tempo será anunciado.
Resta agradecer a sempre agradável representação dos já habituais Clubes Amigos - C.L.A.C. e Triumph Clube de Portugal, e de todos os que quiseram acompanhar em mais um Sábado bem passado com as nossas máquinas.
Saudações Clássicas e votos de Festas Felizes,
João Pedro Peixoto - VMC Clássicos