Um Rallye disputado ao segundo
Clique aqui para ter acesso aos resultados e fotos
Realizou-se este fim de semana nas serras do Caramulo e do Buçaco o Rallye Cidade de Coimbra, última prova do "Critério Alfredo César Torres" e penúltima prova da "Classic Cup - Sport". Foi uma prova muito disputada, com a vitória a ser disputada ao segundo entre os primeiros classificados, com a vitória final a sorrir à dupla João Marques e Carlos Costa, num Ford Escort RS 2000.
Durante a primeira parte da prova, os estreantes nestas provas, Tiago Lobo do Vale e Bruno Mestre Martins num BMW 728i, foram os primeiros lideres até cometerem um erro que os deixou na quarta posição no final da 1ª secção. Esta dupla terminou o rali em 8º da Geral, uma excelente prova para quem era estreante e sem instrumentos de navegação.
Adalberto Melim e António Caldeira, num Alfa Romeo 2000 GTVeloce , lideravam ao fim da 1ª secção e durante a parte da tarde travaram um intenso duelo ao segundo com João Marques / Carlos Costa, que acabariam por vencer o rali. Na verificação de média perderam a liderança e um erro de percurso no slalom relegou-os para a quarta posição final.
Para João Marques: "Achei a prova um pouco macia para o meu gosto, embora tivesse um ritmo dinâmico. No entanto o equilíbrio foi conseguido para agradar a todos os concorrentes. Foi um rali que esteve bem montado, não oferecia duvidas e não houve polémicas, que é difícil de acontecer neste tipo de provas.
Fiquei muito satisfeito com a verificação de média, que estava muito bem montada, e onde as máquinas (aparelhos que fazem médias) ainda não dominam o homem.
Em termos gerais a prova correu muito bem, à excepção de uma regularidade absoluta, que ao não conseguir reagir rapidamente, porque a prova não começava nem ao segundo zero nem ao quilómetro exacto, fui buscar uma penalização desnecessária. Para ajudar a este dia a parte social foi uma complementar, também digna da qualidade desta prova, muito boa. "
Para Carlos Costa: "Foi uma prova com um percurso de estrada muito bonito e com um bom figurino, tendo ficando com boa impressão deste Rali. Havia dificuldade na navegação e não nas contas, que como navegador me agrada bastante." Relativamente à sua prova: "Começou a correr bem, mas na terceira regularidade o cronómetro não disparou e perdemos algum tempo, chegando à hora de almoço na terceira posição a nove pontos do líder. Na parte da tarde tudo correu bem desde início e conseguimos recuperar, estando a meio da tarde a quatro pontos dos líderes. Na parte final conseguimos manter a concentração, conseguindo alcançar uma vitória que nos agradou muito, não só pela vitória em si, mas porque em todas as provas do Critério Alfredo César Torres ainda não tínhamos vencido nenhuma."