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O Classic Club agradece a colaboração do Eduardo Carpinteiro Albino, na cobertura noticiosa e fotográfica desta prova
Vitória da família Fernandes no Rallye do Algarve de Automóveis Antigos
Élio Fernandes e o seu filho Miguel vencem no Mercedes-Benz 280 SL
Realizou-se no passado fim de semana o Rallye do Algarve de Automóveis Antigos, prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve. Foi a 2ª edição desta prova, este ano mais voltada para os Clássicos Desportivos. No entanto ainda participaram meia dúzia de carros anteriores a 1950, e os restantes 46 posteriores a esta data, numa lista de participantes muito engraçada com muitos e bonitos carros.
No sábado de manhã realizaram-se as verificações e uma primeira prova complementar em Faro. Depois houve uma ligação até São Brás de Alportel, onde se realizou a segunda complementar, de suavidade na condução. Esta prova consistia num percurso apertado de tacos, com os concorrentes a efectuarem o percurso com um prato com uma bola, que estava preso ao capot dos concorrentes com uma ventosa.
Depois seguiu-se a primeira prova de regularidade, em estrada sem mecos, e com duas variações de média, por causa de uma povoação no meio, numa distância de cerca de 14 kms. O percurso era muito giro e em estrada fechada quando as médias subiam e a estrada ficava estreita e mais sinuosa.
O almoço foi realizado em Querença e na parte da tarde a primeira parte foi uma ligação de quase 40 kms até Armação de Pêra, onde se realizou no Slalom. Depois os concorrentes seguiram para Alte, onde houve a segunda prova de regularidade, esta com três mudanças de médias e numa estrada também muito engraçada e competitiva, mais uma vez com muita policia a ajudar os concorrentes e a fechar a estrada. Para finalizar esta 1ª etapa só faltava o slalom de Quarteira, e a ligação até ao final da etapa em Faro.
No final desta etapa Elio Fernandes e Miguel Fernandes em Mercedes-Benz 208 SL lideravam a prova, seguidos de Felisberto Xavier e Jessica Xavier em BMW 1502 e de Giovani Salvi, navegado pela sua filha Patrícia Salvi, no Volkswagen 1500.
Domingo de manhã, na segunda etapa, houve duas regularidades intercaladas com o Slalom de Olhão. A primeira regularidade, à semelhança das do primeiro dia, tinha várias mudanças de média, embora o percurso não fosse tão sinuoso. O Slalom era bastantes rápido e a última regularidade era mais curta e com uma única média.
Á chegada a Faro ainda houve um último Slalom, que já não contava para a classificação geral, e que foi ganho pelo Cooper S de José Mário Luz, embora Adalberto Melim tenha feito melhor no Ford Escort com que Joaquim Santos se consagrou Campeão Nacional de ralis em 1981. Só que Melim era navegador neste carro, e o seu piloto Eduardo Gomes já tinha efectuado a prova antes, e foi este o tempo que contou para a classificação do Slalom.
Para o ano o Clube Automóvel do Algarve já se comprometeu a criar uma prova mais competitiva, com mais regularidades na serra, para os carros dos anos 60 e 70, e uma prova mais calma, com médias mais baixas, para os carros até aos anos 50. Para além disso também ficou o compromisso deste clube em reduzir o peso dos Slaloms na classificação final, de modo a que o Rali se decida na estrada e não nas complementares, embora estas sejam importantes para levar o desporto automóvel junto das populações
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Classificação Geral |
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Cl |
Concorrente/Condutor |
Navegador |
Viatura |
Classe |
Ano |
Ptos |
1 |
Élio Fernandes |
Miguel Fernandes |
Mercedes-Benz 280 SL |
Pós-Sessenta |
1971 |
13140 |
2 |
Giovanni Salvi |
Patricia Salvi |
Volksvagen 1500 |
Sessenta |
1969 |
13984 |
3 |
Felismino Xavier |
Jessica Xavier |
B M W 1502 |
Pós-Sessenta |
1976 |
14510 |
4 |
Carlos Vaz |
Ricardo Cameira |
Alfa Romeo GT Junior 1600 |
Pós-Sessenta |
1976 |
14780 |
5 |
João António Botequilha |
Magda Ribeiro |
Opel Kadett Sedan Fast |
Sessenta |
1969 |
14972 |
6 |
Eduardo Carpinteiro Albino |
Jorge Alves |
SAAB 96 V4 |
Sessenta |
1969 |
15134 |