Classificação Oficial o(1,6MB)
Rali Turistico a(816 KB)
Giovanni Salvi regressa às Vitórias
(Por Eduardo Carpinteiro Albino)
Giovanni Salvi é um nome bem conhecido dos Ralis, que ficará sempre na história do automobilismo nacional pelos títulos de Campeão conquistados em 1971 e 1977.
Mais de vinte anos depois da sua última vitória no Campeonato Nacional este mítico piloto de ascendência Italiana, que desde sempre viveu em Portugal, regressou às vitórias no passado fim de semana no I Rali na Rota do Cavalo do Touro e do Vinho, prova organizada pelo ACP Clássicos.
Para Giovanni Salvi, que nesta prova foi navegado por António Caldeira, esta foi a sua primeira vitória nas regularidades históricas, onde participa regularmente no seu Volkswagen 1500, que não é dos carros mais rápidos, mas que consegue grandes feitos face à sua mestria do piloto.
No sábado de manhã os concorrentes realizaram uma pequena etapa, entre a Golegã, onde se realizaram as verificações, e Marmeleiro, que não era nada fácil pois contava com 9 provas de regularidade absoluta, agrupadas em duas sequências de 4 e 5 provas. António Dioniso / Luís Almeida em Peugeot 404 lideravam então a classificação, com menos três segundos que Giovanni Salvi / António Caldeira em Volkswagen 1500 e menos seis que Luís Nobre da Veiga / Eduardo Carpinteiro Albino em Morris Cooper S MkI.
Depois de um agradável almoço realizou-se a segunda etapa que ligou Marmeleiro a Tomar e que continha uma única prova de regularidade em linha. Esta prova foi ganha por António Menezes / Maria Menezes em Volvo 144, seguidos de Paulo Gomes / Paulo Almeida em Triumph Spitfire MK IV e de Giovanni Salvi / António Caldeira em Volkswagen 1500.
No domingo realizou-se a derradeira etapa, entre Tomar e a Golegã, que contou com uma prova de Verificação de Média e o Slalom Final, no largo do Arneiro na Golegã. Esta etapa foi ganha por Giovanni Salvi / António Caldeira em Volkswagen 1500, seguidos de Jorge Miguéis / Jorge Cirne em Porsche 911T e de Carlos G. Gomes / Paulo Almeida em Triumph Spitfire MK IV. O Slalom foi ganho por Luís Pereira / Alice Pereira num bonito Renault Alpine A-110 1600S.
O almoço e a entrega de prémios decorreram no picadeiro da Golegã, com a presença dos presidentes de câmara da Golegã e da Chamusca, que apoiaram este I Rali na Rota do Cavalo, do Touro e do Vinho.
Na classificação por Grupos, a vitória no Grupo E foi para António Herádia Bandeira / Carlos Santos no bonito Denzel Sport 1300, a vitória no grupo F foi para Giovanni Salvi / António Caldeira em VW 1500 e no grupo G venceram Carlos G. Gomes / Paulo Almeida em Triumph Spitfire MK IV.
AS REACÇÕES
Giovanni Salvi – António Caldeira vencedores da Cat. F
O rali correu muito bem. Quando se tem como navegador o António Caldeira é muito difícil não ganhar.
Estou muito satisfeito com a vitória e dou os parabéns à organização pelo excelente trabalho realizado.
António Herédia Bandeira_- Carlos Santos vencedores da Cat. E
Correu muito bem, sendo uma prova muito equilibrada em todos os aspectos. Bem organizada com pessoas agradáveis e com tempo para tudo, competir, conversar, e desfrutar de boa comida. Foi um fim-de-semana bem passado e estou muito contente com esta nossa vitória.
Carlos Gomes – Paulo Almeida vencedores da Cat. G
Esta vitória foi para mim uma surpresa, mas acho que o segredo para a alcançar foi a nossa regularidade. Uma palavra para o João Luis Carrega que tendo ficado em segundo lugar fez também uma excelente prova.
Horácio Gonzalez – Director da Prova
Estou satisfeito com o nosso trabalho. Cumprimos tudo o que tínhamos planeado num ambiente muito agradável. Tivemos muitos concorrentes novos, essencialmente na prova turística onde houve um lote de carros muito bom.