II RALI PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA
Vitória de António e Joana Coucello
António Coucello, acompanhado pela filha, Joana Coucello, num Porsche 911 Coupé, venceram o II Rali Palácio Nacional de Mafra, organizado pelo Automóvel Club de Portugal-Clássicos. Disputado durante a manhã deste Sábado, o rali foi vivamente disputado, com António Coucello a ser o único piloto a bisar o triunfo em duas das quatro regularidades realizadas.
Para o percurso de estrada, com cerca de 80 quilómetros, durante os quais se disputaram duas provas de regularidade em rampa e uma absoluta, alinharam 52 dos 55 inscritos.
Precisamente os mesmos que disputaram a prova de slalom, “desenhada” defronte do imponente Palácio de Mafra, apesar de Carlos e Ana Maciel, num Alfa Romeo Spider não terem terminado, devido a um furo.
O triunfo nesta prova espectáculo foi decidido entre António Coucello-Joana Coucello, num Porsche 911 Coupé e Pedro Jerónimo-Carlos Hipólito, tambem em Porsche, modelo 2.4 S. Coucello conseguiu uma vantagem de oito pontos. Giovanni
Salvi e Jorge Cirne, no habitual VW Carocha 1500, classificaram no terceiro lugar, a 16 pontos dos primeiros.
Dada a partida, de Mafra, a partir das 10 e 30 horas de sábado, numa manhã cinzenta, mas com temperatura agradável, após os primeiros 16 quilómetros realizou-se a primeira regularidade: a Rampa do Carvalhal, com 2.300 Kms. (1000 e 1300 metros, para os dois percursos, em que o objectivo era igualar os tempos).
Camilo Figueiredo-Luis Fernandes, em Porsche 911 Carrera 2.7 foram os mais regulares. Classificaram-se, a seguir, Carlos Santos-Carlos Santos (Ford Escort) e Henrique Syder-Filipe Syder (Porsche 911 Targa), a dois pontos. António Coucello, vencedor do slalom, obteve o quarto tempo, a quatro pontos de Figueiredo.
A segunda regularidade, esta absoluta, numa extensão de dois quilómetros, nas proximidades de Monte Gordo, provocou novas mexidas na tabela. Empate, sem penalizações, entre José Galveias-Ana Cirne (MGB) e Manuel Marques-Filipe Neves (Lotus Elan). Refira-se, como curiosidade, que Ana Cirne é mulher de Jorge Cirne, navagador de Giovanni Salvi. A dez pontos dos dois primeiros classificaram-se Manuel Costa Simões-Carlos Duarte Ferreira (Bristol 404), Hilário Pinheiro-Vasco Leite (Mercedes 190 SL), Carlos Santos e Henrique Syder.
Finalmente, e já nos derradeiros quilómetros do rali, segunda e última rampa: Sobral da Abelheira, numa extensão de1700 metros (700+1000).E, como sucedeu nas anteriores provas, um vencedor diferente. Desta vez os mais regulares foram João Carrega-António Nunes (Fiat 124 Spyder), com 180 pontos, enquanto Camilo Figueiredo e Pedro Jerónimo totalizavam mais quatro e 16 pontos, respectivamente.
Feitas as contas, triunfo, “apertado” de António Coucello-Joana Coucello, com apenas dez pontos de diferença para Camilo Figueiredo-Luis Fernandes, margem igualmente reveladora do equilibrio registado neste II Rali Palácio Nacional de Mafra (não se registaram desistências), organizado pelo ACP-Clássicos, com o valioso apoio da edilidade mafrense, Turismo Estoril-Sintra e Repsol.
Por Categorias, e para alem de António Coucello (G), venceram, Eduardo Carpinteiro Albino-Miguel Fernandes (F) e Hilário Pinheiro-Vasco Leite (E)
O almoço e distribuição de prémios decorreram nas magnificas instalações da Quinta Vale do Anjo, em Sobral da Abelheira.
O GABINETE DE IMPRENSA
Sobral da Abelheira, 07/02/2004